Só 38% dos marketers nacionais estão satisfeitos com a unificação de dados de clientes
O relatório Estado do Marketing produzido pela Salesforce revela que 52% dos marketers têm acesso a dados para executar uma campanha, mas 75% precisam de ajuda do departamento de TI para fazê-lo
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Apenas 38% dos profissionais de marketing em Portugal estão totalmente satisfeitos com a capacidade de unificar fontes de dados de clientes, revela o relatório Estado do Marketing produzido pela Salesforce, empresa de gestão e experiência do cliente. Isto acontece porque, segundo o relatório, à medida que os cookies de terceiros vão desaparecendo e a inteligência artificial (IA) prolifera, as empresas e os profissionais de marketing têm cada vez mais dificuldades na unificação de fontes de dados para a criação de experiências na jornada dos clientes.
O relatório tem como base inquéritos a 97 marketers nacionais, o que representa 2% dos 4800 líderes de marketing em 29 países abrangidos no estudo. Segundo os resultados, 52% dos marketers têm acesso a dados para executar uma campanha, mas 75% precisam de ajuda do departamento de TI para fazê-lo. Isto leva os profissionais de marketing a procurarem análises unificadas, porque apesar de existirem fontes de dados, colocá-los a funcionar é um desafio, especialmente quando é necessária uma visão holística e de longo prazo dos dados.
O relatório salienta ainda que as empresas têm recorrido cada vez mais a estratégias como marketing baseado em contas e programas de fidelização, para uma melhor aquisição e retenção de clientes. No entanto, muitas das fontes de informação destes programas permanecem incongruentes, com 64% dos profissionais de marketing em Portugal a afirmarem que os dados de fidelização estão totalmente integrados em todos os pontos de contacto, mas apenas 36% afirmam que as funcionalidades do programa de fidelização estão acessíveis a todos os pontos de contacto.
Na vertente da IA, a nível nacional, o relatório indica que 72% dos marketers já estão a experimentar ou já implementaram totalmente a IA nos seus fluxos de trabalho. Os três casos de uso de IA mais populares entre os profissionais de marketing são a personalização da jornada do cliente em todos os canais, seguida da automatização das interações com o cliente e da obtenção de análises de desempenho.
A personalização é uma das áreas destacadas no relatório da Salesforce, que revela que a personalização total é uma área que se encontra em progresso, sendo que para dar resposta ao crescimento das expectativas dos clientes em relação à personalização, os marketers estão a ir além das segmentações amplas de público, como a localização ou a idade, para identificadores mais específicos, como preferências individuais ou interações anteriores.