Talents Agency fatura €1 milhão em oito meses
Criada há um ano, a agência liderada por Miguel Raposo (na foto) prepara-se para aumentar a equipa em 37,5% para aumentar o número de agenciados. 40% dos projetos já são desenvolvidos no estrangeiro. A gestão e consultoria de marcas é uma das apostas para 2025
Luis Batista Gonçalves
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Apesar de ter recusado mais de €150 mil em propostas por considerar que não se adequavam aos seus agenciados, a Talents Agency, que chegou ao mercado em agosto do ano passado, já faturou €1 milhão desde o início de 2024. Nos primeiros 12 meses de atividade, a agência, que alia o marketing de influência à gestão de redes sociais e à construção de sites na internet, que conta atualmente com 12 agenciados, desenvolveu três centenas de projetos.
“O negócio tomou proporções que não esperava. Estamos a receber muitos pedidos de pessoas que querem trabalhar connosco, de tal modo que decidi que, em setembro, vou concentrar a minha outra empresa, a agência de marketing digital Digital Right, na Talents”, avança ao M&P Miguel Raposo, sócio-gerente e CEO da agência.
Há um ano, o empresário estava longe de prever tal sucesso. “Só contávamos atingir este volume de faturação no espaço de dois a três anos. Também trabalhamos de uma forma diferente, muito próxima. Não vendemos números. Olhamos para além dos seguidores dos agenciados, avaliamos a qualidade que têm, o tempo que dedicam e a forma como convertem. Ainda há pouco recusámos uma proposta de €10 mil porque a pessoa não se identificava com a marca e já recusámos uma de €30 mil pelas mesmas razões. Foi a maior”, revela o responsável.
Galp, 7UP, Heineken, McDonald’s e Honda são algumas das marcas com as quais a empresa tem trabalhado, em Portugal e no estrangeiro. “Neste momento, mais de 40% dos nossos projetos são desenvolvidos em Espanha e no Reino Unido, embora já tenhamos feito coisas em França e na Suécia”, desvenda o empresário. “As marcas já vêm ter diretamente connosco, em muitos casos sem passar pelas representações nacionais. No caso da Honda, estamos a trabalhar diretamente com a marca no Reino Unido. Acho que será, cada vez mais, esse o caminho”, defende Miguel Raposo.
Mais de 80% dos produtos que os agenciados da Talents Agency promovem são cosméticos. “Também se destaca o setor do retalho, em projetos com a Normal, além das ‘apps’, que estão a investir diretamente na criação de conteúdos, como é o caso da Vinted”, esclarece o empreendedor, revelando que 90% dos pedidos das insígnias são publicações estáticas e ‘reels’ para o Instagram. Os restantes são vídeos pontuais para o TikTok e para o YouTube. “Não desenvolvemos nenhum projeto para o Facebook”, sublinha.
Estúdio em construção
A funcionar com oito colaboradores, a Talents Agency vai recrutar mais três até ao final do ano. O reforço de 37,5% permite adicionar novos nomes a uma lista de agenciados que, além de Catarina de Miranda, Jani Gabriel, André Costa, Cara Coroa, Carolina Gomes, Carolina Menezes, Maria Inês Mano e Leonardo Viegas, também inclui Mariana Policarpo, Mariana Azevedo, Mariana Ribeiro e Mariana Rocha.
“Estamos no nosso limite, mas vamos aumentar esse número até ao final do ano, porque a equipa vai crescer”, sublinha Miguel Raposo, que acredita chegar a dezembro com uma faturação superior a €1,5 milhões. “Temos muitos contratos fechados até ao fim do ano”, regozija-se.
Para alavancar o negócio, a Talents Agency prepara-se também para construir um estúdio para criação de conteúdos e para abraçar, em 2025, o desafio de reforçar a oferta de serviços com gestão e consultoria de marcas. “A minha ambição é, dentro de cinco anos, estarmos no top 3 das agências nacionais”, assume o especialista em comunicação e marketing, autor dos livros “Torna-te um guru das redes sociais”, “Profissão: Influencer” e “Domina as redes sociais”.