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Samsung entrega marketing de influência à Samy

“Num ano que se espera bastante desafiante, este é o tipo de parceria que ambicionamos para alavancar a nossa presença junto dos consumidores”, justifica Rita Agostinho, diretora de marketing corporativo da Samsung Portugal. Lisboa é palco da primeira ativação (na foto)

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Samsung entrega marketing de influência à Samy

“Num ano que se espera bastante desafiante, este é o tipo de parceria que ambicionamos para alavancar a nossa presença junto dos consumidores”, justifica Rita Agostinho, diretora de marketing corporativo da Samsung Portugal. Lisboa é palco da primeira ativação (na foto)

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A Samsung entrega o marketing de influência à Samy. A agência criativa especializada em estratégias de comunicação e social media, marketing de influência e de conteúdo, vence o concurso da empresa tecnológica e tem agora em mãos a missão de reforçar a presença digital da marca no mercado português.

“Estamos muito entusiasmados por partilhar este desafio com a Samy Portugal, que nos irá acompanhar nesta mudança de paradigma para a marca. Num ano que se espera bastante desafiante, este é o tipo de parceria que ambicionamos para alavancar a nossa presença junto dos consumidores”, diz Rita Agostinho, diretora de marketing corporativo da Samsung Portugal, citada em comunicado de imprensa.

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A parceria arranca com uma ativação, online e offline, desenhada para amplificar o lançamento do novo Samsung Galaxy S25, que leva a equipa oficial de promotores da marca a interagir com consumidores, através da dinamização de desafios nas ruas de Lisboa. O grupo de dez homens vestidos com fatos pretos e malas Samsung percorre a cidade, entregando cartões com códigos QR que redirecionavam os utilizadores para um passatempo com a oferta de um relógio inteligente Galaxy Watch 7.

“Estamos muito entusiasmados com esta colaboração com a Samsung, uma marca que é sinónimo de inovação e criatividade. Esta conquista reflete o compromisso da Samy em desenvolver soluções ousadas e impactantes que aproximem marcas e audiências de forma genuína e relevante”, salienta Alexandra Navarro, diretora de clientes da Samy Portugal, citada no documento.

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68% dos consumidores preferem marcas facilitadoras de mudança

Consumidores valorizam mais as marcas com preocupações ambientais e sociais. 40% dos inquiridos reconhecem mérito às empresas que protegem os dados e a privacidade dos clientes

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Cerca de sete em cada dez portugueses (68%) procuram marcas que atuem como facilitadoras da ação individual e coletiva, revela o estudo ‘Meaningful Brands’, realizado pela Havas Media Network. Segundo a análise, os consumidores valorizam mais as marcas com preocupações ambientais (81%) e sociais (78%) e só depois com os consumidores a nível individual (41%).

“Ao nível do planeta, existe uma expetativa de que as marcas adotem programas de utilização responsável de recursos (48%), que fomentem um consumo consciente e sustentável (40%) e que compensem a sua pegada de carbono (42%)”, refere o estudo, elaborado com base em cerca de 1,5 milhões de consumidores em 24 países e cerca de 2.600 representantes de marcas.

“Se, em 2023, a exigência do consumidor se centrava na resolução de problemas do quotidiano, o ano de 2024 provocou um salto da ‘me-conomy’ para uma mentalidade mais coletiva. Nesta expetativa de progresso conjunto, as marcas são vistas como entidades que devem potenciar o impacto da ação dos consumidores”, salienta a Havas Media Network, em comunicado de imprensa.

A procura de um novo sentido de positividade, resiliência e iniciativa por parte dos consumidores é uma das tendências apontadas no estudo. “As marcas têm agora, mais do que nunca, a oportunidade de serem facilitadoras de mudança, de fortalecer um sentimento de pertença e de promover uma cultura inclusiva, que valorize a diversidade e a cooperação”, defende a análise.

A investigação revela que 66% das pessoas acredita que a tecnologia traz benefícios e melhorias à sua vida, desde que utilizada de forma responsável pelas marcas, com 40% dos inquiridos a reconhecer mérito às empresas que adotam procedimentos que salvaguardam os dados e a privacidade dos clientes.

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Festival CCP revela presidentes de júri

Em termos de patrocinadores das categorias a concurso, esta edição do festival do Clube da Criatividade de Portugal conta com a Worten (Publicidade); Pingo Doce (Design); Nos (Digital); Betclic (Experiências de Marca); Leroy Merlin (Craft); e EDP (Integração)

Icaro Doria, Miguel Viana, Adriano Esteves, Andrea Siqueira e João Nuno Pinto, profissionais com carreiras nacionais e internacionais, vão liderar os grupos de júri do 27º Festival CCP – Clube da Criatividade de Portugal, em que a categoria de Integração é composta por todos os presidentes de júri das cinco categorias do concurso.

À frente do painel de votação na categoria de Publicidade está Icaro Doria (presidente e CCO da DM9); em Design é Miguel Viana (coCEO, CCO e cofundador da Unlock Brands); em Digital é Adriano Esteves, (fundador e diretor criativo da Bürocratik);  em Experiências de Marca é Andrea Siqueira (sócia e CCO da AMPFY); e em Craft em Publicidade é João Nuno Pinto (realizador e fundador da Garage, Do You Play?).

Em termos de patrocinadores das categorias a concurso, esta edição do Festival CCP conta com a Worten (Publicidade); Pingo Doce (Design); Nos (Digital); Betclic (Experiências de Marca); Leroy Merlin (Craft); e EDP (Integração).

Os grupos de júri de cada categoria passam a ser compostos por um presidente, cinco jurados e um anunciante, exceto a categoria de Publicidade, que mantém um presidente, sete jurados e um anunciante. Cada grupo de júri integra ainda um elemento júnior, sem direito a voto. As sub categorias de Meios passam a vigorar dentro da categoria de Publicidade.

O júri oficial de cada categoria será revelado em breve e pode ser consultado no site do CCP na página de inscrições do concurso, onde figura também o júri de ‘shortlist’, no qual os sócios do Clube podem inscrever-se, até 28 de março, aqui. Agências, estúdios, ‘freelancers’ e produtoras podem candidatar os trabalhos a concurso até 10 de abril.

“A verificação dos dados de inscrição na plataforma é da exclusiva responsabilidade da entidade que inscreve. A organização do concurso
não se responsabiliza por irregularidades, faltas ou erros nas inscrições. Recordamos que os trabalhos podem ser desclassificados caso incluam logótipos das empresas autoras ou referências aos autores, exceto nas peças de autopromoção. O regulamento é de leitura obrigatória para todos os que entregam trabalhos a concurso”, refere a direção do Clube da Criatividade de Portugal em comunicado de imprensa.

A votação online decorre de 18 de abril a 4 de maio; o prazo para a entrega de peças físicas é de 5 a 9 de maio (das 10 às 18h); o fecho da ‘shortlist’ pelos presidentes de júri é de 8 a 14 de maio; a votação presencial acontece a 14, 15 e 16 de maio; a Semana Criativa de Lisboa tem lugar de 16 a 23 de maio; e a Gala de Entrega de Prémios e a festa de encerramento estão previstas para 23 de maio.

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Campanha da KKi Creative promove em Portugal turismo no Piauí (com vídeo)

Para além de ter um stand exclusivo na BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market, o destino brasileiro está a ser promovido através de uma campanha publicitária omnicanal (na foto), que está a ser divulgada em imprensa, exterior e redes sociais

‘Bora Alí, no Piauí?’ é o nome da campanha que está a promover Piauí, destino turístico brasileiro que está a ser apresentado aos operadores nacionais. Concebida pela KKi Creative, agência criativa de origem brasileira com sede em Cascais, a campanha publicitária omnicanal está a ser divulgada em imprensa, exterior e redes sociais.

“Sendo o coração do nordeste brasileiro, o estado do Piauí destaca-se pela a sustentabilidade e pelo vasto património natural, propício ao turismo de natureza. Além disso, este território é único, do ponto de vista humano, geológico e arqueológico, pois ali se encontram as mais antigas pinturas rupestres da América do Sul”, explica a Visit Brazil Travel Association (VBRATA) em comunicado de imprensa.

A campanha, que decorre durante o mês de março, está a ser comunicada pela Press Hub e é amplificada através de um stand exclusivo na BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market, feira de promoção turística que decorre entre os dias 12 e 16 de março, na Feira Internacional de Lisboa (FIL).

Direcionada para os portugueses que procuram destinos de sol e praia, a campanha multimeios tem o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) do Piauí, do Governo do Estado do Piauí, da Secretaria de Turismo do Piauí e da agência de atração de investimentos estratégicos Investe Piauí.

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‘Retail media’ é mais eficaz em espaços comerciais pequenos

A atenção captada pelos ecrãs de ‘retail media’ é 4,5 vezes maior nas superfícies comerciais menores. Ao contrário dos estabelecimentos grandes, as lojas de conveniência tendem a gerar mais interações

O ‘retail media’ é mais eficaz em espaços comerciais pequenos, avança o ‘In-store Retail Media Attention Study’. De acordo com o estudo, da Lumen Research em colaboração com o retalhista britânico Co-op, a atenção captada pelos ecrãs de ‘retail media’ é 4,5 vezes maior nas superfícies comerciais com uma área menor.

Segundo a análise, a possibilidade de os suportes de comunicação instalados no interior dos espaços serem vistos duplica nas lojas de menores dimensões. “Os suportes de ‘retail media’ em lojas pequenas têm um impacto quatro vezes superior na recordação da marca do que os das lojas de grande formato, porque os compradores exploram mais as lojas, revisitando várias vezes os corredores”, conclui a Lumen Research.

O estudo, elaborado com base num inquérito junto de uma amostra de 60 consumidores, após visitas de dez a 15 minutos a superfícies comerciais de diferentes dimensões e tipologias, analisa também o comportamento dos participantes durante as compras.

“Os compradores usaram óculos de rastreio ocular para medir a atenção às exposições dos media presentes nas lojas durante as compras. Após completarem a missão, preencheram um inquérito online avaliando a sua recordação das exposições, o reconhecimento da marca e a intenção futura de compra da marca”, explica o estudo.

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Judas faz colaborações com diretores criativos convidados

Denominada coLab, a iniciativa desdobra-se em edições que se prolongam por vários meses. Durante esses períodos, os diretores criativos convidados trabalham e colaboram estreitamente com a equipa da Judas nos projetos da agência

A Judas inicia um novo ciclo de colaboração com diretores criativos convidados, com o intuito de promover a troca de experiências entre os designers portugueses mais conceituados e a equipa da agência, num ambiente dinâmico e colaborativo.

Denominada coLab, a iniciativa divide-se em edições com a duração de vários meses, durante os quais os diretores criativos convidados trabalham e colaboram estreitamente com a equipa da Judas nos projetos da agência. O projeto também visa explorar novas perspetivas, abordagens e processos, criando um ambiente propício à renovação criativa.

O primeiro a subir ao palco é Diogo Potes que, em cerca de 20 anos de carreira, colabora com vários estúdios e agências de design em Lisboa, nomeadamente RMAC, Alva e Solid Dogma, onde é diretor criativo e chefe de design durante sete anos. Em 2023, funda o Studio Potes, focado na tipografia experimental e na direção de arte.

Diogo Potes tem um percurso que inclui projetos de identidade institucional e de marcas, design editorial, cartazes, tipografia experimental, ilustração e direção de arte arquitetónica. Entre os trabalhos de destaque, destacam-se colaborações com o Lux Frágil, a Fundação Calouste Gulbenkian, o Museu Berardo, o Festival Iminente e a Red Bull.

Nos próximos meses, Diogo Potes vai colaborar com a equipa criativa da Judas, contribuindo com a sua experiência para acelerar a procura de soluções inovadoras para os projetos da agência. Esta parceria pretende marcar uma nova fase de evolução da Judas, que introduz novos processos criativos e uma nova abordagem ao design e à comunicação visual.

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Publicis reforça gestão e obtenção de dados com aquisição da Lotame (com vídeo)

A aquisição consolida a estratégia do Publicis de apostar em dados baseados em identidades. Com a junção da Lotame ao portefólio de ativos focados em dados, o grupo expande os perfis individuais para 4 mil milhões e atinge cerca de 90% dos consumidores adultos com acesso à internet

O Publicis Groupe adquire a Lotame, plataforma norte-americana de gestão de dados, para complementar o portefólio de ativos focados em dados, que pretende combinar com inteligência artificial (IA) para ajudar os clientes a alcançar os consumidores com maior eficácia.

A aquisição consolida a estratégia do Publicis de apostar em dados baseados em identidades, uma abordagem de segmentação e personalização de marketing que se baseia na recolha de fontes de dados primárias para construir perfis de pessoas reais. A Lotame vem reforçar a base de dados do Publicis alojada na Epsilon, agência do grupo que fornece dados à ‘holding’ sobre 2,3 mil milhões de pessoas a nível mundial.

Nos termos do acordo, a Lotame, fundada em Columbia, Maryland, em 2006, vai manter a denominação e a estrutura atuais. A plataforma trabalha com quatro mil marcas e editores em 109 países e conta com 150 funcionários. A Lotame dá à ‘holding’ francesa acesso a cerca de 1,6 mil milhões de perfis de consumidores, permitindo ao Publicis expandir os perfis individuais para 4 mil milhões e atingir cerca de 90% dos consumidores adultos com acesso à internet mundialmente, refere o Publicis em nota de imprensa.

Investimento contínuo em dados e IA

Embora os termos financeiros da aquisição não tenham sido mencionados, Arthur Sadoun, presidente e CEO do Publicis Groupe, revela num vídeo de 20 minutos dedicado aos funcionários que o Publicis investe 1,5 mil milhões de dólares (€1,3 mil milhões) em dados e tecnologia nos últimos seis meses e reitera que o grupo vai gastar entre 800 e 900 milhões de dólares (€737 e €829 milhões) em aquisições de IA e tecnologia em 2025.

Este negócio aumenta a capacidade do Publicis em termos de dados nas regiões da Europa, Médio Oriente e África (EMEA), bem como na região da Ásia-Pacífico (APAC). Scott Hagedorn, diretor de soluções do Publicis, revela que a ‘holding’ não tinha uma cobertura de dados tão significativa na APAC como desejava antes da aquisição. “Isto dá-nos uma presença muito forte na APAC, onde muitos outros grupos têm tido dificuldade em implementar uma estratégia de identidade”, declara Scott Hagedorn à Ad Age.

No vídeo dedicado aos funcionários, Arthur Sadoun descreve como a Lotame será integrada na plataforma de IA da empresa, a CoreAI, lançada em janeiro de 2024. O CEO do Publicis Groupe também refere que a IA “não é nada sem dados”, salientando que quanto mais dados a empresa tiver em diferentes pontos de contacto com o consumidor, melhor poderá fornecer conteúdo personalizado em larga escala.

Sobre o autorDaniel Monteiro Rahman

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Diogo Stilwell integra júri do Young Lions Ucrânia

“Sabendo de todos as dificuldades que este povo tem sofrido nos últimos três anos, é bom sentir que contribuímos para alguma normalidade, nem que seja a avaliar ideias”, refere ao M&P Diogo Stilwell (na foto), criativo da Dentsu Portugal

Diogo Stilwell, criativo da Dentsu Portugal, integra o júri de Imprensa dos prémios de criatividade Young Lions Ucrânia, que são retomados em 2025 após três anos de paragem. Ainda sem data marcada, a reunião de jurados acontece em Kiev, mas os convidados estrangeiros vão avaliar os trabalhos remotamente.

“O facto de um país em guerra estar a recuperar os prémios e de termos um português convidado é um grande privilégio. Sabendo de todos as dificuldades que este povo tem sofrido nos últimos três anos, é bom sentir que contribuímos para alguma normalidade, nem que seja a avaliar ideias. É um sinal de que a criatividade resiste até nas piores tempestades”, refere ao M&P Diogo Stilwell.

Além do criativo português, os trabalhos na categoria de Imprensa vão ser avaliados por Bogan Teodoresco, diretor criativo da VML&R; Mariana Peluffo, diretora criativa executiva da Sweep Picking; Serhii Malyk, cofundador e diretor criativo da Angry, e Jelena Fiskus, cofundadora e diretora criativa executiva do Studio Sonda.

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Havas põe CTT a entregar encomendas nas ondas da Nazaré (com vídeos)

Com direção criativa executiva de Paulo Pinto, direção de produção de Raquel Gomes da Costa, direção de arte de Alexandre Meneses e redação de Gonçalo Paiva, a campanha (na foto) é produzida pela Casper Films e realizada por Flávio de Sousa

A nova campanha dos CTT, idealizada pela Havas, põe um carteiro a entregar uma encomenda nas ondas da Nazaré. Com direção criativa executiva de Paulo Pinto, direção de produção de Raquel Gomes da Costa, direção de arte de Alexandre Meneses e redação de Gonçalo Paiva, o filme da campanha, produzido pela Casper Films e realizado por Flávio de Sousa, mostra que os CTT fazem entregas onde for preciso.

“É uma ideia simples de uma marca que, apesar de ter mais de 500 anos de história, se reinventa e se mantém relevante não só através do serviço que presta, mas também das histórias que conta”, explica Filipa Nascimento, diretora de comunicação e de marca dos CTT, citada em comunicado de imprensa.

O anúncio, com produção executiva de João Cabezas, é protagonizado pelo surfista Tony Laureano, que na semana de ondas gigantes na Nazaré perde a prancha no mar. A equipa que o apoia pede aos CTT para lhe entregarem uma prancha de substituição rapidamente, com o carteiro a deslocar-se a toda a velocidade numa mota de água para que o surfista não perca nem mais uma onda.

“A Nazaré é o palco da maior onda do mundo, o lugar onde poucos ousam entrar. Este é o sítio ideal para demostrar a capacidade de entrega dos CTT onde for preciso, no momento em que ela é mais necessária”, sublinha Paulo Pinto, diretor criativo executivo da Havas, citado do documento. A campanha, que está a ser divulgada nas redes sociais, pretende reforçar o posicionamento dos CTT como operador logístico e de comércio eletrónico.

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Filipe Rodrigues é o novo diretor digital da Havas Media Network

“Há um desafio claro de apoiar os nossos clientes na sua jornada de evolução e transformação digital, de os ajudar a inovar e fazer crescer os seus negócios”, diz Filipe Rodrigues (na foto), até aqui diretor de digital e de inovação da Arena Media

Filipe Rodrigues é o novo diretor digital da Havas Media Network, assumindo a gestão e transformação digital das agências de media do grupo e respetivos clientes.
“Assumir a liderança de uma área que é fundamental nas estratégias de comunicação das marcas, num grupo de agências que é líder de mercado, mas que nem por isso deixa de inovar e de se preparar para o futuro, é um enorme privilégio e orgulho, que vem acompanhado com um também enorme sentido de responsabilidade”, salienta Filipe Rodrigues, citado em comunicado de imprensa.
Licenciado em publicidade e marketing pela Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) e com um curso de criatividade publicitária na Restart Creative Education, ao longo da carreira desempenha funções no WPP e na Havas Media Network, tendo sido diretor de digital e de inovação da Arena Media nos últimos quatro anos.
“Há um desafio claro de apoiar os nossos clientes na sua jornada de evolução e transformação digital, de os ajudar a inovar e fazer crescer os seus negócios, mas também de capacitar da melhor forma as nossas equipas para responder aos desafios estruturais que a área digital atravessa”, esclarece Filipe Rodrigues.
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Marcas de luxo exploram potencial do digital, mas não descuram lojas físicas

A transmissão de desfiles de moda de marcas de luxo no LinkedIn quintuplica em três anos, com marcas como Dior (na foto), Balenciaga e Louis Vuitton a procurar atrair os utilizadores de redes sociais. A abertura de lojas nas principais artérias comerciais europeias é outra das estratégias, que inclui Lisboa

As marcas de luxo, a braços com quebras nas vendas que se acentuam depois da pandemia, estão a recorrer cada vez mais ao LinkedIn para transmitir os desfiles de moda e às redes sociais para mostrar as novas coleções, procurando atrair as novas gerações de consumidores e os utilizadores destas plataformas. A abertura de lojas nas principais artérias comerciais europeias é outra das estratégias para recuperar o negócio.

De acordo com um estudo realizado pela rede social profissional, entre 2021 e 2024 as transmissões de desfiles de moda em direto quintuplicaram, com marcas como Dior, Balenciaga e Louis Vuitton a procurarem conectar-se com consumidores com um perfil económico mais elevado. Segundo a análise, 85% das marcas de moda de luxo estão presentes no LinkedIn, usando a rede para divulgar produtos, não se ficando apenas pelas publicações corporativas.

“A moda de alta qualidade, outrora reservada para revistas de luxo e montras exclusivas, está agora a dar passos ousados ​​para o mundo profissional, exatamente onde os marcos de carreira e as compras de luxo colidem, com 67% dos utilizadores a comprar roupa depois de serem promovidos”, sublinha Stephanie Barret, diretora global de luxo do LinkedIn, citada no estudo.

À semelhança do que fazem no Instagram, a Cartier, a Chanel e a Jacquemus exibem muitas das novas criações na rede social profissional. No entanto, de acordo com a análise, a transmissão dos desfiles no LinkedIn Live, onde ficam disponíveis, gera um envolvimento maior.

Os quatro primeiros desfiles da Louis Vuitton, um dos exemplos apontados, fazem o número de seguidores da marca crescer 45%, passando dos 940.000 para os 1,36 milhões e evoluindo para os atuais 2,8 milhões, em cinco anos.

27% dos produtos de luxo são comprados nas redes sociais

Entre 2023 e 2024, segundo o LinkedIn, o número de seguidores das dez maiores marcas de luxo cresce 17%. Numa altura em que 27% dos consumidores que adquirem produtos de marcas de luxo através das redes sociais usam sobretudo o Instagram e no TikTok, o LinkedIn procura atrair uma nova vaga de influenciadores digitais com a transmissão dos desfiles de moda.

No Reino Unido, segundo o relatório ‘Beyond the Runway’, elaborado pelo grupo WPP, cerca de 40% dos consumidores que têm tendência a deixarem-se influenciar revelam ter em conta as opiniões pessoais dos influenciadores digitais, incluindo as posições políticas que muitos reservam para o LinkedIn e o X, antes de comprarem os produtos de beleza e moda de luxo que promovem.

“As marcas devem adaptar-se a este cenário em evolução, dando prioridade a parcerias autênticas com influenciadores e criando experiências de compra perfeitas que correspondam às expetativas ‘on-demand’ dos consumidores de luxo de hoje”, recomenda Rahul Titus, diretora de marketing de influência global da Ogilvy, citada no estudo.

Marcas de luxo investem em localizações privilegiadas

Apesar da aposta nas redes sociais, as marcas de luxo continuam a investir em lojas físicas, procurando concentrar as aberturas nas principais artérias comerciais. De acordo com o estudo ‘European Luxury Retail – Report 2025’, realizado pela Cushman & Wakefield, a Avenida da Liberdade, em Lisboa, regista a abertura de lojas de cinco marcas de luxo em 2024.

Além da marca de moda italiana Paul & Shark, que abre uma loja de 190 metros quadrados no edifício Liberdade 242, a marca de design de mobiliário Molteni&C inaugura a primeira ‘flagship’ em Lisboa. A Patek Philippe, em parceria com a David Rosas, abre a primeira boutique no edifício Liberdade 12. A IWC Schaffhausen, em parceria com o Grupo Tempus, também se estreia com uma boutique própria, na mesma avenida.

Após uma extensa renovação, a Cartier reabre em Lisboa em 2024 e a loja do antigo edifício do Diário de Notícias está arrendada “a uma marca a divulgar brevemente, com abertura prevista para este ano”, revela a Cushman & Wakefield em comunicado de imprensa.

“A Avenida da Liberdade é o destino por excelência das marcas de luxo internacionais, e o facto de estar no prime CBD [Central Business District] – onde se localizam as sedes das grandes empresas e hotéis de cinco estrelas – cria o habitat perfeito para estas marcas. Alguns edifícios têm boas fachadas e áreas que vão ao encontro dos requisitos das marcas, mas o grande desafio continua a ser o número de unidades disponíveis”, comenta Maria José Almeida, associada da Cushman & Wakefield Portugal e especialista em retalho de luxo.

A análise da consultora internacional revela que 83 novas lojas de comércio de luxo abriram nas 20 principais artérias da Europa em 2024, face às 107 identificadas na edição do estudo referente a 2023. A Via Montenapoleone, em Milão, é apontada como o destino de retalho mais caro do mundo, devido ao valor das rendas.

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