Cruz Vermelha defende ‘Dignidade, Todos os Dias’ em campanha da Kobu (com vídeo)
Com direção criativa de Sandra Lopes, direção de arte de Mónica Loureiro, realização de Filipe Correia dos Santos, ‘motion design’ de Pedro Santos e produção de Diogo Figueiredo, o filme publicitário mostra uma criança a dar as suas definições de dignidade (na foto)

Meios & Publicidade
Shakira é nova embaixadora da Epson Ibérica
Initiative assume planeamento e compra de media da Volvo
Empresário francês adquire Tupperware e quer faturar €100 milhões até dezembro
Audiências mensais: TVI mantém liderança, mas SIC aproxima-se
Penélope Cruz protagoniza campanha da Geox
Compras representam 53% das burlas em Portugal. Facebook e Instagram dominam
Adico equipa pavilhão de Portugal na Expo 2025 Osaka
Marcas bem-sucedidas conjugam marketing de desempenho com construção da marca
Tox’Inn muda para Bloomer e adota nova assinatura
Bauer Media Group adquire Clear Channel por €577,8 milhões
A campanha de Natal da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) tem como lema ‘Dignidade, Todos os Dias’, com o objetivo de apoiar os milhares de pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade em Portugal. Com criatividade da Kobu e produção da Shot and Cut Films, a campanha quer passar a mensagem de que, mesmo em tempos difíceis, garantir a dignidade é o primeiro passo para promover a autonomia e quebrar ciclos de pobreza e exclusão social.
Com direção criativa de Sandra Lopes, direção de arte de Mónica Loureiro, realização de Filipe Correia dos Santos, ‘motion design’ de Pedro Santos e produção de Diogo Figueiredo, o filme publicitário mostra uma criança a questionar o que é a dignidade e a responder que é o pai poder comprar uma camisa para ir a uma entrevista de emprego, a mãe finalmente comprar uns óculos e a avó ter apoio domiciliário para não se sentir sozinha. David Seguro é o operador de câmara, João Faria o assistente de imagem e Henrique Prudêncio o assistente de vídeo.
“O conceito de dignidade é complexo. Ao apresentá-lo pela voz de uma criança, com o seu discurso simples, procuramos levar este pilar da Cruz Vermelha Portuguesa a todos. O nosso objetivo com esta campanha é motivar à reflexão: o que representa a dignidade para cada um de nós? E, mais importante, como podemos contribuir para que todos possam viver de forma digna?”, explica Sandra Lopes, diretora criativa da Kobu, citada em comunicado de imprensa.
A campanha multimeios, que conta com os contributos de Pedro Caldeirão (chefe de iluminação), Bernardo Madureira (operador de áudio) Olga José (maquilhagem e guarda-roupa), Diogo Lima (fotografia) e Leonor Magrito (‘casting’), está presente em televisão, digital, ‘outdoor’ e Multibanco, aproveitando a época natalícia para sensibilizar e solicitar apoio com donativos.
O presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, António Saraiva, considera que “a dignidade não se limita a aliviar uma necessidade urgente, mas é o caminho para devolver às pessoas a confiança e os meios para prosperarem. É nisso que a CVP se distingue: promovemos autonomia e capacitação, garantindo que mesmo em momentos mais vulneráveis, cada pessoa possa encontrar uma nova oportunidade de reconstruir a sua vida de uma forma digna e sustentável”.
A CPV refere que “0s valores angariados através do site da Cruz Vermelha ou do número de telefone 761 101 101 irão permitir à CVP garantir a continuidade de programas essenciais, que oferecem apoio imediato e criam as condições necessárias para que as pessoas reconquistem a sua autonomia, proporcionando-lhes os recursos para construir um futuro mais estável. Por um Natal mais digno. Por um futuro mais autónomo”.