Portugueses compram menos presentes, mas gastam mais dinheiro
“Embora o valor médio gasto tenha aumentado 10% face a 2023, isso não reflete maior poder de compra, mas sim a pressão do aumento dos preços”, assegura Mafalda Ferreira, coordenadora do estudo ‘Compras de Natal 2024’, do IPAM, que estima a média nacional de gastos em €392
Luis Batista Gonçalves
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Os portugueses preveem gastar mais dinheiro no Natal, mas têm a intenção de oferecer menos presentes. De acordo com o estudo ‘Compras de Natal 2024’, do IPAM, as estimativas de gastos rondam, em média, os €392, um montante acima do mencionado na análise do ano passado.
“Embora o valor médio gasto tenha aumentado 10% face a 2023, isso não reflete maior poder de compra, mas sim a pressão do aumento dos preços”, assegura Mafalda Ferreira, coordenadora do estudo. A inflação e a incerteza económica são as causas mais apontadas para a redução do número de ofertas natalícias, com 58% dos inquiridos a referi-las.
“O aumento dos preços está a levar a ajustes no comportamento dos consumidores, que procuram adaptar-se às dificuldades económicas: cerca de 42,6% pretendem reduzir os custos totais, enquanto 34,4% vão diminuir o número de presentes a comprar e a lista de pessoas contempladas. O que é particularmente interessante é o modo como os consumidores estão a priorizar: focam-se em crianças e familiares diretos, enquanto ajustam as despesas para manter as tradições sem comprometer o orçamento”, revela a responsável.
À semelhança do ano anterior, para as crianças até aos 12 anos, os brinquedos lideram as preferências, seguidos da roupa e do calçado. Para os adolescentes, as escolhas recaem sobre roupa/sapatos (35%) e jogos eletrónicos (18%). Já para os adultos, os destaques vão para roupa/sapatos (24%) e acessórios de moda (20%). No que diz respeito aos hábitos de compra, 27% dos consumidores optam exclusivamente por compras online, um reflexo da mudança trazida pela pandemia e consolidada nos últimos anos.
Ainda assim, os centros comerciais continuam a ser os locais mais procurados para a compra de presentes, tendo sido apontados por 21% dos 560 inquiridos maiores de 18 anos que responderam ao inquérito, que o IPAM promoveu entre 23 de novembro e 10 de dezembro.
“A alimentação típica de Natal mantém-se essencial para muitos portugueses: 57% planeiam adquirir produtos específicos da época, com um gasto médio de €120. Bacalhau, bolo-rei e outros doces tradicionais continuam a liderar a lista de compras, enquanto 6% dos inquiridos optam por refeições prontas para os dias festivos”, refere a análise.
A divulgação dos resultados do inquérito na base de ‘Compras de Natal 2024’ coincide com a apresentação de um estudo do Observador Cetelem que aponta para previsões de gastos médios no período do Natal a rondar os €272. O valor, 27% acima do que foi mencionado em 2023, é o valor mais alto dos últimos três anos.
“A faixa etária dos 65 aos 74 anos é a que pretende gastar mais neste Natal (€377), em contraste com os mais jovens, entre os 18 e os 24 anos (€176). A Área Metropolitana de Lisboa é a que regista maior intenção de gastos nesta época (€317), mas, em termos regionais, o norte (€267) supera os gastos previstos no centro (€239) e na região que abrange o sul e as ilhas (€261)”, avança o estudo do Observador Cetelem.