Expresso lança podcast narrado por voz clonada de Pinto Balsemão
“Utilizei o que se poderá chamar a minha inteligência natural para escrever as mais de mil páginas das minhas memórias. Achei que, para as ler para este novo podcast, já podia e devia contar com uma ajuda da inteligência artificial”, refere Francisco Pinto Balsemão (na foto), fundador do Expresso e da SIC
Meios & Publicidade
OpenAI quer integrar anúncios no ChatGPT
Brisa apela à boa condução em campanha da VML
Conheça as palavras mais pesquisadas no Google
Conheça cinco tendências de podcasts no mercado nacional
SIC e Expresso têm novas estruturas diretivas
Snoop Dogg e Dr. Dre protagonizam campanha com Frank Sinatra e Sammy Davis Jr. (com vídeo)
Ana Galvão e José Condessa conduzem podcast da Vodafone sobre mundo digital
“Os podcasts são o nosso foco”
Global Media acusa Lusa de boicote por cortar acesso ao DN
Mafalda Campos Forte e Diogo Queiroz de Andrade saem da Global Media
O livro ‘Memórias’ de Francisco Pinto Balsemão terá, a partir de janeiro, uma versão narrada num podcast semanal com 24 episódios, sonorizada com a voz clonada por inteligência artificial do fundador do Expresso e da SIC, que contará a sua história de vida. A Volkswagen é o patrocinador exclusivo deste podcast.
“Utilizei o que se poderá chamar a minha inteligência natural para escrever as mais de mil páginas das minhas memórias. Achei que, para as ler para este novo podcast, já podia e devia contar com uma ajuda da inteligência artificial. Foi um desafio que aceitei prontamente. Sou um apaixonado pelas novas tecnologias, por aprender coisas novas, mesmo com a minha simpática idade de 87 anos. Abracei com entusiasmo esta proposta e tenho orgulho em que o Expresso e o grupo Impresa sejam pioneiros num projeto inovador, baseado em inteligência artificial”, explica Francisco Pinto Balsemão, citado em comunicado de imprensa, que refere que o ‘Memórias’ “será o primeiro livro em Portugal, e provavelmente no mundo, com a voz do próprio autor clonada por IA”.
Todo o conteúdo do livro, lançado em 2021 pela Porto Editora, é reproduzido em áudio em quatro temporadas de podcast, num total de 24 episódios, sendo o título de cada capítulo lido pela voz da jornalista da SIC Clara de Sousa, também clonada por IA. A clonagem da voz de Pinto Balsemão é da responsabilidade da agência de inovação Instinct.
Neste processo, Pinto Balsemão gravou com a sua própria voz a leitura de algumas páginas do livro de memórias. Esse trecho foi posteriormente utilizado pela Instinct para gerar a voz de Francisco Pinto Balsemão, que sonoriza a totalidade da leitura das mil páginas do livro que vendeu cerca de 17 mil exemplares.
Este é o terceiro podcast de Francisco Pinto Balsemão no Expresso, que começa em 2023 com o podcast Deixar o Mundo Melhor. Por ocasião dos 50 anos do jornal, Pinto Balsemão faz entrevistas a 50 personalidades marcantes em vários setores da sociedade, como António Guterres, António Costa, Ramos Horta, Ricardo Araújo Pereira, Paula Amorim, Vasco de Mello, António Horta Osório, Joana Vasconcelos, António Damásio e Marcelo Rebelo de Sousa, entre outros.
As dez mais ouvidas são as entrevistas a Ricardo Araújo Pereira, Francisco Pinto Balsemão (entrevistado por João Vieira Pereira, diretor do Expresso), Marcelo Rebelo de Sousa, Daniel Oliveira, António Horta-Osório, Rita Blanco, José Milhazes, António Costa, Durão Barroso e Vhils.
Em 2024, é lançado o podcast IA – A Próxima Vaga, composto por 12 episódios, no qual Francisco Pinto Balsemão apresenta uma série de debates sobre o impacto atual e futuro da inteligência artificial em diversas áreas da vida em sociedade, da geopolítica à segurança nacional, da medicina ao ensino, passando pela arte e religião.