Threads estreia anúncios e TikTok tem nova funcionalidade de compras
O Threads poderá roubar anunciantes ao X, devido às dificuldades desta plataforma em atrair marcas. O TikTok, por seu lado, está a integrar funcionalidades da LTK, aplicação que permite aos consumidores fazer compras a partir de recomendações de criadores e influenciadores
Daniel Monteiro Rahman
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A Meta está a planear introduzir anúncios no Threads no início de 2025, para capitalizar o rápido crescimento da aplicação, noticia o The Information. Desenvolvido pela equipa do Instagram, o Threads é lançado em julho de 2023 para concorrer com o X e conquistar utilizadores da rede social detida por Elon Musk.
A criação e publicação de anúncios no Threads estão a ser preparadas para um pequeno número de anunciantes, a partir de janeiro, com uma equipa da divisão de publicidade do Instagram a liderar o processo. O Threads poderá atrair anunciantes do X devido às dificuldades que a plataforma está a ter de atrair marcas e das mudanças drásticas que Elon Musk tem vindo a fazer.
Em outubro, Mark Zuckerberg, CEO da Meta, garantia que o Threads tinha 275 milhões de utilizadores mensais ativos e, de acordo com uma publicação feita no Threads por Adam Mosseri, diretor do Instagram, a aplicação adicionou “mais de 15 milhões novos registos em novembro” e “há três meses que conta com mais de um milhão de novos registos por dia”.
O TikTok, por seu lado, está a integrar funcionalidades da LTK, aplicação que permite fazer compras a partir de recomendações de criadores e influenciadores. A parceria poderá aumentar a capacidade dos criadores de conteúdo de moda de ganharem comissões de afiliados, através da LTK, ao mesmo tempo que facilita aos consumidores a encontrarem roupas e acessórios sobre os quais os criadores estão a falar.
A ligação entre as aplicações TikTok e LTK torna a experiência de compra mais simples e pretende reforçar a reputação do TikTok como uma aplicação de compras e não apenas como um destino de entretenimento. Quando um criador de conteúdo utiliza a nova integração, aparecerá na secção de comentários uma hiperligação para o artigo na LTK. Por agora, a funcionalidade só é apresentada na aplicação TikTok.
De acordo com o estudo ‘Shopper Study 2024’ da LTK, sobre a relação da geração Z com o marketing de influência, 71% da geração Z têm mais propensão a experimentar uma marca ou um produto depois de verem uma publicação de um influenciador sobre o mesmo. A análise revela ainda que 68% da geração Z fazem compras com base nas recomendações dos criadores de conteúdo, face a 56% da população em geral.