Edição digital
PUB
Media

11ª edição dos Prémios M&P Criatividade em Autopromoções & Inovação em Media

Filipa Avillez (Media Nove), Filipa Marçal Grilo (Impresa), Hellington Vieira (The Walt Disney Company Portugal), João Lobo (Renascença Multimédia), João Magalhães (Canais TVCine), José Manuel Gomes (MediaLivre), Luís Delgado (Trust in News), Manuel Simões de Almeida (Bauer Media Audio Portugal), Mafalda Campos Forte (Global Media), Marina Ramos (RTP) e Rudolf Gruner (Observador) são os representantes dos meios de comunicação social que vão avaliar os trabalhos a concurso

Meios & Publicidade
Media

11ª edição dos Prémios M&P Criatividade em Autopromoções & Inovação em Media

Filipa Avillez (Media Nove), Filipa Marçal Grilo (Impresa), Hellington Vieira (The Walt Disney Company Portugal), João Lobo (Renascença Multimédia), João Magalhães (Canais TVCine), José Manuel Gomes (MediaLivre), Luís Delgado (Trust in News), Manuel Simões de Almeida (Bauer Media Audio Portugal), Mafalda Campos Forte (Global Media), Marina Ramos (RTP) e Rudolf Gruner (Observador) são os representantes dos meios de comunicação social que vão avaliar os trabalhos a concurso

Sobre o autor
Meios & Publicidade
Dossier Relacionado
autopromoções

A criatividade nas autopromoções e a inovação nos media são uma necessidade estratégica na retenção e atração de audiências, na construção de relacionamentos fortes com o público, na diferenciação e relevância dos meios de comunicação, com o consequente aumento de receitas de publicidade e de vendas de produtos de media.

Num setor em que a atenção – melhor, a fidelização da atenção – é o bem mais valioso, a par com a capacidade de gerar e reinventar formatos e conteúdos, as autopromoções e a inovação são parte da sobrevivência e longevidade dos meios de comunicação, que enfrentam hoje, mais do que nunca, inúmeros desafios num mercado cada vez mais competitivo.

PUB

São elas que ajudam a captar a atenção dos públicos-alvo, num contexto saturado de informação e de entretenimento em múltiplas plataformas, transformando espetadores/leitores ocasionais em fãs leais. Campanhas promocionais de meios de comunicação, únicas e memoráveis, podem posicioná-los como líderes no seu segmento, criando uma identidade distinta que ressoa com o público.

São elas que reforçam os valores e a missão de cada media. Comunicam não apenas os conteúdos que disponibilizam, mas também o que representam, ajudando a construir uma identidade de marca sólida e reconhecível.

São elas que podem contribuir para o aumento das receitas, estimulando as audiências e a consequente atração de anunciantes, dispostos a pagar mais para estarem presentes em meios com relações fortes e duradouras com as suas audiências. E que comunicam para elas de forma inovadora e consistente, para lá da mera disponibilização de uma grelha de conteúdos.

São elas que asseguram a capacidade de antecipar ou de dar resposta às flutuações de audiências e nos próprios media e anunciantes, em que a frieza das métricas reina, mas há também uma procura por conexões reais e emocionais, que as autopromoções e a inovação estabelecem.

Por estas razões, os Prémios M&P Criatividade em Autopromoções & Inovação em Media valorizam, avaliam e distinguem, o melhor que os meios de comunicação nacionais criam nestas áreas. Na 11ª edição consecutiva destes galardões, contamos com 47 categorias em Autopromoções e 3 em Inovação, ambas integradas em três grandes categorias (Televisão, Rádio e Imprensa), com a transversalidade do digital em todas áreas.

Além dos troféus por categorias e dos dois grandes prémios (Autopromoções e Inovação), esta é a terceira edição em que distinguimos a Empresa de Media do Ano, a que conquistar mais prémios e caso o número de pontos obtidos o justifique. Esta contabilização é feita em função dos votos em cada empresa de media, em que cada Ouro vale 3 pontos, Prata 2, Bronze 1 e shortlist 0,5. O Grande Prémio vale 7 pontos, anulando os 3 que o trabalho ganhou com o Ouro.

Filipa Avillez (Media Nove), Filipa Marçal Grilo (Impresa), Hellington Vieira (The Walt Disney Company Portugal), João Lobo (Renascença Multimédia), João Magalhães (Canais TVCine), José Manuel Gomes (MediaLivre), Luís Delgado (Trust in News), Manuel Simões de Almeida (Bauer Media Audio Portugal), Mafalda Campos Forte (Global Media), Marina Ramos (RTP) e Rudolf Gruner (Observador) são os representantes dos meios de comunicação social que vão avaliar os trabalhos a concurso.

Até à revelação dos vencedores da 11ª edição dos Prémios M&P Criatividade em Autopromoções & Inovação em Media, reveja os anteriores premiados e inscreva trabalhos aqui.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
Dossier Relacionado
PUB
Publicidade

Dupla de realizadores da Perfect Storm denuncia racismo estrutural da IA em campanha (com vídeo)

Guto Azevedo e Diego Santana Claudino, que integram o contingente de realizadores da Perfect Storm em Portugal e da Primo no Brasil, colaboram na campanha de sensibilização da CUFA e da FNA. Idealizada pela agência Africa Creative, também conta com a participação da Favela Filmes

Os Salsa, dupla de realizadores brasileiros constituída por Guto Azevedo e Diego Santana Claudino que integra o contingente de profissionais do estúdio português de produção Perfect Storm, foram os escolhidos para captar as imagens que dão vida à campanha da Central Única das Favelas (CUFA) e da Frente Nacional Antirracista (FNA) que denuncia o alegado racismo estrutural presente nos conteúdos gerados com recurso a ferramentas de inteligência artificial (IA) no Brasil.

Desenvolvido pela produtora Primo em colaboração com a Africa Creative e a Favela Filmes, braço audiovisual da CUFA, o filme promocional que a integra, batizado The Prompt Bias, tem fotografia de Fábio Polito, apurou o M&P. O anúncio apela à monitorização e ao ajustamento das ferramentas de IA, mostrando um homem negro a pedir a um chatbot para gerar a imagem de um homem a assaltar um carro num semáforo de um bairro violento.

Apesar de não fazer qualquer referência a uma etnia ou a um tom de pele na requisição, o que obtém é um homem negro de arma em punho. A intenção é combater as desigualdades sociais através da sensibilização para o problema, uma realidade que os Salsa, que já trabalharam para marcas como a Coca-Cola, a Ikea, a Adidas, a Decathlon, a Pfizer, a Citroen, a Toyota e a Chevrolet, atestam.

“Numa das nossas pesquisas de rotina, fomos confrontados com esse chocante viés racista naquela que é uma das mais prestigiadas plataformas de geração de imagens”, recorda Diego Santana Claudino. “Sentimo-nos imediatamente compelidos a reproduzir aquela experiência e compartilhar o nosso sentimento de perplexidade perante uma série de imagens impregnadas de preconceitos, transpondo-o para um filme”, acrescenta Guto Azevedo.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

Luis Batista Gonçalves

Mais artigos
Artigos relacionados
Com recurso à IA, Mindshare reduz em 41% pegada de carbono da campanha da Milhafre (com vídeo)
Publicidade
Wieden+Kennedy London assina campanha da Nike Football protagonizada por Mbappé, Haaland e Vini Jr (com vídeo)
Publicidade
Expresso e SIC já têm Carta de Princípios para o uso de IA
Media
Novas funcionalidades da Apple criam dificuldades aos anunciantes
Digital
Havas vai investir €400 milhões em IA e em novo sistema operativo
Marketing
Vitacress lança nova assinatura em campanha da McCann Lisboa, On Spot Net, Souza Filmes e Upstairs (com vídeo)
Publicidade
Nos comunica fibra que desafia a gravidade com campanha da Havas (com vídeo)
Publicidade
Beiersdorf volta a escolher Bro Cinema para campanha mundial da Nivea Sun (com vídeos)
Publicidade
Iberdrola incentiva transição energética com campanha da Bar Ogilvy (com vídeo)
Publicidade
Galp convida todos a apoiar a seleção nacional no Euro 2024 (com vídeo)
Publicidade
Marketing

Adclick Group abre segundo escritório em Lisboa após fusão da Adclick com a Wace e a Inphluent

A Adclick fundiu-se com a Wace e a Inphluent, dando origem ao Adclick Group. Com escritórios em Lisboa e no Porto, o novo grupo empresarial especializado em marketing de influência e content marketing data-driven, que conta com 44 colaboradores, ultima a abertura de um segundo polo na capital

O Adclick Group, que resulta da fusão da agência especialista em paid media, performance e criação de audiências Adclick com a agência especialista em content marketing Wace e com a agência integrada de marketing de influência e criação de conteúdo Inphluent, vai abrir um segundo escritório em Lisboa para reforçar a oferta de serviços e dar apoio à delegação do Porto. “Esta fusão cria uma entidade altamente especializada em content marketing data-driven, uma área de crescente relevância no marketing digital”, explica ao M&P Bruno Salomão, diretor de crescimento da nova organização.

Liderado por Nuno Soares, o Adclick Group beneficia da sinergia criada entre as três empresas para propor aos clientes uma arquitetura de ações comunicacionais coesa e estratégica. “Ao combinar as forças das três agências, o Adclick Group oferece uma gama de serviços integrados que cobrem todo o percurso do consumidor digital. Esta combinação única permite-nos desenvolver estratégias de marketing digital abrangentes, personalizadas e baseadas em dados, garantindo que os clientes se destaquem num mercado cada vez mais competitivo”, esclarece o CEO do Adclick Group.

Integrar as operações de forma coesa para manter a consistência dos serviços que as três agências prestavam é um dos maiores desafios. “Quando planeámos a fusão, identificámos que o principal seria alinhar os processos e metodologias a nível interno. Mas, com a vasta experiência da holding Impacting Group e um planeamento meticuloso, conseguimos transformar esse desafio numa oportunidade de sucesso”, afirma Bruno Salomão, revelando que a fusão irá permitir ao Adclick Group “criar um modelo flywheel, com 44 pessoas com enorme expertise nas diferentes áreas”.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

Luis Batista Gonçalves

Mais artigos
Publicidade

José Cid protagoniza campanha da Olá criada pela WYcreative (com vídeo)

A campanha multimeios tem direção criativa de Carlos Pontes, Tiago Varino e Sérgio Lobo e está presente em televisão, digital e publicidade exterior. O filme, produzido pela Bro e realizado por Chico Gomes, transporta os protagonistas para um mundo paralelo, onde José Cid canta diversos trechos de algumas das suas músicas mais emblemáticas

Sob o mote ‘É bom, ontem, hoje e amanhã’, a Olá recorre ao protagonismo do cantor José Cid e das suas músicas na nova campanha multimeios criada pela WYcreative, para promover o novo gelado Cornetto Brigadeiro, desenvolvido em exclusivo para o mercado nacional.

“O novo Cornetto Brigadeiro reúne todos os ingredientes para surpreender este verão. Um sabor que tem tanto de surpreendente como de inacreditável. Apetece dizer que contado ninguém acredita”, refere o comunicado de imprensa que cita Tiago Varino e Carlos Pontes, diretores criativos da WYcreative, acrescentando que “José Cid era o ingrediente extra que faltava para materializar este pensamento e tornar o novo Brigadeiro no próximo hit de verão”.

A campanha multimeios, que contou com a direção criativa de Carlos Pontes, Tiago Varino e Sérgio Lobo da WYcreative, está presente em televisão, digital e publicidade exterior. O filme publicitário, produzido pela Bro Cinema e realizado por Chico Gomes, transporta os protagonistas para um mundo paralelo, numa praia onde José Cid canta diversos trechos de algumas das suas músicas mais emblemáticas, associadas ao novo gelado.

“A inovação é uma parte fundamental da nossa estratégia. Todos os anos, os consumidores aguardam com entusiasmo pelas novidades da Olá. Este ano, estamos especialmente orgulhosos por apresentar o Cornetto Brigadeiro, um gelado desenvolvido exclusivamente para os portugueses. A nossa campanha, protagonizada pela energia contagiante do José Cid, é uma homenagem à criatividade e ao prazer de saborear algo único e apaixonante”, refere Bernardo Mello, diretor de marketing da Olá, citado em nota de imprensa.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
Marketing

Havas vai investir €400 milhões em IA e em novo sistema operativo

O novo sistema operativo pretende tirar partido da criatividade, dos meios de comunicação e das capacidades de produção da Havas, com base em IA, dados e tecnologia, facilitando a colaboração global das suas redes e agências e o impulso dos negócios dos clientes

A Havas vai investir €400 milhões em inteligência artificial (IA), dados e tecnologia nos próximos quatro anos, anunciou o presidente do conselho de administração do grupo, Yannick Bolloré, em conferência de imprensa a 18 de junho, no Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions. Para além deste investimento, a Havas apresentou uma nova estratégia global para responder às necessidades cada vez maiores dos clientes, com a implementação do novo sistema operativo Converged OS, baseado em IA.

“Com o objetivo de reforçar o impacto positivo para os nossos clientes e contribuir para o futuro da indústria das comunicações em rápida evolução, a nossa nova estratégia Converged vai construir ainda mais pontes do que nunca, entre criatividade, media, produção e tecnologia. Estamos a construir um modelo que é pensado para o futuro, agnóstico em termos de dados e parcerias tecnológicas e perfeitamente interoperável com os sistemas dos nossos clientes, para satisfazer as suas necessidades de forma ainda mais rápida e económica”, explica Yannick Bolloré, presidente do conselho de administração da Havas, citado em nota de imprensa.

O novo sistema operativo pretende tirar partido da criatividade, dos meios de comunicação e das capacidades de produção da Havas, com base em IA, dados e tecnologia, para tornar as suas redes e agências globais ainda mais próximas dos clientes, facilitando a colaboração global e o impulso dos negócios dos clientes. O Converged OS vai estar disponível em todas as redes e áreas de especialização da Havas e será implementado nos próximos meses.

Sobre o autorDaniel Monteiro Rahman

Daniel Monteiro Rahman

Mais artigos
Cannes Lions

Cannes Lions 2024 Dia 3: Conheça os vencedores dos Grandes Prémios (com vídeos)

O Festival Internacional de Criatividade entregou, na gala na noite de 19 de junho, os troféus aos vencedores dos Grandes Prémios nas categorias Creative B2B Lions, Creative Data Lions, Direct Lions, Media Lions, PR Lions e Social & Influencer Lions (na foto)

Depois do primeiro dia, em que distinguiu os melhores trabalhos nas categorias de Health & Wellness, Health for Good, Print & Publishing, Radio & Audio, Outdoor e Pharma, e do segundo dia, em que anunciou os vencedores nas categorias de Design, Digital Craft, Entertainment, Entertainment Lions for Gaming, Entertainment Lions for Music, Entertainment Lions for Sport, Film Craft e Industry Craft, a 71ª edição do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, a decorrer até 21 de junho, entregou a terceira ronda de Grandes Prémios, numa gala realizada na noite de quarta-feira, 19 de junho.

Na categoria Creative B2B Lions, ‘Meet Marina Prieto’, desenvolvida pela David para a JCDecaux, conquistou o troféu máximo. Para demonstrar a eficácia das estações de metro de Madrid como suporte publicitário, a agência espanhola recorreu a Marina Prieto, uma idosa de 100 anos com apenas 28 seguidores no Instagram, promovendo as suas publicações em múpis. Em poucos dias, o perfil da madrilena cresceu 39.285%, alcançando mais de 1,5 milhão de visualizações e um aumento de 13,4% nas interações.

A campanha ‘Room For Everyone’, da McCann Poland para a Mastercard, foi distinguida com o Grande Prémio em Creative Data Lions. O filme publicitário retrata os meses que se seguiram à invasão da Ucrânia pela Rússia, que obrigou 1,55 milhões de ucranianos a fugir para a Polónia, aumentando a população do país em 4%. A vaga de imigração gerou tensões sociais, mas também sinergias que a empresa de crédito desvenda no anúncio.

A campanha ‘The Everyday Tactician’, que já tinha ganho um Grande Prémio na categoria de Entertainment Lions for Gaming, repetiu o feito na categoria Direct Lions. Protagonizada por Nathan Owolabi, a série digital, idealizada pela McCann London para a Xbox, mostra o jogador de Football Manager, que ficou conhecido por ter sido contratado pelo clube inglês Bromley para orientar a equipa, a revelar as táticas de futebol que usou para levar a competir na Liga de Futebol Inglesa pela primeira vez em 132 anos.

Em Media Lions, o Grande Prémio foi entregue à Gut, agência criativa sediada em São Paulo, pela campanha ‘Tá Na Mão’, desenvolvida para a plataforma de comércio eletrónico Mercado Livre. O filme publicitário, destinado a promover a Black Friday no Brasil, foi exibido na TV Globo, transformando cenas de apertos de mão em oportunidades de descontos. Em vez de competir por espaços publicitários convencionais, a plataforma de comércio eletrónico integrou códigos QR em mais de dois milhares de cenas de programas, que, ao serem lidos pelos telespetadores, davam acesso a promoções exclusivas.

Em PR Lions, o vencedor do Grande Prémio é outro repetente. O júri do festival distinguiu a ‘The Misheard Version’, que já tinha ganho o Grande Prémio na categoria Radio & Audio. A campanha da Golin London recupera a canção “Never gonna give you up”, um êxito internacional do britânico Rick Astley. Encomendada pela Specsavers, empresa de serviços de audiologia e oftalmologia, a campanha de sensibilização pretende combater o estigma em relação aos testes auditivos.

Na categoria Social & Influencer Lions, a Ogilvy PR conquistou o Grande Prémio com ‘Michael CeraVe’ (na foto no topo), campanha que desenvolveu para a marca de dermocosmética CeraVe. Protagonizado pelo cantor e compositor canadiano Michael Cera, e tirando partido da semelhança do apelido com o nome da marca, o anúncio mostra o artista a tentar convencer um grupo de dermatologistas que é o autor das formulações dos produtos CeraVe.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
Media

Impresa une-se à Mediaprobe para expandir métricas que disponibiliza aos anunciantes

O acordo estabelecido entre as duas entidades permite à Impresa passar a fornecer às marcas indicadores emocionais dos consumidores impactados no momento em que são confrontados com os anúncios, permitindo-lhes otimizar os investimentos em publicidade e marketing

A Impresa e a Mediaprobe, empresa especialista em medição do impacto emocional de conteúdos através de dados biométricos, estabeleceram uma parceria para aumentar e aprofundar os dados sobre o desempenho das campanhas publicitárias que fornecem aos anunciantes, passando a disponibilizar-lhes indicadores emocionais dos consumidores impactados no momento em que são confrontados com os anúncios. “Pela primeira vez, a medição vai além da contagem dos olhos, disponibilizando métricas que permitem a compreensão e a ativação com base no impacto emocional dos conteúdos nos consumidores”, informa o grupo de media em comunicado.

O acordo assinado tem a ambição de melhorar o futuro das métricas de desempenho publicitário, “elevando os padrões de medição de conteúdos media em território nacional”, refere o documento. “Os anunciantes reconhecem a importância de ter acesso a métricas que lhes assegurem que os seus investimentos são colocados em conteúdos de qualidade, e que o impacto da publicidade, quer em breaks quer sob a forma de branded content, é otimizado”, justifica Pedro Almeida, CEO da Mediaprobe.

Depois de ter estabelecido uma parceria com a Nova IMS, a Impresa volta a associar-se a outra entidade para se diferenciar. “Estamos do lado dos anunciantes para que tenham cada vez mais eficácia a chegar aos seus consumidores e ao público que querem atingir. Por isso, é com entusiasmo que iniciamos esta parceria, que nos permitirá elevar o padrão de medição de media no nosso mercado. Os anunciantes poderão tomar decisões com mais e melhor informação e um sentido estratégico mais apurado, assegurando que as suas campanhas publicitárias têm os melhores resultados possíveis”, garante Francisco Pedro Balsemão, CEO do grupo Impresa.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
Publicidade

Vitacress lança nova assinatura em campanha da McCann Lisboa, On Spot Net, Souza Filmes e Upstairs (com vídeo)

“Folhas que respiram e inspiram” é o novo mote que a marca do Grupo RAR assume no mercado português. Além da campanha, a nova assinatura é promovida através de um passatempo que oferece viagens de helicóptero e fins de semana no Craveiral Farmhouse, no Alentejo

A Vitacress tem uma nova assinatura, “Folhas que respiram e inspiram”, um conceito que está a ser promovido através de uma campanha multimeios que resulta de uma colaboração entre a marca alimentar do Grupo RAR, a agência publicitária McCann Lisboa, a agência de marketing On Spot Net, a produtora audiovisual Souza Filmes e o estúdio de design Upstairs, apurou o M&P. O planeamento de meios da comunicação publicitária, que decorre de 17 de junho e 31 de agosto, está a cargo da Initiative.

“A campanha e o novo mote vão estar refletidos no ponto de venda, através de faixas promocionais e de uma imagem mais moderna das embalagens. Além disso, serão difundidos em rádio, em múpis, no digital e no website oficial da marca, assegurando uma vasta cobertura com vista ao envolvimento do público”, informa a Vitacress em comunicado de imprensa.

Para além dos filmes publicitários que integram a ação promocional, a insígnia está também a dar a conhecer a nova assinatura através de um passatempo que oferece viagens de helicóptero e fins de semana no Craveiral Farmhouse, no Alentejo. “Com esta promoção e o nosso novo mote, reforçamos o elo entre a natureza e o consumidor, proporcionando não apenas produtos de qualidade superior, mas também experiências”, refere Nuno Crispim, diretor de marketing da Vitacress.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

Luis Batista Gonçalves

Mais artigos
Marketing

Marcos Rocha é o novo gestor de contas da Mohit

O profissional (na foto) já integrou as equipas das agências Ellephant e Adagietto, nas áreas de media social, relações públicas, agenciamento e produção de eventos. Reforçar o departamento de agenciamento e expandir o marketing de influência da Mohit é o objetivo da contratação

Marcos Rocha é o novo gestor de contas da Mohit Entertainment, agência especializada em agenciamento, gestão de carreira, marketing digital e marketing de influência. Com cerca de oito anos de experiência, o profissional junta-se à Mohit com o objetivo de reforçar o departamento de agenciamento e expandir a área de marketing de influência.

“É um privilégio integrar a equipa incrível da Mohit. Há alguns anos que acompanho de perto o trabalho e estou muito motivado em poder fazer parte do seu crescimento. Ter a oportunidade de trazer todo o meu ‘know-how’, desenvolver estratégias e pensar de forma 360º a comunicação dos clientes do universo da Mohit é muito desafiante”, afirma em comunicado de imprensa Marcos Rocha.

Formado em Ciências da Comunicação pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, o profissional já integrou as equipas das agências Ellephant e Adagietto, nas áreas de media social, relações públicas, agenciamento e produção de eventos. Nos últimos dois anos foi responsável pelo departamento de marketing de influência da Adagietto, onde colaborou com a L’Oréal, Unibanco, Banco BiG, marcas da Sonae, BMW, IKEA, H&M, Uriage, Zippy, Grupo Capricciosa e Nobre.

Fábio Batista, sócio da Mohit, explica que com o crescimento do volume de negócio da agência houve necessidade de ir ao mercado contratar um profissional com uma ambição e visão comuns à Mohit. “Cada vez mais a área de marketing de influência tem sido uma aposta por parte das marcas e queremos evoluir nesta área da comunicação. Este é um passo a olhar para o futuro, de reforço da nossa oferta de serviços e de compromisso com os nossos agenciados e clientes em fazer mais e melhor”, refere Fábio Batista.

A Mohit é responsável pelo agenciamento e gestão dos influenciadores e criadores de conteúdos digitais Bernardo Almeida, Lucas With Strangers, Miguel Paraíso, Owhana, Miguel Magalhães e do músico Miguel Carmona. Os festivais La Punta e Sudoeste são as mais recentes entradas nas áreas de gestão de redes sociais e ativações de marca, e, respetivamente, de marketing de influência.

 

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
Cannes Lions

Cannes Lions 2024 Dia 2: Conheça os vencedores dos Grandes Prémios (com vídeos)

Os Grandes Prémios de Design, Digital Craft, Entertainment, Entertainment Lions for Gaming, Entertainment Lions for Music, Entertainment Lions for Sport, Film Craft e Industry Craft já são conhecidos

A 71ª edição do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, a decorrer até 21 de junho, continua a acrescentar nomes à lista de vencedores de Grandes Prémios, depois de um primeiro dia que distinguiu os melhores trabalhos nas categorias de Health & Wellness, Health for Good, Print & Publishing, Radio & Audio, Outdoor e Pharma.

Na noite de 18 de junho, segundo dia do festival, foi entregue uma nova leva de Grandes Prémios. Na categoria de Design, a agência Circus Grey foi premiada com o ‘Sightwalks’ para a Cemento Sol, fabricante de cimentos e pavimentos, que realça a importância para os invisuais de marcas nos pavimentos dos passeios. O projeto dá a conhecer a iniciativa da empresa que disponibiliza placas informativas acessíveis com símbolos identificadores de estabelecimentos comerciais, restaurantes, cabeleireiros, hospitais e paragens de autocarros.

Na categoria Digital Craft, a distinguida com o Grande Prémio foi a ‘Spreadbeats’, campanha da FCB New York para o Spotify protagonizada por uma célula de Excel verde. O filme publicitário, gráfico e musical, arranca com o programa informático em preto e branco e vai ganhando cor à medida que vai transmitindo uma mensagem de alegria e diversão.

A ‘We Are Ayenda’, campanha que a Creative X, a Palo Alto e a Modern Arts conceberam para o WhatsApp, é a vencedora do Grande Prémio na categoria de Entertainment. Realizado pela canadiana Amber Fares, o minidocumentário parte de uma história verdadeira para mostrar a fuga da equipa feminina da seleção juvenil de futebol do Afeganistão. Após a chegada dos talibã ao poder em 2021, as jogadoras tiveram de abandonar o país para não serem presas.

Na categoria de Entertainment Lions for Gaming, o Grande Prémio foi para a McCann London, com o trabalho ‘The Everyday Tactician’, para a Xbox. Protagonizada por Nathan Owolabi, a série digital mostra o jogador de Football Manager, que ficou conhecido por ter sido contratado pelo clube inglês Bromley para orientar a equipa, a revelar as táticas de futebol que usou para levar a competir na Liga de Futebol Inglesa pela primeira vez em 132 anos.

A agência brasileira AlmapBBDO conquistou o Grande Prémio na categoria de Entertainment Lions for Music, com a campanha ‘Errata at 88’ criada para a Diageo. O anúncio arranca a preto e branco, em 1962, e homenageia Alaíde Costa, cantora e compositora brasileira que figura entre os percussores da bossa nova, recordando o impulso que o patrocínio da Johnnie Walker deu à carreira da artista de 88 anos.

Na categoria Entertainment Lions for Sport, o Grande Prémio foi para a campanha ‘Women’s Football’, encomendada pela empresa de telecomunicações francesa Orange à Marcel. O anúncio televisivo, que pretende combater estigmas e preconceitos, tornou-se viral à medida que os que o foram vendo foram percebendo que as jogadas em campo não pertenciam aos jogadores da seleção masculina de futebol francesa mas, sim, a duas jogadoras da seleção feminina, Delphine Cascarino e Sakina Karchaoui.

‘The Square Meter’, campanha que a Heimat TBWA desenvolveu para a Hornbach, ganhou o Grande Prémio na categoria Film Craft. O filme mostra o quotidiano de um grupo de moradores que vive num prédio com divisões minúsculas, realçando a importância que os espaços todos têm para aqueles que os habitam.

Na categoria Industry Craft, o Grande Prémio foi atribuído à Scholz & Friends pela campanha ‘The 100th Edition’, para o jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung. A protagonista é uma idosa judia (na foto no topo), que foi fotografada por Wim Wenders no Memorial do Holocausto, em Berlim. O anúncio que suporta o filme publicitário da campanha foi divulgado a 27 de janeiro de 2024, para assinalar o aniversário da libertação de Auschwitz, onde a protagonista do anúncio esteve detida.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
Media

Audiências Euro 2024: Transmissão Portugal x Chéquia dá à SIC 62,8% de quota

Primeiro jogo da seleção nacional impacta nas audiências da SIC, que com a transmissão da partida liderou no total do dia, com 26,6% de share, seguida da TVI (13,3%) e da RTP1 (8,5%)

Dia 18 de junho de 2024 fica marcado pela estreia de Portugal no Euro 2024. A equipa das quinas entrou a vencer no europeu, com uma vitória por 2-1 frente à Chéquia. Uma vitória arrancada a ferros, com o golo da vitória a surgir já no tempo de compensação, pelo “espalha-brasas” Francisco Conceição.

Com transmissão na SIC, a primeira do canal neste Europeu, o jogo foi visto por um total de 5,3 milhões de portugueses, correspondendo a uma audiência média de 3,4 milhões de telespetadores e a um share de 62,8%. O encontro, que também teve transmissão na Sport TV, foi visto por um total de 336 mil telespetadores no canal de subscrição, a que correspondeu uma audiência média de 201 mil telespetadores e um share de 3,7%.

O primeiro jogo da seleção nacional no Euro 2024 teve um forte impacto nas audiências da SIC, que graças à transmissão da partida, liderou no total do dia com um share de 26,6%, seguida da TVI com 13,3% de share e da RTP1 com 8,5% de share. Destaque ainda para a Sport TV, que com um share de 1,6% no total do dia, foi o quarto canal de ‘pay-tv’ mais visto do dia, ficando atrás apenas dos canais de informação CMTV, CNN Portugal e SIC Notícias.

Primeiro jogo de Portugal no Euro 2024 mais visto do que primeiro jogo do Mundial 2022 e Euro 2020

O jogo de estreia de Portugal no Euro 2024, quando comparado com os primeiros jogos das duas últimas competições (Mundial de 2022 e Euro 2020), foi o mais visto em canal aberto. Verificou-se uma audiência média de 3,4 milhões de telespetadores (+51% do que o primeiro jogo de Portugal no Mundial frente ao Gana).

A nível de share, o jogo de terça-feira foi o que verificou um share mais baixo, ainda assim superior a 62%. Importa referir que os jogos Hungria x Portugal, do Euro 2020 e o Portugal x Gana, do Mundial de 2022, registaram valores mais elevados de share, devido ao horário de transmissão dos jogos que se realizaram durante o horário laboral. Ou seja, menos pessoas viram os jogos Hungria x Portugal e Portugal x Gana, mas entre as pessoas que estavam a ver televisão a percentagem de pessoas que estava a acompanhar o jogo foi superior.

Portugal X Chéquia com pico máximo de 3,8 milhões de telespetadores

O jogo de Portugal contra a Chéquia registou uma tendência de crescimento ao longo de toda a emissão. Os golos só surgiram na segunda parte, sendo esta a que registou maiores níveis de audiência. Provod abriu o marcador a favor da Chéquia às 21h19, provocando a primeira subida nas audiências.

Depois de uma ligeira diminuição das audiências, às 21h27, com o golo do empate de Portugal, voltou a verificar-se um novo crescimento da audiência. Às 21h44 voltou a registar-se um crescimento das audiências com o golo anulado a Diogo Jota, que deixou os portugueses em suspense à espera da intervenção do vídeo-árbitro.

Cinco minutos mais tarde, às 21h49, no segundo golo de Portugal apontado por Francisco Conceição, verificou-se um novo crescimento da audiência, tendo sido neste momento que se verificou a audiência máxima do programa.

Perfil jogos vs população: Portugal X Chéquia na SIC

Relativamente ao perfil do jogo transmitido pela SIC, o Portugal x Chéquia registou uma maior afinidade junto de um público masculino, de faixas etárias mais jovens (+45 anos) e classes sociais médias (B e C).

Os jogos da seleção nacional apresentam um perfil mais transversal do que os jogos do Europeu em que Portugal não participa. Nos jogos da seleção nacional verifica-se uma menor diferença entre homens e mulheres e uma maior afinidade junto de faixas etárias mais jovens.

 

Elaborado por Initiative/ Mediabrands Insight sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em YUMI, Telereport –
Mediamonitor; Alvo Ind 4+. Tipologia de audiência: Total Dia; Período da Análise: junho de 2024; Outros: Visionamento residual de canais não auditados, visionamento em diferido noutros dias e outras utilizações da TV como streaming e consolas

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2024 Meios & Publicidade. Todos os direitos reservados.