Já são conhecidos os vencedores dos Prémios Eficácia 2024
Em 2025, os Prémios Eficácia mudam de nome e convertem-se nos Effie Awards Portugal. “As campanhas portuguesas serão avaliadas e celebradas segundo os padrões internacionais desses galardões”, refere o comunicado conjunto da APAN e da APAP
Meios & Publicidade
Conheça os vencedores dos Prémios M&P Criatividade e Autopromoções & Inovação em Media
Divulgados os vencedores do Grande Prémio APCE 2024
“Os criativos são mais valorizados financeiramente”
Tiro certeiro no coração de um adolescente
Gravity recorre ao nonsense para promover Seguro Directo (com vídeos)
Cesária Martins e Sebastião Teixeira são oradores no Executive Creative Summit
Anúncios pouco criativos têm menos 43% de probabilidade de serem recordados
Royal British Legion mostra como equipamento militar não salvaguarda lesões mentais (com vídeo)
Gringo é a nova agência criativa da O Melhor Croissant da Minha Rua
Turismo de Portugal investe €1 milhão em campanha de promoção internacional (com vídeo)
A campanha ‘Põe Tudo em Copos Limpos’, criada pelas agências O Escritório e Initiative, para o Super Bock Group, ganha o Grande Prémio nos Prémios Eficácia 2024, promovidos pela Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN). A VML leva para casa o troféu de Agência Criativa do Ano e a Arena Media o de Agência de Meios do Ano.
Além destes prémios, foram anunciados os vencedores de Ouro, Prata e Bronze nas 18 categoriais a concurso, com campanhas da Ikea (Uzina/Essencemediacom), do Super Bock Group (O Escritório/Initiative), da Wells (VML/Arena Media/Social Animals/MadreMedia/Hill + Hnowlton), da Nos (Havas Worlwide/Havas Play/Arena Media), do BPI (Mindshare/Dentsu Creative), da Worten (Fuel/Arena Media) e da Federação Portuguesa de Futebol (Uzina/Dentsu Media) a ganhar Ouro.
As campanhas da Sonae (Fuel/Arena Media/Adagietto/Cheese Me), da Vodafone (VML/Carat), do Clube de Criatividade de Portugal (Stream and Tough Guy), da Ajuda de Berço (Stream and Tough Guy/Arena Media/Nei/Copcorn), da McDonald’s (TBWA/BBDO/OMD/Fullsix/LPM) e da MC (Fuel/Arena Media/Innovagency) também foram distinguidas com Ouro.
“Este ano, os Prémios Eficácia marcaram uma nova era de excelência, premiando campanhas que não só demonstraram resultados excecionais, mas também elevaram os padrões da nossa indústria. É inspirador ver o nível de compromisso e dedicação que cada projeto vencedor representa”, refere Ricardo Torres Assunção, secretário-geral da APAN, citado em comunicado de imprensa.
Os vencedores dos Prémios Eficácia 2024 foram anunciados numa gala no Casino Estoril, realizada a 14 de novembro, onde foi revelado que, em 2025, os Prémios Eficácia mudam para Effie Awards Portugal, passando a ser uma organização da APAN em conjunto com a APAP. Com a nova designação, os finalistas e os vencedores serão integrados no ranking internacional Effie Index, reforçando a visibilidade internacional do talento português.
“Depois de 20 anos de Prémios Eficácia, reconhecidos unanimemente como os mais prestigiados galardões da indústria de marketing e comunicação em Portugal, a evolução e integração no Effie Index é a consagração final e a entrada num patamar de reconhecimento internacional que, seguramente, aportará ainda mais valor a todos os profissionais do setor”, refere Filipa Appleton, presidente da APAN, citada em comunicado de imprensa.
Aumentar a notoriedade da criatividade portuguesa é uma das ambições da mudança. “Vivemos um período de enorme pujança do setor, que merece ver o seu trabalho reconhecido internacionalmente. A parceria entre a APAN e a APAP é a garantia de que esta integração vai beneficiar todos os profissionais”, afirma a responsável.
“A medição da eficácia, através dos Prémios Eficácia ao longo de duas décadas, revelou-se não só um enorme sucesso, mas também um guia orientador na procura do reconhecimento do trabalho conjunto entre os ‘marketers’, as marcas e as suas agências”, considera António Roquette, presidente da APAP, citado no documento.