Ronaldo é o influenciador nacional que mais cresce no YouTube
Canais para crianças, de tecnologia e humorísticos são os que mais crescem no YouTube em Portugal, em 2024, com o canal UR Cristiano (na foto) a dominar o ranking da Snack Content Portugal, elaborado em exclusivo para o M&P

Catarina Nunes
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Sem surpresa, o canal oficial de YouTube de Cristiano Ronaldo, UR Cristiano, é o que mais cresce em 2024 na rede social de vídeo detida pela Alphabet. No aumento do número de inscritos, o futebolista é seguido por dois canais de vídeos para crianças, o V Kids e o Panda e os Caricas, na segunda e na terceira posição, respetivamente, de acordo com o ranking da Snack Content Portugal.
A análise, realizada em exclusivo para o M&P, é desenvolvida através do programa de dados Tubular para a rede social YouTube, no período entre janeiro e dezembro de 2024. Este ranking considera apenas criadores de conteúdos nacionais, excluindo ainda os canais com conteúdos não originais ou reciclados com ‘clickbaits’ repetitivos.
Criado apenas em julho de 2024 e lançado oficialmente em agosto, o canal que promete “Cristiano as you’ve never seen him before” soma 72,60 milhões de inscritos, nos primeiros cinco meses de existência, o que representa uma média de cerca de 14,5 milhões de aderentes por mês, entre agosto e dezembro. A 18 de fevereiro, os números já vão em 73,8 milhões de subscritores (mais 1,2 milhões em menos de dois meses) e 95 vídeos publicados.
“É, sem dúvida, o maior fenómeno do YouTube português em 2024. A plataforma de Cristiano Ronaldo explode em popularidade logo desde o lançamento, conquistando mais de 72 milhões de novos inscritos em apenas alguns meses”, salienta Inês Ramada Curto, sócia e codiretora executiva da Snack Content Portugal, estúdio de marketing digital especializado em vídeo para redes sociais.
Com entrevistas exclusivas, desafios, colaborações com o Mr Beast, e momentos da vida pessoal, o canal soube capitalizar a imagem de Cristiano Ronaldo para atrair fãs do mundo inteiro. “Este sucesso também se deve à já enorme base de seguidores do jogador nas redes sociais, garantindo uma comunidade massiva logo desde o primeiro dia”, refere Inês Ramada Curto.
Canais infantis ganham duas vezes
A longa distância de Cristiano Ronaldo, os canais infantis dominam o top 3 do ranking. O V Kids, na segunda posição, tem 250 mil novos inscritos em 2024. No total, desde que é criado, em novembro de 2014, soma 2,22 milhões de subscritores e 566 vídeos de desenhos animados, focados em grande parte no boneco Pintainho Amarelo.
“Os conteúdos infantis continuam a ser uma aposta segura no YouTube. O V Kids dá provas ao conquistar 250 mil novos inscritos em 2024, com vídeos educativos, músicas e histórias interativas para crianças. O canal consolida-se como uma das principais escolhas dos pais que procuram conteúdos seguros e estimulantes para os filhos”, analisa Inês Ramada Curto, acrescentando que “o crescimento também é impulsionado pelo aumento do consumo digital entre as novas gerações e a popularidade dos vídeos animados e interativos”.

O canal infantil V Kids tem 250 mil novos inscritos, num total de 2,22 milhões de subscritores desde que é criado, em novembro de 2014
A capitalizar esta tendência, na terceira posição, o canal Panda e os Caricas ganha 160 mil novos subscritores, que engrossam os atuais 3,24 milhões de aderentes que assistem aos 93 vídeos publicados desde que o canal arranca no YouTube, em maio de 2019, que a sócia da Snack Content Portugal considera ser “um dos maiores sucessos entre o público mais jovem em Portugal”.
“O canal mantém-se relevante através do lançamento de novas músicas, histórias animadas e videoclipes interativos que encantam as crianças e conquistam a confiança dos pais. Além disso, a marca investe fortemente em eventos offline, ao vivo e merchandising, ampliando ainda mais a presença no mercado infantil”, argumenta Inês Ramada Curto.
A codiretora executiva e sócia da Snack Content Portugal destaca que “o YouTube continua a ser um dos principais meios de consumo de conteúdo digital”. No panorama nacional em 2024, “o crescimento dos canais portugueses é um reflexo direto das mudanças nas preferências do público e das comunidades digitais”, sustenta Inês Ramada Curto, avançando que “em temáticas como entretenimento, tecnologia e conteúdo infantil, alguns canais destacam-se de forma impressionante”.
Tecnologia e humor são apostas ganhas
É precisamente na tecnologia que se encontra o quarto canal do ranking, Nuno Agonia, que ganha 150 mil aderentes, num total de 182 milhões de subscritores e 833 vídeos, carregados desde que é lançado, em novembro de 2012. O criador deste canal de YouTube, um ex-informático de gestão hospitalar, dedica-se essencialmente a vídeos de ‘unboxing’ de produtos tecnológicos, mas também à testagem de carros e motas.
“O influenciador Nuno Agonia continua a consolidar-se como um dos maiores criadores de conteúdo de tecnologia em Portugal. O seu canal destaca-se pelos testes de produtos inovadores, análises detalhadas de gadgets, reviews e testes tecnológicos”, observa Inês Ramada Curto.
A codiretora executiva da Snack Content Portugal salienta a consistência de postagens de Nuno Agonia – criando uma rotina -, e a aposta em vídeos bem produzidos, informativos e acessíveis como fatores que determinam a fidelização de um público, tanto em Portugal como no Brasil e em outros países lusófonos. “A capacidade de se adaptar às tendências tecnológicas e de cobrir lançamentos em tempo real também são fatores determinantes para o crescimento”, remata.

O Panda e os Caricas ganha 160 mil novos subscritores, que engrossam os atuais 3,24 milhões de aderentes, desde maio de 2019
O top 5 dos canais nacionais que mais crescem no YouTube em 2024 é fechado com o LiliOnScreen, que ganha 23 mil novos inscritos, totalizando 591 mil subscritores e 1300 vídeos. O canal criado em fevereiro de 2015 por Lili Marques – que se autointitula “uma adolescente que não quer crescer” – apresenta vídeos em tom humorístico e memes, entre outros, criados pela jovem de 25 anos, natural de Avelãs da Ribeira, na Guarda.
Inês Ramada Curto explica que “a Lili, criadora de conteúdos dedicados à cultura pop, séries, cinema e universo dos videojogos, conquista a sua comunidade digital através de análises detalhadas, jogos envolventes e sempre com uma abordagem autêntica e cativante”.
A codiretora executiva da Snack Content Portugal considera que “o crescimento do canal reflete a crescente comunidade de ‘gaming’ em Portugal e de criadores de conteúdos neste nicho, que partilham opiniões genuínas, experiências e uma visão muito própria destas temáticas, com uma conexão muito próxima com os seguidores”.
No geral, Inês Ramada Curto considera que “o YouTube português em 2024 é marcado pela ascensão de canais que souberam captar as preferências e atenção do público, gerar conversas, partilhar conteúdos de forma nativa e consistente, devolver interações e oferecer conteúdos que variam entre entretenimento, educação e tecnologia”.
“Cristiano Ronaldo domina de forma esmagadora, mas os canais infantis, de tecnologia e ‘gaming’ também mostraram força, evidenciando que há espaço para diferentes nichos no mercado digital. Com o crescimento do consumo de vídeos online, estes criadores têm agora um público mais envolvido do que nunca, e as suas trajetórias indicam que o sucesso continuará nos próximos anos”, remata.