Há menos portugueses a fazer compras nas redes sociais
O Facebook e o Instagram estão muito próximos, enquanto redes sociais onde os utilizadores realizaram a última compra. Nos últimos dez anos, há um decréscimo do Facebook em favor do Instagram, segundo o estudo da Marktest de 2024, Os Portugueses e as Redes Sociais
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O número de portugueses que dizem já terem feito compras nas redes sociais está a regredir. Segundo a edição de 2024 do estudo Os Portugueses e as Redes Sociais, da Marktest, quase um em cada três utilizadores diz já ter realizado compras em redes sociais, mas a percentagem diminui nos últimos anos, de cerca de 37% em 2020 e 2021 para 30,1% em 2024 (ver infografia).
A Marktest considera que os 30,1% de utilizadores de redes sociais que dizem já ter realizado compras diretamente nestas plataformas é uma percentagem que, “embora corresponda a uma quase duplicação do registado há dez anos, está, no entanto, abaixo dos valores máximos observados ainda durante o período de pandemia (2021 e 2022), quando aproximadamente 37% dos utilizadores também referia esta prática”.
O estudo Os Portugueses e as Redes Sociais indica ainda que o Facebook e o Instagram estão muito próximos, enquanto redes sociais onde os utilizadores realizaram a última compra. Nos últimos dez anos, a tendência tem sido para um decréscimo do Facebook em favor do Instagram, tendo-se aproximado bastante em 2024.
Em termos de utilização genérica, o Instagram já é a rede social à qual os portugueses acedem com mais frequência, com 34,2% das referências, tendo destronado em 2024, pela primeira vez, o Facebook neste critério. A rede criada por Mark Zuckerberg é também ultrapassada pelo WhatsApp, que em 2024 sobe para o segundo lugar, com 27,2% de referências como rede a que os portugueses mais vezes acedem. Já o Facebook não vai além dos 20,9% de referências, caindo da primeira para a terceira posição.
O Facebook continua, porém, a ser a rede social com maior penetração em Portugal, com quase 90% dos portugueses que utilizam redes sociais a afirmarem que têm uma conta no Facebook, segundo os dados da Marktest. Nas posições seguintes surgem o WhatsApp (88,3%) e o Instagram (82,1%).
Os Portugueses e as Redes Sociais é um estudo realizado pela Marktest desde 2011, com o objetivo de conhecer índices de notoriedade, utilização, opinião e hábitos dos portugueses face às redes sociais. A amostra é constituída por 803 entrevistas a indivíduos entre os 15 e os 64 anos, residentes em Portugal Continental e utilizadores de redes sociais. Este universo é estimado pelo estudo Bareme Internet da Marktest, com 5.432 indivíduos.