Crescimento do futebol feminino é uma oportunidade para as marcas
Os adeptos do futebol feminino tendem a consumir mais desporto e entretenimento, com gastos em artigos desportivos 71% acima da média da população e gastos em entretenimento 41% superiores, revela estudo da Visa, patrocinadora do campeonato de futebol feminino da UEFA
Daniel Monteiro Rahman
Natal no M&P com notícias diárias no site
Milka promove Calendário do Advento digital e interativo
Media britânicos recusam uso de obras protegidas por empresas de IA
Joana Santos Silva é a nova CEO do ISEG Executive Education
Holiday Inn Porto Gaia entra no ano novo inspirado na Era Disco dos anos 70 e 80
Temu cresce em mercados ocidentais e enfrenta desafio da rentabilidade
Rádio Comercial mantém liderança
Bloom lança concurso no TikTok para escolher influenciadoras digitais
Sesimbra Oceanfront Hotel convida a celebrar a passagem de ano com vista deslumbrante sobre o mar
Tascaria São Rafael é o spot perfeito com clássicos modernos portugueses para um fim de ano inesquecível
A taxa de audiência global do Campeonato do Mundo de Futebol Feminino aumentou 163% entre 2015 e 2023, de acordo com um novo estudo da Visa, patrocinadora do campeonato de futebol feminino da UEFA, que traça o crescimento e a oportunidade associada a este desporto. A taxa de audiência global sobe para 215% quando se refere ao Campeonato Europeu de Futebol Feminino, no período entre 2013 e 2022, representando um público em rápido crescimento e uma oportunidade de marketing para as marcas.
“Ao tornarem-se um negócio sério, as marcas encarregadas de colocar em primeiro plano o futebol feminino, como o Campeonato do Mundo de Futebol Feminino da FIFA, adaptaram-se para se tornarem marcas muito mais centradas na cultura. Algumas das ativações das marcas envolvidas foram verdadeiramente vanguardistas”, refere uma análise da WARC sobre este estudo.
Realizado com base em entrevistas a 7 mil fãs em sete países, o estudo demonstra que 53% dos adeptos de futebol feminino desenvolveram o seu interesse pelo jogo nos últimos três anos. Esta percentagem sobe para 62% entre os jovens dos 18 aos 24 anos. 44% esperam ainda envolver-se mais com o desporto nos próximos três anos.
Os adeptos do futebol feminino tendem a consumir mais desporto e entretenimento, com gastos em artigos desportivos 71% acima da média da população e gastos em entretenimento 41% superiores. Já 70% veem o envolvimento das marcas como um impulso para a visibilidade do desporto, enquanto 67% veem as marcas como fundamentais para o desenvolvimento do desporto.
“Veja-se o caso da Orange, a empresa de telecomunicações francesa, que na campanha ‘WoMen’s Football’ utilizou efeitos visuais avançados para surpreender os adeptos de futebol com imagens de futebol masculino que se revelaram ser de futebol feminino, para mostrar que não havia qualquer diferença significativa no desporto. No entanto, antes do Campeonato do Mundo, os patrocinadores não se manifestaram, apesar de existir uma oportunidade clara e óbvia”, acrescenta a análise da WARC.