Spotify renova plataforma de anúncios e lança novos formatos publicitários
Anúncios em vídeo são parte da estratégia para atrair anunciantes com o novo Spotify Ads Manager. “Com este rebranding queremos enfatizar o facto de sermos muito mais do que apenas áudio”, diz Chloe Wix, diretora de marketing de produto global do Spotify
Daniel Monteiro Rahman
INCM abre concurso para criação da imagem do novo passaporte
Milk&Black comunica prémios Play
CES 2025: IA e a redefinição do futuro do marketing
Garnier e Mixa entregam comunicação ibérica à Pin Up Comunicación
Anteprojeto em discussão autoriza RTP a lançar e encerrar canais
EasyJet contrata FCB Lisboa para potenciar negócio
Marketers e anunciantes preparam-se para proibição do TikTok
Colaboradores do Discovery Hotel Management protagonizam campanha de recrutamento (com vídeo)
Criatividade e IA estão no centro do Boost 2025 sobre marketing de turismo
IA beneficia negócios mas leva ao esgotamento, alerta investigação
O Spotify renovou a plataforma de anúncios para atrair mais anunciantes programáticos para o serviço de streaming de áudio, noticia o Ad Age. O gestor de anúncios da empresa sueca, que até agora se denominava Spotify Ad Studio, foi renomeado para Spotify Ads Manager.
O rebranding, no entanto, não passa apenas pelo nome. A plataforma apresenta ainda novos formatos publicitários, como anúncios em vídeo, por exemplo, uma segmentação mais alargada e um conceito mais centrado no ‘self-service’.
De acordo com representantes do Spotify, citados pelo Ad Age, “os segmentos de audiência quadruplicaram para mais de uma centena na nova plataforma”. O Spotify também vai passar a disponibilizar a oferta de anúncios na plataforma programática da Yahoo, o que representa um novo canal de comercialização publicitária para os anunciantes que não utilizam diretamente a plataforma de anúncios da empresa sueca.
Recentemente, o Spotify tem vindo a reorganizar a equipa comercial focando-se na publicidade programática, tendo reduzido o tamanho da equipa em 40 membros, com o objetivo de apostar cada vez mais na automação. “Estamos a investir fortemente neste novo modelo de publicidade programática”, revela Chloe Wix, diretora de marketing de produto global do Spotify. “Estamos a procurar trazer um conjunto de ferramentas muito mais avançado para os anunciantes, sendo esta, sem dúvida, a principal motivação por detrás do rebranding do gestor de anúncios”, acrescenta.
“A tecnologia de anúncios em áudio tem estado a tentar acompanhar o ritmo de outros suportes digitais, como as redes sociais, os ecrãs, o vídeo e a ‘connected TV’. Como tal, o Spotify tem vindo a desenvolver anúncios em vídeo para complementar o áudio, proporcionando às marcas uma experiência mais abrangente no que diz respeito às campanhas publicitárias”, explica Chloe Wix, citada no Ad Age.
As novas opções de segmentação com mais públicos-alvo, por outro lado, têm como objetivo tornar o serviço mais orientado para os resultados. Os anunciantes podem passar de campanhas com objetivos amplos como a notoriedade de marca, para campanhas de marketing direto para a produção de ‘leads’ e vendas.
“Com este rebranding queremos realmente enfatizar o facto de sermos muito mais do que apenas áudio”, declara ainda a responsável, acrescentando que “as tendências de visualização e navegação no Spotify estão a começar a progredir de tal forma que nos levam a investir em produtos capazes de apresentar tanto o áudio como o visual”.