11ª edição dos Prémios M&P Criatividade em Autopromoções & Inovação em Media
Filipa Avillez (Media Nove), Filipa Marçal Grilo (Impresa), Hellington Vieira (The Walt Disney Company Portugal), João Lobo (Renascença Multimédia), João Magalhães (Canais TVCine), José Manuel Gomes (MediaLivre), Luís Delgado (Trust in News), Manuel Simões de Almeida (Bauer Media Audio Portugal), Mafalda Campos Forte (Global Media), Marina Ramos (RTP) e Rudolf Gruner (Observador) são os representantes dos meios de comunicação social que vão avaliar os trabalhos a concurso
Meios & Publicidade
A criatividade nas autopromoções e a inovação nos media são uma necessidade estratégica na retenção e atração de audiências, na construção de relacionamentos fortes com o público, na diferenciação e relevância dos meios de comunicação, com o consequente aumento de receitas de publicidade e de vendas de produtos de media.
Num setor em que a atenção – melhor, a fidelização da atenção – é o bem mais valioso, a par com a capacidade de gerar e reinventar formatos e conteúdos, as autopromoções e a inovação são parte da sobrevivência e longevidade dos meios de comunicação, que enfrentam hoje, mais do que nunca, inúmeros desafios num mercado cada vez mais competitivo.
São elas que ajudam a captar a atenção dos públicos-alvo, num contexto saturado de informação e de entretenimento em múltiplas plataformas, transformando espetadores/leitores ocasionais em fãs leais. Campanhas promocionais de meios de comunicação, únicas e memoráveis, podem posicioná-los como líderes no seu segmento, criando uma identidade distinta que ressoa com o público.
São elas que reforçam os valores e a missão de cada media. Comunicam não apenas os conteúdos que disponibilizam, mas também o que representam, ajudando a construir uma identidade de marca sólida e reconhecível.
São elas que podem contribuir para o aumento das receitas, estimulando as audiências e a consequente atração de anunciantes, dispostos a pagar mais para estarem presentes em meios com relações fortes e duradouras com as suas audiências. E que comunicam para elas de forma inovadora e consistente, para lá da mera disponibilização de uma grelha de conteúdos.
São elas que asseguram a capacidade de antecipar ou de dar resposta às flutuações de audiências e nos próprios media e anunciantes, em que a frieza das métricas reina, mas há também uma procura por conexões reais e emocionais, que as autopromoções e a inovação estabelecem.
Por estas razões, os Prémios M&P Criatividade em Autopromoções & Inovação em Media valorizam, avaliam e distinguem, o melhor que os meios de comunicação nacionais criam nestas áreas. Na 11ª edição consecutiva destes galardões, contamos com 47 categorias em Autopromoções e 3 em Inovação, ambas integradas em três grandes categorias (Televisão, Rádio e Imprensa), com a transversalidade do digital em todas áreas.
Além dos troféus por categorias e dos dois grandes prémios (Autopromoções e Inovação), esta é a terceira edição em que distinguimos a Empresa de Media do Ano, a que conquistar mais prémios e caso o número de pontos obtidos o justifique. Esta contabilização é feita em função dos votos em cada empresa de media, em que cada Ouro vale 3 pontos, Prata 2, Bronze 1 e shortlist 0,5. O Grande Prémio vale 7 pontos, anulando os 3 que o trabalho ganhou com o Ouro.
Filipa Avillez (Media Nove), Filipa Marçal Grilo (Impresa), Hellington Vieira (The Walt Disney Company Portugal), João Lobo (Renascença Multimédia), João Magalhães (Canais TVCine), José Manuel Gomes (MediaLivre), Luís Delgado (Trust in News), Manuel Simões de Almeida (Bauer Media Audio Portugal), Mafalda Campos Forte (Global Media), Marina Ramos (RTP) e Rudolf Gruner (Observador) são os representantes dos meios de comunicação social que vão avaliar os trabalhos a concurso.
Até à revelação dos vencedores da 11ª edição dos Prémios M&P Criatividade em Autopromoções & Inovação em Media, reveja os anteriores premiados e inscreva trabalhos aqui.