Valor da marca Amazon aumenta 800% em 10 anos
Apesar de se classificar em quarto lugar no ranking de valor das principais marcas mundiais, atrás da Apple, da Microsoft e da Google, a Amazon supera as três empresas tecnológicas em termos de valorização, apresentando um crescimento médio anual de €46 mil milhões desde 2014
Daniel Monteiro Rahman
Nike humaniza preço do sucesso com anúncio da Wieden+Kennedy (com vídeo)
Audiências semanais: RTP1, SIC e TVI reforçam ‘share’
Ecrãs da MOP apresentam campanhas premiadas em festivais internacionais
Bolas de queijo e Ricardo Quaresma dão mote à campanha da agência David para a Burger King (com vídeo)
News Farma lança canal digital para profissionais de saúde
Primor associa-se à RTP Play para lançar minissérie promocional (com vídeo)
Métricas de atenção não contribuem para vendas nem outros resultados de marca
Sociedade Ponto Verde cria ferramenta digital para ecodesign (com vídeo)
Filme da Fullsix vence prémio internacional (com vídeo)
Marcas investem €129,1 mil milhões em publicidade em plataformas de ‘fast fashion’
O valor global da marca Amazon aumentou quase 800% entre 2014 e 2024, de acordo com dados recolhidos pela Kantar, pela Marketing Charts e pela Statista. Em 2014, a insígnia, fundada pelo empresário Jeff Bezos em 1994, valia 64 mil milhões de dólares (€58 mil milhões). Atualmente, esse valor atingiu os 577 mil milhões de dólares (€525 mil milhões), o que representa um crescimento de 798% em relação ao período em análise.
Apesar de se classificar em quarto lugar no ranking de valor das principais marcas mundiais, atrás da Apple, da Microsoft e da Google, a Amazon supera as três empresas de tecnologia no que diz respeito ao crescimento do valor da marca, tendo apresentado um crescimento médio de 51 mil milhões de dólares (€46 mil milhões) por ano, desde 2014.
Em comparação, o valor de marca da Apple aumentou 591% na última década, um valor ainda assim cerca de 200% menos do que o da Amazon, atingindo uma valorização na ordem de 1,01 biliões de dólares (€925 mil milhões) este ano. A Google registou um crescimento ainda menor em 10 anos, com o valor da marca a aumentar 374% para 753 mil milhões de dólares (€685 mil milhões) em 2024.
As estatísticas revelam ainda que a Microsoft é a única que se aproxima da Amazon, com um crescimento de 690% no valor da marca ao longo da última década. Em 2024, o valor de marca da Microsoft atingiu os 713 mil milhões de dólares (€649 mil milhões), em comparação com cerca de 90 mil milhões de dólares (€81 mil milhões) há dez anos.
Desde 2014, as receitas da Amazon aumentaram quase 630%, atingindo 514 mil milhões de dólares (€469 mil milhões) em 2023, por força da diversificação das fontes de lucro. A empresa, que vende milhões de produtos online e negoceia espaços publicitários, foi além do retalho, tendo lançado a plataforma de nuvem Amazon Web Services e expandido as funcionalidades de subscrição Prime através de serviços de entretenimento.