Consumidores esperam mais descontos das marcas e recomendações dos influenciadores digitais
A terceira edição de “What matters to today’s consumer”, estudo sobre tendências de consumo que a Capgemini realiza anualmente, revela que as contínuas pressões provocadas pela inflação estão a alterar […]
Luis Batista Gonçalves
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A terceira edição de “What matters to today’s consumer”, estudo sobre tendências de consumo que a Capgemini realiza anualmente, revela que as contínuas pressões provocadas pela inflação estão a alterar as exigências dos consumidores face aos distribuidores do retalho, a modificar os seus hábitos de consumo geral e também a mudar os canais de distribuição que preferem. Segundo o documento, 70% dos inquiridos quer que os distribuidores disponibilizem produtos de primeira necessidade a preços mais acessíveis.
“Quase três quartos (73%) dos consumidores inquiridos no âmbito do estudo afirmaram que serão mais leais às empresas que os ajudarem a atravessar este momento difícil reduzindo a pressão financeira a que estão sujeitos e quase a mesma percentagem declarou que compraria mais produtos/serviços a essas empresas no futuro”, refere a análise da Capgemini. “65% quer que os distribuidores os avise quando as marcas reduzem o peso ou a qualidade de um produto e mantém o mesmo preço”, revela também a pesquisa.
A investigação da empresa revela ainda que 72% dos consumidores atuais estão mais conscientes do potencial da inteligência artificial (IA) generativa nas suas compras. “Um quinto já a utilizou durante as suas compras. Destes, mais de metade diz que as ferramentas de IA generativa contribuíram para melhorar significativamente a sua experiência”, afirma a Capgemini, que também apurou que os consumidores (ainda) procuram recomendações dos influenciadores digitais quando fazem compras através das redes sociais.
“As redes sociais desempenham cada vez mais um papel importante não só para a descoberta dos produtos, mas também enquanto plataforma de compras preferida, particularmente entre as gerações mais jovens. Mais de metade dos consumidores que compraram nas redes sociais procuram conselhos dos influencers pelo facto de estes explicarem claramente todos os fatores a ter em conta antes de fazer uma compra. O mesmo número também procura os influencers para obter descontos e ofertas”, explica a Capgemini.
“Embora as preocupações dos consumidores tenham diminuído durante o último ano, eles continuam prudentes em relação aos seus gastos e não estão dispostos ou não podem gastar mais. É fundamental que os distribuidores transformem as suas operações de forma a repercutirem as economias de custos obtidas nos consumidores, que são cada vez mais seletivos na escolha de marcas e produtos”, sublinha Lindsey Mazza, global retail lead da Capgemini. “Precisam de repensar as suas estratégias e adotar soluções inovadoras”, defende ainda.