YouTube cresce como acesso a podcasts e a canais de televisão informativos
Com mil milhões de consumidores mensais de podcasts, a nível mundial, o YouTube (na foto) supera o Spotify. A Fox News tem a maior subida de espectadores únicos, entre os canais norte-americanos de informação no YouTube. MrBeast soma e segue na plataforma e procura investidores

Meios & Publicidade
SIC vence no primeiro Jornal da Noite com intervalos curtos
Ronaldo é o influenciador nacional que mais cresce no YouTube
Canal Hollywood promove passatempo com campanha da The Hotel (com vídeos)
‘Streaming’ representa 20% do valor gasto em direitos de transmissão desportiva em 2025
O YouTube cresce enquanto canal de acesso a podcasts e a canais de informação tradicionais, como CNN e Fox News, por exemplo, com a plataforma de vídeo a aumentar 13% a faturação publicitária em 2024, ultrapassando pela primeira vez os dez mil milhões de dólares (€9,6 mil milhões). O negócio também está a melhorar para o youtuber com mais subscritores, MrBeast, que inicia uma ronda de financiamento para criar uma holding que agregue os vários negócios que detém.
Com mil milhões de consumidores mensais de podcasts, a nível mundial em 2024, o YouTube supera o Spotify, que tem 675 milhões de utilizadores ativos por mês. “Há muito tempo que investimos na experiência do podcast e os criadores descobriram que o vídeo torna este formato ainda mais atraente”, escreve Neal Mohan, CEO do YouTube, na carta anual à comunidade do YouTube, em fevereiro. “Este ano lançaremos mais ferramentas para apoiar podcasters, melhorar a monetização para criadores e tornar ainda mais fácil a descoberta de podcasts”, acrescenta.
Só nos Estados Unidos, cerca de 400 milhões de horas é o tempo dispendido na visualização de podcasts no YouTube. De acordo com a Edison Research, 31% dos ouvintes de podcasts com mais de 13 anos elegem o YouTube, sendo o Spotify a opção de 27%. O Apple Podcasts é preferido por 15% da amostra do estudo, que tem como base o Edison Podcast Metrics, serviço de medição de podcasts que contabiliza a audiência em todas as redes, programas e plataformas, independentemente do número de transferências.
As gerações mais novas são as que mais recorrem ao YouTube para ouvir podcasts. A Edison Research enquadra esta tendência, citando o estudo ‘Gen Z Podcast Listener Report’, que indica que 84% dos membros da Geração Z privilegiam podcasts com uma componente de vídeo, com 45% a assumirem o maior envolvimento com os formatos audiovisuais.
Espectadores únicos dos canais informativos crescem acima dos 8%
O YouTube não atrai apenas os consumidores de podcasts, também é cada vez mais usado para ver transmissões de canais de informação. Os cinco principais canais norte-americanos de notícias presentes na plataforma — ABC News, CBS News, CNN, Fox News e NBC News — aumentam o número de espectadores únicos em cerca de 8%, segundo a plataforma de análise de redes sociais Tubular, noticia a Ad Age.
Na monitorização da Tubular, entre 25 de dezembro de 2024 e 25 de janeiro de 2025, a Fox News regista a maior subida, aumentando 91,5%, para 40,6 milhões de espectadores únicos, no YouTube. Nesse período, o canal noticioso cresce 147% em minutos de visualização, que chegam a 1,3 mil milhões de minutos. Apesar de o número de espectadores únicos subir, o consumo televisivo no YouTube desce nos restantes canais. A NBC News fica em segundo lugar, com 515 milhões de minutos visualizados, no período em análise.
O estudo da Tubular salienta que os principais canais televisivos de notícias têm reforçado o investimento nas transmissões no YouTube, para atrair espectadores no YouTube e aumentar o volume mensal de upload de conteúdos. Nesta estratégia, a Fox News é a exceção, que o estudo justifica com a menor necessidade de carregar mais conteúdos para atrair público, por ter maiores audiências na plataforma do que os canais de televisão concorrentes.
MrBeast prepara ronda de financiamento
O aumento do consumo de podcasts e de canais de televisão tradicionais no YouTube surge numa altura em que o canal MrBeast prepara uma nova ronda de financiamento, que poderá disparar em cinco mil milhões de dólares (€4,8 mil milhões) o valor da empresa da estrela da plataforma de vídeo, segundo o The Guardian.
O youtuber Jimmy Donaldson, a.k.a MrBeast, está em conversações com investidores para angariar financiamento e criar uma holding que agregue os vários negócios que detém, em paralelo com o canal de YouTube, como a produtora de vídeo MrBeast LLC e as marcas alimentares Feastables (chocolates, lançados em janeiro de 2022) e Lunchly (‘snacks’, lançados em setembro de 2024).
Numa anterior ronda de financiamento, a gestora de ativos financeiros Alpha Wave Global investe na MrBeast LLC um montante não revelado e poderá agora perfilar-se como potencial investidora.
Além do YouTube e dos negócios paralelos, o youtuber norte-americano de 26 anos lança na Amazon Prime, em 2024, o ‘Beast Games’, ‘reality show’ de competição inspirado no ‘Squid Game’, com um orçamento de produção de 100 milhões de dólares (€95,2 milhões). O programa alcança 50 milhões de telespectadores em 25 dias e já estarão em andamento negociações para produzir novas temporadas.
De acordo com a Bloomberg, MrBeast, autor do canal com o maior número de subscritores no YouTube (368 milhões), fatura 400 milhões de dólares (€384,4 milhões) em 2024.