Tomi regista cerca de 27 milhões de interações em Lisboa na última década
A função de ‘city marketing’, que permite aos utilizadores tirar fotos ou criar ‘GIFs’ diretamente no ecrã, é hoje uma das favoritas de lisboetas e turistas, revela a MOP

Meios & Publicidade
Shakira é nova embaixadora da Epson Ibérica
Initiative assume planeamento e compra de media da Volvo
Empresário francês adquire Tupperware e quer faturar €100 milhões até dezembro
Audiências mensais: TVI mantém liderança, mas SIC aproxima-se
Penélope Cruz protagoniza campanha da Geox
Compras representam 53% das burlas em Portugal. Facebook e Instagram dominam
Adico equipa pavilhão de Portugal na Expo 2025 Osaka
Marcas bem-sucedidas conjugam marketing de desempenho com construção da marca
Tox’Inn muda para Bloomer e adota nova assinatura
Bauer Media Group adquire Clear Channel por €577,8 milhões
A rede Tomi Lisboa, um dos produtos de exploração publicitária da MOP, celebra dez anos de operação na cidade, tendo registado nesse período cerca de 27 milhões de interações nos módulos ‘Procurar’, ‘Notícias’, ‘Eventos’ e ‘Mobilidade’, 20 mil eventos promovidos e de dois milhões de fotos partilhadas por email.
A função de ‘city marketing’, que permite aos utilizadores tirar fotos ou criar ‘GIFs’ diretamente no ecrã, é hoje uma das favoritas de lisboetas e turistas.
“Os Tomi são muito mais do que mobiliário urbano interativo. São verdadeiros ‘concierges’ digitais. A sua capacidade de fornecer serviços e informação local é ímpar, destacando e recomendando eventos culturais, apontando os melhores estabelecimentos, sugerindo roteiros turísticos ou organizando coleções temáticas, que ajudam a explorar Lisboa de forma única. O Tomi pode também emitir alertas importantes, que ajudam a proteger e a informar a população com alertas críticos geolocalizados, programaticamente definidos pela administração local”, salienta Vasco Perestrelo, CEO da MOP, citado em comunicado de imprensa.
Para além das funções para os utilizadores que andam nas ruas de Lisboa, o Tomi tem ao dispor das entidades locais um sistema de análise, com recurso a tecnologias de inteligência artificial, que permite recolher, monitorizar e correlacionar dados locais em tempo real, verificar padrões de utilização e de audiência.
“Esta tecnologia, criada, desenvolvida e disponibilizada na plataforma Tomi, demonstra o seu potencial como ferramenta essencial para ajudar as cidades a anteciparem e a adaptarem-se às necessidades, otimizando assim o serviço público e a experiência urbana”, acrescenta Vasco Perestrelo.
“São dez anos de inovação e compromisso na entrega de serviços e informação útil e oportuna, no momento certo. Ao longo deste tempo, os Tomi tornaram-se uma ferramenta essencial, no dia a dia de quem vive ou visita Lisboa”, refere o comunicado de imprensa da MOP.
Ao longo da última década, a rede Tomi Lisboa conquista vários prémios, como o Produto do Ano (AHRESP), o Technical Innovation Award (FEPE International), a certificação Solução Acessível (ENAT), a Melhor Solução e-Gov Smart Cities (WSCO) e o Melhor Interface e Design Interativo (Design Awards), entre outras distinções.