Imprensa em Portugal perde 124 mil leitores em 2024
Entre janeiro e dezembro, 5,562 milhões de portugueses contactaram com jornais ou revistas, segundo o Bareme Imprensa da Marktest. Os jornais são mais lidos do que as revistas, com 4,725 milhões de leitores

Meios & Publicidade
Shakira é nova embaixadora da Epson Ibérica
Initiative assume planeamento e compra de media da Volvo
Empresário francês adquire Tupperware e quer faturar €100 milhões até dezembro
Audiências mensais: TVI mantém liderança, mas SIC aproxima-se
Penélope Cruz protagoniza campanha da Geox
Compras representam 53% das burlas em Portugal. Facebook e Instagram dominam
Adico equipa pavilhão de Portugal na Expo 2025 Osaka
Marcas bem-sucedidas conjugam marketing de desempenho com construção da marca
Tox’Inn muda para Bloomer e adota nova assinatura
Bauer Media Group adquire Clear Channel por €577,8 milhões
A imprensa perde 124 mil leitores em 2024, para um total de 5,562 milhões de portugueses, o que representa cerca de 64,7% do universo de estudo do Bareme Imprensa da Marktest. “Isso significa que quase dois em cada três portugueses contactou com estes meios ao longo do ano”, refere a Marktest em comunicado de imprensa.
Em 2023, tinham sido contabilizados 5,686 milhões de leitores, entre os portugueses residentes no Continente com 15 e mais anos, que leram ou folhearam jornais ou revistas.
Entre janeiro e dezembro de 2024, a audiência média de imprensa também desce, cifrando-se nos 31,8%. “Essa foi a percentagem de portugueses que leu ou folheou a última edição de um qualquer título de imprensa estudado no Bareme Imprensa, num total de 2,734 milhões de indivíduos”, refere o documento. Em 2023, tinha sido de 34,6%, o que corresponde a uma redução de 2,8 pontos percentuais.
Segundo a edição de 2024 do Bareme Imprensa, os jornais são mais lidos do que as revistas, totalizando 4,725 milhões de leitores. “Os leitores de jornais representam 55% do universo estudado, ao passo que os leitores de revistas representam 42,9%, num total de 3,684 milhões de leitores”, destaca a Marktest. Em 2023, totalizavam 4,941 milhões de leitores, com os jornais a representar 57,5% do universo estudado e as revistas 45,5%.