Elon Musk pressiona IPG a investir no X e ameaça condicionar fusão com Omnicom
O grupo WPP também terá sido alvo de pressão, aceitando voltar a incluir o X nas estratégias de planeamento de meios dos clientes, para os próximos meses, segundo o The Wall Street Journal. Para criar publicações patrocinadas no X, o ‘chatbot’ Grok 3 integra agora IA generativa

Luis Batista Gonçalves
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Elon Musk terá, alegadamente, pressionado o Interpublic Group (IPG) a investir no X, através de um advogado da X Corp. Este funcionário terá ligado para o departamento jurídico do IPG a avisar que, se os clientes do IPG não começassem a investir na rede social, a fusão com o Grupo Omnicom, ainda dependente da aprovação da Federal Trade Commission (FTC), poderia vir a ser comprometida.
A notícia, avançada pelo The Wall Street Journal, é confirmada pelo Le Figaro, dando conta que Elon Musk, novo homem forte da administração pública norte-americana, estará disposto a tirar partido do poder que atualmente tem para pressionar outras agências. O artigo do The Wall Street Journal não faz referência à posição do IPG em relação a este tema nem a eventuais contactos do jornal nesse sentido, mas em declarações ao Business Insider, fonte oficial do IPG não corrobora nem desmente a notícia, referindo apenas que a última palavra em relação às estratégias de meios cabe sempre aos anunciantes.
“O nosso papel é recomendar os investimentos de media mais estratégicos aos nossos clientes. Estas recomendações objetivas maximizam os resultados comerciais para as marcas e para os públicos. Trabalhamos continuamente com diversos parceiros de media e acreditamos que uma vasta gama de opções oferece o maior valor e eficiência para os profissionais de marketing. Não assumimos compromissos de gastos em nome dos clientes, com qualquer parceiro ou plataforma”, refere fonte oficial do IPG, citada no Business Insider.
Além do IPG, também o grupo WPP terá sido alvo do mesmo tipo de pressão, tendo aceite, segundo o The Wall Street Journal, voltar a integrar o X nas estratégias de planeamento de meios dos clientes a desenvolver nos próximos meses. O Publicis Groupe também estará em negociações para assinar um contrato semelhante com a plataforma.
Depois de ter perdido cerca de 60% dos anunciantes, após ter sido adquirido por Elon Musk em 2022, o X prepara-se para voltar a receber investimento publicitário de empresas como a Amazon, a Apple, a Comcast, a IBM, a The Walt Disney Company, a Warner Bros. Discovery e a Lionsgate Entertainment. Com o poder de Elon Musk a crescer, os anunciantes tentarão procurar evitar retaliações que lhes prejudiquem os negócios.
X Corp capacita Grok para gerar anúncios através de IA
Numa altura em que vê alguns dos antigos anunciantes regressarem ao X, a xAI, propriedade da X Corp, investe na inteligência artificial (IA) generativa, capacitando o Grok 3 para gerar anúncios. A nova versão do ‘chatbot’ integra agora uma ferramenta de construção de anúncios semelhante à de outras plataformas. Depois de uma análise, a tecnologia cria publicações patrocinadas para o X.
As duas novas funcionalidades ‘Prefill with Grok’ e ‘Analyze Campaign with Grok’, além de gerarem conteúdos publicitários a partir das ligações dos sites, também analisam o desempenho das campanhas, de uma forma mais rápida e com uma intervenção manual reduzida.
As atualizações anunciadas para o Grok 3 surgem na sequência de outras melhorias implementadas pela xAi, que passa a ter uma integração com a plataforma de comércio eletrónica Shopify. Em fase final de desenvolvimento está também uma funcionalidade de promoção rápida, a entrar em funcionamento nos próximos meses, que visa simplificar o processo de impulsionar publicações no X para aumentar o número de impressões.