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Prémios Criatividade M&P: Prémio de Mérito distingue 50 anos do Expresso

Numa iniciativa inédita, o encerramento da cerimónia de entrega dos Prémios Criatividade Autopromoções e Inovação em Media M&P’23 contou com um momento especial ao ser atribuído o Prémio de Mérito […]

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Prémios Criatividade M&P: Prémio de Mérito distingue 50 anos do Expresso

Numa iniciativa inédita, o encerramento da cerimónia de entrega dos Prémios Criatividade Autopromoções e Inovação em Media M&P’23 contou com um momento especial ao ser atribuído o Prémio de Mérito […]

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Numa iniciativa inédita, o encerramento da cerimónia de entrega dos Prémios Criatividade Autopromoções e Inovação em Media M&P’23 contou com um momento especial ao ser atribuído o Prémio de Mérito pelos 50 anos do jornal Expresso. Este reconhecimento especial do Meios&Publicidade visa distinguir um marco excecional na história do jornalismo em Portugal.

O momento contou com a presença de Francisco Pedro Balsemão, CEO da Impresa, dona do semanário, que aproveitou a oportunidade para agradecer aos colaboradores, leitores e anunciantes. Fundado a 6 de janeiro de 1973 pelo empresário Francisco Pinto Balsemão, o título conseguiu impor-se rapidamente.

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“Somos hoje um dos próprios símbolos da liberdade de expressão em Portugal e é isso que nos motiva. O Expresso foi fundamental para o período de transição para a democracia. Na altura, eu ainda não era nascido, tinham receio que não celebrasse o primeiro aniversário por causa da censura e aqui estamos nós a comemorar os 50 anos”, regozija-se.

“O Expresso, hoje, é mais do que um jornal. É jornal, é online, é um programa de TV, é live media nos podcasts, que são uma grande aposta nossa”, assume o filho do fundador, que aproveitou para informar a audiência de dois prémios internacionais que o Expresso acabou de conquistar, um pelo saco em que é vendido e outro pelo Expressinho, a versão infantil do semanário.

Conheça os vencedores deste ano dos Prémios Criatividade Autopromoções e Inovação em Media M&P’23.

Francisco Pedro Balsemão, CEO da Impresa, com Pedro Chaves Fino, administrador da Workmedia

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Marcas pequenas ganham às grandes nas interações em vídeos no Instagram

A maioria das cinco marcas nacionais com mais interações em vídeos no Instagram em 2024 são de menor dimensão e encontram-se em nichos, indica o ranking da Snack Content Portugal, em exclusivo para o M&P

Catarina Nunes

2024 traz más notícias para as grandes marcas nacionais, que investem no Instagram uma parte considerável do orçamento destinado a marketing nas redes sociais.

A maioria das cinco marcas nacionais com mais interações com vídeos no Instagram em 2024 são de menor dimensão e encontram-se em nichos, algumas delas em hiper nichos, e têm um número de utilizadores abaixo do que seria expectável, para conseguirem ultrapassar as grandes marcas.

De acordo com os dados da Snack Content Portugal, trabalhados em exclusivo para o M&P, o espaço de eventos e casamentos Solar da Levada & Lago dos Cisnes, em Amares, é a marca nacional que tem em média mais ‘engagement’ (gostos, comentários e partilhas) com vídeos do Instagram, seguido pela Coolnvintage (recondicionamento de jipes Land Rover), pela Antarte (mobiliário e decoração), pela Casa Fânzeres (arte sacra e mobiliário litúrgico) e pela Estofos.pt (mobiliário estofado por medida).

O Solar da Levada & Lago dos Cisnes lidera o ranking com vídeos que mostram a sofisticação do espaço e dos eventos aqui organizados

Este top 5, elaborado pela empresa especialista em marketing digital e na criação de linhas editoriais e formatos de vídeos para marcas nas redes sociais, diz respeito à média do ‘engagement’ no total de 2024, apenas no formato de vídeo, e é feito através do programa de dados Tubular.

“As marcas que lideram esta lista souberam explorar ao máximo o potencial da plataforma, criando uma comunidade envolvida e altamente interativa, através dos vídeos publicados”, argumenta Inês Ramada Curto, sócia e codiretora executiva da Snack Content Portugal.

Questionada sobre as razões do desempenho destas marcas, Inês Ramada Curto refere que a ferramenta de análise de dados dá os resultados das marcas com mais interações, mas, por si só, não identifica as razões para tal.

“Para tirar conclusões, teria de fazer mais pesquisas e saber mais sobre as marcas, nomeadamente desde quando têm páginas no Instagram, quando começaram a fazer esta estratégia de comunicação, que segmento interage mais, há quanto tempo mantêm estes números, como é o atendimento ao cliente offline, a volumetria de publicações, que respostas dão às comunidades digitais nas redes sociais e como dão feedback nas mensagem privadas, por exemplo”, explica.

A sócia e codiretora executiva da Snack Content Portugal considera que, eventualmente, “as marcas maiores estão mais focadas em campanhas offline, em ‘outdoors’, em campanhas pontuais e em televisão, perdendo assim terreno para uma marca pequena, às vezes de bairro ou de criadores que seguem as boas práticas da plataforma”.

“Não basta apenas ter bons produtos ou serviços, é preciso saber como contar a sua história e gerar experiências para os consumidores através de cada ‘post’. Este é um exemplo claro de como o marketing nas redes sociais, quando bem executado, pode ser um dos maiores impulsionadores de sucesso no cenário digital”, acrescenta Inês Ramada Curto.

Espaço de eventos em Amares lidera ranking

Com cerca de 73,7 mil seguidores no Instagram, o Solar da Levada & Lago dos Cisnes (@solardalevada_lagodoscisnes) ocupa o topo do ranking da Snack Content Portugal, com uma média de 28,9 mil interações por vídeo publicado, em 2024. Vídeos bem filmados (alguns com drones) e com uma edição dinâmica mostram a sofisticação do espaço de eventos focado em casamentos.

“Os conteúdos em vídeo trazem uma aura muito especial ao espaço com imagens muito cuidadas e que mostram bem todo o potencial de envolvência e decoração desta quinta”, salienta Inês Ramada Curto.
A responsável da Snack Content considera que o ‘engagement’ nas redes sociais é um dos principais indicadores de sucesso no marketing e na comunicação digital.

“Através dele, as marcas conseguem medir a interação do público com os seus conteúdos, o que revela o impacto da comunicação e da fidelização dos seguidores. No universo do Instagram, que ainda continua a ser uma das plataformas mais relevantes para as empresas, algumas marcas ganham destaque pela capacidade de gerar interações”, argumenta.

A Coolnvintage foca-se na estética e no apelo emocional que os Land Rover recondicionados têm na sua comunidade digital

Bastante distante do líder, a Coolnvintage (@coolnvintage), de Lisboa, surge em segundo lugar com uma média de 16,8 mil interações por vídeo. A marca de serviço de recondicionamento de jipes Land Rover antigos tem, no entanto, um número de seguidores bastante superior (310 mil) ao da Solar da Levada & Lago dos Cisnes.

“A estratégia da Coolnvintage foca-se na valorização da proposta estética e no apelo emocional que o design destes jipes trazem para a sua comunidade digital”, argumenta a responsável. Os conteúdos estão centrados em vídeos dos carros restaurados, com um especialista a descrever, em inglês, as histórias dos jipes e as intervenções feitas, ou que mostram a viagem em que os veículos são entregues aos proprietários, espalhados por todo o mundo.

Antarte é a maior marca no ranking

Ligeiramente atrás da Coolnvintage, a Antarte (@antartehome) está na terceira posição com uma média de 15,6 mil interações por publicação em vídeo. A marca de mobiliário e decoração destaca-se por ser a maior das marcas que figuram no ranking elaborado pela Snack Content Portugal.

Com uma dimensão multinacional, a partir da fábrica na Rebordosa, a marca de mobiliário e decoração soma 244 mil seguidores no Instagram e aposta em filmes que mostram a unidade fabril, principalmente o processo de produção dos móveis, bem como os eventos que patrocina.

“Entre os vídeos com maiores números encontra-se o registo visual que mostra como é feito o cadeirão Lisboa, com 872 mil interações, além de outros vídeos com a coleção Mónaco e a cadeira Cannes. Este tipo de conteúdo que ‘levanta o véu’ da marca e mostra o que está por trás do negócio não só atrai a atenção do público-alvo como promove o ‘engagement’ através de interações espontâneas dos seguidores, que frequentemente comentam e partilham as publicações”, salienta.

A Antarte destaca-se por mostrar a fábrica, principalmente o processo de produção dos móveis que comercializa

A marca que produz obras de arte sacra em madeira, a Casa Fânzeres (@casafanzeres), de Gondomar, tem uma média de 11,4 mil interações no ano passado e ocupa a quarta posição do ranking. Com 30,7 mil seguidores no Instagram, “esta página mantém uma comunicação consistente e cuidadosa com o seu público, e o vídeo com mais interações mostra a figura da Nossa Senhora de Fátima”, revela Inês Ramada Curto.

O ranking é encerrado com a Estofos.pt (@estofos.pt) no quinto lugar, com 11,3 mil de ‘engagement’ por publicação e 29 mil seguidores. A marca especialista em móveis estofados por medida publica, de forma constante, vídeos que apresentam os produtos e os ambientes possíveis, bem como o processo de fabrico.

“O vídeo com maior número de interações, 348 mil, mostra um sofá personalizado com arrumação dentro dos braços do próprio sofá”, destaca a codiretora executiva da Snack Content Portugal.

“Este top 5 revela a importância da estratégia, da linha editorial e da construção de uma identidade digital única, que as marcas devem seguir com rigor para se manterem fiéis e ativas perante a comunidade digital”, sustenta Inês Ramada Curto, salientando que “as conexões emocionais que se criam também podem alavancar, e muito, o envolvimento no Instagram”.

 

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IPSOS Apeme compra negócio de audiências e mobilidade da PSE

A empresa do grupo Ipsos em Portugal expande a atuação para o segmento de medição e análise de audiências, com a aquisição da empresa de estudos de mercado que é responsável pelo estudo de audiências de ‘outdoor’, entre outros

A Ipsos Apeme concluiu em janeiro a aquisição da unidade de negócio de audiências e mobilidade da PSE, que é a responsável pelo estudo de audiências de ‘outdoor’, entre outros. A empresa de estudos de mercado refere em comunicado de imprensa que este negócio “é um passo estratégico para a modernização e expansão da sua oferta de serviços”.

Com esta operação, a empresa do grupo Ipsos em Portugal expande a atuação para o segmento de medição e análise de audiências, tirando partido da experiência e inovação tecnológica do grupo a que pertence. “A integração desta unidade de negócio é um passo natural na evolução da Ipsos Apeme. É uma das aquisições da nossa estratégia de crescimento em curso para oferecer as soluções mais robustas e tecnologicamente mais avançadas do mercado”, explica Marina Petrucci, gestora em Portugal da Ipsos Apeme.

“As marcas e os meios vão passar a ter acesso a informação de comportamentos de media e mobilidade, fundamentais para ajustarem as suas estratégias com maior precisão e confiança”, acrescenta Marina Petrucci.

A nova unidade será liderada por Nuno Santos, formado em economia e econometria pelo ISEG. Docente universitário e investigador na área de estudos de meios e medição de audiências é também especialista em ciência de dados e análise avançada, contando com um percurso consolidado nos estudos de mercado e consultoria.

“O Nuno Santos é a pessoa certa para este desafio. A sua vasta experiência e visão estratégica sobre medição de audiências estão totalmente alinhadas com os objetivos da Ipsos e com as necessidades das marcas e dos anunciantes em Portugal. É a escolha óbvia para liderar a inovação, transformação e expansão nacional e internacional das audiências e mobilidade”, acrescenta Marina Petrucci.

Nuno Santos sublinha que “para além de representar um grande desafio, a missão de posicionar a medição de audiências em Portugal na vanguarda é uma necessidade do mercado. Este compromisso conta com o apoio dos players e ‘stakeholders’ do setor, assim como com a força e a experiência mundial da Ipsos”.

Esta aquisição está em sintonia com a missão da Ipsos Apeme de fornecer ‘insights’ relevantes e acionáveis para ajudar as organizações, marcas e meios a tomarem decisões informadas e estratégicas num mercado em constante evolução. “A empresa reafirma, assim, o seu compromisso com um crescimento rápido, mas consistente, nos estudos de mercado e medição de audiências”, refere a IPSOS em comunicado de imprensa.

 

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iMotion Events internacionaliza-se com integração no BEIC (com vídeo)

A agência de eventos fundada por Angelina Castel-Branco (na foto, à esq.), Patrícia Gueifão (à dir.) e Rodrigo Cordeiro é a primeira empresa nacional a integrar o clube internacional da indústria dos eventos

O Business Event Industry Club (BEIC) conta agora com a iMotion Events, com esta agência de eventos fundada por Angelina Castel-Branco, Patrícia Gueifão e Rodrigo Cordeiro a ser a primeira empresa nacional a integrar o restrito clube internacional da indústria dos eventos, colocando Portugal num patamar de maior visibilidade para captação de eventos globais.

“Era um dos nossos maiores objetivos e não podia ter sido alcançado em melhor momento. Acabámos de lançar o nosso ‘rebranding’, com uma nova imagem e uma assinatura que refletem a capacidade ímpar de criação e execução da nossa equipa, e estamos a rumar para novas geografias, trazendo para Portugal mais e maiores eventos internacionais”, explica Angelina Castel-Branco, sócia-fundadora da iMotion Events, citada em comunicado de imprensa.

Com a expansão internacional como um dos pilares da estratégia para os próximos três anos, a iMotion Events está focada em reforçar a presença na Europa, investindo em mercados-chave como Espanha, França e Alemanha, onde a agência já opera e onde prevê crescer, já em 2025.

A integração no BEIC acontece numa altura em que a empresa anuncia “um crescimento sustentado de 14% nos últimos anos e antevê, para este ano, um crescimento na ordem dos 20%, impulsionado pela robustez da operação nacional”. A lista de clientes inclui marcas como Bial, Sonae, Ageas Seguros, Siemens, BP, EDP, Meo e Deloitte.

“O setor dos eventos evoluiu profundamente, e acreditamos que o caminho a seguir passa por uma fusão perfeita entre criatividade, tecnologia e emoção. Somos cada vez mais contadores de histórias e arquitetos dos grandes momentos das marcas. Desde a criação de uma ideia até ao aplauso final, oferecemos nada menos do que o extraordinário”, sustenta Angelina Castel-Branco.

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Publicis Groupe sobe receitas em 8,3% e vai investir em dados e IA

O desempenho do grupo em 2024 deve-se sobretudo ao crescimento das áreas de dados, tecnologia e media digital, que representam cerca de 40% da receita do Publicis Groupe, que anuncia investimentos de €800 a €900 milhões em tecnologia de dados e IA, em 2025

As receitas totais de faturação do Publicis Groupe aumentam 8,3% para €16 mil milhões, em 2024, com os lucros da ‘holding a subir 6,6% para €13,9 mil milhões, face ao período homólogo. O grupo revela ainda um crescimento orgânico de 5,8% das receitas totais de faturação, que não contabiliza novas aquisições.

Nos últimos três meses de 2024, o grupo apresenta igualmente uma trajetória de crescimento, com uma subida de 6,3% do crescimento orgânico e um aumento de 8,9% dos lucros para €3,8 mil milhões, em comparação com o mesmo período em 2023, impulsionado pelo reforço da presença global e pelo foco na diversificação dos serviços. Apesar de os resultados dos restantes grupos mundiais de publicidade ainda não terem sido divulgados,  Arthur Sadoun, presidente e CEO do Publicis Groupe, garante que “graças a um quarto trimestre forte, o Publicis tornou-se a maior empresa de publicidade do mundo em 2024”.

A fusão Omnicom-IPG, que tornará o Omnicom a maior ‘holding’ de agências do mundo, irá abalar as posições no ranking dos maiores grupos do setor. No entanto, Arthur Sadoun prevê que “serão necessários pelo menos cinco anos para determinar o sucesso da aquisição pendente do IPG pelo Omnicom” e que “durante esse tempo, o Publicis vai procurar a melhor forma de se adaptar às novas circunstâncias”. A ‘holding’ francesa prevê um crescimento orgânico dos lucros de 4% a 5% em 2025 e anuncia planos de investimento no valor de €800 a €900 milhões, em tecnologia de dados e IA.

“Passar de terceiro para primeiro lugar em três ou quatro anos implica uma série de esforços que já vêm de há anos” para reestruturar a empresa, explica Arthur Sadoun, acrescentando que “demorámos cinco a seis anos para chegar até aqui, mas este é um momento importante para nós”. No rescaldo do crescimento registado, a ‘holding’ revela que concede aos funcionários um aumento salarial médio de 7% em 2024, segundo a Campaign.

Clientes na área da saúde têm um peso maior

Quanto à distribuição das receitas totais de faturação do grupo mundial de publicidade e comunicação por áreas de negócio dos clientes, a saúde representa 14% da receita líquida anual, seguida do setor automóvel (13%), dos serviços financeiros (12%) e da alimentação e bebidas (12%).

O setor da tecnologia, dos media e das telecomunicações contribui com 11%, enquanto os produtos de consumo não alimentares representam 10%. O retalho mantém-se sólido, com uma quota de 9%, enquanto os setores do lazer e turismo (4%), público (3%) e indústria e energia (3%) complementam a distribuição da receita. Outros segmentos, incluindo publicidade exterior e projetos experimentais, representam 9% do total.

O desempenho positivo do grupo em 2024 deve-se sobretudo ao crescimento das áreas de dados, tecnologia e media digital, que já representam cerca de 40% da receita do Publicis Groupe. A plataforma de inteligência artificial Marcel, bem como a divisão de marketing alimentado por dados Epsilon e a consultora digital Sapient, são determinantes para a liderança da empresa face à concorrência, de acordo com Arthur Sadoun.

A análise geográfica também demonstra um crescimento equilibrado em todas as regiões. A América do Norte lidera com €8,58 mil milhões em lucros, o que equivale a um crescimento de 5,1%. A Europa segue-se com €3,38 mil milhões, um crescimento orgânico de 5,4%, beneficiando do desempenho positivo nos principais mercados.

A região Ásia-Pacífico apresenta um crescimento orgânico de 6,3%, com lucros totais de €1,21 mil milhões. O Médio Oriente e África, por seu lado, registam um aumento de 7,4% das receitas líquidas para €406 milhões, enquanto a América Latina destaca-se como o mercado de crescimento mais acelerado, com um aumento de 22,9% dos lucros para €374 milhões.

Sobre o autorDaniel Monteiro Rahman

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Fusão Publicis e Leo Burnett não chega a Portugal

O Publicis Groupe em Portugal vai manter independentes as estruturas das agências criativas, apesar da fusão a nível internacional que cria a rede criativa Leo (na foto)

As agências criativas Publicis e Leo Burnett em Portugal vão manter a estrutura atual, sem fusões nem reestruturações, “garantindo a continuidade do serviço que os clientes já conhecem”, revela ao M&P fonte oficial do Publicis Groupe Portugal, na sequência da fusão internacional das duas agências, na rede criativa Leo.

Questionada sobre o impacto a nível nacional da fusão, a mesma fonte avança que, “a partir de agora, as duas agências podem também contar com uma vasta rede global que une 15 mil criativos, permitindo assim capitalizar o talento global presente no Publicis Groupe para enfrentar novos desafios criativos”.

A nível internacional, a fusão agrega 130 agências com cerca de 15 mil colaboradores em 90 países e a denominação Burnett e Publicis desaparecem na nova marca, que passa a Leo. Segundo a Ad Age, a fusão não implica despedimentos.

Os escritórios da Leo Burnett bem como os da Publicis Worldwide passam a ser designados por Leo, à exceção da Publicis Conseil, sediada em Paris, que mantém o nome. O logótipo da Leo, por seu lado, inclui o nome Leo e o leão da Publicis.

A Leo é liderada pelos copresidentes Marco Venturelli, que acumula o cargo com a direção criativa global da Leo, e Agathe Bousquet, dupla que lidera a Publicis Conseil, vencedora do prémio de Agência do Ano no Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, em 2024.

Gareth Goodall é o diretor de estratégia da Leo, mantendo o cargo de diretor de estratégia da Publicis Creative. Por seu lado, Andrew Bruce, CEO do Publicis Groupe Canada, assume a função adicional de presidente da Leo na América do Norte.

Explorar a criatividade exponencial

A união do talento dos colaboradores da Leo Burnett com os dados e a tecnologia da Publicis Worldwide permite à holding apoiar melhor os clientes a nível mundial e concentrar-se na “criatividade exponencial”, segundo Carla Serrano, diretora de estratégia do Publicis Groupe.

“Consideramos esta união a combinação perfeita de conjuntos de competências, mentalidades e filosofias complementares, num momento em que os nossos clientes realmente o precisam”, explica Carla Serrano, acrescentando que, “numa indústria obcecada com a inteligência artificial e a eficiência, a Leo é uma reformulação da conversa”.

O presidente e CEO do Publicis Groupe, Arthur Sadoun, salienta em comunicado de imprensa que, “ao unificar o espírito e o talento dessas comunidades criativas globais, a Leo será maior, mais forte e com mais portas do que nunca”, aspeto que salienta no vídeo que a Publicis envia aos funcionários para anunciar a nova Leo.

Outro vídeo, também enviado aos funcionários, mostra imagens do fundador da Leo Burnett, publicitário com o mesmo nome, proferido em 1967, quando abandona a agência.

Na época, sugere que a agência retirasse o seu nome da porta quando deixasse de fazer coisas em que acreditava, quando passasse “mais tempo a tentar ganhar dinheiro e menos tempo a fazer publicidade”, por exemplo. No final, o vídeo destaca: “Leo, o teu nome estará em mais portas do que nunca”.

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Nova agência Creative Wave aposta na proximidade e personalização

Fundada por Luís Albergaria (na foto, à esq.) e Francisco Maria Condado (à dir.), a Creative Wave disponibiliza serviços que vão da conceção criativa ao planeamento estratégico, assumindo também a produção e gestão de eventos e ativações de marca

A Creative Wave é uma nova agência de eventos e publicidade que aposta na proximidade e na personalização para promover marcas, empresas, produtos e serviços. Fundada por Luís Albergaria e Francisco Maria Condado, oferece um leque de serviços que vai da conceção criativa ao planeamento estratégico, assumindo também a produção e gestão de eventos corporativos e ações de ativação de marcas.

“Acreditamos em soluções personalizadas, adaptadas às necessidades de cada cliente, com foco em criar eventos personalizados que sejam únicos e memoráveis”, explica ao M&P Luís Albergaria, que, ao longo da carreira, passou pela MSTF Partners, pela Mustard, pela Caetsu, pela Pepper e pela Born.

“Decidimos avançar com este projeto após alguns anos a trabalhar na área. Ao longo desse tempo, acumulámos experiência e conquistamos a confiança de vários clientes em Portugal. Sentimos que agora temos uma base sólida para nos apresentarmos ao mercado como uma alternativa válida com capacidade para criar impacto no setor”, alega Francisco Maria Condado, que trabalhou na Motion, na Mustard e na Niu, após um estágio na Lola MullenLowe.

Embora tenha começado a ser idealizada em 2023, 2025 é o ano em que a Creative Wave pretende dar a conhecer o leque de serviços que oferece ao mercado. “A nossa diferença está na proximidade e na personalização. Trabalhamos como verdadeiros parceiros dos nossos clientes, entendendo as suas necessidades e transformando-as em experiências únicas. Apostamos na criatividade, atenção ao detalhe e no compromisso de ultrapassar as expetativas”, refere Luís Albergaria.

Sem divulgar os nomes dos primeiros clientes, os fundadores da agência revelam que estão a desenvolver projetos no setor corporativo, com as telecomunicações e as bebidas a destacarem-se. “Pretendemos expandir o nosso portefólio, abraçar projetos desafiantes e desenvolver parcerias estratégicas que nos permitam crescer de forma sustentável. Além disso, estamos empenhados em inovar, trazendo novas tecnologias e formatos, para enriquecer as experiências que oferecemos”, sublinha Francisco Maria Condado.

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Marca Cristiano Ronaldo bate recorde e vale €850 milhões

Cristiano Ronaldo (na foto) arrecada €200 milhões anuais no Al Nassr e €150 milhões em contratos publicitários com marcas como Nike, Tag Heuer e Louis Vuitton. Nas redes sociais, é a figura mais seguida no mundo, ultrapassando os mil milhões de seguidores

A marca Cristiano Ronaldo atinge um valor recorde e é avaliada em €850 milhões, com um crescimento de 325% desde 2020 até 2025, destacando “a constante capacidade de CR7 de se reinventar e consolidar como uma das marcas pessoais mais valiosas do mundo”, refere o Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM), entidade autora do estudo, que desde há cerca de 15 anos se dedica a analisar a evolução da marca CR7.

O aumento de 308% nos salários, 435% nas receitas de patrocínios e 280% nos seguidores nas redes sociais, desde 2020, são os principais fatores que contribuíram para o crescimento da marca CR7, num período de tempo em que o número de jogos aumenta 51% e o de golos sobe 60%. Aos 40 anos, Cristiano Ronaldo surge como um fenómeno que transcende o desporto, assumindo os papéis de atleta, patrocinado, influenciador e investidor.

“Cristiano Ronaldo é muito mais do que um jogador de futebol; é uma marca global que reflete excelência, inovação e impacto em várias áreas da vida pública. O seu valor de mercado é o reflexo da sua relevância desportiva, mediática e comercial, que transcende gerações”, refere Daniel Sá, diretor executivo do IPAM e responsável pelo estudo, citado em comunicado de imprensa.

A previsão do IPAM é que o valor da marca CR7 continue a crescer nos próximos anos, com a renovação do contrato com o Al Nassr, a possível participação no Mundial de 2026 e a evolução em diferentes áreas de atuação. “Como atleta, patrocinado, influenciador e investidor, Cristiano Ronaldo mantém-se como um ícone global sem precedentes, cuja relevância vai muito além dos relvados”, refere o comunicado de imprensa do IPAM.

Em termos de receitas, Cristiano Ronaldo arrecada atualmente €200 milhões anuais no Al Nassr e €150 milhões em contratos publicitários com marcas globais como Nike, Tag Heuer e Louis Vuitton. Nas redes sociais, Ronaldo tornou-se a figura mais seguida no mundo, ultrapassando os mil milhões de seguidores. O Instagram destaca-se como a principal plataforma, com 648 milhões de fãs.
Mais: gera 22,3 milhões de notícias nos media em todo o mundo por ano, regista 187 milhões de pesquisas no Google anualmente, é mencionado em 4000 livros na Amazon e está presente em 63 mil artigos científicos.

No plano desportivo, Ronaldo coleciona 31 grandes troféus, incluindo cinco Ligas dos Campeões e cinco Bolas de Ouro. Paralelamente, os últimos cinco anos têm sido marcados por um forte crescimento da atuação como investidor, com participações em setores como hotelaria, moda e saúde.

No estudo, o IPAM utiliza o Sports Reputation Index, metodologia desenvolvida pelo IPAM, para avaliar o impacto global do atleta, combinando 28 variáveis distribuídas por seis dimensões: receitas, media, redes sociais, palmarés, influência social e impacto. Desde 2011, quando o valor da marca era de €24,5 milhões, a performance desportiva e a visibilidade extradesportiva de Ronaldo impulsionam o crescimento exponencial até aos €850 milhões em 2025.

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Nos estreia-se no Brief Aberto CCP com a marca WTF

Os candidatos, entre os 18 e os 30 anos, têm de apresentar uma proposta criativa que faça com que a marca WTF retenha os clientes, num contexto especialmente desafiante no setor das telecomunicações, e desenvolver uma campanha com expressão, principalmente, no digital

A Nos junta-se pela primeira vez ao Clube da Criatividade de Portugal (CCP), para lançar um Brief Aberto que desafia talentos dos 18 aos 30 anos a desenvolverem uma proposta criativa, que faça com que a marca WTF retenha os clientes, no contexto desafiante das telecomunicações. Na proposta, os candidatos devem desenvolver uma campanha com expressão, principalmente, no digital.

“Até agora, a grande diferenciação das marcas de ‘telco’ jovens era a melhor oferta de preço por giga, mas a entrada de novas empresas concorrentes veio mudar o paradigma. Com esta nova realidade, os participantes devem apresentar uma ideia que faça com que a WTF retenha os seus clientes neste momento de grandes mudanças do mercado das telecomunicações”, refere o CCP em comunicado de imprensa.

O júri é composto por cinco elementos, três a convite do CCP e dois representantes da marca. A eleição da melhor ideia para o desafio proposto pela marca será feita por Cesária Martins, diretora criativa da Graficalismo, Ruben de Barros, supervisor criativo da Judas, Gil Correia, diretor criativo da Dentsu Creative Portugal, Carolina Ferreira, gestora de marca e comunicação da Nos / WTF, e Rita Bastos, gestora de comunicação de marca da Nos / WTF.

As propostas têm de ser entregues de 3 de fevereiro até 25 de março e podem ser apresentadas individualmente, em duplas ou triplas criativas. As votações decorrem de 27 de março a 4 de abril, com a ‘shortlist’ a ser revelada na terceira semana de abril e os vencedores anunciados a 23 de maio, na Gala do 27º Festival CCP.

Em breve será anunciado um webinar, com a participação da equipa de marketing da Nos, para esclarecer dúvidas e guiar os participantes nas propostas de resposta ao briefing. O CCP tem também um documento com dicas para auxiliar os candidatos no processo de candidatura, disponibilizando igualmente um ‘tutor pack’ para os professores utilizarem nas salas de aula e ajudarem os alunos.

O vencedor ganha um prémio de €1000, a possibilidade de ser jurado júnior no Festival CCP e de representar Portugal em iniciativas do ADCE. Os finalistas ganham uma anuidade de Sócio CCP (sendo incluídos no Diretório CCP), descontos no Festival CCP, nas atividades e parceiros do clube, além de passarem a ser membros do ADCE, entre outras vantagens.

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Agência de marketing desportivo Samba Digital aumenta capital para acelerar crescimento

Uma das prioridades estratégicas é o desenvolvimento de um centro de I&D em Portugal ou no Brasil. Com sede em Lisboa e cotada na Euronext Lisboa, a Samba Digital faz a ligação com detentores de direitos desportivos, marcas e fãs, e prevê vendas de €8 milhões em 2024

A Samba Digital, agência de marketing digital desportivo cotada na Euronext Lisboa, está a fazer um aumento de capital em dinheiro de €4 milhões, para acelerar o desenvolvimento, reforçar a presença em mercados-chave como Estados Unidos, América Latina, Europa e Índia, e continuar a investir em tecnologias de ponta.

Em comunicado de imprensa, Frédéric Fausser, diretor executivo e cofundador da Samba Digital, refere que a empresa norte-americana que lidera está “a revolucionar o modelo tradicional de agência de marketing”, explicando que o aumento de capital, com período de subscrição de 3 a 17 de fevereiro, “insere-se na nossa ambição de nos tornarmos um interveniente fundamental, não só no desporto, mas também noutros setores onde as nossas soluções transformam e inovam”.

O desenvolvimento da plataforma de inteligência artificial está no centro da estratégia de crescimento futuro, que absorverá cerca de 70% dos investimentos. Cerca de 10% do investimento, por seu lado, será para o fortalecimento das vendas e do marketing, intensificando os esforços de marketing e prospeção nos mercados prioritários da empresa.

Para 2024, a empresa prevê que as vendas alcancem os €8 milhões, que representará um crescimento de 43%, sustentado por uma presença global em cerca de 50 países e uma gama de serviços nas principais línguas. As vendas em 2023 ascendem a €5,6 milhões, a subir 44% face a 2022 (€3,9 milhões).

“A Samba Digital encontra-se no centro de uma transformação prometida pela revolução digital. Com a Samba Digital, um clube desportivo ou um patrocinador usufrui de uma análise pormenorizada do desempenho das suas campanhas digitais internacionais em tempo real, sem necessidade de aguardar vários dias pela compilação de dados dispersos. A ativação é lançada numa questão de horas, graças a conhecimentos e ferramentas baseados na inteligência artificial”, explica Frédéric Fausser.

Ligação com detentores de direitos desportivos, marcas e fãs

A agência de marketing digital desportivo tem vindo a construir, desde 2018, uma experiência na ligação entre detentores de direitos desportivos, marcas e fãs em todo o mundo e “as nossas soluções baseadas na inteligência artificial e na análise de dados transformam a forma como os nossos clientes analisam e otimizam as suas campanhas digitais em tempo real. Facultamos a medição precisa de cada interação, cada nível de envolvimento e cada euro investido”, revela o diretor executivo e cofundador da Samba Digital.

Fundada em 2018 em Miami, e com sede em Lisboa, a Samba Digital trabalha com marcas como a Liga Portuguesa de Futebol, a Serie A e a Bundesliga, bem como os ‘franchises’ dos clubes Kansas City Chiefs e o Paris Saint-Germain. Trabalha com a Sports Translate, plataforma online de tradução e adaptação de conteúdos desportivos em cerca de 50 línguas e dialetos, disponibilizando serviços de legendagem e dobragem de vídeo, que permite às organizações desportivas comunicar com o público internacional.

Em comunicado de imprensa, a Samba Digital salienta ainda a Talentisi, inaugurada em janeiro de 2023, como a primeira plataforma colaborativa ao serviço de organizações desportivas, reunindo clientes, funcionários e uma rede de cerca de 3.000 talentos internacionais, contribuindo para a gestão de projetos e implementação de campanhas à escala global.

Outra das valências da agência de marketing digital desportivo é o estúdio criativo Força, em colaboração com a Orange Business. “Este projeto ambicioso recorre à inteligência artificial, baseada no ambiente Stable Diffusion, para automatizar e acelerar a produção de designs e conteúdos criativos, inaugurando uma nova era de inovação nos nossos serviços”, refere a Samba Digital, salientando que está a trabalhar no desenvolvimento de soluções com IA, para automatizar a criação de conteúdos, reduzindo os custos e aumentando a velocidade de produção, no sentido de maximizar o envolvimento das marcas desportivas com os fãs.

Em termos de prioridades estratégicas para acelerar o crescimento e tornar-se líder mundial em serviços digitais para o desporto, até 2030, a Samba Digital aponta a expansão dos serviços baseados em IA para a gestão de conteúdos no setor do desporto; o desenvolvimento de um centro de I&D em Portugal ou no Brasil; e o foco em mercados com elevado potencial de crescimento, como os Estados Unidos e a América Latina.

Para 2030, o objetivo é um volume de negócios de cerca de €40 milhões, que a Samba Digital considera que será impulsionado por fatores como a organização de competições internacionais de prestígio (Mundial de Clubes em 2025, o Campeonato do Mundo em 2026 e os Jogos Olímpicos de Los Angeles em 2028), bem como as mudanças regulamentares favoráveis ao setor das apostas desportivas no Brasil, a partir de 2025.

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Nestlé ganha cinco prémios Produto do Ano 2025

Arkopharma, Cudell e Nos vencem em três categorias. Na edição deste ano do Produto do Ano, os cerca de 19 mil consumidores que votaram premiaram 61 produtos e serviços, elegendo-os pela atratividade, inovação e intenção de compra

A Nestlé é a grande vencedora dos prémios Produto do Ano 2025, ao conseguir cinco distinções, em cinco categorias. Os produtos das marcas da empresa suíça premiadas são o Nature Bounty Hair, Skin and Nails & Beautiful Skin (Suplemento Alimentar Beleza Gomas), o Meritene Força e Vitalidade Drink (Bebida à Base de Proteína), o Dolce Gusto Neo Máquina Café e Cápsulas (Sistema de Café), o Buondi Robusto (Café Torrado) e a Purina One Dual Nature (Pet Food).

A Arkopharma, a Nos e a Cudell conseguem distinções em três categorias. A empresa farmacêutica vence com Forcapil Age Protect, na categoria de Cuidados Capilares; com Stop Piolhos Loção, na categoria Antiparasitários Capilares, e com Forderma Colagénio Anti-Idade Global, na categoria Beleza-Colagénio.

A Nos volta a ser eleita pelos consumidores com três produtos. Além da Fibra Ótica 10 Gbps, na categoria Internet Fixa, e de Nos Wi-Fi Total, na categoria Extensores de Sinal, vence com a aplicação móvel Nos TV, na categoria Experiência de Televisão.

Já a Cudell, empresa do setor do paisagismo e da água, é distinguida na categoria Eletrólise de Sal com Mr. Pure, conseguindo também o selo para Mr. Silence 30, na categoria Bombas de Calor Piscina, e para W-Warrior Bluezone, na categoria Robots de Piscina.

Entre os 61 produtos e serviços distinguidos encontram-se ainda os produtos Just Bee Clear da Apivita, na categoria Pele Oleosa com Tendência Acneica; Mela B3 Sérum Antimanchas da La Roche-Posay, na categoria Antimanchas; Philips I-9000 Prestige Ultra, na categoria Máquinas de Barbear; Shamir Optimee, na categoria Lentes Oftálmicas; App Betano na categoria Apostas Desportivas/Casino Online e Energyspin da Beko na categoria Máquina de Lavar a Roupa, entre outros.

Escolhidos pelos cerca de 19 mil consumidores nacionais, que votaram nos produtos e serviços pela atratividade, inovação e intenção de compra, os 61 vencedores passam a exibir o selo Produto do Ano 2025.

Em comunicado de imprensa, a empresa Produto do Ano salienta que 62% dos inquiridos admitem que a distinção transmite mais confiança do que produtos sem qualquer selo de qualidade. “A presença de um selo de qualidade, como o Produto do Ano, ajuda 58% dos consumidores a tomar decisões mais rápidas no ponto de venda”, acrescenta o comunicado que anuncia os vencedores.

“Para os consumidores sondados, a inovação mais valorizada é a vertente tecnológica ou funcional, seguida da que é desenvolvida para sustentabilidade ou impacto ambiental. Prova disso mesmo é o facto de 55% dos inquiridos estarem disposto a pagar até 10% mais pela inovação apresentada por estes produtos”, refere o documento.

Apesar de ser através das redes sociais e dos influenciadores digitais que os consumidores conhecem cada vez mais produtos inovadores, “62% reconhecem que confiam mais num produto com o selo Produto do Ano do que nos produtos recomendados pelos influenciadores digitais [sem qualquer distinção equiparável]”.

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