Audiências mensais: ‘Pay-TV’ atinge o valor mais elevado desde outubro
Nos canais em aberto, o destaque vai para o período do ‘prime-time’ que a TVI recupera, depois de a SIC ter levado a melhor durante o mês de janeiro. É no segundo ‘prime-time’ que a TVI consegue uma maior diferença face à SIC

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A análise de audiências de televisão da agência de meios Initiative, que integra o grupo Mediabrands, revela que em fevereiro o consumo televisivo regista uma diminuição de 1,2 pontos percentuais face ao mês de janeiro.
Contudo, comparando com o mês de fevereiro em 2024, o consumo televisivo aumenta dois pontos percentuais. Entre os canais FTA (RTP1, SIC e TVI), em fevereiro, todos registam uma diminuição do ‘share’.
A TVI, com uma quota de mercado de 15,3% (menos 0,2 pontos percentuais face a janeiro), mantém a liderança seguida da SIC, que com um ‘share’ de 13,7% (menos um ponto percentual face a janeiro) ocupa a segunda posição. É o canal que verifica a maior diminuição depois de, no último mês, com a transmissão da Final Four da Taça da Liga, ter registado bons níveis de audiência.
A RTP1 fica na terceira posição com um ‘share’ de 11% (menos 0,3 pontos percentuais face a janeiro). As tipologias ‘cabo’ e ‘outros’ (visionamento em diferido de alguns canais não auditados e outras utilizações de televisão, como ‘streaming’ ou consolas), são as mais beneficiadas durante o mês de fevereiro, tendo verificado um aumento de 1,5 pontos percentuais e 0,3 pontos percentuais face a janeiro, respetivamente.
Em fevereiro, o crescimento da ‘pay-TV’ para os 40,9% (mais 1,5 pontos percentuais face a janeiro), o valor mais elevado desde outubro, deve-se sobretudo ao crescimento dos canais de informação (CMTV, CNN Portugal, SIC Notícias e Now).
A CMTV é o canal que regista o maior aumento, reforçando a posição de canal preferido dos portugueses no cabo. A instabilidade política e o funeral de Pinto de Costa contribuem para o crescimento.
No caso da CMTV, da CNN Portugal e do Now, o dia 17 de fevereiro, marcado pelo funeral de Pinto da Costa e por um sismo na região de Lisboa, é o dia do mês com o ‘share’ mais elevado. Para além destes canais, destaque ainda para o Star Movies, que, com mais dois pontos percentuais face a janeiro, sobe ao top 10 dos canais de cabo mais vistos do mês.
Em fevereiro, o programa mais visto é o jogo de futebol para a Taça de Portugal, entre o SL Benfica e o SC Braga. A partida tem uma audiência média de 1 milhão e 487 mil telespectadores (vs. 1 milhão e 457 mil do Gil Vicente FC x Sporting CP), o que representa um ‘share’ de 28,4% (vs. 28,2% do Gil Vicente FC x Sporting CP).
Na segunda posição surge o ‘Isto É Gozar Com Quem Trabalha’, programa humorístico apresentado por Ricardo Araújo Pereira, com uma audiência média de 985 mil telespectadores, o que equivale a um ‘share’ de 18,2%.
O concurso ‘O Preço Certo’, com uma audiência média de 922 mil telespectadores e um ‘share’ de 20,1%, completa o pódio de programas mais vistos do mês. A gala do 32º aniversário da TVI surge na quarta posição, com uma audiência média de 912 mil telespectadores e um ‘share’ de 24,3%.
Em relação às audiências por período horário, no mês de fevereiro, a SIC lidera apenas durante o período do almoço com a transmissão do ‘Primeiro Jornal, com 20,4% de ‘share’ (face aos 17,8% da TVI). A RTP1 lidera apenas durante o pré-‘prime’ com a transmissão do programa ‘O Preço Certo’, com um ‘share’ de 15,8% (vs. 14,6% da TVI).
Nos restantes períodos (manhã, tarde, ‘prime-time’ e ‘late night’), a TVI lidera, no entanto, o destaque vai para o período do ‘prime-time’ que a TVI recupera, depois de a SIC ter levado a melhor durante o mês de janeiro. É no segundo ‘prime-time’ que a TVI consegue uma maior diferença face à SIC (16,1% da TVI vs. 14,9% da SIC).