Audiências semanais: Consumo de TV aumenta com o Carnaval
Na semana de 3 a 9 de março, o consumo de televisão em Portugal aumenta cerca de 24 minutos por dia, atingindo as cerca de seis horas diárias. Os canais FTA – RTP1, SIC e TVI – registam, no entanto, uma tendência decrescente

Meios & Publicidade
Audiências semanais: SIC, TVI e ‘outros’ reforçam, RTP1 e cabo descem
NetAudience: SIC aproxima-se da TVI
SIC vence no primeiro Jornal da Noite com intervalos curtos
Audiências mensais: ‘Pay-TV’ atinge o valor mais elevado desde outubro
Procura publicitária aumenta nos Óscares de 2025
Associação Portuguesa de Imprensa lança iniciativa para capacitar media regionais
The New York Times adota IA na redação
‘Streaming’ representa 20% do valor gasto em direitos de transmissão desportiva em 2025
Canal Hollywood promove passatempo com campanha da The Hotel (com vídeos)
Luís Marvão é o novo apresentador do Curto Circuito
Na semana de Carnaval, o consumo global de televisão regista um crescimento significativo, aumentando cerca de 24 minutos por dia e atingindo um dos valores mais elevados do ano, cerca de seis horas diárias.
Nas contas do ‘share’ de audiência, os canais FTA – RTP1, SIC e TVI – registam uma tendência decrescente, embora com diferentes variações, ao contrário das tipologias cabo e ‘outros’ (que inclui o visionamento em ‘time shift’, ‘streaming’ e vídeo/jogos), que reforçam quota, com o ‘outros’ a registar a variação mais significativa.
Assim, a RTP1 desce até aos 10,3% de quota semanal. A SIC também quebra e tem agora 13,6% de quota semanal. A TVI segue a mesma tendência decrescente, tendo esta semana 14,1% de quota de audiência.
A oferta de cabo recupera, ainda que de forma ligeira. Tem agora 39,9% de ‘share’, com a tipologia ‘outros’ a reforçar quota de forma mais acentuada, atingido os 20,8% de quota semanal.
Na listagem dos canais cabo mais vistos da semana, CMTV, CNN Portugal e SIC Notícias mantém-se nos primeiros lugares do pódio. Nas posições seguintes, encontram-se o Star Channel, Star Movies, Hollywood, Globo, Now, Star Life e SIC Mulher, que encerra esta semana a tabela dos mais vistos da cabo.
Esta semana, ‘Isto É Gozar Com Quem Trabalha’, programa de humor das noites de domingo da SIC, ocupa a primeira posição do top de programas mais vistos da semana, seguido por ‘Isto É Gozar Com Quem Trabalha – A Entrevista/Pedro Santana Lopes’, também da SIC.
Nas posições restantes estão o ‘Jornal da Noite’, da SIC, o ‘reality show’ da TVI ‘Secret Story – Desafio Final – Especial’ e ainda o concurso da RTP1 ‘O Preço Certo’.
Em mais uma semana de jogos da Liga dos Campeões, o topo da tabela de programas mais vistos da oferta cabo é ocupado na totalidade por programas desportivos da CMTV dedicados ao encontro entre SL Benfica e FC Barcelona, com a liderança a pertencer a ‘Duelo Final/SL Benfica x FC Barcelona’, seguido por ‘Golos: Segunda Parte/SL Benfica x FC Barcelona’ e por ‘Golos: Primeira Parte/SL Benfica x FC Barcelona’.
Nas posições restantes estão o ‘Grande Jornal – Noite’ e mais um programa desportivo dedicado à jornada europeia, o ‘Liga d’Ouro/Champions’, todos programas da CMTV.
Data Insights, Havas Media Network