Edição digital
PUB
Marketing

L’Oréal tem nova diretora executiva de digital e marketing

“Espero contribuir para esta transformação digital e continuar a fortalecer o vínculo entre as nossas marcas e os consumidores, criando experiências relevantes e inovadoras”, diz Kim Dirckx (na foto), a nova ‘chief digital & marketing officer’ (CDMO) da L’Oreál em Portugal e Espanha

Meios & Publicidade
Marketing

L’Oréal tem nova diretora executiva de digital e marketing

“Espero contribuir para esta transformação digital e continuar a fortalecer o vínculo entre as nossas marcas e os consumidores, criando experiências relevantes e inovadoras”, diz Kim Dirckx (na foto), a nova ‘chief digital & marketing officer’ (CDMO) da L’Oreál em Portugal e Espanha

Sobre o autor
Meios & Publicidade
Artigos relacionados
Cristóvão Monteiro na direção de ‘place branding’ do CH Group
Marketing
Mónica Brogueira assume liderança da Gato Preto
Marketing
Luís Gomes assume direção de marketing da Biocodex
Marketing
Carolina Afonso na direção de digital e marketing da Estoril 8023
Marketing
Paez nomeia novo diretor executivo, abre duas lojas e aposta em Espanha
Marketing
Catarina de Miranda tem novos cargos na Talents e na Briefing
Marketing

Kim Dirckx assume a direção executiva de digital e marketing da L’Oréal no cluster ibérico, trazendo uma experiência global em inovação e desenvolvimento de marcas.

“Estou entusiasmada por me juntar à equipa em Espanha e Portugal, um mercado dinâmico e cheio de oportunidades. No grupo L’Oréal, demonstramos a nossa capacidade de nos adaptarmos com agilidade a novas linguagens e preocupações dos públicos, estabelecendo conexões mais autênticas e significativas. Lideramos a conversa no meio social, onde as nossas marcas estão presentes em uma em cada duas conversas sobre beleza. Espero contribuir para esta transformação digital e continuar a fortalecer o vínculo entre as nossas marcas e os consumidores, criando experiências relevantes e inovadoras”, diz Kim Dirckx , citada em comunicado de imprensa.

PUB

De origem belga, a nova ‘chief digital & marketing officer’ (CDMO) da L’Oreál em Portugal e Espanha desenvolve a carreira em indústrias como consultoria, automóvel e publicidade. A trajetória na L’Oréal leva-a a desempenhar funções estratégicas no México, nos Estados Unidos e em França, ocupando cargos de CDMO para a América Latina e na divisão de produtos de grande consumo, além de liderar as áreas de sustentabilidade, alianças e inovação na equipa de Asmita Dubey, ‘chief digital & marketing officer’ do L’Oréal Groupe.

“Kim Dirckx destaca-se pelo profundo conhecimento do ambiente digital, pela capacidade de liderar equipas e pela capacidade de promover projetos inovadores. Estas qualidades fazem dela a escolha ideal para liderar as iniciativas de marketing e digitalização do grupo L’Oréal em Espanha e Portugal”, salienta a multinacional francesa de cosmética, em comunicado.

A  nova diretora executiva de digital e marketing da L’Oréal em Portugal e Espanha substitui no cargo Esther García, que assume nos Estados Unidos a direção geral da CeraVe.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
Artigos relacionados
PUB
Digital

Redes sociais implementam novas funcionalidades

O Instagram está a testar uma funcionalidade que permite ‘não gostar’ de comentários, o Facebook vai apagar vídeos em direto 30 dias após a publicação e o Bluesky foca-se nos conteúdos visuais com a aposta na Flashes, ‘app’ de partilha de fotos que concorre com o Instagram

O Instagram, o Facebook e o Bluesky estão a testar e a implementar novas funcionalidades nas plataformas. O Instagram tem em fases de testes uma funcionalidade que permite ‘não gostar’ de comentários feitos nas publicações na rede social, o Facebook vai apagar vídeos em direto 30 dias após a sua publicação e o Bluesky está a focar-se nos conteúdos visuais com a aposta na Flashes, aplicação de partilha de fotos que pretende concorrer com o Instagram.

Adam Mosseri, diretor do Instagram, confirma numa publicação no Threads que está a ser testada uma forma de os utilizadores assinalarem que não gostam de um comentário ou que não o consideram relevante, através de um novo botão.

A funcionalidade vai aparecer tanto nas publicações do ‘feed’ como nos Reels. Adam Mosseri revela que não haverá uma contagem visível de ‘não gostos’ e que ninguém saberá se um utilizador carregar no botão. Segundo o diretor do Instagram, à semelhança do Reddit, as reações negativas vão contar para a classificação dos comentários.

Entretanto, o Facebook prepara-se para eliminar os vídeos mais antigos, de modo a economizar espaço. No blogue da Meta, a empresa justifica a mudança com o facto de “a maioria das visualizações dos vídeos em direto só ocorre nas primeiras semanas após a transmissão”.

Todos os vídeos em direto com mais de 30 dias serão, assim, removidos da plataforma, como parte da alteração. Antes da eliminação dos vídeos, os utilizadores são notificados e têm 90 dias para decidir o que fazer com os conteúdos em direto antigos. Podem optar por descarregar os vídeos, transferi-los para o armazenamento na nuvem ou convertê-los num Reel.

O Bluesky também tem novidades. A aplicação Flashes filtra o feed da aplicação digital para mostrar apenas publicações com fotos e vídeos, proporcionando uma experiência focada no conteúdo visual. Com a Flashes, a plataforma espera atrair novos utilizadores, sobretudo aqueles que procuram alternativas ao Instagram e que valorizam plataformas abertas e descentralizadas. A rede social planeia ainda lançar a Blue Screen, uma aplicação de vídeos.

Sobre o autorDaniel Monteiro Rahman

Daniel Monteiro Rahman

Mais artigos
PUB
Publicidade

Tumi filma campanha em Lisboa para celebrar 50 anos (com vídeo)

O ‘spot’ é filmado em Lisboa pelo fotógrafo Christopher Anderson e realizado por Nim Kyong Ran das produtoras Pine, Smuggler e Division7. Em Portugal, a campanha é veiculada através do site e redes sociais portuguesas da marca

A Tumi está a lançar a campanha ‘Made For You Since 1975’, para assinalar os 50 anos da marca de acessórios de viagem e ‘lifestyle’. O ‘spot’ da campanha, filmado em Lisboa pelo fotógrafo Christopher Anderson e realizado por Nim Kyong Ran das produtoras Pine, Smuggler e Division7, explora a relação pessoal dos consumidores com os artigos mais reconhecidos da Tumi, destacando coleções que definiram a identidade da marca ao longo dos anos.

“Para a nossa boda de ouro, quisemos prestar homenagem às coleções que refletem a essência da Tumi, especialmente criadas com o objetivo de elevar as viagens dos nossos consumidores”, declara Victor Sanz, diretor criativo da Tumi, em comunicado de imprensa, acrescentando que “este marco não só celebra o futuro, como reforça os valores pelos quais somos reconhecidos há 50 anos: longevidade, funcionalidade e beleza intemporal”.

Em Portugal, a campanha internacional é veiculada através do site e redes sociais nacionais da marca. A Tumi, que tem cerca de 300 lojas em todo o mundo, celebra o 50.º aniversário ao longo do ano, com o lançamento de novos produtos e campanhas que contam com a participação dos embaixadores globais da marca.

“Há 50 anos que estamos focados nos nossos consumidores e em criar produtos que fazem a diferença e elevam a sua experiência de viagem. Seja numa escapadinha pela cidade ou numa volta ao mundo, o nosso objetivo é aperfeiçoar cada viagem”, salienta Andrew Dawson, presidente da Tumi.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
PUB
Marketing

Nax assume comunicação e marketing de influência da Clean Essence

“Com uma abordagem integrada de ‘social media management’, vamos focar a estratégia da marca na expansão da comunidade digital, na criação de conteúdos relacionais de proximidade com o consumidor e na otimização de performance digital”, explica a Nax

A Clean Essence, empresa portuguesa que desenvolve produtos de higiene ecológicos, entrega a comunicação digital e o marketing de influência da marca à agência de comunicação e marketing Nax. Maximizar a presença online e aumentar o desempenho da marca é a pretensão da Clean Essence.

“Com uma abordagem integrada de ‘social media management’, vamos focar a estratégia da marca na expansão da comunidade digital, na criação de conteúdos relacionais de proximidade com o consumidor e na otimização de performance digital”, esclarece a Nax em comunicado de imprensa.

Além da produção de conteúdos interativos, como vídeos curtos e testemunhos de clientes, a Clean Essence pretende aproximar-se do público-alvo através de recomendações de influenciadores digitais. “A estratégia inclui parcerias de ‘influencer marketing’, de forma a promover colaborações com criadores de conteúdo que reforcem a autenticidade da marca com o público-alvo de forma orgânica”, refere o documento.

O início da colaboração estratégica entre a Clean Essence e a Nax ocorre numa altura em que a agência de comunicação e marketing implementa o processo de ‘rebranding’, apresentado em setembro de 2024. Adotando a designação The House of Hype, a agência procura enfatizar a abordagem dinâmica, orientada para a modernização de marcas disruptivas.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
PUB
Media

Canal Hollywood promove passatempo com campanha da The Hotel (com vídeos)

“Numa altura em que toda a gente tem uma opinião sobre tudo, achámos que fazia sentido mandar uns bitaites — palpites, digo —, que pusessem Portugal a tentar os vencedores dos Óscares”, explica Hélder Monteiro, sócio fundador da agência criativa The Hotel

O Canal Hollywood está a aproveitar a entrega da 97a edição dos Óscares, a 2 de março no Dolby Theatre, para oferecer viagens a Los Angeles, nos Estados Unidos. O passatempo está a ser promovido através de uma campanha da agência criativa The Hotel (na foto), divulgada em televisão e nas redes sociais.

O vencedor é o participante que acertar em mais nomes de vencedores. “Numa altura em que toda a gente tem uma opinião sobre tudo, achámos que fazia sentido mandar uns bitaites — palpites, digo —, que pusessem Portugal a tentar os vencedores dos Óscares”, explica Hélder Monteiro, sócio fundador da agência criativa The Hotel, citado em comunicado de imprensa.

A participação é feita online, no site do Canal Hollywood, até 2 de março ao fim do dia. “A campanha, que já acontece há 14 anos, é hoje a maior sondagem do género feita em Portugal”, refere o comunicado de imprensa. A promoção dos Óscares 2025 no Canal Hollywood termina com uma ativação de marca no centro comercial Colombo, em Lisboa, no dia da cerimónia.

 

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
PUB
Marketing

Agência de marketing desportivo de Iker Casillas quer trabalhar em Portugal (com vídeo)

“A 1K Sports Group representa uma evolução natural na minha carreira. Embora estejamos sediados em Espanha e nos Estados Unidos, somos uma agência global”, justifica em declarações ao M&P Iker Casillas (na foto), empresário e ex-guarda-redes do FC Porto

O empresário Iker Casillas, antigo guarda-redes do FC Porto e do Real Madrid CF, está a lançar a 1K Sports Group, agência independente de marketing desportivo, que também vai criar campanhas publicitárias e gerir talentos desportivos. Portugal é um dos países onde pretende trabalhar.

“A 1K Sports Group representa uma evolução natural na minha carreira. Embora estejamos sediados em Espanha e nos Estados Unidos, somos uma agência global. Combinando talento, inovação e uma abordagem humana em cada passo que damos, temos a ambição de virmos a ser líderes globais”, afirma ao M&P Iker Casillas.

A nova agência, que trabalha em parceria com a SportBoost, empresa criada pelo ex-desportista em 2021 para apoiar ‘startups’ desportivas, pretende ser “uma plataforma integral que alie a representação de talentos a projetos de impacto social e a colaborações com grandes marcas”, explica o empresário.

A Iker Casillas Academy e a Fundación Iker Casillas também vão colaborar com o 1K Sports Group. Nos Estados Unidos, onde conta com o apoio de Bob Nouri, fundador e presidente da empresa BN Dealerships Management, sócio de Iker Casillas no projeto, a nova agência pretende explorar as oportunidades que o Campeonato Mundial de Futebol de 2026 e os Jogos Olímpicos de Verão de Los Angeles 2028 vão gerar.

“O desporto ensinou-me o valor do trabalho em equipa e da prossecução de objetivos ambiciosos. Esta agência é um reflexo dessa filosofia. Criámos uma agência que liga talentos e oportunidades num cenário global, com a flexibilidade e a inovação necessárias para enfrentar os desafios de hoje e do futuro”, salienta Iker Casillas.

O lançamento da agência, que tem Luis Gómez como CEO, Andrea Aranda como diretora de marketing digital e Iván Prieto como gestor de estratégia comercial e desenvolvimento de negócio, está a ser divulgado nas redes sociais com um vídeo que evoca o passado desportivo do ex-futebolista espanhol.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

Luis Batista Gonçalves

Mais artigos
PUB
Marketing

Ana Bicho lidera departamento de inovação da Wise Pirates

A contratação acontece numa altura em que a Wise Pirates cria um conselho consultivo para refletir sobre as transformações tecnológicas em curso. Federico Costa e Rui Pinto integram o novo ‘advisory board’ da agência de marketing digital

Ana Bicho é a nova diretora do departamento de inovação e desenvolvimento (I&D) da Wise Pirates, agência de marketing digital. Com experiência em engenharia microeletrónica e inteligência artificial (IA), em setores como marketing, tecnologia e indústria, a nova contratação vai coordenar e desenvolver soluções tecnológicas proprietárias em automação inteligente.

A contratação acontece numa altura em que a Wise Pirates cria um conselho consultivo, para refletir sobre as transformações tecnológicas em curso, com o crescimento da IA no topo das preocupações. Além de Frederico Costa, CEO da Biometrid, o ‘advisory board’ é constituído por Rui Pinto, diretor de informações e diretor de dados do Mibelle Group.

“Esta iniciativa insere-se numa estratégia mais ampla de transformação digital e inovação, usando a IA como pilar central para a modernização de processos internos e serviços prestados aos clientes. Esta abordagem reforça a visão de colaborarmos na transformação do país num ‘hub’ de inovação em ‘martech’, acompanhando a expansão no mercado europeu”, salienta a Wise Pirates em comunicado de imprensa.

 

Rui Pinto, diretor de informações e diretor de dados do Mibelle Group, integra o conselho consultivo que a Wise Pirates cria para perspetivar o futuro da ‘martech’, juntamente com Frederico Costa, CEO da Biometrid

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
PUB
Marketing

Henry Cavill é o novo embaixador da Longines

“Vemos em Henry Cavill (na foto) uma afinidade com os valores da nossa marca. A sua sofisticação, genuinidade e personalidade multifacetada refletem o verdadeiro significado da elegância nos dias de hoje”, justifica Matthias Breschan, CEO da Longines

O ator britânico Henry Cavill é o novo embaixador da Longines, dando continuidade à estratégia da empresa suíça de relojoaria de colaborar com personalidades que refletem a elegância que a marca procura transmitir, através do percurso profissional e da imagem pública.

“Vemos em Henry Cavill uma verdadeira afinidade com os valores da nossa marca. A sua sofisticação, genuinidade e personalidade multifacetada refletem o verdadeiro significado da elegância nos dias de hoje. Seja no grande ecrã, em produções épicas ou ao partilhar as paixões pela aviação e equitação, mantém sempre uma autenticidade e graciosidade que fazem dele a personificação do espírito Longines”, realça Matthias Breschan, CEO da Longines, citado em comunicado de imprensa.

Ao abrigo da nova parceria, para além de dar a cara pela marca em campanhas e eventos, o ator fundador da produtora de vídeo Promethean Productions irá visitar a sede da Longines em Saint-Imier, na Suíça, para conhecer a tradição e a mestria artesanal que definem amarca criada em 1832.

“O que me atrai na Longines é a sua elegância discreta. A verdadeira qualidade não precisa de ostentação, está presente em cada detalhe e em cada ação. Esta filosofia, sustentada por gerações de mestria artesanal e inovação, ressoa profundamente com os meus valores”, salienta Henry Cavill, citado em comunicado de imprensa.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
PUB
Marketing

Hotel Casa da Calçada cria identidade olfativa

O perfumista Lourenço Lucena (na foto) é o responsável pela criação do perfume, que materializa a identidade olfativa do hotel de luxo em Amarante. “Fica a promessa de que esta essência irá envolver e cativar todos os que cruzarem as portas do renovado hotel Casa da Calçada”, salienta Lourenço Lucena

A Casa da Calçada aposta na criação de um perfume, que materializa a identidade olfativa do hotel de luxo. Concebida pelo perfumista Lourenço Lucena, a fragrância e a respetiva narrativa são inspiradas na cidade de Amarante, onde o hotel está localizado. “Amarante cheira a madeira e baunilha, transmitindo o conforto de estar em casa, o calor da lareira nas noites de inverno e a fragrância floral dos seus jardins, repletos de camélias, rosas e flores de laranjeira”, explica Lourenço Lucena, citado em comunicado de imprensa.

Sobre o processo de elaboração de uma fragrância para uma marca, o perfumista explica que para definir o perfil e chegar à verdadeira personalidade da marca implica diferentes fases: estudar, enquadrar, compreender a identidade, a personalidade, a atitude corporativa e os valores da marca.

“Mais do que um perfume, este aroma é uma receção calorosa, um abraço reconfortante, um atrevido regresso a casa e à magia que preenche este imponente local. Fica a promessa de que esta essência irá envolver e cativar todos os que cruzarem as portas do renovado hotel Casa da Calçada”, salienta ainda Lourenço Lucena.

Lourenço Lucena, formado em composição de perfumes na Cinquième Sens, em Paris, é o único português membro da Sociedade Francesa de Perfumistas. Apesar de desenvolver a identidade olfativa da Casa da Calçada no seu atelier em Lisboa, o perfumista regressa a Amarante, onde passa parte da infância, para criar a fragrância.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
PUB
Digital

Tráfego orgânico na internet cai entre 15% a 25% por causa da IA

“60% das pesquisas terminam sem os utilizadores clicarem para outro site. Mesmo entre os utilizadores céticos em relação à IA generativa, cerca de metade relatam que a maioria das suas consultas são respondidas diretamente na página de pesquisa, sem clicar em nenhuma ligação”, revela a Bain&Company

A utilização crescente dos motores de busca alimentados por inteligência artificial (IA) e a consulta dos resumos gerados automaticamente estão a alterar a forma como as pessoas pesquisam online. “Por disponibilizarem as respostas diretamente nas páginas dos resultados, eliminam a necessidade de os utilizadores clicarem para abrir outro site”, refere o estudo ‘Goodbye Clicks, Hello AI Zero Click Search’, da consultora Bain & Company.

Segundo o relatório, 80% dos consumidores já dependem de resultados escritos por IA para pelo menos 40% das suas pesquisas, uma situação que está na origem de uma redução de tráfego orgânico na internet entre 15% a 25%”. “Apurámos que 60% das pesquisas terminam sem os utilizadores clicarem para outro site. Mesmo entre os utilizadores céticos em relação à IA generativa, cerca de metade relatam que a maioria das suas consultas são respondidas diretamente na página de pesquisa, sem clicar em nenhuma ligação”, explica a Bain & Company em comunicado de imprensa.

A ascensão dos grandes modelos de linguagem (LLM) e dos ‘chatbots’ alimentados por IA, como alternativas às plataformas de pesquisa, é outra das tendências identificadas no relatório internacional. “Os dados da Bain & Company demonstram que cerca de 68% dos utilizadores de LLM dependem destas plataformas para pesquisar, reunir e resumir informações. Hoje, cerca de 48% usam-nas para aceder às últimas notícias e à meteorologia e 42% pedem recomendações de compras”, salienta o comunicado.

Para além da adoção de ferramentas de otimização para a rastreabilidade por IA, a consultora defende a diversificação dos formatos de conteúdo e a redefinição métricas para potenciar a influência sobre as conversões diretas.

“Durante anos, os ‘marketers’ digitais têm-se focado na otimização de rankings de motores de busca para impulsionar a projeção da marca e o tráfego para os seus sites. Agora, os resultados de pesquisa gerados por IA estão a alterar o paradigma e a otimização para SEO já não é suficiente”, alerta Natasha Sommerfeld, sócia da Bain & Company para as práticas de tecnologia e serviços na ‘cloud’ e de cliente, citada no comunicado de imprensa.

Segundo a consultora, as empresas que não investirem serão rapidamente ultrapassadas. “As marcas precisam de evoluir ou arriscam perder visibilidade na jornada do cliente e no controlo sobre o posicionamento da sua marca, numa realidade em que os cliques tradicionais estão a desaparecer”, alerta Natasha Sommerfeld.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
PUB
Comunicação

Gulbenkian e Grupo Bimbo conquistam Grandes Prémios nos Prémios M&P Comunicação 2024

A Samy Alliance é eleita Agência do Ano, numa cerimónia que também premeia a Adagietto, Corpcom, Lactogal, Mindshare, Desafio Global, Omertà PR, White Way, Burson, M Public Relations, PHD e Fuse, entre outros, num total de 52 troféus, entre 15 Ouros, 16 Pratas e 21 Bronzes

Trabalhos desenvolvidos para a Fundação Calouste Gulbenkian e para o Grupo Bimbo são os grandes vencedores dos Prémios M&P Comunicação 2024, entregues a 19 de fevereiro, no Montes Claros – Lisbon Secret Spot, em Monsanto, numa iniciativa promovida pelo jornal Meios&Publicidade.

A estratégia de comunicação do lançamento do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, da M Public Relations em colaboração com a Gulbenkian, conquista um Grande Prémio. O lançamento da marca Takis, ‘snack’ do Grupo Bimbo, também vê a estratégia comunicacional, a cargo do Grupo Bimbo, da Samy Alliance, da PHD e da Fuse, distinguida com um Grande Prémio.

A Samy Alliance é eleita Agência do Ano, numa cerimónia que também premeia a Adagietto, Corpcom, Lactogal, Mindshare, Desafio Global, Omertà PR, White Way, Burson Portugal, M Public Relations, PHD e Fuse, entre outros, num total de 52 troféus (15 Ouros, 16 Pratas e 21 Bronzes). A lista completa dos vencedores está disponível aqui.

Das 168 inscrições apresentadas, 69 chegam à ‘shortlist’, o que corresponde a 41% das candidaturas. A seleção dos vencedores é da responsabilidade de um júri presidido por Maria Domingas Carvalhosa, CEO da Wisdom e presidente da Associação Portuguesa das Empresas de Comunicação (APECOM).

A lista de jurados é composta por Carlota Morais Pires, fundadora e CEO do The Communication Studio; Duarte Zoio, diretor de comunicação da Vanguard Properties e do grupo Vanguard Signature; Filipa Almeida, diretora de comunicação da Uber; Francisca Seabra, CEO da Burson Portugal; Francisco Mendia, vice-presidente da H/Advisors CV&A; Inês Becken, cofundadora da IF Comunicação; Miguel Moreira Rato, CEO da Adagietto; Patrícia Jesus, diretora de comunicação e sustentabilidade da Unilever Fima e da Gallo Worldwide; Rui Pedro Batista, diretor de comunicação e de marca da The Navigator Company; Salvador da Cunha, CEO da Lift Consulting e fundador do Reputation Circle; Sandra Antunes, diretora executiva da Tinkle Portugal; Teresa Mota, diretora de informação da Bauer Media Audio Portugal, e Vítor Cunha, CEO da JLM&A.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2024 Meios & Publicidade. Todos os direitos reservados.