APENO investe €100 mil em canal sobre enoturismo
“Este canal é também uma montra para a qualidade dos nossos vinhos”, diz Maria João de Almeida (na foto), presidente da Associação Portuguesa de Enoturismo. Além dos operadores de televisão Nos, Meo e Vodafone, está prevista a presença do Wine Tourism TV em redes sociais, sites de viagens e da CP e TAP
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A Associação Portuguesa de Enoturismo (APENO) acaba de lançar o Wine Tourism TV, um canal de televisão digital em português, com toda a programação legendada em inglês. Com o objetivo de promover o setor internacionalmente e atrair visitantes para as regiões nacionais, a primeira fase do projeto implica um investimento de €100 mil.
“Inicialmente, o canal conta com dois programas, ‘Wine Tourism World’ e ‘Wine Tourism Talks’, além de um noticiário semanal, o ‘Wine Tourism News’. O ‘Wine Tourism Talks’ também será disponibilizado em plataformas de ‘streaming’ de podcasts, como o Spotify, a Google Podcast e a Apple Podcast”, esclarece Maria João de Almeida, presidente da APENO, citada em comunicado de imprensa.
Com o lançamento do Wine Tourism TV, a organização pretende capitalizar a procura crescente que o enoturismo tem tido em Portugal. “Em 2023, representou 4,2% do contributo do turismo para o PIB, gerando uma faturação de €800 milhões. Estimamos que este valor aumente para 5% até ao final de 2024”, revela a responsável.
A segunda fase do projeto, em fase de desenvolvimento, prevê a expansão para novos idiomas e formatos, incluindo eventos ao vivo, visitas virtuais, uma área de conteúdos ‘premium’ e até uma ‘marketplace’ para associados. Além da distribuição nos operadores de televisão Nos, Meo e Vodafone, está prevista a divulgação em redes sociais, sites de viagens e empresas de transporte, como CP e TAP.
“Este canal é também uma montra para a qualidade dos nossos vinhos. Ao chegar a importadores, distribuidores e consumidores estrangeiros, esperamos impulsionar o crescimento das exportações de vinho português, aumentando a penetração em mercados estratégicos como Estados Unidos, Canadá, Brasil, Reino Unido, Alemanha, França, Espanha e Itália”, acrescenta Maria João de Almeida.