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Erik Lassche, CEO da Fullsix
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Fullsix integra nova network Havas CX

A Havas CX, focada nas áreas de transformação digital, e-commerce, customer experience, customer acquisition e engagement, apresenta-se ao mercado como uma nova network do grupo Havas composta por 26 agências a nível global e representada em Portugal pela Fullsix.

Pedro Durães
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Fullsix integra nova network Havas CX

A Havas CX, focada nas áreas de transformação digital, e-commerce, customer experience, customer acquisition e engagement, apresenta-se ao mercado como uma nova network do grupo Havas composta por 26 agências a nível global e representada em Portugal pela Fullsix.

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f6 logo havas cx blackA Havas CX, focada nas áreas de transformação digital, e-commerce, customer experience, customer acquisition e engagement, apresenta-se ao mercado como uma nova network do grupo Havas composta por 26 agências a nível global e representada em Portugal pela Fullsix. A agência portuguesa, que surge como co-fundadora da nova network do grupo francês, assume a designação Fullsix powered by Havas CX, sendo que os seus cerca de 140 profissionais representarão 15% da força de trabalho da nova unidade.

Erik Lassche, CEO da Fullsix

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Um processo que a Fullsix concretiza “mantendo a sua identidade”, assegura em comunicado Erik Lassche, CEO da agência, sublinhando que esta assumirá “um papel preponderante e nuclear no crescimento desta network onde, inclusivamente, servirá de knowledge e production centre para outros mercados”. Os profissionais da Fullsix e trabalho desenvolvido pela agência nos últimos anos “servirão de role model para as restantes agências da network”, afirma o responsável.

A Havas CX ou Havas Customer Experience surge com o objectivo de “criar sinergias entre agências de diferentes geografias que têm uma visão comum sobre o seu papel no mercado: desenvolver experiências de consumo mais eficazes que ajudem a criar relações mais relevantes com os consumidores”. “Com esta alteração, a área de customer experience ganha protagonismo no grupo Havas, criando condições para que a Fullsix reforce a sua posição de liderança em Portugal, beneficiando do alargamento de competências que a network traz para o nosso país, nomeadamente ao nível da data intelligence, marketing automation e soluções de e-commerce”, argumenta Erik Lassche.

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Companhia das Soluções ganha quatro marcas

Isdin, Shiseido, Uber & Uber Eats e Too Good to Go são as novas contas. “Cada uma representa um novo desafio e uma nova oportunidade de crescimento e de explorar novos caminhos”, refere Sónia Pereira, CEO e fundadora da agência de comunicação

A Companhia das Soluções reforça a carteira de clientes com quatro marcas globais – Isdin, Shiseido, Uber & Uber Eats e Too Good to Go -, que se juntam ao portefólio da agência de comunicação.

A agência passa a ser responsável pela definição e implementação da estratégia de assessoria de comunicação e relações públicas, marketing de influência e organização de eventos das marcas Isdin e da Shiseido. Ao mesmo tempo que assume a gestão de marketing de influência da Uber & Uber Eats e fica também responsável pelo serviço de consultoria em comunicação e assessoria de imprensa da Too Good To Go.

“Cada nova marca que acrescentamos ao nosso portefólio é uma prova do nosso compromisso com a qualidade e inovação. Cada uma representa um novo desafio e uma nova oportunidade de crescimento e de explorar novos caminhos. No caso da Isdin que retorna à Companhia, é um símbolo de confiança renovada que nos deixa ainda mais felizes. Estamos muito orgulhosos por sermos a agência escolhida para trabalhar com marcas tão icónicas, revolucionárias e influentes” refere Sónia Pereira, CEO e fundadora da agência, em comunicado de imprensa.

Fundada em 2004, a Companhia das Soluções tem uma carteira de clientes globais como a Vans, Rituals, Givenchy, Fred Ferry, Timberland, Pinko, Elisabetta Franchi, Samsonite, Nuxe, Yves Rocher, Delonghi, e marcas nacionais como a Decenio, Lion Of Porches, Eugénio Campos Jóias e Ambitious Shoes, entre outras.

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Campanha da VML lança Compal Origens sabor Goiaba Rosa do Brasil

Com produção da Garage e realização de João Nuno Pinto, a campanha (na foto) é veiculada em televisão, digital, outdoor, pontos de venda e rádio

Para apresentar o sabor Goiaba Rosa do Brasil, a Compal Origens está a apostar numa campanha de comunicação 360º, presente em televisão, digital, outdoor, pontos de venda e rádio, entre 10 de março e 14 de abril. Com criatividade da VML, produção da Garage e realização de João Nuno Pinto, a campanha quer envolver os consumidores numa viagem ao coração do Brasil, celebrando a intensidade da goiaba rosa e a diversidade cultural do país.

“A Compal Origens tem como missão trazer o melhor da fruta de diferentes partes do mundo, e a Goiaba Rosa do Brasil é um exemplo perfeito dessa viagem de sabores. Queremos proporcionar uma autêntica imersão na energia tropical do Brasil, através de um néctar fresco, intenso e autêntico”, afirma Mariana Tropa, gestora de marca da Compal, citada no comunicado.

O spot publicitário envolvente explora a riqueza cultural brasileira, traduzida em cores vibrantes, ritmos contagiantes e imagens que captam toda a autenticidade do Brasil. Para reforçar esta experiência, a Compal investe também em conteúdos criativos no digital e em ativações exclusivas nos pontos de venda.

“Este lançamento é uma verdadeira celebração dos sabores tropicais. Queremos que os consumidores sintam, com cada copo a vitalidade do Brasil e a qualidade que define a Compal Origens. Com esta campanha, reforçamos o nosso compromisso de oferecer bebidas que vão para além do sabor e qualidade: são autênticas viagens sensoriais”, destaca Mariana Tropa, citada no comunicado.

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Corona Cero junta-se à World Surf League como patrocinadora oficial de cerveja

A parceria de quatro anos entre a Corona Cero e a World Surf League (na foto) começa em Portugal com o Meo Rip Curl Pro, de 15 a 25 de março, e reforça a ligação da marca de cerveja à cultura de praia e ao desporto

A Corona Cero, versão sem álcool da Corona, dá mais um passo no segmento das cervejas sem álcool e anuncia um contrato de quatro anos, como patrocinadora oficial de cerveja da World Surf League (WSL). A parceria, que arranca com o próximo Meo Rip Curl Pro em Portugal, de 15 a 25 de março, reforça a ligação da Corona à cultura de praia e ao desporto, ao mesmo tempo que sublinha o crescimento da categoria de cervejas sem álcool, onde a Corona Cero cresce a três dígitos no último ano.

Este marco representa a primeira parceria global do campeonato com uma marca de cerveja sem álcool, ampliando a parceria de oito anos já estabelecida com a Corona. Juntas, a Corona Cero e a WSL passam a disponibilizar mais opções de consumo, celebrando o surfe e os momentos de conexão com a natureza.

“O surfe é mais do que um desporto – é um estilo de vida que valoriza o equilíbrio, a natureza e a importância de relaxar”, diz Clarissa Pantoja, vice-presidente global da Corona, citada em comunicado de imprensa. “Esta parceria entre a WSL e a Corona Cero é uma oportunidade única para oferecer mais opções para atletas e fãs nos eventos, além de permitir que a marca enriqueça momentos de relaxamento e diversão para todos os envolvidos”, acrescenta.

A parceria começa com o Meo Rip Curl Pro, em Portugal, com a Corona Cero presente na maioria dos eventos principais da WSL, proporcionando inovações nas transmissões, conteúdo digital e ativações imersivas. A marca também implementará uma ‘cláusula de relaxamento’ em todos os contratos de atletas da WSL. Esta iniciativa, lançada em 2024, garante que todos os atletas parceiros da Corona – incluindo os surfistas da WSL, Gabriel Medina e Tatiana Weston-Webb – tenham tempo dedicado ao descanso e lazer estabelecido nos contratos.

“Estamos entusiasmados por expandir a nossa longa relação global com a marca Corona e por receber a Corona Cero na WSL. Celebramos a adição da Corona Cero ao Tour e o seu apoio contínuo ao surfe profissional”, explica Ryan Crosby, CEO da WSL, citado no documento.

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Sport Zone celebra Dia do Pai com campanha multicanal

A Sport Zone assinala a data com uma campanha, idealizada internamente pela marca, que incentiva pais e filhos a fortalecerem laços e criarem memórias através do desporto. O planeamento de meios é da Zenith

A Sport Zone apresenta a campanha ‘Um Desporto para Cada Pai’, com o objetivo de celebrar os laços familiares e a atividade física. Seja para quem procura adrenalina, para quem vê no fitness uma forma de equilíbrio ou para quem encontra no padel o momento perfeito para conviver, a campanha, que tem a assinatura criativa das equipas internas da marca e a Zenith como agência de meios, convida as famílias a descobrirem o desporto que melhor representa a sua relação.
De 6 a 19 de março, pais e filhos podem aproveitar 20% de desconto numa seleção de produtos de marcas como Nike, Adidas, Puma, entre outras, para promover a criação de memórias enquanto praticam desporto juntos. A campanha 360º está presente em lojas, plataformas digitais, redes sociais e meios audiovisuais, e terá também um ‘spot’ publicitário de dez segundos em televisão e rádio, reforçando a ideia de que o melhor presente é aquele que se vive.
Os membros do Sport Zone Club podem participar num passatempo exclusivo, com a oportunidade de ganhar um dos packs desportivos temáticos criados especialmente para esta ocasião. Com esta campanha, a marca reafirma o compromisso de tornar o desporto acessível a todos, promovendo momentos de partilha e celebração entre pais e filhos.

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Public’ ganha conta do grupo PortoBay

As iniciativas com a Public’ irão abranger as áreas de relações públicas e marketing de influência, para envolver os públicos-alvo da marca e destacar as experiências dos hotéis PortoBay, como o emblemático Cliff Bay (na foto), no Funchal

A Public’ é a nova agência de comunicação do PortoBay Hotels & Resorts, com o objetivo de reforçar no mercado nacional a presença dos produtos do grupo português de hotelaria, nomeadamente gastronómicos.

“É uma honra trabalhar com uma marca tão prestigiada como o grupo PortoBay. Estamos entusiasmados para explorar o potencial desta parceria e contribuir para o fortalecimento da presença do grupo e de toda a sua oferta, mantendo o compromisso com a excelência que tanto o caracteriza”, declara Júlia Almeida, diretora de relações públicas da Public’, citada em comunicado de imprensa.

As iniciativas com a Public’ irão abranger as áreas de relações públicas e marketing de influência, para envolver os públicos-alvo da marca e destacar as experiências dos hotéis PortoBay.

O grupo PortoBay é responsável por 17 unidades hoteleiras: 14 em Portugal (oito na ilha da Madeira, dois no Algarve, dois em Lisboa e dois no Porto) e três no Brasil (Rio de Janeiro, Búzios e São Paulo), destacando-se o emblemático Cliff Bay, no Funchal. No total, o grupo tem cerca de 4.050 camas nos segmentos de quatro e cinco estrelas, em ambiente urbano e de ‘resort’.

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CEO da FCB New York revela o que faz para gerir a agência mais premiada do mundo

Em cinco anos, Emma Armstrong (na foto) implementa uma estratégia que converte o que era “uma boa agência” na agência criativa mais premiada do mundo. A campanha ‘Dreamcaster’, que cria para a Michelob Ultra, é a mais premiada de sempre

Emma Armstrong gere a agência mais premiada do mundo, segundo os World Creative Rankings 2025 do The Drum, a FCB New York, que é também responsável pela campanha ‘Dreamcaster’, da marca de cerveja norte-americana Michelob Ultra que é a mais premiada de sempre, de acordo com a publicação.

“A nossa função é criar trabalhos que se destaquem, que nunca tenham sido vistos antes, que surpreendam pela originalidade. Essa missão pode parecer muito assustadora, uma vez que exige uma atitude corajosa. O nosso trabalho é fazer as coisas com segurança, por considerarmos que essa é a estratégia certa para o negócio”, esclarece Emma Armstrong, CEO da FCB New York desde 2019, em entrevista ao The Drum.

Na altura em que assume o cargo, depara-se com o que descreve como “uma boa agência”, mas longe de ser aquilo que é hoje. Em apenas cinco anos, entre 2019 e 2024, a FCB New York triplica o volume de negócio e, só no ano passado, conquista 12 novos clientes, incluindo as marcas Cheez-It, Pringles, Rice Krispies Treats e Eggo.

“Qualquer agência pode ter um ano de sucesso ou um trabalho que se destaque num determinado momento. Mas [nos últimos cinco anos], tentámos realmente focar-nos na excelência criativa sustentada no sucesso dos nossos clientes e tem sido realmente gratificante ver essa estratégia ganhar vida e a ser bem sucedida”, admite a dirigente.

A importância de estreitar relações com os clientes

Para além da criatividade diferenciadora, fundamental numa era onde muitas marcas voltam a ter medo de arriscar, por receio das reações negativas que as campanhas mais arrojadas possam vir a gerar nas redes sociais, o sucesso da agência americana deve-se, na opinião de Emma Armstrong, à relação de confiança que a agência tem vindo a estabelecer com os clientes.

“Não se atinge o nível de crescimento que tivemos nos últimos cinco anos se perdermos clientes tão rapidamente como os ganhamos. Tivemos a sorte de ter pessoas excelentes que atraíram clientes excelentes, que querem fazer um trabalho criativo incrível, e que faça a diferença no seu negócio”, reconhece a responsável, que também aposta na valorização contínua dos colaboradores da agência, pertencente ao Interpublic Group (IPG).

“Temos muita autonomia para gerir a agência da melhor forma para os clientes, para o trabalho e as pessoas, e para os criativos talentosos que temos na agência. Mas também de termos todos os recursos da ‘holding’ à nossa disposição, desde os dados da Axicom a vários recursos provenientes de parcerias incríveis”, salienta Emma Armstrong.

Apesar a boa fase que a FCB New York atravessa e das conquistas que tem conseguido nos últimos cinco anos, a fusão iminente entre o IPG e a Omnicom, anunciada na primeira semana de dezembro de 2024, deixa o futuro da agência criativa em aberto. “Acreditamos firmemente que é possível ser uma agência criativa de muito sucesso com o apoio de uma ‘holding’. Acho que esse suporte nos favorece”, considera.

A campanha que 10,4 milhões de telespectadores viram

Para além de ser a agência mais premiada do mundo, a FCB New York é também a autora da campanha mais premiada de sempre. Concebido para a marca de cerveja Michelob Ultra, o anúncio acompanha o desenvolvimento de uma nova tecnologia que permite a cidadãos com deficiência visual sentir as emoções dos jogos de basquetebol da National Basketball Association (NBA).

O filme publicitário, que conquista 32 prémios no festival One Show 2024, 15 nos ADC Awards 2024, quatro nos The ANDY Awards 2024 e sete no Cannes Lions 2023, é produzido pela DaHouse Audio, pela Helo e pela Nepyru, com o propósito de tornar a modalidade desportiva mais acessível.

Protagonizado por Cameron Black, um cego que realiza o sonho de comentar um jogo da NBA em direto na televisão, o ‘spot’ mostra os preparativos para o grande dia, numa partida que opõe os New York Knicks aos Cleveland Cavaliers, terminando com gravações de telespectadores que elogiam o trabalho do comentador. O anúncio foi visto por 10,4 milhões de pessoas.

O impacto gerado leva a Michelob Ultra a investir 115 milhões de dólares (€105,4 milhões) em iniciativas de promoção da inclusão. “O cliente ficou de imediato entusiasmado com a ideia. Desenvolvemos a tecnologia, que está patenteada, para criar uma experiência que envolvesse os adeptos com deficiência visual, permitindo-lhes compreender um jogo de basquetebol ao vivo sem o ver”, explica Alexandre Abrantes, vice-presidente e diretor criativo executivo da FCB New York, em declarações ao The Drum.

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Rádio Comercial é a mais ouvida

Em termos de grupos, a Bauer Media Audio Portugal, que detém a Rádio Comercial, a M80, a Cidade FM, a Smooth FM e a Batida FM, lidera, com um alcance semanal de 55,1%, segundo a primeira vaga de 2025 do estudo Bareme Rádio da Marktest

A Rádio Comercial é a mais ouvida em Portugal, com um alcance semanal de 38,8%, uma audiência acumulada de véspera de 20,4% e um ‘share’ de audiência de 25,2%, de acordo com a primeira vaga de 2025 do estudo Bareme Rádio da Marktest.

Em segundo lugar, surge a RFM, com um ‘reach’ semanal de 36,3%, uma audiência acumulada de véspera de 17% e um ‘share’ de audiência de 20,9%. A terceira posição é ocupada pela M80, que regista um alcance semanal de 21%, uma audiência acumulada de véspera de 8,4% e uma quota de audiência de 10,7%.

A Rádio Renascença é a quarta rádio mais ouvida, com um ‘reach’ semanal de 17%, uma audiência acumulada de véspera de 7,3% e um ‘share’ de audiência de 7,6%, à frente da Antena 1, que ocupa a quinta posição, com ‘reach’ semanal de 12,2%, uma audiência acumulada de véspera de 5,7% e um ‘share’ de audiência de 6,4%.

Em termos de grupos, a Bauer Media Audio Portugal, que detém a Rádio Comercial, a M80, a Cidade FM, a Smooth FM e a Batida FM, lidera, com um alcance semanal de 55,1%, uma audiência acumulada de véspera de 30,9% e um ‘share’ de audiência de 40,6%.

Na segunda posição, surge o Grupo Renascença Multimédia, proprietário da RFM, da Rádio Renascença e da Mega Hits, com um ‘reach’ semanal de 49,4%, uma audiência acumulada de véspera de 24,6% e um ‘share’ de audiência de 30,7%.

A RTP ocupa o terceiro lugar de grupos, com um alcance semanal de 16,8%, uma audiência acumulada de véspera de 7,7% e um ‘share’ de audiência de 8,5%, obtidos pelos programas da Antena 1, Antena 2 e Antena 3, num universo de 8,59 milhões de ouvintes.

 

Resultados da primeira vaga de 2025 do Bareme Rádio, da Marktest, com um universo de 8,59 milhões de ouvintes

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Euro M reposiciona-se com o foco na emoção

“A razão e a estratégia são ferramentas fundamentais, de suporte às escolhas e processo criativo, mas são as histórias e a conexão humana que fazem a diferença”, explica Pedro Santos Serra, CEO da Euro M. ‘From Thinkology to Humanology’ (na foto) é a nova assinatura

A Euro M celebra o 30º aniversário com um ‘rebranding’. A nova assinatura, ‘From Thinkology to Humanology’, reflete o posicionamento da agência, com a criatividade a oferecer às marcas comunicações autênticas, relevantes e emocionais.

“Estamos numa fase de transformação em que já não basta comunicar. É preciso sentir, criar histórias e fazer com que as marcas convivam com os seus públicos. Esse é o nosso caminho e a razão pela qual existimos”, refere Pedro Santos Serra, CEO da Euro M, citado em comunicado de imprensa.

Para além de procurar que a comunicação das marcas tenha um propósito claro e relevante, a nova estratégia passa pelo reforço da autenticidade e pelo despertar de emoções, levando o público-alvo das campanhas a rir, a chorar de comoção ou a admirar os materiais publicitários que lhes estão a ser apresentados.

“Sabemos que as marcas só são verdadeiramente memoráveis quando conquistam emoções genuínas. A razão e a estratégia são ferramentas fundamentais, de suporte às escolhas e processo criativo, mas são as histórias e a conexão humana que fazem a diferença”, explica Pedro Santos Serra, CEO da Euro M.

Fundada há 30 anos, a agência, 100% portuguesa, conta com cerca de 50 colaboradores. “Redefinimos a nossa identidade para responder aos desafios do futuro. Esta transformação não é apenas estética, é uma reafirmação do compromisso de mexer com emoções, colocando as pessoas e as marcas no centro das estratégias”, sublinha o responsável.

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Universidade Católica lança primeira licenciatura em neurociências

Algumas das saídas profissionais do novo curso, a lançar em setembro, são a aplicação da inteligência artificial e da aprendizagem automática nas áreas de marketing e de análise de dados, assim como o desenvolvimento de interfaces cérebro-máquina, por exemplo

A Universidade Católica está a lançar a primeira licenciatura em neurociências, integrando formação em neurociências biológicas e cognitivas, com enfoque em ciência de dados e neurociência computacional, duas das áreas de maior crescimento no setor.

A aplicação da inteligência artificial e da aprendizagem automática a áreas como saúde, economia, marketing ou análise de dados, assim como o desenvolvimento de interfaces cérebro-máquina, o estudo do ‘biofeedback’ e de tecnologias inovadoras para melhorar a qualidade de vida e a saúde mental, são algumas das saídas profissionais deste novo curso, a ser lançado em setembro, e que junta a Faculdade de Ciências da Saúde e a Faculdade de Medicina da Universidade.

“Através desta formação interdisciplinar, os estudantes terão a oportunidade de explorar a ligação entre a realidade biológica do cérebro e a sua análise e tradução computacional. Poderão assim a analisar grandes volumes de dados, aplicar algoritmos para compreender melhor o funcionamento do cérebro e desenvolver pensamento analítico e crítico essencial para a investigação científica”, refere a Universidade Católica em comunicado de imprensa.

A nova licenciatura, lecionada em inglês, garante ainda aos estudantes o contato direto com especialistas e investigadores nas áreas da neurociência cognitiva, fundamental e clínica. Além da componente teórica, o curso inclui experiências práticas e laboratoriais, centradas no aluno.

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48% dos portugueses comparam preços antes de realizar uma compra

47% dos consumidores dizem que o poder de compra permanece estável, enquanto 12% dos portugueses admitem que a capacidade financeira diminui consideravelmente face ao ano anterior, revela um estudo da Escolha do Consumidor

Grande parte dos consumidores compara os preços, na maioria das vezes, antes de realizar uma compra (48%), analisando as diferentes opções para garantir a melhor escolha possível, revela um estudo da Escolha do Consumidor.

Por outro lado, 5% dos entrevistados fazem essa comparação apenas em compras de valores mais elevados, considerando esse fator mais importante em decisões financeiras significativas, enquanto 2% revelam ainda que raramente comparam os preços, enquanto 1% nunca realizam essa comparação, optando por outros critérios na sua decisão de compra.

Quanto ao tempo despendido na comparação de preços dos diferentes produtos ou serviços disponíveis no mercado, a maioria dos consumidores dedica entre cinco e 15 minutos a esta ação antes de realizar uma compra (42%), garantindo um equilíbrio entre análise e rapidez na decisão.

Já 30% dos participantes investem mais de tempo a avaliar as diversas opções e encontrar a melhor oferta no mercado, entre 15 e 30 minutos. Apenas 13% dedicam mais de 30 minutos ao processo, demonstrando um perfil mais detalhista e criterioso.

Em contrapartida, 14% dos inquiridos realizam essa comparação de forma mais rápida, levando menos de cinco minutos para decidir o que vão adquirir. Uma pequena percentagem afirma também não ter o hábito de comparar os preços antes de comprar qualquer tipo de produto ou serviço no seu dia a dia (1%).

Sites comparadores de preços

Quando questionados sobre as ferramentas utilizadas para fazer a comparação de preços, 33% recorrem a websites comparadores de preços para assegurar a melhor escolha antes de comprar, 23% visitam lojas físicas para comparar os preços presencialmente e 21% aproveitam os folhetos promocionais para identificar ofertas e descontos.

De realçar que 48% dos participantes recorrem a estas promoções frequentemente, mas apenas quando realmente precisam de um determinado produto ou serviço, sendo que 33% tentam aproveitar todos os descontos disponíveis sempre que possível.

As aplicações especializadas em comparação de preços e a análise entre diferentes ‘marketplaces’ também são mencionadas por alguns dos consumidores (8% e 7%, respetivamente). Além disso, 4% baseiam-se em redes sociais, como grupos online e recomendações de influenciadores. Os restantes inquiridos preferem recorrer outros métodos para comparar os preços antes de fazerem uma compra (4%).

Poder de compra dos portugueses

O top 3 dos produtos ou serviços mais consumidos reúne o setor da alimentação no primeiro lugar (31%), seguindo-se roupa/calçado e saúde e bem-estar (20% em ambos), o que reflete a importância destas três áreas no orçamento pessoal e consumo diário. Em oposição, os artigos eletrónicos e de tecnologia são os menos priorizados pelos entrevistados (22%), logo depois as viagens e turismo (21%) e a educação e formação (16%).

No que diz respeito ao poder de compra no decorrer dos últimos meses, 47% dos portugueses declaram que este permaneceu estável e sem grandes variações no orçamento. Contudo, 26% verificam uma ligeira redução, sentindo até algum impacto nas despesas.

Por outro lado, 15% relatam um aumento no poder de compra, mantendo ou inclusive melhorando o padrão de consumo, em comparação com o ano passado. Para 12%, a capacidade financeira diminuiu consideravelmente, levando alguns dos participantes a enfrentar maiores dificuldades para manter os mesmos hábitos de consumo.

15 de Março: Dia Mundial dos Direitos do Consumidor

No âmbito do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, assinalado já no próximo sábado, a Escolha do Consumidor vai implementar algumas ações, nomeadamente a criação de um espaço interativo onde os consumidores poderão experimentar produtos e serviços das marcas eleitas Escolha do Consumidor em 2025. O evento terá lugar no centro comercial Ubbo, na Amadora, de 14 a 16 de março.

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