ASAP Rocky é o primeiro diretor criativo da Ray-Ban
O envolvimento de Asap Rocky (na foto) irá além da criação de óculos e da direção de campanhas publicitárias, redesenhando também as lojas Ray-Ban enquanto incorpora na marca as dimensões da música, moda e arte

Meios & Publicidade
Cristóvão Monteiro na direção de ‘place branding’ do CH Group
Mónica Brogueira assume liderança da Gato Preto
Luís Gomes assume direção de marketing da Biocodex
Carolina Afonso na direção de digital e marketing da Estoril 8023
Paez nomeia novo diretor executivo, abre duas lojas e aposta em Espanha
L’Oréal tem nova diretora executiva de digital e marketing
Maria Fiadeiro regressa à Euro M como diretora de contas
Selo da Diversidade abre candidaturas (com vídeo)
Catarina de Miranda tem novos cargos na Talents e na Briefing
Paulina Porizkova volta a dar a cara pela Estée Lauder
O rapper Asap Rocky é o responsável por conduzir os projetos criativos e moldar o futuro do design e da imagem da Ray-Ban, enquanto diretor criativo do Ray-Ban Studios, cargo que a marca de óculos inclui pela primeira vez na sua estrutura diretiva.
O contributo do rapper começa com a coleção Blacked Out, uma reformulação dos óculos Mega Icons com um novo tipo de lentes ultra-negras e detalhes dourados, cujo lançamento está previsto para abril de 2025. O ‘hub’ criativo Ray-Ban Studios é lançado em 2016 focado na celebração do poder da música e das histórias de artistas corajosos. O objetivo é estabelecer parcerias com artistas e músicos, associando a marca a ambientes culturais fortes, como Lenny Kravitz, por exemplo, que em 2024 é recrutado pela Ray-Ban como ‘musa de verão’.
“A Ray-Ban transcende a indústria dos óculos; não é apenas uma marca, é um estilo de vida. Há cerca de 80 anos que a marca está no rosto de músicos, artistas, atores e heróis, moldando e remoldando o ‘status quo’, e liderando as revoluções culturais de todos os tempos. Hoje, damos as boas-vindas a ASAP Rocky na nossa família; um criador e artista visionário e com a capacidade de ultrapassar os limites dos diversos mundos que explora, alinhando-se com o ADN da Ray-Ban. Estamos a reforçar assim os valores de inovação, espírito pioneiro e coragem da marca. Que comece o futuro”, declara Leonardo Maria Del Vecchio, presidente da Ray-Ban, citado em comunicado de imprensa.
O envolvimento de Asap Rocky, cujo nome verdadeiro é Rakim Mayers, irá além da criação de óculos e da direção de campanhas publicitárias, redesenhando também as lojas Ray-Ban enquanto incorpora na marca as dimensões da música, moda e arte. “Sempre admirei a capacidade da Ray-Ban de permanecer fiel às raízes, mesmo estando em constante evolução”, refere ASAP Rocky, citado em comunicado de imprensa. “Estou feliz em fazer parte da forte tradição e desenvolver o próximo capítulo para uma marca icónica como a Ray-Ban”, acrescenta.
ASAP Rocky, que fez parte do grupo ASAP Mob, tem um estúdio criativo próprio, o AWGE (ASAP Worldwide Global Entertainment), e em 2024 lança a marca American Sabotage, que se apresenta na Semana de Moda de Paris, com uma linha de óculos de sol, em colaboração com a Ray-Ban. Está também à frente da direção criativa das linhas de desportos motorizados da Puma, numa colaboração anunciada no final de 2023.