Starbucks consolida no WPP criatividade nos Estados Unidos
“O WPP criou uma equipa própria, denominada ‘Team Starbucks’, que vai recorrer a profissionais de agências criativas como a VML, a Ogilvy e a Landor, para trabalhar a criatividade da Starbucks”, segundo avança um porta-voz do grupo WPP. A empresa pode vir a alargar a nível internacional a adjudicação ao grupo WPP
Daniel Monteiro Rahman
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A Starbucks consolidou nas agências do grupo WPP as responsabilidades criativas da marca nos Estados Unidos, na sequência de uma consulta ao mercado efetuada pela Joanne Davis Consulting, consultora especializada na relação entre agência e cliente. De acordo com um porta-voz da Starbucks, citado na Ad Age, a empresa sediada em Seattle pode vir a alargar a adjudicação das novas funções do WPP a nível internacional.
“Estamos a voltar ao que é a Starbucks, a contar histórias sobre o nosso conhecimento incomparável do café e a recordar aos nossos clientes a experiência única que só a Starbucks pode proporcionar”, revela o porta-voz da Starbucks, em comunicado de imprensa. “Estamos gratos pela parceria com o WPP como nossa agência criativa de registo nesta jornada”, acrescenta o responsável.
“O WPP criou uma equipa própria, denominada ‘Team Starbucks’, que vai recorrer a profissionais de agências criativas como a VML, a Ogilvy e a Landor, para trabalhar a criatividade da marca”, segundo avança um porta-voz do grupo WPP. Até agora, a conta estava a cargo da agência SPCSHP, anteriormente conhecida como Big Spaceship. A agência criativa sediada em Nova Iorque, recentemente adquirida pelo grupo de marketing MSQ Partners, também participou no concurso. As agências FCB, do Interpublic Group, e Anomaly, da Stagwell’s, também concorreram à conta da Starbucks.
“Trabalhámos com a Starbucks em várias frentes ao longo dos nossos sete anos juntos, começando com um projeto digital e social que se expandiu ao longo do tempo até sermos nomeados a agência criativa de referência da marca”, revela um porta-voz da SPCSHP, em comunicado de imprensa. “Estamos orgulhosos do trabalho que fizemos juntos e desejamos à equipa da Starbucks tudo de bom, à medida que avançam com os planos para uma campanha global”, acrescenta o responsável.
O investimento publicitário mundial da Starbucks totalizou 507,8 milhões de dólares (€465,8 milhões), 416,7 milhões de dólares (€382,3 milhões) e 305,1 milhões de dólares (€279,9 milhões) nos anos fiscais de 2023, 2022 e 2021, respetivamente, de acordo com o relatório anual da empresa.
As despesas da Starbucks em meios de comunicação nos Estados Unidos diminuíram de 376 milhões de dólares (€345 milhões), em 2022, para 224 milhões de dólares (€205,8 milhões), em 2023, de acordo com a empresa de estudos de mercado Vivvix. A Starbucks vai continuar a trabalhar com a Spark Foundry, do Publicis Groupe, no planeamento de meios nos Estados Unidos.