Nove em cada dez jovens interagem com notícias online
72% dos inquiridos com idades entre os 15 e os 29 anos são consumidores frequentes de notícias, com este grupo etário a ler, em média, seis notícias por dia, afirma o estudo da Newsworks que pretende refutar o mito de que os jovens não se interessam por notícias
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Nove em cada dez (88%) jovens britânicos consomem conteúdos noticiosos, de acordo com o estudo ‘Youth’ da Newsworks, organização de marketing dos editores de notícias nacionais do Reino Unido. Realizado em colaboração com a agência de investigação Colourtex, o trabalho pretende refutar o mito de que os jovens não se interessam por conteúdos noticiosos.
A investigação tem por base a análise de seis milhões de cliques efetuados por mil jovens entre os 15 e os 29 anos em páginas web e as aplicações, ao longo de um ano. O estudo revela que 72% dos inquiridos, com idades compreendidas entre os 15 e os 29 anos, são consumidores frequentes de notícias. Os membros desta faixa etária leem, em média, seis notícias por dia.
De acordo com a análise, as agências e os anunciantes tendem a desvalorizar os conteúdos noticiosos online por acreditarem que os jovens não se interessam por notícias. No entanto, 90% dos inquiridos afirmam ver conteúdos de órgãos de comunicação social nas redes sociais, o que sugere que uma parte do tempo passado nas plataformas digitais abrange um consumo de notícias que não está a ser medido.
O estudo identifica, contudo, uma disparidade entre o que os jovens afirmam e o comportamento efetivo, com apenas 16% dos inquiridos a afirmarem que leem notícias de empresas de comunicação social online. A análise da Newsworks também indicia que o interesse pelas notícias aumenta entre os participantes mais velhos do estudo.
Enquanto 69% dos jovens entre os 15 e os 19 anos afirmam acompanhar as notícias pelo menos uma vez por semana, essa percentagem sobe para 88% nos jovens entre os 25 e os 29 anos. Só quando questionados sobre o interesse por ‘soft news’ é que os jovens de 15 a 19 anos igualam o entusiasmo dos inquiridos mais velhos.
“À medida que os jovens têm novas experiências de vida, o seu interesse em compreender o que está a acontecer no mundo e porquê aumenta. As tendências têm mostrado, de forma consistente, ao longo do tempo, que as notícias se tornam mais, e não menos, importantes para as pessoas à medida que envelhecem”, refere ainda o estudo.