Só 38% dos marketers nacionais estão satisfeitos com a unificação de dados de clientes
O relatório Estado do Marketing produzido pela Salesforce revela que 52% dos marketers têm acesso a dados para executar uma campanha, mas 75% precisam de ajuda do departamento de TI para fazê-lo

Meios & Publicidade
Dio Rods é o ‘gamer’ nacional com mais interações no Instagram
Doja Cat dá a cara pela Marc Jacobs
APR exige retoma de programa de aquisição de geradores para rádios locais
João Maia Abreu assume direção executiva da SPi
Hub Media reforça portefólio com quatro novas contas
Nuno Markl é a personalidade nacional que gera mais empatia
Coca-Cola é alvo de boicote e tenta distanciar-se de Trump
SA365 lança primeira produtora de vídeo 100% inteligência artificial
Agência Trema Creative com identidade renovada
Grupo Gate adquire participação maioritária na Naughty Boys
Apenas 38% dos profissionais de marketing em Portugal estão totalmente satisfeitos com a capacidade de unificar fontes de dados de clientes, revela o relatório Estado do Marketing produzido pela Salesforce, empresa de gestão e experiência do cliente. Isto acontece porque, segundo o relatório, à medida que os cookies de terceiros vão desaparecendo e a inteligência artificial (IA) prolifera, as empresas e os profissionais de marketing têm cada vez mais dificuldades na unificação de fontes de dados para a criação de experiências na jornada dos clientes.
O relatório tem como base inquéritos a 97 marketers nacionais, o que representa 2% dos 4800 líderes de marketing em 29 países abrangidos no estudo. Segundo os resultados, 52% dos marketers têm acesso a dados para executar uma campanha, mas 75% precisam de ajuda do departamento de TI para fazê-lo. Isto leva os profissionais de marketing a procurarem análises unificadas, porque apesar de existirem fontes de dados, colocá-los a funcionar é um desafio, especialmente quando é necessária uma visão holística e de longo prazo dos dados.
O relatório salienta ainda que as empresas têm recorrido cada vez mais a estratégias como marketing baseado em contas e programas de fidelização, para uma melhor aquisição e retenção de clientes. No entanto, muitas das fontes de informação destes programas permanecem incongruentes, com 64% dos profissionais de marketing em Portugal a afirmarem que os dados de fidelização estão totalmente integrados em todos os pontos de contacto, mas apenas 36% afirmam que as funcionalidades do programa de fidelização estão acessíveis a todos os pontos de contacto.
Na vertente da IA, a nível nacional, o relatório indica que 72% dos marketers já estão a experimentar ou já implementaram totalmente a IA nos seus fluxos de trabalho. Os três casos de uso de IA mais populares entre os profissionais de marketing são a personalização da jornada do cliente em todos os canais, seguida da automatização das interações com o cliente e da obtenção de análises de desempenho.
A personalização é uma das áreas destacadas no relatório da Salesforce, que revela que a personalização total é uma área que se encontra em progresso, sendo que para dar resposta ao crescimento das expectativas dos clientes em relação à personalização, os marketers estão a ir além das segmentações amplas de público, como a localização ou a idade, para identificadores mais específicos, como preferências individuais ou interações anteriores.