Investimento publicitário em ‘connected TV’ chega a €26,6 mil milhões em 2024
A empresa de estudos de mercado eMarketer aponta para um crescimento a dois dígitos até 2029, nos Estados Unidos. A análise anual da Innovid atribui à televisão conectada uma taxa de envolvimento de 3,4%, sete vezes maior do que a dos anúncios de vídeo ‘standard’
Luis Batista Gonçalves
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O investimento publicitário em ‘connected TV’ está a crescer em todo o mundo e, nos Estados Unidos, chega aos 29 mil milhões de dólares, cerca de €26,6 mil milhões, até ao fim de 2024, avança um estudo da eMarketer. As previsões da empresa de estudos de mercado norte-americana apontam para a continuação de uma taxa de crescimento a dois dígitos até 2029.
“2024 foi o maior ano de sempre para o investimento publicitário em ‘connected TV’, que já representa cerca de um terço dos gastos que os anunciantes alocam à televisão conectada e à televisão linear, quando representava apenas um décimo em 2019”, refere o estudo da eMarketer.
Uma das razões para o investimento crescente na televisão conectada prende-se com a taxa de ‘engagement’, que, segundo a análise anual da Innovid referente a 2024, recentemente divulgada, cifra-se nos 3,4%, sendo sete vezes maior do que a dos anúncios de vídeo ‘standard’.
Além da maior segmentação que possibilita e da facilidade com que é integrada em planos de meios para amplificar campanhas que, em muitos casos, privilegiam outros suportes, a ‘connected TV’ também permite obter métricas e dados que agradam aos anunciantes.
De acordo com um outro estudo, realizado pela Kantar em colaboração com a Amazon Ads, a maioria dos utilizadores de televisão conectada tem entre 18 e 34 anos, o alvo preferencial de muitas insígnias. Têm também níveis de educação e formação superiores e níveis de rendimento anuais que superam os cem mil dólares, cerca de €92 mil.
A análise refere ainda que os telespetadores de ‘connected TV’ passam, em média, 4,3 horas em frente ao ecrã, o que torna a televisão conectada num suporte atrativo para as marcas. A acompanhar o crescimento do investimento estão novos formatos publicitários, com o ‘inline banner’, o ‘screensaver’ e o ‘feature rotator’ a roubar espaço aos tradicionais ‘streaming TV ads’.