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Dentsu aumenta receitas em 2% para €1,73 mil milhões

Os lucros operacionais da ‘holding’ japonesa têm um decréscimo de 8,8%, para 34,2 mil milhões de ienes (€208,89 milhões), face ao mesmo período em 2023. Os resultados orgânicos crescem no Japão e EMEA, mas dão prejuízo nas Américas e na Ásia-Pacífico

Daniel Monteiro Rahman
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Dentsu aumenta receitas em 2% para €1,73 mil milhões

Os lucros operacionais da ‘holding’ japonesa têm um decréscimo de 8,8%, para 34,2 mil milhões de ienes (€208,89 milhões), face ao mesmo período em 2023. Os resultados orgânicos crescem no Japão e EMEA, mas dão prejuízo nas Américas e na Ásia-Pacífico

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As receitas de faturação do Dentsu Group aumentam 2% no terceiro trimestre de 2024, para 284,5 mil milhões de ienes (€1,73 mil milhões), face ao período homólogo, em que regista receitas de 279 mil milhões de ienes (€1,7 mil milhões). Os lucros operacionais apresentam um decréscimo de 8,8%, para 34,2 mil milhões de ienes (€208,89 milhões), face ao mesmo período em 2023.

O decréscimo dos lucros operacionais da Dentsu deve-se ao “aumento das despesas de recursos humanos no Japão e às provisões para créditos comerciais nos mercados internacionais. Esta situação foi parcialmente atenuada por iniciativas de gestão dos custos”, refere o comunicado de imprensa que anuncia os resultados.

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Em termos dos resultados orgânicos segmentados por região, a ‘holding’ liderada por Hiroshi Igarashi reporta um crescimento de 2,8% no Japão e de 6,9% na região EMEA (Europa, Médio Oriente e África). Contudo, nas regiões das Américas e Ásia-Pacifico, o Dentsu Group apresenta um aumento de prejuízo de 3,1% e 11,6%, respetivamente.

“No terceiro trimestre do ano, continuámos a assistir a melhorias sequenciais, com o grupo a registar um crescimento orgânico de 0,3% em relação ao ano anterior. Acumulámos vitórias notáveis no trimestre, taxas de conversão de ‘pitch’ mais elevadas no Japão e a acumulação de aumentos líquidos no setor de media nos mercados internacionais, resultado do nosso esforço contínuo para fornecer soluções de crescimento integrado”, enfatiza Hiroshi Igarashi, presidente e CEO do Dentsu Group.

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McDonald’s escolhe Wandson Lisboa para campanha de Natal (com vídeos)

Wandson Lisboa (na foto) é o protagonista da campanha produzida pela Looks: Good, que está a ser veiculada em televisão, publicidade exterior, redes sociais e restaurantes McDonald’s, em Portugal, com criatividade da TBWA/BBDO

O influenciador e apresentador de televisão Wandson Lisboa faz Pai Natal na campanha publicitária de Natal da McDonald’s, concebida para Portugal com criatividade da TBWA/BBDO, produção da Looks: Good e realização de António Amaral.

Sob o conceito ‘Quem adora Mac, merece Mac no Natal’, a campanha explora a paixão dos fãs e pretende fortalecer a ligação com os consumidores, ao convidar dois ‘brand lovers’ a aparecerem nos anúncios televisivos da marca.

O primeiro filme surge da vontade de Leonardo Barros, fã e seguidor da marca nas redes sociais, querer fazer parte de um anúncio de televisão da McDonald’s. O segundo filme, por seu lado, responde ao desejo de Diogo Duarte Amorim, em conhecer a receita do molho da sanduíche McRoyal Bacon, o seu molho preferido da McDonald’s.

“O nosso objetivo com esta campanha é muito claro: construir um caminho para a McDonald’s na época de Natal, alinhado com a mensagem que procuramos transmitir aos fãs da marca ao longo do ano, de proximidade. Criámos uma campanha que reflete genuinamente quem somos enquanto marca e estamos muito orgulhosos com o resultado”, refere Sérgio Leal, diretor de marketing da McDonald’s, citado em comunicado de imprensa.

A campanha assenta numa forte aposta no digital, através da aplicação da McDonald’s, e é veiculada em televisão, publicidade exterior, redes sociais e nos suportes de comunicação nos restaurantes McDonald’s em Portugal. Marco Pacheco é o responsável pela direção criativa executiva da campanha, com a direção criativa a cargo de João Guimarães e Julliano Bertoldi.

Durante o período da campanha, que decorre entre 12 de novembro a 15 de dezembro, a marca faz um passatempo na aplicação, que inclui um calendário do advento digital e uma experiência de gamificação, que reúne diferentes jogos e dinâmicas.

Os membros MyM, programa de fidelização da McDonald’s, podem ganhar descontos em alguns produtos e ‘merchandising’ alusivo ao Natal, entre outros.

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Natal da Coca-Cola divide opiniões (com vídeos)

Em causa está a alegada frieza do primeiro anúncio de Natal da Coca-Cola, criado totalmente com inteligência artificial (na foto). “Sem alma” é uma das críticas. Mas há quem elogie a conquista tecnológica

A Coca-Cola nos Estados Unidos trabalhou com três estúdios de inteligência artificial (IA), Secret Level, Silverside AI e The Wild Card, para criar o ‘The Holiday Magic is coming’, uma versão moderna do anúncio de sucesso da Coca-Cola ‘Holidays Are Coming’ de 1995.

Este é também a primeira campanha de Natal em que a Coca-Cola recorre a IA generativa, o que está a dividir opiniões junto da comunidade criativa e de utilizadores de redes sociais, noticia a Ad Age.

Alguns criticam o anúncio e consideram a criatividade da IA “sem alma”, enquanto outros elogiam a conquista tecnológica que os anúncios da Coca-Cola representam para a indústria criativa.

“Este é o anúncio de IA generativa mais impressionante que já vi até à data”, sustenta Mathias Ramos Sr., diretor de arte da agência britânica de marketing Gravity Global, citado na Ad Age.

“Embora não tenham conseguido nada que se aproxime da perfeição, este é um passo enorme na direção certa para a IA, e estão a estabelecer o cenário para outros seguirem e a mostrar o que é realmente possível. Admiro a abordagem de não procurar a perfeição, uma vez que a tecnologia ainda não chegou a esse ponto, mas de testar realmente os limites do que será o futuro da publicidade”, acrescenta Mathias Ramos Sr..

O ‘spot’ original de 1995 mostra vários camiões da Coca-Cola iluminados com luzes de Natal, a atravessar climas invernosos para chegar a uma pequena cidade para as festas de fim de ano. Os novos anúncios partilham temas semelhantes aos do original, como os camiões vermelhos iluminados, os cenários de neve e cidades pitorescas decoradas para as festas, mas tudo criado por IA.

“Mantemos as nossas raízes na nossa origem e no que a Coca-Cola representa como marca, mas depois ligamos os pontos ao futuro e à tecnologia”, explica Pratik Thakar, vice-presidente da The Coca-Cola Company e diretor global de IA generativa, acrescentando que “esse foi o ponto de partida para os anúncios”.

Mas as reações aos anúncios também surgiram com críticas ao aspeto visual e a sensação da IA, sobretudo num anúncio para a época natalícia. “Sem vida”, “sem alma”, “arrepiante” e “distópico” foram apenas algumas das palavras nos comentários de uma publicação no Instagram da Secret Level, um dos estúdios de IA responsável pelo anúncio.

“Chegaremos a um momento em que a IA poderá ser usada para criar anúncios de televisão mágicos, mas esse momento claramente não é agora”, enfatiza Tor Lemhag, diretor criativo executivo da agência norte-americana criativa Dunn&Co, acrescentando que “ao ver isto, estou a tentar decifrar porque é que não sinto nada”.

“Será que é porque as coisas passam de perfeitas num momento para completamente estranhas no momento seguinte?”, questiona Tor Lemhag. “Talvez seja porque as pessoas, embora por vezes pareçam bastante reais, não o são, e o nosso cérebro sabe-o. Ou será simplesmente porque tudo aparenta ser mais intenso do que as coisas que realmente merecem destaque. Talvez seja o conjunto de todos estes fatores, mas a magia é tudo menos real: está morta”, acrescenta o diretor criativo executivo da Dunn&Co.

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A Disney+ espera ter uma receita publicitária de cerca de €835 mil milhões, em 2024, segundo os dados da Statista

Media

Faturação da Disney sobe 6% para €21,36 mil milhões

A publicidade é cada vez mais vital para o objetivo da TWDC de tornar os serviços de ‘streaming’ rentáveis. A Disney+ tem agora 120 milhões de assinantes pagos, mais 4,4 milhões do que no trimestre anterior

As receitas de faturação da The Walt Disney Company (TWDC) aumentam 6% no quarto trimestre fiscal de 2024 da empresa, para 22,57 milhões de dólares (€21,36 mil milhões), face ao período homólogo, em que as receitas ascendem a 21,24 milhões de dólares (€20,09 mil milhões). Os lucros, no entanto, decrescem cerca de 18,7%, para 564 milhões de dólares (€533,5 milhões), face a 2023 (694 milhões de dólares/€656,4 milhões).

A publicidade é cada vez mais vital para o objetivo da TWDC de tornar os serviços de ‘streaming’ rentáveis. A Disney+ tem agora 120 milhões de assinantes pagos, mais 4,4 milhões do que no trimestre anterior e gera um lucro trimestral de 253 milhões de dólares (€239 milhões), face a uma perda de 420 milhões de dólares (€396,8 milhões) reportada no mesmo período em 2023, de acordo com os dados apresentados pela empresa.

“No quarto trimestre do ano, assistimos a um dos melhores trimestres da história do nosso estúdio de cinema, uma melhoria da rentabilidade dos nossos serviços de ‘streaming’, um recorde de 60 prémios Emmy para a empresa, o poder continuado dos desportos em direto e a revelação de uma impressionante coleção de novos projetos no segmento de experiências”, salienta Bob Iger, CEO da TWDC, em comunicado de imprensa.

A subscrição com anúncios da Disney+ está a acelerar, com a empresa a garantir que 37% dos subscritores do serviço de ‘streaming’ nos Estados Unidos e 30% dos subscritores a nível mundial optam pela subscrição com anúncios.

O segmento de Entretenimento – que inclui as plataformas de ‘streaming’ Disney+ e Hulu, os canais lineares e as vendas de conteúdos, licenciamento e outros – fatura 10,82 mil milhões de dólares (€10,23 mil milhões), comparativamente com os 9,52 mil milhões de dólares (€8,99 mil milhões) registados no período homólogo, subindo 14%.

A faturação do segmento de Desporto – que inclui o serviço de ‘streaming’ ESPN+, os canais lineares da ESPN e Star India – mantém-se nos 3,91 mil milhões de dólares (€3,69 mil milhões) reportados no período homólogo.

As Experiências da TWDC – que incluem os parques temáticos, os cruzeiros e o Disney Vacation Club, entre outros, faturam, por seu lado, 8,24 mil milhões de dólares (€7,78 mil milhões), face aos 8,16 mil milhões de dólares (€7,70 mil milhões) indicados no período homólogo, aumentando 1%.

 

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Catarina Furtado é o rosto da nova campanha da Cofidis (com vídeos)

Com direção criativa da Judas, produção da Krypton, realização de Fred Oliveira e fotografia de Pedro Ferreira, a campanha inclui televisão, digital, redes sociais e múpis e tem a Initiative no planeamento de meios

Catarina Furtado (na foto) é a protagonista da nova campanha da Cofidis. A apresentadora de televisão, atriz e ativista e a sociedade financeira assinaram um contrato de colaboração por dois anos. O primeiro resultado da parceria é a campanha omnicanal ‘De Pessoas Para Pessoas’, divulgada em televisão, digital, redes sociais e múpis, com planeamento de meios da Initiative.

Com direção criativa da Judas, produção da Krypton, realização de Fred Oliveira e fotografia de Pedro Ferreira, os filmes publicitários mostram Catarina Furtado a viver momentos de superação, com o suporte de uma rede de apoio integrada.

“A equipa de produção adotou inovações tecnológicas, como a utilização de três câmaras a filmar em simultâneo, incluindo uma câmara de alta velocidade e uma grua para suspensão da protagonista, criando uma experiência visual imersiva e autêntica”, explica a Cofidis em comunicado de imprensa.

Assente na proximidade e no compromisso social, através de estratégias de aconselhamento financeiro que promovem a educação financeira, a campanha é amplificada nas redes sociais.

“Catarina Furtado representa exatamente os valores em que acreditamos: responsabilidade, confiança e proximidade. Mais do que tudo, queremos que as pessoas saibam que podem contar connosco em todas as fases da sua vida e que os seus sonhos estão em boas mãos”, refere Sébastien Haquette, diretor-geral da Cofidis Portugal, citado no documento.

O acordo assinado também contempla um apoio financeiro da Cofidis à Corações Com Coroa, organização não-governamental criada pela apresentadora, que passa a incluir a educação financeira nas ações de empoderamento feminino que dinamiza.

“Estou muito entusiasmada por me juntar à Cofidis, numa campanha que reflete o compromisso e a importância da responsabilidade, quer individual, quer da própria marca no apoio financeiro. Acredito que ajudar as pessoas a tomar decisões informadas e conscientes sobre as suas finanças, através de um acompanhamento financeiro sério, faz toda a diferença”, refere Catarina Furtado, citada no comunicado.

 

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Media

NewsMuseum lança academia de formação em comunicação, media e marketing

“O mundo deste nosso tempo impede-nos de ficar atrasados de uma ferramenta, de uma noção, de uma técnica, de uma visão. A oferta formativa do NewsMuseum responde às nossas novas angústias profissionais”, diz Luís Paixão Martins, promotor do NewsMuseum

O NewsMuseum está a lançar a Academia NewsMuseum, com uma oferta formativa nas áreas de comunicação, media, informação e marketing, estruturada em duas linhas pedagógicas, comunicar e compreender.

O objetivo é “fazer crescer a oferta formativa tendo como imperativo de partida um corpo de docentes e convidados de excelência que muito nos orgulha”, revela José Bartolomé Duarte, fundador e diretor da Academia NewsMuseum, citado em nota de imprensa.

‘Comunicar a marca a pessoal – engagement on leadership‘, ‘Comunicar inteligência artificial: futuro da comunicação com IA’, ‘Compreender os média no ecossistema digital’ e ‘Literacia mediática: pensamento crítico e desinformação digital’ são as formações abrangidas no lançamento da Academia NewsMuseum.

“O mundo deste nosso tempo impede-nos de ficar atrasados de uma ferramenta, de uma noção, de uma técnica, de uma visão. A oferta formativa do NewsMuseum responde às nossas novas angústias profissionais. É a formação a par e passo com o tempo”, enfatiza Luís Paixão Martins, presidente da associação Acta Diurna, promotora do NewsMuseum.

A Academia NewsMuseum aposta num modelo de formação adaptável às necessidades dos formandos, recorrendo a modalidades mistas de formação, entre sessões presenciais, módulos lecionados à distância e conteúdos pré-gravados.

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Marketing

Legendary alia-se a projetos internacionais de promoção da sustentabilidade

“Estamos cada vez mais a investir numa atuação global, fazendo com que os nossos escritórios no Porto e Madrid sirvam de ‘headquarters’ para o desenvolvimento de projetos internacionais”, diz Diogo Pinheiro, CEO da Legendary, a propósito da criação dos materiais de comunicação das novas iniciativas

A Legendary Iberia assina os materiais de comunicação que divulgam dois projetos internacionais em que a Sociedade Portuguesa da Inovação (SPI) está envolvida. Melhorar a qualidade de água na Índia (na foto) e combater as alterações climáticas na agricultura em várias regiões do mundo são as duas iniciativas que estão a ser divulgadas internacionalmente com o apoio da agência de criatividade ibérica, no âmbito do programa-quadro da União Europeia, Horizonte 2020.

Ao criar as brochuras, os manuais e os ‘booklets’, utilizados para promover os programas ‘Saraswati 2.0’ e ‘Stargate’ nos países de intervenção, a Legendary Iberia procura dar-lhes visibilidade à escala internacional, através de informação detalhada sobre os projetos-piloto em curso. Para além de apresentar desafios e soluções, os materiais visuais também explicam as metodologias que estão a ser aplicadas no terreno.

“Estamos cada vez mais a investir numa atuação global da agência, fazendo com que os nossos escritórios no Porto e Madrid sirvam de ‘headquarters’ para o desenvolvimento de projetos internacionais. Estes dois em particular somam uma dimensão de impacto económico, social e ambiental que trazem um propósito maior ao nosso trabalho e isso gera um grande envolvimento das equipas internas”, afirma Diogo Pinheiro, CEO da Legendary e responsável pela sucursal espanhola da agência criativa portuguesa, citado em comunicado de imprensa.

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Sales Group inspira-se na descoberta do Brasil em campanha do Pêra Manca (com vídeo)

“O filme tenta captar a carga emocional e histórica da viagem, procurando um equilíbrio entre o visual moderno e os elementos analógicos”, explica ao M&P André Gaspar, sócio e produtor executivo da Perfect Storm, coeditor da narrativa visual (na foto)

A descoberta do Brasil inspira a campanha que a agência de ‘dialogue marketing’ Sales Group criou para o vinho Pêra Manca. Com gestão de projeto de Francisco Ricciardi, o filme publicitário, tem realização e pós-produção de Renato Marques. O realizador também coassina a edição, em parceria com André Gaspar, sócio e produtor executivo da produtora Perfect Storm.

Pedro RG Nunes é o diretor criativo do anúncio, elaborado com recurso a computação gráfica (CG). “Não há nenhum plano criado através de inteligência artificial para este projeto. O mar é representado como um elemento central, carregado de emoção e história, criando um paralelismo entre o passado e o presente, entre a tradição e a atualidade”, explica ao M&P André Gaspar.

O conceito criativo resulta de uma associação de ideias. “O nome Pêra-Manca deriva de pedra oscilante, uma formação granítica característica da região de Évora, associada aos frades do Convento de Espinheiro. Nos séculos XV e XVI, esses frades cultivavam vinhas em terrenos repletos dessas pedras, sendo esses vinhos famosos ao ponto de Pedro Álvares Cabral o levar em barris na expedição ao Brasil”, esclarece o responsável.

A ligação entre o passado e o presente é explorada no anúncio, uma narrativa visual de 56 segundos que procura dar visibilidade ao potencial do 3D na publicidade. “Muito mais do que uma ferramenta, é uma linguagem artística que representa sem limites a expressão das sensações e das ideias. Apesar de ser 100% CG, houve um esforço para fugir de visuais excessivamente polidos, inserindo texturas táteis que conferem realismo e emoção às cenas”, afirma André Gaspar.

Renato Marques, realizador e artista 3D que integrou a equipa que ganhou um Emmy pela série ‘For All Mankind’ da Apple TV+ no início do ano, representado pela Perfect Storm, procura valorizar o conceito de tradição associado à marca no anúncio, que está a ser divulgado em meios digitais e nas redes sociais, para promover o vinho durante a quadra natalícia.

“Um dos meus objetivos era transmitir, de uma forma não linear, o contraste entre a memória do passado do Pêra-Manca e o vinho como é feito atualmente. Sendo este um filme totalmente em CG, também quis evocar a sensação analógica da época em que os exploradores se aventuravam no desconhecido e capturar os métodos tradicionais por detrás da produção deste néctar”, explica Renato Marques.

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Bens de empresa de Cristina Ferreira vão ser penhorados

A decisão surge na sequência da condenação da apresentadora da TVI (na foto) a pagar mais de €3,3 milhões à SIC, pela quebra de contrato com a televisão do grupo Impresa, numa decisão do tribunal de Sintra a 11 de junho

Os bens da empresa Amor Ponto, detida por Cristina Ferreira, vão ser executados num montante até €4,7 milhões, por decisão do Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Oeste, noticia a TSF, citando notificações a que a Lusa teve acesso.

A penhora surge na sequência da condenação da apresentadora da TVI, que a 11 de junho viu a Amor Ponto ser condenada pelo tribunal de Sintra a pagar mais de €3,3 milhões à SIC pela quebra de contrato com a televisão do grupo Impresa, absolvendo Cristina Ferreira. A apresentadora recorreu da decisão, mas não pediu efeitos suspensivos, nem apresentou caução com garantias bancárias, de acordo com a TSF, que cita fontes contactadas pela Lusa.

A Amor Ponto foi constituída em 2008, como Cristina Ferreira Sociedade Unipessoal, e adotou a atual denominação em 2019, tendo tido ainda a denominação de Cristina Ferreira, Lda. De acordo com dados de junho, a Amor Ponto conta com três acionistas: Cristina Ferreira, António Jorge Ferreira, o pai, e a Docasal Investimentos, empresa que conta com estes dois acionistas.

À Amor Ponto foi reconhecido um crédito de €220.668, já com juros, devido a “valores titulados por faturas emitidas e vencidas, respeitante a pagamentos de comissões de publicidade e de passatempos”. Segundo o tribunal, o contrato entre SIC e a Amor Próprio não era livremente revogável.

Recorde-se que em setembro de 2020, a SIC deu entrada com um processo contra Cristina Ferreira, no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa. Em causa esteve a saída da SIC da apresentadora para regressar à TVI, de onde tinha saído cerca de dois anos antes.

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Tyson X Paul na Netflix visto em 60 milhões de lares, apesar das falhas técnicas

Alguns assinantes estão indignados e desiludidos devido às repetidas falhas de ligação durante o combate, havendo até quem não tenha conseguido sequer assistir ao direto, que para a Netflix é a prova para os anunciantes da sua capacidade de reunir uma audiência global em simultâneo

A Netflix garante que 60 milhões de lares em todo o mundo assistiram em direto ao combate entre Mike Tyson e Jake Paul (na foto), naquela que é a estreia da Netflix no boxe em direto. A plataforma de ‘streaming’ considera a transmissão do evento, gratuito para os assinantes, como uma “noite recorde”.

Alguns assinantes, no entanto, estão indignados e desiludidos devido às repetidas falhas de ligação durante o combate, havendo até quem não tenha conseguido sequer assistir ao direto, que para a Netflix é a prova para os anunciantes da sua capacidade de reunir uma audiência global em simultâneo. De acordo com utilizadores das redes sociais, o combate teve uma experiência de visualização menos do que ideal, sobretudo com perdas consistentes do ‘feed’ da transmissão.

A Downdetector, plataforma que monitoriza interrupções de serviço na Internet, recebeu na noite do evento milhares de relatos de pessoas que estavam a ter problemas com a transmissão da Netflix. Depois da luta, a Netflix foi até alvo de uma piada por parte da Peacock, plataforma de ‘streaming’ da Comcast, que numa publicação no X, questiona: “Então, como foi a noite de toda a gente? :)”.


Jake Paul afirma que 120 milhões de espectadores assistiram ao combate em direto a nível mundial na Netflix, mas a empresa declarou mais tarde, em comunicado de imprensa, que “60 milhões de lares” em todo o mundo assistiram ao evento. A empresa avança que revelará mais dados sobre as audiências, no início da próxima semana.

No combate, que teve lugar no AT&T Stadium, no Texas, o ex-campeão mundial de pesos pesados Mike Tyson, com 58 anos, foi derrotado por decisão unânime pelo YouTuber tornado pugilista Jake Paul, de 27 anos.

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Primark inclui Rita Ora na campanha de Natal (com vídeos)

Um dos anúncios para a época de Natal promove a coleção em colaboração com Rita Ora (na foto). Em paralelo, a Primark está a apostar em campanhas para melhorar a perceção e notoriedade da marca, em detrimento do foco nos preços baixos, que tem seguido até agora

Concebida pela agência criativa britânica Edna, a campanha internacional de Natal ‘You Bring the Joy’, da Primark, inclui não só os anúncios de lançamento da coleção natalícia do retalhista de moda rápida, como os vídeos de promoção da coleção em colaboração com Rita Ora, protagonizados pela cantora e a sua mãe, Vera Sahatçiu.

A coleção de Rita Ora pretende celebrar o glamour e o estilo para todas as mulheres. “Quer se trate da alegria de encontrar o ‘Little Black Dress’ perfeito para a época festiva a um preço incrível, de comprar o presente perfeito e ver o sorriso, que proporciona, ou simplesmente relaxar em casa com pijamas familiares a condizer, a campanha tem tudo a ver com a alegria que se sente nestes momentos durante as festividades”, refere o comunicado de imprensa.


Em relação à campanha de Natal da Primark, a produção é da Production Factory, com a construção de cenário e consultoria de produção a cargo da produtora Yeti, que é detida pela Mullen Lowe. Em Portugal será lançada uma adaptação da campanha, feita internamente pela Primark, que será divulgada através de ‘earned media’, redes sociais, ponto de venda, marketing de influência, email marketing, ‘paid digital’, conteúdos online e comunicação interna.

“A Primark acredita que as pessoas se podem sentir bem a preços acessíveis, e o Natal é a altura mais importante para isto acontecer. É realmente a época mais bonita do ano, e nunca está relacionada com o quanto se gasta, mas sim com as pequenas coisas, os gestos de bondade, o sorriso que um presente atencioso pode trazer e todas as reuniões de família e encontros de amigos que surgem nesta época do ano”, revela Nelson Ribeiro, diretor de vendas da Primark Portugal, Norte e Centro de Espanha, em nota de imprensa.

Em paralelo, a Primark está a lançar campanhas de marketing na Alemanha e nos Estados Unidos, marcando uma mudança de estratégia. Até agora, a empresa tem-se focado num modelo de baixo custo, que minimiza as despesas de marketing, concentrando-se antes em oferecer preços altamente competitivos e em confiar no boca-a-boca e no alcance orgânico, de acordo com uma análise do World Advertising Research Center (WARC).

A campanha na Alemanha tem como objetivo melhorar a perceção da marca e abordar eventuais associações negativas que possam existir, acompanhando as principais métricas, como a afinidade com a marca e a consideração, para avaliar a eficácia da campanha.

A campanha dos Estados Unidos, por seu lado, tem como objetivo aumentar a notoriedade da marca, à medida que a Primark expande a presença no mercado norte-americano. “Temos toda a confiança na nossa proposta para o comprador norte-americano. Só precisamos que mais pessoas nos conheçam”, afirma George Weston, diretor executivo da Associated British Foods, empresa-mãe da Primark, numa conferência de apresentação de resultados.

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