Publicidade

Criatividade que não se limita à mensagem

‘Dumb Ways to Die’ (na foto) da McCann Erickson Melbourne é a campanha que Tiago Mesquita gostaria de ter feito. A ‘Heart – The Art of Living’ é a que faz e mais concretiza o supervisor criativo da i-Brothers, revela na rubrica do M&P Como É Que Não Me Lembrei Disto?

Daniel Monteiro Rahman
Publicidade

Criatividade que não se limita à mensagem

‘Dumb Ways to Die’ (na foto) da McCann Erickson Melbourne é a campanha que Tiago Mesquita gostaria de ter feito. A ‘Heart – The Art of Living’ é a que faz e mais concretiza o supervisor criativo da i-Brothers, revela na rubrica do M&P Como É Que Não Me Lembrei Disto?

Sobre o autor
Daniel Monteiro Rahman
Artigos relacionados
Estão abertas as candidaturas ao ADCE Agency Exchange 2025
Publicidade
Há duas campanhas portuguesas no ACT Good Report 2025
Publicidade
Suíça é o primeiro país a exibir campanha global da Super Bock
Marketing
Frize recorre a Ljubomir Stanisic para mudar paradigma
Publicidade
Kor Media ganha concessão de OOH nos autocarros de Évora e Beja
Publicidade
Emma Roberts é a primeira embaixadora global da Kiko Milano
Marketing
O Lado B da edição 978 do M&P
Marketing
Novobanco rejuvenesce marca com campanha da BBDO
Publicidade
Millie Bobby Brown e Jake Bongiovi promovem turismo do Dubai
Marketing
P28 expõe arte em painéis publicitários de grande formato
Publicidade

A forma como um tema pesado – como os acidentes de pessoas em linhas férreas – é abordado com humor, leveza, animação e musicalidade, faz com que a campanha ‘Dumb Ways to Die’, da McCann Erickson Melbourne, seja uma fonte de inspiração para Tiago Mesquita.

São muitas as campanhas de que se orgulha ter feito, mas é um projeto pessoal que mais o concretiza. Quando está sem ideias, o supervisor criativo da i-Brothers gosta de se desligar, pois não acredita que martelar num pensamento o torne mais criativo, mas também acredita que o entusiasmo é a melhor fonte de inspiração, revela ao M&P na rubrica Como é Que Não Me Lembrei Disto?, dedicada à criatividade.

Qual é a campanha que gostaria de ter feito?

A campanha com a qual mais me identifico, e que, por outro lado, mais gostaria de ter feito, é a campanha ‘Dumb Ways to Die’ da McCann Melbourne, antiga McCann Erickson Melbourne, para a Metro Trains, na Austrália.

Quais são as razões dessa escolha?

Destaco a relevância e o humor presentes numa animação simples, mas muito atrativa. A música tornou-se num êxito que perdura até aos dias de hoje. A ‘silliness’ que se combina com uma mensagem muito clara e distinta, torna a campanha em si numa obra de arte que admiro bastante. Tendo crescido com as animações dos Happy Tree Friends, das quais também sou bastante fã, é mesmo um daqueles casos em que digo: “caramba, como é que não me lembrei disto?”.

Qual é o ‘insight’ e como é materializado?

Muitas vezes, o ‘insight’ provém de uma verdade. A partir daí, conseguimos compreender verdadeiramente o problema e, assim, criar a melhor solução. Neste caso, a abordagem utilizada foi a de falar de um tema ‘pesado’ [mortes nas linhas de comboio/metro] de forma inovadora, não com o intuito de chocar as pessoas, mas sim de as educar.

Em teoria, este processo parece simples: o ‘insight’ é tanto um ponto de partida como uma etapa no processo criativo. Acreditando neste objetivo, a forma encontrada para o materializar foi uma comunicação sobre um tema de sensibilização, com um tom humorístico e viral. A música, tendo esse potencial, foi o formato que melhor representou este objetivo, sendo que a solução encontrada e os seus resultados falam por si.

O que é que lhe chamou mais à atenção? O texto, a imagem, o protagonista ou outro aspeto da campanha?

A musicalidade e o tipo de animação tornam a mensagem tão simples, mas tão impactante, que é difícil não gostar dela. Acresce que a sua capacidade de adaptação e reutilização mostram que a criatividade envolvida nesta campanha é forte e não se limita àquela mensagem. De facto, mais tarde, a campanha foi usada para abordar outros temas de segurança e em diferentes contextos culturais.

Esta campanha inspirou-o a nível criativo? 

De certa forma, sim. Mostra que podemos abordar assuntos sérios e importantes de forma astuta, com leveza e humor. Mostra que não é necessário dramatizar os temas sérios e que, por vezes, podemos reinventar a forma como comunicamos.

Tiago Mesquita acredita que a criatividade se tenha tornado mais imaterial, por estarmos numa era mais digital

Até que ponto a banda sonora de uma campanha pode contribuir para o seu sucesso?

A banda sonora pode contribuir muito para o sucesso, pois confere emoção e permanência na memória. Lembro-me, até hoje, da canção “Boa noite, Vitinho”, pela emoção que me despertava sempre que passava na televisão.

E essa emoção perdura na minha memória até aos dias de hoje, pela forma como me fazia sentir sempre que a ouvia. Acredito que muitas pessoas da minha geração ainda se lembram da letra da música, pois foi um jingle muito acarinhado por todos.

Qual é a campanha que mais o concretizou profissionalmente?

Tenho várias ideias de que me orgulho e que me fazem sentir concretizado profissionalmente, mas a que melhor me representa é a que fiz para mim mesmo: o projeto ‘Heart – The Art of Living’. Essencialmente, implantei um chip junto ao meu coração, que me permite guardar tudo o que amo. Foi um projeto pessoal de vida, no qual continuo a investir até hoje, para poder recordar mais tarde.

Como é que chegou a esta ideia e avançou para a execução?

Após ter sido operado ao coração há alguns anos, passei a interessar-me pela inteligência emocional e pela forma como vivemos a vida. Quis dar maior significado aos momentos que vivo e, por fim, queria muito guardar as coisas de que gosto junto ao meu coração (literalmente).

Ao partilhar a ideia com amigos e colegas da área, apercebi-me do seu potencial criativo e de como esta ideia me poderia destacar no mercado. Acredito que a criatividade vai além da profissão – é uma forma de estar e viver.

O projeto cresceu e, para além do chip criado em parceria com a Dangerous Things, desenvolvi um site para partilhar, em tempo real, o que guardo no meu coração. Produzi também um vídeo para apresentar o projeto e promovê-lo nas redes sociais, que resultou numa exposição viral.

Acabei por ser entrevistado por vários órgãos de comunicação social e por participar na Bienal dos Jovens Criadores, em Milão, em 2015, onde fiz uma pequena exposição do projeto. Além disso, o projeto foi inscrito nos Prémios CCP 2015, tendo conquistado o Bronze na categoria de autopromoção, e foi selecionado para competir no Cannes Lions do mesmo ano.

As campanhas estão mais ou menos criativas?

A criatividade é cíclica. Costumamos procurar tendências do passado para as reavivar. Por estarmos numa era mais digital, acredito que a criatividade se tenha tornado mais imaterial. Atualmente, não vejo tantas campanhas de guerrilha como acontecia há alguns anos. E nesse aspeto, penso que a criatividade não se tenha tornado menos ou mais criativa, mas sim mudado de forma.

O que é que faz quando não tem ideias?

Desligo. Deixo de pensar e faço outras coisas. Muitas vezes, sinto que tenho mais lucidez após um passeio ou uma corrida, pois sinto que me afastei do ‘briefing’ e consegui ter uma visão mais ampla do problema. Não acredito que estar a martelar num pensamento me torne mais criativo.

Ter essa capacidade de desligar e depois voltar com a cabeça limpa torna-me muito mais eficaz na procura de ideias melhores. Outro fator que me inspira a criatividade é o entusiasmo. Sempre que estou entusiasmado por algo, tenho também as melhores ideias.

Parte desse entusiasmo não se deve apenas à minha capacidade emocional no momento, mas também às pessoas com quem tive o prazer de trabalhar e à forma como sou tratado. Em parte, acredito que esses são os aspetos mais importantes que, para mim, fazem a diferença.

Ficha técnica

Campanha Dumb Ways to Die
Cliente Metro Trains
Agência McCann Erickson Melbourne
Diretor criativo executivo John Mescall
Diretor criativo Pat Baron
Redator John Mescall
Diretor de arte Pat Baron
Ilustração Julian Frost
Banda sonora Ollie McGill
Digital Huey Groves e Christian Stocker
País Austrália
Ano 2012

 

Ficha técnica

Projeto Heart – The Art of Living
Diretor de arte Tiago Mesquita
Redator Ivo Martins
Edição de vídeo Filipe Varela
Web designer Juliana Freitas
País Portugal
Ano 2014

Sobre o autorDaniel Monteiro Rahman

Daniel Monteiro Rahman

Mais artigos
Artigos relacionados
Estão abertas as candidaturas ao ADCE Agency Exchange 2025
Publicidade
Há duas campanhas portuguesas no ACT Good Report 2025
Publicidade
Suíça é o primeiro país a exibir campanha global da Super Bock
Marketing
Frize recorre a Ljubomir Stanisic para mudar paradigma
Publicidade
Kor Media ganha concessão de OOH nos autocarros de Évora e Beja
Publicidade
Emma Roberts é a primeira embaixadora global da Kiko Milano
Marketing
O Lado B da edição 978 do M&P
Marketing
Novobanco rejuvenesce marca com campanha da BBDO
Publicidade
Millie Bobby Brown e Jake Bongiovi promovem turismo do Dubai
Marketing
P28 expõe arte em painéis publicitários de grande formato
Publicidade
Publicidade

Estão abertas as candidaturas ao ADCE Agency Exchange 2025

A iniciativa convida jovens criativos a explorar novos ambientes de trabalho no estrangeiro. O branding do Agency Exchange (na foto) é, pelo segundo ano consecutivo, da autoria de duas criativas portuguesas: Beatriz Pinto (Uzina) e Carolina Cunha (DPZ)

Meios & Publicidade

O Art Directors Club of Europe (ADCE) abre as candidaturas para o Agency Exchange 2025, programa de intercâmbio de agências que convida jovens criativos a explorar novos ambientes de trabalho no estrangeiro. O programa está aberto a todos os criativos que tenham, no mínimo, dois anos de experiência profissional.

A identidade visual do Agency Exchange é criada, pelo segundo ano consecutivo, por duas criativas portuguesas: Beatriz Pinto, diretora de arte da Uzina, e Carolina Cunha, redatora da DPZ.

O programa oferece a oportunidade aos jovens de trabalharem no estrangeiro durante algumas semanas, sem terem de abandonar o emprego atual. Trata-se simplesmente de fazer uma pausa, adquirir novos conhecimentos e regressar com novas ideias e uma energia renovada.
Para participar no programa, cada agência que nomeia um participante deve também estar aberta a acolher outro jovem criativo.

As agências que já participaram incluem: Morillas (Espanha), Werklin e Hasan & Partners (Finlândia), Caffeina (Itália), Triad (Chéquia), WKND (Letónia) e PeterSmith (Alemanha), cada uma das quais proporciona experiências diferentes aos criativos visitantes.

As candidaturas para o programa são gratuitas para os membros da ADCE ou dos clubes criativos associados e custam €500 para os não membros, podendo ser feitas na página oficial até 21 de maio.
A apresentação das correspondências entre agências e criativos ocorre a 10 de junho, com os intercâmbios a decorrerem entre setembro e novembro.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
Publicidade

Há duas campanhas portuguesas no ACT Good Report 2025

‘Sem Acessibilidade, Mal Empregada a Lei’ (na foto), criada pela Dentsu para a Associação Salvador, ocupa o 26º lugar no ranking. ‘Uma Vida Salva Quatro”, da Mantra para o Governo de Cabo Verde, surge no 40º

Há duas campanhas portuguesas no ranking ACT Good Report 2025, que distingue campanhas que promovem o bem-estar social e a responsabilidade ambiental.
‘Sem Acessibilidade, Mal Empregada a Lei’, criada pela Dentsu Creative Portugal para a Associação Salvador e rebatizada ‘Impossibilities’ para o mercado internacional, ocupa o 26º lugar da tabela. A campanha alerta para as dificuldades na integração laboral de pessoas com deficiência por falta de estratégias de mobilidade inclusivas.

Na 40ª posição do ranking de campanhas, elaborado pela ACT Responsible em parceria com o World Advertising Research Center (WARC), surge a campanha ‘Uma Vida Salva Quatro’, concebida pela agência criativa Mantra para o Governo de Cabo Verde.
‘One Saves Four’, como é conhecida internacionalmente, apela à doação de sangue e, além de motivar os potenciais dadores, também explica os benefícios das transfusões sanguíneas.

O ranking de campanhas do ACT Good Report 2025 é liderado por ‘Assume That I Can’, campanha publicitária criada pela agência norte-americana Small para a CoorDown, associação que promove os direitos dos portadores de síndrome de Down, à frente de ‘Dreamcaster for AB InBev’, da FCB New York para a Michelob Ultra.

 

Em termos de agências, o ACT Good Report 2025 coloca a Publicis Conseil na primeira posição, a Small na segunda e a Ogilvy London na terceira. O WML lidera o ranking referente às redes de agências publicitárias, seguido do grupo Havas e da Publicis Worldwide.
Os Estados Unidos, a França e o Reino Unido ocupam os primeiros lugares do ‘ranking’ de países com os melhores anúncios que promovem o bem-estar social e a responsabilidade ambiental.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

Luis Batista Gonçalves

Mais artigos
Marketing

Suíça é o primeiro país a exibir campanha global da Super Bock

A agência Caldas Naya assina ‘What Is Authentic Has More Taste’ (na foto), campanha internacional, com versões em francês e alemão, divulgada em televisão, digital e redes sociais, entre abril e agosto

Inspirada na autenticidade de Portugal, a nova campanha global da Super Bock já está presente no mercado suíço, com versões em francês e alemão. Concebida pela agência criativa Caldas Naya e produzida pela More Maria, com consultoria de produção de Pedro Gaspar, a primeira campanha internacional de comunicação em ‘mass media’ da cervejeira dá início a um novo posicionamento da marca nos mercados externos.

Divulgado em televisão, digital e redes sociais, o filme publicitário, com a assinatura ‘What is authentic has more taste’, convida o público internacional a descobrir um país “onde os sabores são reais, os abraços calorosos e os momentos partilhados em bares e esplanadas fazem parte da identidade cultural”, explica a marca em comunicado de imprensa.

O planeamento de media foi definido por uma agência de meios local, à semelhança do que está previsto para os restantes mercados onde a campanha será exibida, apurou o M&P.

A escolha da Suíça para a estreia da nova campanha internacional da Super Bock acontece numa altura em que a marca promove a Super Bock Unfiltered, uma nova cerveja criada exclusivamente para o mercado suíço.
“Produzida localmente, no estilo international pale lager, este lançamento representa um momento inédito para a marca, que aposta em inovação pensada especificamente para este mercado”, refere o documento.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
Publicidade

Frize recorre a Ljubomir Stanisic para mudar paradigma

A campanha, protagonizada pelo chef jugoslavo (na foto), pretende romper com a ideia pré-concebida de que a água com gás está associada à má disposição. O anúncio tem estratégia e criatividade da Bar Ogilvy

A Frize aposta no chef jugoslavo Ljubomir Stanisic para acabar com a ideia pré-concebida de que a água com gás está associada à má disposição, posicionando-se como uma marca “só para bem-dispostos”, na nova campanha publicitária omnicanal, com criatividade e estratégia da Bar Ogilvy e produção da Krypton. 

“Para comprovar esta afirmação, e agitar as águas, tomámos uma medida inédita e ousada: celebrámos um contrato de ‘não consumo’ com o embaixador da má disposição: Ljubomir Stanisic. Conhecido pelo seu temperamento explosivo, vimo-nos obrigados a proibir-lhe a venda e o consumo, para garantir que nenhuma das nossas águas cairá nas mãos erradas”, explica a Frize em comunicado de imprensa.

A campanha, com planeamento de meios da Initiative, está a ser divulgada em televisão, rádio, digital e redes sociais. A primeira vaga de comunicação decorre entre 14 de abril e 11 de maio. “Como era esperado, o Ljubomir Stanisic fez um grande filme quando percebeu que está proibido de beber Frize”, refere a agência criativa.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
Publicidade

Kor Media ganha concessão de OOH nos autocarros de Évora e Beja

A empresa, que também explora os espaços publicitários exteriores de transportes públicos no Algarve (na foto), alarga a área de intervenção às duas maiores cidades do Alentejo

A Kor Media, submarca da agência de design algarvia Kor Creatives, acaba de conquistar a concessão de exploração da publicidade exterior nas frotas de autocarros de Évora e Beja, em regime de exclusividade. A empresa, que também explora os espaços publicitários ‘out-of-home’ (OOH) de transportes públicos no Algarve, alarga a área de intervenção às duas maiores cidades do Alentejo, numa altura em que olha para o resto do país para crescer.

“Estamos a estudar novas possibilidades a nível de espaços publicitários em centros comerciais e a preparar o estabelecimento de parcerias com as maiores agências de meios de Portugal”, revela ao M&P Pedro Águas, CEO da Kor Creatives. A agência, fundada como LCPA Creative Agencies em 2014, está também a reforçar a aposta no design digital focado na experiência e no interface do utilizador.

“Acreditamos que a área de webdesign UX/UI é uma das alavancas para o crescimento da agência, a par da forte aposta que fazemos na gestão de redes sociais, que é a área onde temos crescido mais nos últimos dois anos. Temos uma metodologia própria e conseguimos ser diferenciadores nesta área, a nível nacional”, salienta Pedro Águas.

Com 16 colaboradores afetos à Kor Creatives e à Kor Media, a agência, que faturou cerca de €925 mil em 2024, antevê um aumento do volume de negócios em 2025. “Prevemos acabar o ano com 20 colaboradores”, refere o responsável, que acaba de estabelecer uma parceria com a Universidade do Algarve, no âmbito da Kor Academy, para formar profissionais especializados em produção e edição de vídeo para as redes sociais.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

Luis Batista Gonçalves

Mais artigos
Marketing

Emma Roberts é a primeira embaixadora global da Kiko Milano

Emma Roberts x Kiko Milano é a coleção de cosmética de edição limitada, em parceria com a atriz e cantora norte-americana (na foto), que protagoniza a campanha de lançamento

Emma Roberts, que tem 20,5 milhões de seguidores no Instagram, é a primeira embaixadora global da Kiko Milano, protagonizando a nova campanha da marca de cosmética italiana, que divulga a coleção de maquilhagem Emma Roberts x Kiko Milano, linha de edição limitada lançada a 10 de abril.

Realizado por Mateusz Sitek, com direção criativa de Benn Northover, o anúncio está a ser divulgado nas redes sociais, sites e múpis digitais. Os materiais promocionais da campanha integram ainda conteúdos audiovisuais realizados nos bastidores da produção, assinados por Simone Rigamonti.

“Criar uma coleção inspirada no meu próprio visual era um sonho que tinha desde que era adolescente. Esta colaboração torna esse meu sonho realidade. Nunca me sinto tão eu como quando uso tons quentes e terrosos e um batom vermelho poderoso. Espero que as outras pessoas se sintam inspiradas a criar e a partilhar os seus próprios looks com os produtos desta coleção”, refere Emma Roberts, citada em comunicado de imprensa.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
Marketing

O Lado B da edição 978 do M&P

No Lado B, a rubrica Fatal, Banal, Genial apresenta o Insteroid, carro elétrico da Hyundai que é inspirado na estética dos videojogos. O chocolate do Dubai e o impacto das tarifas nos investimentos publicitários são outros dos temas na última página do jornal

Fatal, Banal, Genial

Carro real ou de videojogos? É as duas coisas

O nome do novo protótipo da Hyundai pré-anuncia ao que vem. O Hyundai Insteroid é uma versão em esteroides do utilitário elétrico Inster, com inspiração na estética dos videojogos. O objetivo é cativar quem mais ordena nos planos de marketing: os consumidores jovens (ou os menos jovens que não largaram os videojogos).

Mas não só: também todas as tendências de consumo e de comunicação estão a ‘obrigar’ as marcas a trazer os universos imersivos para a realidade e a gamificar as experiências de utilizador. Em tudo idêntico aos carros dos jogos de corridas, o Insteroid faz jus à origem: habitáculo semelhante a uma consola de jogos, gaiola de segurança, bancos ajustáveis, controlos minimalistas próprios da competição automóvel, sistema de áudio Beat House e um dispositivo Message Grid, para o condutor transmitir mensagens para o exterior, através dos píxeis instalados na traseira do carro, entre outros.

Revelado a 1 de abril no evento Night Garage Party, em Seul, pode até parecer mentira, mas está a ser apresentado até 13 de abril, no Salão da Mobilidade de Seul. Fica por saber se e quando vai ser comercializado ou se é apenas um projeto para construir a notoriedade da Hyundai e promover o Inster.

52%

É a percentagem de pessoas que considera que as mulheres são culpadas pelas situações de assédio sexual em espaços públicos, devido às suas atitudes, comportamentos ou aparência. Os resultados do estudo, divulgado por ocasião da semana internacional contra o assédio na rua (de 6 a 12 de abril), dão o mote à campanha ‘A Culpa Nunca é Tua’, da L’Oréal Paris.

Para dar poder às mulheres e recordar-lhes o direito de serem quem são, a mensagem é difundida no Instagram e no TikTok, nas universidades e com ativações no metro da Alameda, em Lisboa, que incluem o revestimento de uma carruagem com a cor laranja.

O Melhor🔥

A campanha da companhia aérea Icelandair, que pede às grandes empresas de inteligência artificial (IA) que parem de gerar imagens enganosas da Islândia. O argumento é que as paisagens do país são tão espetaculares que não precisam de ser melhoradas. Como nenhuma imagem de IA pode substituir a verdadeira Islândia, a campanha da agência criativa Hvita Husid pede às empresas de IA que sugiram aos utilizadores uma visita ao país.

O Pior💀

O agravamento das tarifas dos Estados Unidos, o quarto país de destino das exportações nacionais. Em Portugal, a Centromarca manifesta preocupação e pede medidas para proteger o mercado único da União Europeia, que tem uma tarifa generalizada de 20%, que acresce à de 25% sobre os automóveis, aço e alumínio. É inevitável o efeito dominó na desestabilização das cadeias de abastecimento e na retração dos investimentos publicitários.

 

A Seguir

Chocolate do Dubai e a subida de preço do pistáchio

É uma tendência difícil de antecipar o que ainda está por inventar. Cada uma à sua maneira, Galp, Staples, Control, Magnum, Licor Beirão, Electrão, Cleanup, Remax, Sociprime, Lindt, Artisani, Regina – e até a Lusíadas Saúde, a GNR e a PSP – são apenas algumas das marcas que em Portugal estão a capitalizar a comunicação nas redes sociais, em torno da histeria mundial com o chocolate do Dubai.

Outras aproveitam o Dia das Mentiras e promovem produtos com chocolate do Dubai, que não vão lançar. Ou ‘colam’ a narrativa chocolate/pistáchio/Dubai a produtos com zero em comum com esta trilogia. Faz sentido? Dá ‘engagement’, a métrica do ‘vale tudo o que seja o que os consumidores querem ouvir falar e comprar’. Enquanto houver filas nas lojas e os ditos chocolates esgotarem assim que vão para as prateleiras.

A Normal e o Lidl serão os mais recentes retalhistas a inovar com derivados desta tendência, que faz esquecer a reconhecida qualidade e tradição dos chocolates suíços e belgas. A Normal lança chocolate do Dubai em creme para barrar, enquanto o Lidl aventura-se na versão em licor. Entretanto, o preço do pistáchio está a disparar. A próxima ‘trend’ das redes sociais já está à espreita?

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
Publicidade

Novobanco rejuvenesce marca com campanha da BBDO

Coprotagonizado pela atriz Júlia Palha (na foto), o filme publicitário é divulgado em televisão, cinema, rádio, digital e redes sociais, com o planeamento de meios da Hearts & Science

O Novobanco prossegue a estratégia de rejuvenescimento da comunicação da marca com uma campanha criada pela BBDO. Coprotagonizado pela atriz Júlia Palha, que volta a dar a cara pela instituição bancária, o filme publicitário está a ser divulgado em televisão, cinema, rádio, digital e múpis digitais dos balcões, com adaptações mais curtas para as redes sociais. A Hearts & Science assina a estratégia de planeamento de meios da campanha.

“Esta comunicação assinala uma evolução clara no nosso posicionamento, materializado numa identidade visual mais vibrante, alinhada com a leveza e frescura dos protagonistas”, explica o Novobanco em comunicado de imprensa.

A instituição bancária recorre, pela primeira vez, a um tema musical internacional, ‘Alright’, lançada pela banda britânica Supergrass em 1995, que ultrapassa os 400 milhões de ‘streams’ no Spotify. “Esta música é um hino à juventude que perdura. Capta a energia e o otimismo de quem é e se mantém jovem, onde a vida aparece sempre cheia de possibilidades”, refere o documento.

A campanha serve também para apresentar a nova assinatura de marca da instituição bancária: ‘Novobanco. Presente no meu futuro’. “É uma declaração expressa pelos clientes, na primeira pessoa, e que capta a essência do que representamos, um parceiro de confiança que desempenha um papel ativo, hoje, na vida dos seus clientes e que os acompanha na construção do futuro que desejam”, esclarece ainda o comunicado.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
Marketing

Millie Bobby Brown e Jake Bongiovi promovem turismo do Dubai

O casal é o protagonista da campanha promovida pelo ‘Visit Dubai’, co-realizada pelo argentino Armando Bo, e que tem como objetivo destacar a variedade de experiências turísticas que a cidade tem para oferecer

A atriz e embaixadora da Unicef, Millie Bobby Brown, e o seu marido, o ator e modelo Jake Bongiovi, protagonizam a campanha de marketing ‘Descubra a sua história no Dubai’, promovida pelo departamento de economia e turismo do Dubai (Visit Dubai), com o objetivo de mostrar as aventuras que os viajantes podem viver na cidade, mesmo durante uma breve escala.

Escrito e co-realizado pelo argentino Armando Bo, vencedor do Óscar de melhor argumento original em 2015 pelo filme ‘Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)’, a campanha será lançada, numa primeira fase, em 21 países, nos quais se inclui Portugal, e estará presente em várias plataformas, incluindo publicidade ‘online’, meios ‘outdoor’, redes sociais e serviços de ‘streaming’.

Filmado em vários locais do Dubai, o enredo do filme começa no Aeroporto Internacional do Dubai (DXB), onde Brown e Bongiovi, com algumas horas antes do próximo voo, encontram um argumento de cinema mágico que os leva para uma nova história, segundo o comunicado de imprensa.

O argumentista e realizador Armando Bo explica que a campanha pretende mostrar ao mundo como o Dubai é um lugar cheio de possibilidades: “Os locais de filmagem foram perfeitos para ilustrar tudo o que a cidade tem para oferecer”.

Millie Bobby Brown, que protagoniza o filme da Netflix ‘The Electric State’ e é conhecida pelo papel de Eleven na série ‘Stranger Things’ contracena pela primeira vez com o marido, Jake Bongiovi.

Cidade procura novos públicos internacionais

Durante uma pausa nas filmagens, a atriz partilha o entusiasmo por colaborar com o Dubai e elogia a diversidade cultural da cidade: “É uma cidade global e diferente de qualquer outro lugar onde já estive. Parece mesmo que reúne muitos destinos num só”. Jake Bongiovi destaca a beleza das paisagens do deserto: “Explorar a cidade foi uma experiência muito especial e levamos connosco memórias inesquecíveis”.

Integrada no marketing global do ‘Visit Dubai’ para promover a cidade junto de novos públicos internacionais, a campanha ‘Descubra a sua história’ junta-se a outras ações protagonizadas por nomes do mundo do entretenimento, como Zac Efron e Jessica Alba em ‘Dubai: A Romance to Remember’ ou Gwyneth Paltrow, Zoe Saldana e Kate Hudson em ‘A Story Takes Flight’.

Issam Kazim, responsável pelo departamento de economia e turismo do Dubai (Visit Dubai), explica a aposta numa estratégia de marketing diversificada, assente em campanhas criativas e feitas à medida. “Ter Millie Bobby Brown e Jake Bongiovi como protagonistas da nova campanha permite-nos alcançar um público alargado, ao mesmo tempo que destacamos a variedade de experiências turísticas que o Dubai tem para oferecer. Eles personificam o espírito de descoberta e estamos confiantes de que a narrativa do filme irá inspirar os viajantes a transformar uma simples escala numa estada memorável”.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
Publicidade

P28 expõe arte em painéis publicitários de grande formato

Setúbal exibe o trabalho da artista Isabel Baraona (na foto) e é uma das sete cidades que acolhem as criações de sete artistas durante sete meses, no âmbito da Outdoor ’25, mostra de arte contemporânea

A P28 está a expor arte em painéis publicitários de grande formato (8x3m) em sete cidades do país (Viana do Castelo, Viseu, Coimbra, Lisboa, Setúbal, Évora e Faro). Ao longo de sete meses, a associação de desenvolvimento criativo e artístico divulga obras de sete de artistas plásticos (Cláudia R. Sampaio, Edson Chagas, Isabel Baraona, Isabel Simões, José Maçãs de Carvalho, Luísa Cunha e Pedro Valdez Cardoso), no âmbito da mostra de arte simultânea Outdoor ’25.

“Estamos a aproveitar o enorme potencial destes ‘outdoors’, que são meios de comunicação de massas, para levar a arte contemporânea a todos de forma gratuita e improvável”, salienta a P28 em comunicado de imprensa, explicando que “a iniciativa surge da necessidade de reabilitar e de reavivar suportes que foram concebidos para outros propósitos”.

Os trabalhos dos artistas selecionados para a Outdoor ’25 vão circular entre as sete cidades entre abril e outubro, apresentando criações em fotografia, pintura, texto e escultura. “Em vez de serem exibidas penduradas numa típica parede branca, as obras surgem em ponto grande, expostas na paisagem urbana, fazendo com que seja a exposição que se desloca até ao visitante”, esclarece a associação.

Nascida em 2012, a iniciativa Outdoor, dinamizada pela P28, tem divulgado, ao longo dos anos, obras de artistas como Jorge Molder, Pedro Cabrita Reis ou Jeff Koons, sempre com o objetivo de trazer a arte contemporânea para a rua, mostrando-a em lugares improváveis.

“Pode acontecer que a pessoa só se aperceba da presença daquela obra depois de ter passado naquele local três ou quatro vezes, mas é esse tipo de contacto com o grande público – inesperado, invulgar e subversivo – que pretendemos alcançar, levando a arte aos visitantes através destes espaços públicos que são não-lugares”, refere ainda a associação, que está sediada em Lisboa.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Meios & Publicidade. Todos os direitos reservados.