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Por que levou o Minipreço 450 pessoas à Disneyland

Histórias emocionais contadas na primeira pessoa e preços baixos. Estas são as duas linhas de comunicação que o Minipreço tem estado a desenvolver desde o final de 2017. Foi por […]

Rui Oliveira Marques
Ricardo Torres Assunção, director de publicidade e comunicação do Dia Portugal.
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Por que levou o Minipreço 450 pessoas à Disneyland

Histórias emocionais contadas na primeira pessoa e preços baixos. Estas são as duas linhas de comunicação que o Minipreço tem estado a desenvolver desde o final de 2017. Foi por […]

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Ricardo Torres Assunção, director de publicidade e comunicação do Dia Portugal.

Histórias emocionais contadas na primeira pessoa e preços baixos. Estas são as duas linhas de comunicação que o Minipreço tem estado a desenvolver desde o final de 2017. Foi por essa altura que a insígnia foi para a rua recolher histórias e desejos de Natal, como a de Victor Vite, um jovem angolano a viver em Portugal que teve de abandonar a universidade por falta de dinheiro e que não via há sete anos a sua família. Estava dado o pontapé de saída para a campanha de Natal de 2017.
“Foi nesse momento que começámos a entrar no emocional. O desafio era como íamos sair do emocional a 100 por cento, com pessoas anónimas que deram o seu testemunho, e lincar isto aos nossos consumidores. Depois de várias conversas e discussões em grupo chegámos à ideia de fazer uma promoção faseada que criasse uma experiência única a que as pessoas não tivessem acesso: uma experiência familiar”, relembra Ricardo Torres Assunção, director de publicidade e comunicação do Dia Portugal. Em Abril do ano passado a equipa do Minipreço começou a desenvolver a ideia inédita na empresa. A mecânica só viria a ser revelada em Setembro. As lojas Minipreço e Clarel anunciaram então que entre os dias 15 de Setembro e 24 de Dezembro iriam sortear diariamente uma viagem para quatro pessoas à Disneyland Paris com pensão completa. Por cada 15 euros de compras, os clientes com cartão Clube Minipreço recebiam um código promocional, que tinham de registar num site para se habilitarem ao concurso. A plataforma foi desenvolvida pela Pacsis.
“Estivemos 100 dias a oferecer uma viagem por dia. Temos mais de 900 mil códigos colocados online e mais de 180 mil pessoas que se registaram para participar. Pelos dados que a Pacsis nos deu, disseram-nos que éramos a campanha com mais impacto e projecção. Logo no primeiro dia de inserção dos códigos, às duas da manha estivemos 10 minutos com o site em baixo pela quantidade de fluxo” de visitantes. Além de fomentar a frequência de loja, uma vez que implicava o uso do cartão Clube Minipreço, a campanha pretendia fomentar o uso do cartão de fidelização, que contabiliza 1,6 milhões de cartões activos.
A viagem à Disneyland concretizou-se no último fim-de-semana com mais de 450 pessoas. Foram fretados dois aviões, um com partida de Lisboa e outro do Porto. A par dos 400 consumidores, seguiram alguns colaboradores, parceiros de negócio e franquiados do Minipreço que também foram desafiados a concorrer, a par de jornalistas e influenciadores.

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BBDO muda de slogan para comunicar novo posicionamento

A agência de publicidade BBDO troca o slogan ‘The Work, The Work, The Work’ por ‘Do Big Things’ (na foto) e assume um posicionamento mais assertivo. “As marcas que moldam o futuro não pensam pequeno”, justifica Nancy Reyes, CEO da BBDO Worldwide

Luis Batista Gonçalves

A BBDO está a adotar um novo slogan para comunicar a mudança de posicionamento internacional, centrado no reforço da criatividade e no aumento do impacto das campanhas. A agência de publicidade global troca o slogan das últimas décadas ‘The Work, The Work, The Work’ por ‘Do Big Things’, para sublinhar a necessidade de potenciar resultados para as marcas.

“Dizem que a publicidade está morta, que ser grande é mau. Essa forma de pensar é mesquinha. Na BBDO, não abraçamos apenas o grande, possuímo-lo. Os maiores problemas do mundo precisam de ideias ousadas, de narrativas destemidas e marcas prontas a causar impacto”, defende Nancy Reyes, CEO da BBDO Worldwide, citada na Campaign.

A intenção é acompanhar o desenvolvimento tecnológico e as mudanças de paradigma, que estão a redefinir a comunicação, a jornada de compra e o relacionamento dos consumidores com marcas, empresas, produtos e serviços.

“As marcas que moldam o futuro não pensam pequeno. Correm riscos, fazem barulho e exigem criatividade que não só funciona, como também vence. É para isso que aqui estamos. É por isso que fazemos grandes coisas”, afirma Nancy Reyes.

A nova filosofia estratégica estende-se à atividade de todas as agências do grupo internacional. “Esta não é apenas uma nova direção, é um movimento. Uma mudança na forma como as marcas pensam, criam e se conectam. Essa é a nossa promessa. Para chegar mais longe, é preciso pensar mais alto e transformar as marcas em ícones”, salienta a CEO da BBDO Worldwide.

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DreamMedia garante concessão de mobiliário urbano em Albufeira até 2032

“A nossa presença no Algarve não é apenas um marco territorial, é uma afirmação de liderança num dos mercados mais dinâmicos e relevantes do país”, salienta Ricardo Bastos, CEO da DreamMedia, que também cobre Vilamoura e detém uma rede de múpis na região

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A DreamMedia acaba de conquistar a concessão de mobiliário urbano em Albufeira até 2032, reforçando a presença no Algarve. A cidade algarvia passa a integrar a rede nacional de suportes publicitários da empresa, que detém a concessão exclusiva de Vilamoura e a única rede de múpis que cobre toda a região.

Parte da nova rede será convertida em múpis digitais, modernizando a comunicação exterior na região. “A nossa presença no Algarve não é apenas um marco territorial, é uma afirmação de liderança num dos mercados mais dinâmicos e relevantes do país. Com as concessões de Albufeira e Vilamoura e presença em todos os principais concelhos do Algarve, oferecemos às marcas uma plataforma única para alcançar audiências diversificadas no coração do turismo português”, refere Ricardo Bastos, CEO da DreamMedia, citado em comunicado de imprensa.

A exploração comercial inicia-se em março, com a afixação das primeiras campanhas nacionais nas primeiras semanas do mês, permitindo à empresa expandir a rede e disponibilizar às marcas cerca de 200 faces publicitárias, em localizações que incluem as principais vias de acesso e pontos de elevada circulação do concelho.

“Com a conquista de Albufeira, as nossas redes nacionais tornaram-se incontornáveis para qualquer marca que pretenda uma cobertura de verdadeiro alcance nacional. Os anunciantes que não integrem as nossas soluções arriscam perder presença em territórios estratégicos, comprometendo seriamente o impacto e a eficácia das suas campanhas”, alega Ricardo Bastos.

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APDC e Google discutem literacia mediática e políticas públicas

Capacitar os cidadãos para uma utilização mais crítica e consciente dos meios de comunicação social é o objetivo da iniciativa, a 26 de fevereiro, entre as 8h30 e as 11h30, na sede da associação e com emissão em direto no YouTube da APDC

A APDC e a Google realizam um pequeno-almoço executivo para debater a literacia mediática e as políticas públicas para o setor. A iniciativa acontece a 26 de fevereiro, entre as 8h30 e as 11h30, na sede da associação, na Avenida João XXI, 78, em Lisboa, com emissão em direto no YouTube da APDC.

“Este evento, que reunirá especialistas e líderes do setor, visa analisar e debater os desafios da literacia mediática e o papel das políticas públicas nesta área, promovendo a partilha de experiências e de boas práticas, essenciais para o futuro”, informam os organizadores no site da APDC.

Após as intervenções de Rogério Carapuça (APDC), Bernardo Correia (Google Portugal) e Carlos Abreu Amorim (Governo), a iniciativa conta com um painel de debate sobre literacia de media, com a participação de Charles Bradley (Google), Cristiane Miranda (Agarrados à Net), Niklas Olausson (Ecorys) e Tito de Morais (Agarrados à Net).

O segundo painel, sobre políticas publicas de promoção da literacia de media, conta com as contribuições de Luísa Meireles (Lusa), Pedro Calado (Fundo Europeu para os Media e Informação) e Sérgio Gomes da Silva (#PTMediaLab).

“Com a evolução do ambiente digital e a proliferação da desinformação e das ‘fake news’, é fundamental capacitar os cidadãos para uma utilização mais crítica e consciente dos meios de comunicação social”, defende a APDC, que, com a iniciativa, pretende promover “um diálogo construtivo e colaborativo entre o setor público, empresas privadas e a sociedade civil.

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Multilem distinguida com prémio internacional nos Estados Unidos

O prémio Best In Show, conquistado na feira de turismo Travel and Adventure Show 2025, em Los Angeles, é entregue a Rúben Castro, gestor de contas da Multilem, e a Sâmia Collodetti, consultora executiva da Embratur (na foto)

A Multilem, agência especializada na criação de experiências de marca em eventos internacionais sediada na Azambuja, acaba de ser distinguida com o prémio Best In Show, na feira de turismo Travel and Adventure Show 2025, em Los Angeles, pelo stand desenvolvido para a Embratur, agência brasileira de promoção turística internacional.

“Este prémio representa o reconhecimento do nosso compromisso em criar experiências diferenciadoras e memoráveis. Conseguimos traduzir a essência vibrante do Brasil num espaço que captou a atenção e o entusiasmo dos visitantes e dos meios internacionais. É um orgulho para a Multilem ver este esforço ser distinguido internacionalmente”, refere Luís Matos Chaves, diretor-geral da Multilem Portugal, citado em comunicado de imprensa.

O stand da Embratur destacou-se pela abordagem imersiva, proporcionando aos visitantes uma experiência autêntica do Brasil através da gastronomia, da cultura e da interação direta com profissionais do setor. “Entre as ativações houve a prova de iguarias típicas, como o café de Minas Gerais, o pão de queijo, o escondidinho e o caldinho de feijão, além de aulas e degustação de caipirinhas, elementos que atraíram visitantes e consolidaram a imagem do Brasil como um destino turístico único”, refere o documento.

A programação do stand incluiu ainda apresentações de capoeira e espetáculos musicais de forró, samba e música popular brasileira (MPB), que contribuíram para a criação de um ambiente dinâmico e atrativo. As iniciativas foram transmitidas em direto no canal norte-americano KTLA, de Los Angeles, tendo alcançado cerca de 175 mil espectadores e gerado um retorno estimado de mais de 72 mil dólares (cerca de €68,5 mil) em publicidade espontânea.

“Este é o terceiro prémio que a Multilem celebra em 2025, somando-se aos dois prémios conquistados em janeiro, na China, com o Festival Lai Ba Saudi Travel. A empresa foi distinguida nas categorias de Melhor Caso de Marketing Transfronteiriço e Promoção Anual de Turismo no Estrangeiro, reforçando o seu impacto e reconhecimento no setor do turismo a nível global”, informa o comunicado.

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Bernardo Caupers reforça funções na Bimbo Canadá

A promoção acontece cerca de seis meses depois de ter emigrado, para exercer o cargo de diretor de marketing de ‘pantry, buns & rolls and private label’, na Bimbo Canadá, revela ao M&P Bernardo Caupers (na foto)

Bernardo Caupers é o novo diretor de marketing de ‘sweet baked goods and snacks’ da Bimbo Canadá, tendo em mãos o desafio de comunicar um portefólio de marcas que integra a Twinkies, a Little Bites, a Vachon, a Hostess e a Sara Lee.

“Além do mérito que acredito que tenho, acho que estava no lugar certo à hora certa. O facto de estar constantemente a desafiar o ‘status quo’ e a minha vontade de ir mais além e fazer acontecer fizeram o ‘match’ perfeito, dando origem ao novo desafio que tenho em mãos”, revela ao M&P o ex-diretor de marketing da Bimbo Portugal.

Bernardo Caupers é promovido cerca de seis meses depois de ter emigrado para o país para exercer o cargo de diretor de marketing de ‘pantry, buns & rolls and private label’ na Bimbo Canadá.

Licenciado em gestão pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e com um mestrado em marketing tirado na University of Leicester, o ‘marketer’ inicia a carreira profissional na Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, em 2009, tendo assumido a gestão de marca da Longa Vida, na Lactalis Nestlé Portugal, em 2012.

Em 2015, é contratado pelo Grupo Nabeiro, como gestor de produto da Delta Cafés. Em 2016, torna-se gestor sénior de marca da Reckitt, regressando ao grupo empresarial fundado por Rui Nabeiro, como gestor de marketing da Delta Cafés. Em abril de 2022, transita para a Bimbo Portugal, onde permanece até setembro de 2024, altura em que emigra para Ontário, no Canadá.

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APAP promove campanha para atrair talento para os associados (com vídeo)

Com esta campanha (na foto) da O Escritório, a APAP quer colocar a publicidade no mapa de jovens que, não estando em cursos diretamente relacionados com esta área, são apaixonados pelo estudo do comportamento humano, proporcionando-lhes um estágio em alguma das agências associadas

A Associação Portuguesa das Agências de Publicidade, Comunicação e Marketing (APAP) está a lançar uma campanha junto dos estudantes universitários nacionais, para atrair talento para as empresas dos associados.

A campanha de publicidade e CRM, criada pela O Escritório, tem como ponto de partida o facto de que Portugal é o país da União Europeia com a menor percentagem de trabalhadores muito satisfeitos com o trabalho, segundo uma análise do Eurostat em 2021. “Ora a felicidade de se trabalhar no que se gosta, mais do que o dinheiro ou o poder, é o maior atrativo que uma carreira em comunicação e publicidade pode oferecer a jovens criativos. E neste conflito silencioso entre as exigências do mercado de trabalho e as expectativas dos jovens, esta verdade é o melhor conselho que a APAP tem para lhes dar”, argumenta a associação em comunicado de imprensa.

Com esta iniciativa, a APAP pretende colocar a publicidade no mapa de jovens que, não estando em cursos diretamente relacionados com esta área profissional, são apaixonados pelo estudo do comportamento humano, oferecendo-lhes a possibilidade de fazerem um estágio em alguma das agências associadas, que são líderes da indústria em Portugal.

“O desafio é simples: virem experimentar a publicidade num estágio, inscrevendo-se em www.estagios-apap.pt/. A verdade é que é um bom princípio de relação viver esta experiência e estamos certos que vão achar que ‘esta malta diverte-se a trabalhar'”, explica o comunicado da APAP.

Sob o mote ‘Trabalhar no que gostas, quanto mais cedo melhor’, a campanha da O Escritório conta com a produção da Garage, Nossa e Uzina e é divulgada pela associação juvenil Inspiring Future, nos canais Disney/Star, Nos, CNN, SIC Notícias e nos suportes da JC Decaux, MOP, Tequilha e Google.

A APAP é fundada em 1969 com o objetivo de defender os interesses e direitos dos associados, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da atividade empresarial da publicidade e da comunicação. Tem 34 associados de diferentes áreas da publicidade e é uma associação de empregadores, sem fins lucrativos, e membro da European Association of Communication Agencies (EACA), da Comissão de Análise de Estudos de Meios (CAEM) e da Autorregulação Publicitária (ARP).

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Cláudio Martins é o novo embaixador da Luxury Tours Portugal e da ExperienceA

“Temos hoje a perfeita noção do interesse do segmento de luxo para um país com tanto potencial e os eventos corporativos nesta área geram milhões, mas são cada vez mais refinados e exigentes”, sublinha Cláudio Martins (na foto), consultor de vinhos

O consultor internacional de vinhos Cláudio Martins é o novo embaixador da Luxury Tours Portugal e da nova marca do grupo Wine Tourism in Portugal, a ExperienceA. O CEO da Martins Wine Advisor assume também o cargo de consultor das duas marcas do grupo empresarial de enoturismo, com sede no Porto.

“O percurso do Cláudio personifica os valores que sempre defendemos, autenticidade, sofisticação e personalização. Tê-lo como principal embaixador das nossas marcas de luxo é reforçar o compromisso das experiências que oferecemos, totalmente personalizadas e inesquecíveis, onde todos os detalhes são pensados ao pormenor, naquilo que é o verdadeiro luxo”, esclarece Sílvia Ferreira, fundadora e CEO da Wine Tourism in Portugal, citada em comunicado de imprensa.

Com um volume de negócios centrado quase totalmente no mercado internacional, que representa 97,5% da faturação, o grupo quer agora consolidar a presença no mercado nacional, com a oferta de serviços de luxo para o setor corporativo, com a nova marca ExperienceA. Além de convenções e conferências, aposta em ações de ‘team building’, lançamentos de produtos e serviços e experiências imersivas, focadas no ‘networking’ e na integração.

“Temos hoje a perfeita noção do interesse do segmento de luxo para um país com tanto potencial e os eventos corporativos nesta área geram milhões, mas são cada vez mais refinados e exigentes”, refere Cláudio Martins, citado no documento.

A parceria com a Quinta da Vacaria, situada no Peso da Régua, uma das mais antigas quintas do vale do Douro, datada de 1616, dá o mote para as próximas sinergias que o consultor internacional de vinhos pretende desenvolver em parceria com a Luxury Tours Portugal e ExperienceA.

“Tenho a enorme responsabilidade de continuar a comunicar um posicionamento ‘premium’ de Portugal nos vinhos associado ao conceito de luxo. Receber visitantes para quem o luxo já faz parte do seu dia a dia e que procuram experiências únicas e memoráveis é um desafio extraordinário e muito aliciante. O país do bom, bonito e barato já era? Gosto de pensar que estamos a entrar noutro patamar”, argumenta Cláudio Martins.

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Betclic patrocina Millennium Estoril Open até 2027

“O desporto está no nosso ADN e esta parceria é um passo natural na nossa estratégia de apoio ao ténis em Portugal”, refere Tiago Simões, gestor nacional da Betclic. A empresa de apostas e casino online é o novo ‘senior sponsor’ da competição desportiva

A Betclic, empresa de apostas e casino online, é o ‘senior sponsor’ do Millennium Estoril Open, renovando por mais três anos o patrocínio ao evento de ténis, iniciado em 2024.

Além da forte presença de marca no recinto da prova, a Betclic prepara um leque de ativações de marca, com a intenção de reforçar a emoção da competição dentro e fora do campo. “O desporto está no nosso ADN e esta parceria é um passo natural na nossa estratégia de apoio ao ténis em Portugal. Estamos entusiasmados por fazer parte deste evento icónico e por criar experiências únicas para todos os fãs da modalidade”, refere Tiago Simões, gestor nacional da Betclic, citado em comunicado de imprensa.

A renovação do acordo de patrocínio até 2027 reforça o compromisso da Betclic com o desporto nacional, associando a marca a um evento de referência no circuito ATP, que reúne anualmente alguns dos melhores tenistas do mundo.

“O ténis e as apostas desportivas partilham uma ligação natural, baseada na emoção, na estratégia e na paixão pelo desporto. Ter a Betclic como ‘senior sponsor’ é um reflexo do nosso compromisso em proporcionar uma experiência cada vez mais envolvente para os fãs, dentro e fora do ‘court’, reforçando o nosso papel como um evento de referência no panorama desportivo nacional e internacional”, salienta João Stilwell Zilhão, sócio-gerente e diretor do Millennium Estoril Open, cuja edição deste ano decorre de 26 de abril e 4 de maio, no Clube de Ténis do Estoril.

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Tiago Lourenço assume marketing e direção comercial da Asisa Portugal

“A sua experiência e visão estratégica serão fundamentais para reforçar o nosso compromisso de crescimento e inovação no setor da saúde e dos seguros”, refere a seguradora. Tiago Lourenço (na foto) substitui Paula Serra, que transita para a Universalis

Tiago Lourenço é o novo diretor comercial e marketing da companhia de seguros Asisa Portugal, ocupando o cargo deixado vago por Paula Serra que, no final do ano passado, assume a direção comercial da Universalis, corretora de seguros do grupo Acrisure.

Licenciado em economia pela Universidade Lusíada Portuguesa e pós-graduado em gestão de retalho pelo ISCTE, Tiago Lourenço soma cerca de 25 anos de experiência no setor segurador, tendo ocupado diversas funções na Companhia de Seguros Tranquilidade (atual Generali Tranquilidade) e na Ageas Seguros, onde nos últimos três anos e meio exerce o cargo de diretor comercial da região sul e ilhas.

“Chega com a missão de impulsionar o crescimento estratégico, fortalecer a rede de parceiros e consolidar a presença da Asisa no mercado português. Acreditamos que a sua experiência e visão estratégica serão fundamentais para reforçar o nosso compromisso de crescimento e inovação no setor da saúde e dos seguros”, refere a seguradora em comunicado de imprensa.

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TBWA\Chiat\Day LA recria com Beyoncé campanha de 1991 da Levi’s (com vídeo)

Com produção da De La Revolución e da Prettybird, o filme publicitário é o segundo capítulo da colaboração de Beyoncé (na foto) com a marca de gangas, no âmbito da campanha Reiimagine. Melina Matsoukas realiza o ‘spot’ e Mason Poole assina as fotografias

A agência criativa TBWA\Chiat\Day LA recria o anúncio de 1991 da Levi’s em ‘Pool Hall’, no segundo capítulo da colaboração de Beyoncé com a marca de gangas, no âmbito da campanha Reiimagine. No filme publicitário, com produção da De La Revolución e da Prettybird e realização de Melina Matsoukas, a cantora enfrenta o cliente de um bar local, interpretado por Timothy Olyphant, num jogo de bilhar.

Depois de ‘Launderette’, o primeiro capítulo da parceria e da campanha ‘Reiimagine’, Beyoncé volta a surgir de ganga no ‘spot’ e nas fotografias da colaboração, assinadas pelo fotógrafo Mason Poole. As peças selecionadas são combinadas com adornos personalizados, para refletir o espírito de individualidade e de reinvenção, que é o foco central da campanha.

“Para o segundo capítulo da nossa colaboração divertimo-nos, ainda mais, a reimaginar a narrativa da ganga sobre ganga, através da lente de uma mulher, que pode ser sexy, ousada e uma competidora feroz, tudo ao mesmo tempo. Procuramos celebrar a dualidade da graça e do poder neste segundo momento da campanha”, explica Beyoncé, citada em comunicado de imprensa.

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