Energy BBDO desenvolve campanha anti-armas com jogo que simula tiroteio numa escola (com vídeo)
A experiência gamificada com 10 minutos de duração é desenvolvida para a associação Change the Ref, em conjunto com a Webcore Games (desenvolvimento do videojogo) e a Flutu Music (áudio). Tem como base dados reais de tiroteios em escolas nos Estados Unidos
Daniel Monteiro Rahman
Um terço dos portugueses está a gastar mais em compras online
José Guerreiro reforça departamento criativo da Lisbon Project
Perplexity já permite fazer compras
Cristina Ferreira trava execução de sentença de primeira instância da SIC
BA&N faz parceria com consultora SEC Newgate
António Zambujo é o embaixador dos vinhos da Vidigueira
ERA recorre ao humor para atrair gerações Y e Z (com vídeo)
“Cream é não provar” as novas Amarguinhas Creme
McDonald’s escolhe Wandson Lisboa para campanha de Natal (com vídeos)
Natal da Coca-Cola divide opiniões (com vídeos)
Criada pela Energy BBDO para a associação Change the Ref, que sensibiliza para os tiroteios em massa e trabalha para reduzir o uso de armas nos Estados Unidos, a campanha que se materializa no jogo ‘The Final Exam’ simula um tiroteio numa escola, para alertar os jovens para os perigos da violência armada, desafiando a norma neste tipo de projeto, ao recorrer a uma experiência gamificada.
“Com este projeto, pretendemos chegar a um novo público, os jogadores que passam muito tempo imersos nos seus mundos, como um jogo de sobrevivência que se afirma ser o mais difícil de sempre porque se baseia na vida real. Trazemos a nossa mensagem para o universo deles, apresentando tanto o problema como a solução de uma forma muito pouco convencional. O jogo aborda a violência armada nos Estados Unidos e as suas abordagens à mudança, ao mesmo tempo que desafia o jogador através de uma experiência de jogo dinâmica”, explicam Manuel e Patricia Oliver, cofundadores da Change the Ref, citados na Muse, a mesma organização para a qual a agência portuguesa Stream and Tough Guy já tinha criado em julho uma campanha, em parceria com a Atlantic New York, agência de João Coutinho.
Para completar o jogo, os participantes têm de recolher cinco medidas de segurança de armas ou peças legislativas pendentes, para sobreviverem a um dia de escola. Têm ainda de realizar atividades cronometradas, como esconder-se de um atirador, encontrar uma rota de fuga e barricar a sala de aula. Existem também pistas escondidas em livros escolares e mapas, que fornecem factos sobre os tiroteios nas escolas dos Estados Unidos. A campanha tem como base dados reais de tiroteios em escolas, tendo em mente todas as faixas etárias.
“Uma das coisas mais inspiradoras da Change the Ref é o facto de se recusarem a deixar que os Estados Unidos se tornem apáticos em relação à epidemia de tiroteios nas escolas. Eles são incansáveis”, afirma Josh Gross, CCO da Energy BBDO. “Isto fez-nos pensar em outros meios onde a sua mensagem pudesse chegar e impulsionar a ação. Os jogos permitem-nos criar uma experiência imersiva em que qualquer pessoa se pode colocar na pele de uma criança que vai à escola nos Estados Unidos. Quer se trate de um aluno do ensino secundário, habituado a simulacros de tiroteios ativos, ou de uma pessoa de meia-idade que só conhece os tiroteios nas escolas através das notícias, e que pode compreender melhor o que está realmente a acontecer na ausência de uma mudança significativa”, argumenta.
A experiência gamificada com duração de 10 minutos foi desenvolvida em conjunto com a Webcore Games (desenvolvimento do videojogo), a agência de ‘gaming’ Druid Creative Gaming, a Flutu Music (áudio), e a OMG Creo (marketing de influência). A campanha estreou na TwitchCon, convenção semi-anual do serviço de ‘live-streaming’ Twitch, que ocorreu de 20 a 22 de setembro, e está disponível online .