44% dos influenciadores não identificam mensagens publicitárias
Ação de fiscalização da Direção-Geral do Consumidor aponta para uma taxa de cumprimento de 66%, nas publicações comerciais dos influenciadores digitais no Instagram (na foto). Nas marcas mencionadas nas publicações, a percentagem sobe para os 82%
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A taxa de cumprimento dos influenciadores digitais portugueses aumentou de 5% para 66% num ano, mas 44% continuam a não identificar as mensagens publicitárias que partilham no Instagram, avança a Direção-Geral do Consumidor (DGC). As percentagens têm por base os resultados da última ação de fiscalização do organismo público.
Além de 457 mensagens publicitárias, em formato de publicações e vídeos, divulgadas por 30 influenciadores, publicitando produtos e serviços de 67 empresas, a DGC fiscalizou também os perfis de Instagram das marcas mencionadas. A investigação, realizada entre 7 e 24 de outubro deste ano, concluiu que 82% das publicações estão identificadas como mensagens publicitárias, com a taxa de incumprimento a atingir os 18%. Há um ano, era de 50%.
“Os casos de infração detetados dizem respeito à falta de identificação clara de conteúdos comerciais, nomeadamente a ausência da referência #PUB no início das publicações”, informa a DGC em comunicado de imprensa. As ações de fiscalização decorreram entre 7 e 24 de outubro.
Em março, um estudo divulgado pela Auto Regulação Publicitária (ARP) e pelo Centro de Estudos Avançados em Direito Francisco Suárez (CEAD) da Universidade Lusófona, apontava para taxas de cumprimento na ordem dos 41%.
“Apurámos que 59% da amostra incluía informação que indiciava tratar-se de comunicação comercial não identificada, com 13% da amostra a apresentar informação adicional que demonstrava claramente não se tratar de comunicação comercial e 9% da amostra continha informação que indiciava não se tratar de comunicação comercial”, refere a análise.