Por que levou o Minipreço 450 pessoas à Disneyland
Histórias emocionais contadas na primeira pessoa e preços baixos. Estas são as duas linhas de comunicação que o Minipreço tem estado a desenvolver desde o final de 2017. Foi por […]
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Rui Oliveira Marques
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Ricardo Torres Assunção, director de publicidade e comunicação do Dia Portugal.
Histórias emocionais contadas na primeira pessoa e preços baixos. Estas são as duas linhas de comunicação que o Minipreço tem estado a desenvolver desde o final de 2017. Foi por essa altura que a insígnia foi para a rua recolher histórias e desejos de Natal, como a de Victor Vite, um jovem angolano a viver em Portugal que teve de abandonar a universidade por falta de dinheiro e que não via há sete anos a sua família. Estava dado o pontapé de saída para a campanha de Natal de 2017.
“Foi nesse momento que começámos a entrar no emocional. O desafio era como íamos sair do emocional a 100 por cento, com pessoas anónimas que deram o seu testemunho, e lincar isto aos nossos consumidores. Depois de várias conversas e discussões em grupo chegámos à ideia de fazer uma promoção faseada que criasse uma experiência única a que as pessoas não tivessem acesso: uma experiência familiar”, relembra Ricardo Torres Assunção, director de publicidade e comunicação do Dia Portugal. Em Abril do ano passado a equipa do Minipreço começou a desenvolver a ideia inédita na empresa. A mecânica só viria a ser revelada em Setembro. As lojas Minipreço e Clarel anunciaram então que entre os dias 15 de Setembro e 24 de Dezembro iriam sortear diariamente uma viagem para quatro pessoas à Disneyland Paris com pensão completa. Por cada 15 euros de compras, os clientes com cartão Clube Minipreço recebiam um código promocional, que tinham de registar num site para se habilitarem ao concurso. A plataforma foi desenvolvida pela Pacsis.
“Estivemos 100 dias a oferecer uma viagem por dia. Temos mais de 900 mil códigos colocados online e mais de 180 mil pessoas que se registaram para participar. Pelos dados que a Pacsis nos deu, disseram-nos que éramos a campanha com mais impacto e projecção. Logo no primeiro dia de inserção dos códigos, às duas da manha estivemos 10 minutos com o site em baixo pela quantidade de fluxo” de visitantes. Além de fomentar a frequência de loja, uma vez que implicava o uso do cartão Clube Minipreço, a campanha pretendia fomentar o uso do cartão de fidelização, que contabiliza 1,6 milhões de cartões activos.
A viagem à Disneyland concretizou-se no último fim-de-semana com mais de 450 pessoas. Foram fretados dois aviões, um com partida de Lisboa e outro do Porto. A par dos 400 consumidores, seguiram alguns colaboradores, parceiros de negócio e franquiados do Minipreço que também foram desafiados a concorrer, a par de jornalistas e influenciadores.
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