As receitas publicitárias provenientes de podcasts em Portugal devem atingir cerca de €6,55 milhões em 2024, com previsões de crescimento contínuo em 2025, de acordo com os dados da Statista. Face a este panorama, em que o interesse e o consumo de podcasts alcançam números recorde em Portugal, Liliana Marques, fundadora e CEO da Escola Portuguesa de Podcasting, aponta as expetativas para o setor em 2025 e indica as cinco principais tendências para o mercado nacional.
1. Educação, direito, saúde, fitness e negócios estão em alta
“Os podcasts de nicho, com uma vertente educativa ou formativa, estão em ascensão em Portugal e prometem ser a grande tendência de 2025”, refere Liliana Marques em comunicado de imprensa. Áreas como saúde, educação, exercício físico, direito, literacia financeira, negócios, parentalidade e desenvolvimento pessoal são as que mais estão a ganhar destaque.
“Estes podcasts não se devem limitar a contar histórias, mas sim a partilhar conhecimento e oferecer conteúdos práticos e enriquecedores ao seu público-alvo”, argumenta.
2. IA alavanca internacionalização
“A inteligência artificial (IA) vai continuar a ser uma ferramenta importante para os podcasters, mas sem substituir a voz e a presença humana”, avança. As ferramentas de IA são particularmente úteis para automatizar legendagem e tradução, bem como para criar cortes em conteúdos para Reels, TikToks e Shorts, salienta a CEO da Escola Portuguesa de Podcasting.
“Já existem tecnologias capazes de traduzir a própria voz dos podcasters, ajustar os movimentos labiais e preservar o tom natural. Tal será uma alavanca fundamental para a internacionalização dos podcasts, permitindo-lhes alcançar audiências globais de forma mais eficaz e rápida”.
3. Podcasters são os novos influenciadores
Nos Estados Unidos, a receita publicitária associada a podcasts deve ascender aos 2,5 mil milhões de dólares (€2,37 mil milhões), em 2024, e embora em Portugal ainda não existam dados oficiais que quantifiquem o valor do mercado, o interesse dos portugueses por este formato aumenta 122% em 2024, segundo os dados da Preply. De acordo com a Marktest, pelo menos 2,4 milhões de portugueses ouvem regularmente podcasts.
“Este crescente envolvimento dos ouvintes com os ‘hosts’ sinaliza oportunidades claras para as marcas, que devem apostar mais em publicidade e parcerias com podcasters, incluindo nano e microinfluenciadores, à semelhança do que já acontece nos Estados Unidos e no Brasil”, argumenta Liliana Marques.
4. Videocast e estratégia omnicanal ampliam audiências
“O videocast veio para ficar”, enfatiza a fundadora da Escola Portuguesa de Podcasting. Um estudo recente da Edison Research demonstra que 84% dos ouvintes da geração Z já assistiram a podcasts em formato de vídeo e que 45% destes sentem-se mais conectados com os criadores através de vídeo.
“Plataformas como Spotify e Popcasts já permitem conteúdos em vídeo, obtendo resultados positivos tanto na oferta como na procura. A tendência impulsiona os podcasters a adotarem estratégias omnicanal, reutilizando conteúdos em plataformas como YouTube, Instagram e TikTok. Esta presença diversificada permite ampliar audiências e potenciar o crescimento orgânico”, sublinha.
5. Eventos ganham com podcasts ao vivo
“Como já foi evidente na última edição da Web Summit, em alguns festivais de verão e em conferências universitárias, prevê-se que um número crescente de eventos inclua no seu programa podcasts ao vivo. Esta tendência deverá abranger uma maior diversidade de tipologias de eventos, desde os corporativos aos sociais, e englobar eventos de diferentes dimensões, incluindo os de menor escala”, aponta a CEO da Escola Portuguesa de Podcasting.