Amazon assume controlo criativo total de James Bond
Através de um acordo, a Amazon anuncia que, em parceria com os estúdios MGM, que adquire em 2022, é formada uma nova empresa que integra Michael G. Wilson e Barbara Broccoli, membros da família que detém os direitos de propriedade intelectual de 007 (na foto)

Meios & Publicidade
The New York Times adota IA na redação
‘Streaming’ representa 20% do valor gasto em direitos de transmissão desportiva em 2025
Audiências semanais: TVI e ‘outros’ em alta
Blue Travel volta às bancas a 8 de fevereiro. 24 Horas e O Independente preparam regresso
Administrador de insolvência da TiN mantém-se em funções
Audiências semanais: consumo global de televisão está a diminuir
Serviços de ‘streaming’ têm taxa de cancelamento de 6%
TV: Os programas que dominam as audiências, gravações e redes sociais em janeiro
Publicidade em podcasts aproxima-se dos €5 mil milhões, mas cresce menos em 2025
CM Rádio e Associação Alzheimer Portugal transformam histórias reais em fados
A Amazon vai assumir o controlo criativo de James Bond, na sequência de um acordo com Michael G. Wilson e Barbara Broccoli, membros da família que detém os direitos de propriedade intelectual de 007. A Amazon passa, a partir de agora, a decidir quem interpreta o papel de James Bond, quem escreve os guiões e quando é que os filmes entram em produção.
No âmbito do acordo, a Amazon anuncia, em comunicado de imprensa, que através dos estúdios MGM, comprados pela empresa em 2022, é formada uma nova empresa comum, que integra Michael G. Wilson e Barbara Broccoli enquanto coproprietários dos direitos de propriedade intelectual de James Bond, cabendo à Amazon MGM o controlo criativo das futuras produções. A empresa não revela os valores envolvidos na parceria.
“A minha vida tem sido dedicada a manter e a desenvolver o extraordinário legado que nos foi entregue pelo nosso pai, o produtor Cubby Broccoli”, diz Barbara Broccoli, em comunicado de imprensa, acrescentando que “tive a honra de trabalhar de perto com quatro atores tremendamente talentosos que interpretaram o 007 e com milhares de artistas maravilhosos da indústria”.
“Com a minha carreira de 007 a abranger quase 60 incríveis anos, retiro-me da produção dos filmes de James Bond para me focar em arte e projetos de caridade. Consequentemente, a Barbara e eu concordámos que é tempo de o nosso parceiro de confiança, a Amazon MGM Studios, conduzir James Bond para o futuro”, declara Michael G. Wilson, citado no documento.
“Pela primeira vez em mais de 50 anos, não será um membro da família Broccoli a aprovar um filme de James Bond, sendo ainda esperada a expansão do universo da personagem para além do cinema”, salienta a Associated Press. Com este desfecho, aguardam-se novidades oficiais acerca do novo filme de James Bond e do nome do sucessor de Daniel Craig, o último ator a interpretar a personagem de 007, em ‘Sem Tempo para Morrer’, filme lançado em 2021.