Contratos Por Diferença (CFDs): O Que São e Quais as Suas Vantagens?
Se já investiu ou investe regularmente, provavelmente já ouviu falar em contratos por diferença (CFDs). Porém, se pedíssemos para explicar como funcionam, a maioria dos investidores teria dificuldade em responder.

Brand SHARE
FCB Lisboa e Central de Informação lançam ferramenta de marketing político
BBDO muda de slogan para comunicar novo posicionamento
DreamMedia garante concessão de mobiliário urbano em Albufeira até 2032
Contratos Por Diferença (CFDs): O Que São e Quais as Suas Vantagens?
APDC e Google discutem literacia mediática e políticas públicas
Multilem distinguida com prémio internacional nos Estados Unidos
Bernardo Caupers reforça funções na Bimbo Canadá
APAP promove campanha para atrair talento para os associados (com vídeo)
Cláudio Martins é o novo embaixador da Luxury Tours Portugal e da ExperienceA
Betclic patrocina Millennium Estoril Open até 2027
Os CFDs são instrumentos que permitem aos investidores especular sobre as alterações do preço de um ativo. Neste tipo de contrato, o comprador compromete-se a pagar a diferença entre o valor atual de um ativo e o valor à data do contrato.
Investir através de CFDs ao invés de instrumentos tradicionais pode ser bastante benéfico. No entanto, o risco é mais elevado. Neste guia, iremos abordar as vantagens e desvantagens dos CFDs. Relembramos que este artigo não deve ser encarado como aconselhamento financeiro.
Vantagens dos CFDs
Aqui estão as principais razões pelas quais pode ser vantajosos investir com CFDs:
- Não é necessário deter os ativos para investir
Por norma, para negociar ações, commodities ou criptomoedas, é preciso detê-las. Através de CFDs, pode especular sobre a cotação do petroleo brent, preço do Bitcoin, ou ações da Meta sem que estes ativos façam parte do seu portfólio.
- A alavancagem pode aumentar o seu lucro
A alavancagem permite abrir posições de valor superior ao que tem disponível na sua conta. Se as coisas correrem como previu, isto poderá resultar em ganhos mais elevados. Por outro lado, as perdas também podem ser maiores.
- Requer um investimento inicial inferior
Negociar com margens permite-lhe usar a alavancagem a seu favor. Ou seja, quanto menor a margem, maior a alavancagem. Por outro lado, isto significa que o risco de perder todo o seu dinheiro será maior.
- Acesso aos principais mercados num só local
Muitas corretoras que permitem negociar CFDs têm acesso aos maiores mercados, como a Bolsa de Nova Iorque, a NASDAQ e a Euronext. Isto evita o registo em várias plataformas, o que facilita a gestão do seu portfólio.
- Variedade de ativos disponíveis para trading
Os CFDs estão disponíveis numa grande variedade de produtos, como criptomoedas, ações, commodities e forex. Ou seja, é fácil encontrar investimentos adequados às suas preferências de trading.
Desvantagens dos CFDs
Os CFDs são considerados instrumentos financeiros com riscos mais elevados. Veja porquê:
- Podem existir custos de financiamento
Algumas corretoras de CFDs podem exigir o pagamento de taxas overnight para manter as suas posições abertas quando o mercado está fechado. Estas podem ter custos significativos em investimentos a longo prazo.
- Risco de perder a totalidade do seu dinheiro
A alavancagem é uma faca de dois gumes. Embora os ganhos possam ser mais elevados, as perdas também o podem ser. Dada a sua classe de risco mais elevada, os CFDs são apenas recomendados para investidores com maior tolerância ao risco.
- Os investidores não detêm os ativos
Embora possa ser uma vantagem, não deter os ativos sobre os quais está a especular também pode ser visto como uma desvantagem, já que retira certos benefícios, como o direito ao voto e o pagamento de dividendos.
- Os CFDs não estão tão regulados
Os CFDs são um instrumento de investimento recente, pelo que não são totalmente regulados em alguns mercados. Além disso, estão proibidos em alguns países, como os Estados Unidos.