FCB New York é a agência mais premiada do mundo. Publicis Conseil vence na EMEA
Nos World Creative Rankings 2025 do The Drum, onde não figuram criativos nacionais, Liz Taylor, da Ogilvy, é apontada como a diretora criativa mais premiada no mundo. Ogilvy, WPP, AB InBev, FCB New York, Marco Venturelli e Tanvi Phalak lideram os restantes rankings de criatividade

Luis Batista Gonçalves
“Não dependemos de ninguém, nem em Londres nem em Nova Iorque”
BBDO muda de slogan para comunicar novo posicionamento
Judas ganha estratégia e criatividade da Repsol e da Chicco
UHU e APAV promovem cultura de respeito nas relações em campanha da Atrevia (com vídeo)
Agência de marketing desportivo de Iker Casillas quer trabalhar em Portugal (com vídeo)
Google melhora recursos criativos para campanhas
A francesa Publicis Conseil é a agência criativa mais premiada na região EMEA, que abrange Europa, Médio Oriente e África, seguida da Serviceplan Munich, da LePub Italy, da Marcel Paris e da Jung von Matt Hamburg, que fecha o top 5 desta região, revelam os World Creative Rankings 2025, do The Drum.
No top 10 das agências da EMEA mais premiadas, figuram ainda a Ogilvy UK, a Leo Burnett Dubai, a David Madrid, a Lola MullenLowe Madrid e a McCann Worldgroup Poland.
Ogilvy lidera nas multinacionais, WPP ganha nas ‘holdings’
No ranking das agências mais premiadas a nível mundial, a liderança pertence à norte-americana FCB New York, seguida da canadiana Rethink, com a francesa Publicis Conseil a encerrar o pódio. A alemã Serviceplan Munich e a norte-americana VML New York fecham o top 5. No top 10, figuram ainda a LePub Italy, a Dentsu Tokyo, a Marcel Paris, a Jung Von Matt Hamburg e a Ogilvy New York.
O ranking mundial de redes de agências multinacionais é liderado pela Ogilvy, seguida da VML, da McCann, da DDB e da FCB. A lista das ‘holdings’ mais premiadas globalmente é liderada pelo WPP, seguido do IPG, da Omnicom, do Publicis Groupe e da Dentsu.
AB InBev e Unilever em destaque
Segundo os World Creative Rankings 2025 do The Drum, a AB InBev, que detém um portefólio de marcas de cervejas que inclui a Budweiser, Corona, Bud Light, Michelob, Löwenbräu e Stella Artois, é o anunciante mais premiado.
Em segundo lugar, surge a Unilever, com marcas como Axe, Cif, Domestos, Dove, Linic, Presto, Rexona, Skip e Vasenol. A Apple ocupa a terceira posição, à frente da Kraft Heinz, dona das marcas Kraft, Heinz e Philadelphia. Em quinto lugar, surge a Heineken, a fechar o top 5.
No top 10 de anunciantes mais distinguidos com prémios de criatividade, figuram ainda a The Coca-Cola Company, a Orange, a Renault, a McDonald’s e a Mondelez, com um portefólio de marcas como Belvita, Cadbury, Alpen Gold, Côte D’Or, Halls, Mikado, Oreo, Milka, Royal, Toblerone e Wheat Thins.
A vitória da campanha ‘DreamCaster’ da FCB New York
Os World Creative Rankings 2025 do The Drum identificam a campanha ‘DreamCaster’ da FCB New York para a Michelob Ultra, como a mais premiada, seguida da ‘WoMen’s Football’, criada para a Orange pelas agências criativas Marcel e Marcel Paris. Em terceiro lugar, surge ‘Michael CeraVe’, desenvolvida para a CeraVe pela Ogilvy PR, em parceria com a WPP Onefluence.
A campanha ‘Coors Lights Out’ criada pela Rethink para promover a cerveja Coors Light ocupa a quarta posição, à frente de ‘Banned Book Club’, campanha da FCB Chicago para a Digital Public Library of America (DPLA), produzida pela produtora 456 Studios, em quinto lugar.
O top 10 integra ainda as campanhas publicitárias ‘Pub Museums’ (LePub, LePub Italy e Publicis Dublin para a Heineken), ‘855-How-To-Quit-(Opioids)’ (Serviceplan Munich para a Anzen Health), ‘My Japan Railway’ (Dentsu para o Japan Railway Group), ‘Aizome Wastecare’ (Serviceplan Innovation para a Aizome) e ‘Oreocodes’ (VML Commerce para a Oreo).
Os criativos com mais prémios
Liz Taylor, diretora criativa global da Ogilvy, é a diretora criativa mais premiada no mundo, de acordo com os World Creative Rankings 2025, que não nomeiam criativos portugueses em nenhuma das categorias. Na segunda posição está Debbi Vandeven, diretora criativa global da VML. Em terceiro lugar, surge Danilo Boer, diretor global da FCB Global.
Na região EMEA, Marco Venturelli, presidente e diretor criativo da Leo Constellation, é o criativo com mais prémios.
O ranking global dos diretores criativos executivos mais premiados é liderado por Lorenz Langgartner, da Serviceplan Munich. Em segundo lugar, figura Franz Roppischer, da mesma agência. A terceira posição é ocupada por Xavier Blais, diretor criativo executivo e sócio da Rethink. Na região EMEA, Lorenz Langgartner também ocupa a primeira posição.
Tanvi Phalak é, segundo a tabela do The Drum, a diretora de arte mais premiada do mundo, com as campanhas que desenvolve na Serviceplan Munich, repetindo também o feito na região EMEA. Shruthi Subramanian, redator na mesma agência, é o ‘copywriter’ mais distinguido em competições internacionais e na região EMEA.