Edição digital
FOTO DR
Publicidade

Douro, Alentejo e Ribatejo promovem oferta turística

A Comunidade Intermunicipal do Douro antecipa a estreia do stand na BTL com o lançamento da campanha ‘Que Douro És Tu?’ (na foto). O Turismo do Alentejo e do Ribatejo também aproveita o evento para promover as duas regiões

Meios & Publicidade
FOTO DR
Publicidade

Douro, Alentejo e Ribatejo promovem oferta turística

A Comunidade Intermunicipal do Douro antecipa a estreia do stand na BTL com o lançamento da campanha ‘Que Douro És Tu?’ (na foto). O Turismo do Alentejo e do Ribatejo também aproveita o evento para promover as duas regiões

Sobre o autor
Meios & Publicidade
Artigos relacionados
Campanha da KKi Creative promove em Portugal turismo no Piauí
Publicidade
O Escritório promove BTL com baleias e tartarugas
Publicidade
SIC vence no primeiro Jornal da Noite com intervalos curtos
Media
Aethos lança primeira campanha internacional
Publicidade
Publicis Groupe reforça marketing de influência com aquisição do BR Media Group
Publicidade
João Ribeiro integra júri dos Effie Awards em Nova Iorque
Publicidade
Tumi filma campanha em Lisboa para celebrar 50 anos (com vídeo)
Publicidade
Jane Fonda protagoniza anúncio da Golden Goose aos 87 anos (com vídeo)
Publicidade
Google melhora recursos criativos para campanhas
Publicidade

A Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM Douro) e o Turismo do Alentejo e do Ribatejo aproveitam a edição de 2025 da BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market para promover a oferta turística das três regiões, com duas campanhas publicitárias que estão a ser divulgadas em suportes exteriores, meios digitais e redes sociais.

A CIM Douro, que tem pela primeira vez um ‘stand’ na feira turística, lança a campanha promocional ‘Que Douro És Tu?’. Idealizada pelo estúdio criativo 2Play, procura redefinir a forma como a região é comunicada enquanto destino turístico, destacando os cinco perfis de visitantes que pretende atrair.

PUB

Além dos exploradores e dos peregrinos, é direcionada para os influenciadores, os empreendedores e os provadores. As personalidades que representam os cinco perfis surgem sobrepostas a um dos postais turísticos da região, uma paisagem de vinhas a circundar o leito do rio que dá nome à região.

“A agência explora a autenticidade do Douro através de diferentes perfis de viajantes, proporcionando uma experiência personalizada e interativa que permite que cada pessoa descubra o seu Douro”, explica a CIM Douro em comunicado de imprensa.

Alentejo e Ribatejo amplificam campanha com ativações

Com criatividade e produção da agência Aye Publicidade e planeamento de meios da Havas Media, a campanha promocional do Turismo do Alentejo e do Ribatejo leva imagens das duas regiões a pontos estratégicos de Lisboa.

Divulgada através de múpis digitais, entre 9 a 16 de março, a comunicação publicitária posiciona o Alentejo como “um destino com muitos destinos” e o Ribatejo como “um destino com muito para contar”.

“Esta ação marca o pontapé de saída para aquela que promete ser uma das nossas participações mais dinâmicas de sempre na BTL, dado que este ano somos o destino nacional convidado”, explica o Turismo do Alentejo e Ribatejo em comunicado de imprensa.

A campanha é amplificada com ativações de marca durante o evento. Para além de música tradicional, danças folclóricas ribatejanas e de cante alentejano, estão previstas animações com personagens representativas das duas regiões.

FOTOS DR

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
Artigos relacionados
Comunicação

JPVA e LisboaPride entregam gestão de redes sociais à Keep it Real

O objetivo da estratégia de redes sociais para as duas marcas é aumentar a notoriedade e dar a conhecer a JPVA e a LisboaPride, bem como aproximar a comunidade das marcas, construindo uma relação de confiança com os consumidores

A Keep it Real é a agência escolhida para gerir as redes sociais das imobiliárias JPVA e LisboaPride. As imobiliárias, que fazem parte do grupo Keller Williams, têm em carteira imóveis residenciais, empreendimentos de luxo e projetos de investimento exclusivos. A LisboaPride é o braço de negócio da JPVA focado na comunidade LGBTI+, que se foca na celebração da diversidade e conta com cerca de 16 anos de experiência.

O objetivo da estratégia de redes sociais para as duas marcas é aumentar a notoriedade e dar a conhecer a JPVA e a LisboaPride, bem como aproximar a comunidade das marcas, construindo uma relação de confiança com os consumidores.

“Esta parceria representa um passo importante não só para o mercado imobiliário, mas também um compromisso real com a inclusão e a inovação. Na Keep it Real, acreditamos que a transformação começa com colaborações significativas como esta”, diz João Pedro Ferreira, CEO da Keep it Real, em nota de imprensa, acrescentando que “esta parceria vem também reforçar a diversificação do portefólio de clientes da agência, que abrange áreas como o entretenimento, a dermocosmética, a restauração e, agora, também o imobiliário”.

“Na JPVA e na LisboaPride, acreditamos que cada cliente tem uma história única e merece uma experiência imobiliária que vá além da simples compra, venda ou arrendamento de um imóvel. Trabalhar com uma agência que partilha os nossos valores de autenticidade e inclusão é essencial para continuarmos a transformar vidas e a construir um mercado mais representativo e acolhedor para todos, onde o cliente é o centro de tudo”, assegura João Passos, CEO da JPVA e LisboaPride.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
Publicidade

Leo Burnett e Dentsu assinam nova campanha da Heineken

A Heineken lança uma nova campanha (na foto) em Portugal, com a assinatura das agências Leo Burnett e Dentsu, com o objetivo de desafiar os estereótipos associados ao consumo de cerveja sem álcool em momentos sociais

A Heineken lança uma nova campanha em Portugal, com a assinatura das agências Leo Burnett e Dentsu, com o objetivo de desafiar os estereótipos associados ao consumo de cerveja sem álcool em momentos sociais. Sob o mote ‘Agora Podes’ a mensagem da campanha centra-se no conceito de que não é preciso uma razão especial para desfrutar do sabor surpreendente de uma Heineken 0.0.

A campanha da marca expõe uma variedade de situações que desafiam o estigma no que toca às bebidas sem álcool, mostrando pessoas que socializam com confiança, sem necessidade de justificar a sua escolha por uma cerveja sem álcool.

Presente em televisão, exterior, digital e redes sociais, ‘retail media’ e pontos de venda, a campanha está no ar durante sete semanas. A seleção dos canais foi estrategicamente planeada para garantir relevância e impacto junto dos consumidores, adaptando as mensagens a diferentes contextos, como o trabalho, o ginásio ou momentos de convívio com amigos.

A cerveja sem álcool Heineken 0.0 está ainda presente em 3.500 múpis estáticos e digitais a nível nacional, sendo também visível em ecrãs de elevadores em diversos escritórios empresariais, como o Lagoas Park, o Taguspark ou o Amoreiras Square.

No digital, a presença será reforçada em canais de ‘retail media’, como a Sonae (Continente) e a Glovo, com foco na conversão/compra, através de ‘banners’, ‘search ads’ e ativações em loja. A campanha também conta com um plano robusto de ‘sampling’, com a distribuição de 60 mil latas de Heineken 0.0 em escritórios, espaços públicos e pontos de venda. No verão, a marca pretende expandir a iniciativa às praias, reforçando a presença em momentos de lazer.

Compromisso da marca reforçado com estudo da Universidade de Oxford

Além de desafiar estereótipos, a Heineken tem investido na promoção do consumo responsável. Em 2024, a marca destinou 15% do seu orçamento de comunicação, a nível mundial, para campanhas de sensibilização na área do consumo responsável, alcançando um impacto global de cerca de 1,1 mil milhões de pessoas.

Este compromisso reforça o papel da Heineken em incentivar escolhas mais equilibradas e conscientes sendo hoje a cerveja sem álcool mais popular do mundo. Foi neste contexto que a Heineken decidiu aprofundar a perceção social em torno do consumo de cervejas sem álcool.

Um estudo encomendado pela marca ao professor Charles Spence, da Universidade de Oxford, revela que, apesar da crescente aceitação deste tipo de bebidas, ainda persistem pressões sociais e julgamentos associados à escolha. As conclusões desta investigação serviram de base para a ideia criativa da campanha ‘Agora Podes’, que pretende desconstruir preconceitos e reforçar a naturalidade de optar por uma cerveja sem álcool em qualquer ocasião.

Este estudo, que inquiriu 11.842 adultos em cinco mercados em que a cerveja sem álcool se encontra estabelecida – Reino Unido, Estados Unidos, Espanha, Japão e Brasil – revela que a geração Z (18-26 anos) é a que mais enfrenta pressões sociais em relação ao consumo de álcool.

A pesquisa mostra que 21% dos jovens da geração Z, nestes cinco mercados, já foram questionados sobre a escolha de uma bebida sem álcool e dizem ter escondido o consumo de bebidas com baixo teor ou sem álcool devido a pressões sociais. O estudo também revela que mais de um terço já sentiu pressão para consumir álcool em contextos sociais.

Um quinto dos consumidores já alterna entre bebidas alcoólicas e não alcoólicas

Os homens da geração Z, acima da idade legal para consumo, estão entre os que mais percebem que escolher uma bebida sem álcool pode ser visto como um “erro social”. 38% dos homens deste grupo etário afirmam que beberiam produtos com baixo teor ou sem álcool de bebidas alcoólicas, mas apenas se os seus amigos fizessem o mesmo.

Quando optam por uma dessas bebidas, sentem que precisam de justificar a escolha e até se sentem “excluídos” por isso (29%). Através destas conclusões, a Heineken pretende combater estigmas e apoiar o direito dos consumidores de fazer escolhas sem qualquer tipo de julgamento.

“O nosso estudo revelou conclusões fascinantes sobre a evolução das atitudes sociais em relação ao consumo de álcool. Para muitos, o álcool já não é a escolha padrão em situações sociais – estamos a assistir a uma mudança para um consumo mais consciente”, relata Charles Spence, professor de psicologia experimental na Universidade de Oxford.

“No entanto, em culturas onde beber álcool ainda é visto como a norma, optar por não beber pode gerar um estigma. Isso é especialmente verdade para a geração Z e os millennials. Durante várias gerações, o álcool desempenhou um papel central na socialização e, por isso, os estereótipos sobre os hábitos de consumo ainda estão profundamente enraizados na sociedade”, explica o investigador.

No entanto, nem todos se preocupam com juízos de valor sobre as suas escolhas de consumo. Na verdade, estamos numa fase inicial em que a aceitação começa a tornar-se a nova norma. O estudo revela que um quinto dos consumidores já alterna entre bebidas alcoólicas e não alcoólicas em encontros sociais noturnos com amigos ou familiares.

Muitas pessoas sentem-se seguras no seu estilo de vida equilibrado – independentemente do que os outros possam pensar – e cada vez mais pessoas admiram aqueles que escolhem a moderação ou a sobriedade. Mais participantes associaram mesmo os consumidores de bebidas não alcoólicas a algo “cool” (9%) e “respeitável” (25%), em vez de os verem como “desinteressantes” (6%) ou “aborrecidos” (4%).

Além disso, a escolha de bebidas sem álcool também é vista como uma decisão confiante para encontros românticos, com mais de um terço (35%) das pessoas que consomem bebidas com baixo ou sem álcool a optar por estas em encontros à noite.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
Digital

Perplexity anuncia no podcast ‘The Ben Shapiro Show’

É a primeira vez que o Perplexity integra promoção interna num meio de comunicação social. Ben Shapiro integrará o Perplexity no podcast, utilizando-o a meio do programa para verificar alegações e aprofundar temas culturais

O Perplexity AI é o novo anunciante do ‘The Ben Shapiro Show’, podcast do comentador político de direita Ben Shapiro. O acordo, estruturado como uma parceria anual para 2025, marca a primeira vez que o Perplexity se alia a um meio de comunicação social.

No âmbito da parceria a audiência do podcast vai passar a ouvir respostas em tempo real que verificam as afirmações do comentador, através do motor de pesquisa com base em inteligência artificial (IA).

Neste caso, a parceria não se resume à colocação de anúncios tradicionais. O Perplexity, avaliado em 9 mil milhões de dólares (€8,2 mil milhões), adota uma abordagem diferente na parceria com o The Daily Wire, empresa de comunicação social fundada por Ben Shapiro e que detém o ‘The Ben Shapiro Show’.

Em janeiro de 2025, o ‘The Ben Shapiro Show’ ultrapassa cem milhões de reproduções no Spotify

Em vez de apostar no formato tradicional de anúncio, o Perplexity pretende integrar o Perplexity AI no conteúdo, de forma a evitar ser apenas mais um anúncio. Em vez de ler um guião escrito para promover o motor de pesquisa, Ben Shapiro integrará o Perplexity AI no podcast, utilizando-o a meio do programa para verificar alegações e aprofundar temas culturais.

Esta não é a primeira incursão da Perplexity na publicidade – anteriormente, a ferramenta de pesquisa de IA aparece num anúncio do programa desportivo ‘Sunday Night Football’ com Jim Harbaugh, treinador da equipa de futebol americano Los Angeles Chargers. Ben Shapiro lança um novo episódio diariamente e espera-se que o Perplexity seja integrado várias vezes por semana, aparecendo uma vez por episódio. Em janeiro de 2025, o podcast ultrapassa os cem milhões de reproduções no Spotify.

Os termos financeiros do acordo não são divulgados. Porém, para além da mecânica dos anúncios, a parceria assinala uma mudança cultural mais ampla: as empresas de tecnologia, outrora céticas em aliar-se a personalidades de direita, estão cada vez mais dispostas a abraçar a presença em meios mais conservadores, o que reflete uma mudança entre Silicon Valley e os meios de comunicação políticos nos Estados Unidos.

Sobre o autorDaniel Monteiro Rahman

Daniel Monteiro Rahman

Mais artigos
BRANDED

“The New Strategic Drivers”: QSP Summit 2025 aborda cultura, estratégia, inovação e os novos motores do sucesso

A transformação do mundo empresarial é um fenómeno contínuo, que requer uma visão estratégica apurada e adaptável.

Brand SHARE

O QSP SUMMIT 2025, agendado para os dias 1 a 3 de julho, emerge como um espaço de reflexão e exploração dos novos motores que impulsionam o sucesso organizacional e pessoal, reunindo profissionais e líderes de diversas áreas.

O Tema: “The New Strategic Drivers”

A necessidade de repensar as estratégias empresariais é mais relevante do que nunca. A cultura organizacional, o talento humano, a tecnologia emergente, a comunicação eficaz, a estratégia adaptável, a educação contínua e a maximização da performance formam agora os pilares do sucesso moderno. Em 2025, o QSP SUMMIT convida líderes e profissionais a explorar as tendências e insights que moldam o futuro das organizações, com a participação de mais de 100 oradores e especialistas de renome nacional e internacional.

Conteúdos Exclusivos e Oradores de Referência

Com um programa cuidadosamente estruturado, o evento contará com sete palcos dedicados a diferentes perspetivas e desafios do tema central. No Main Stage, especialistas globais partilharão visões sobre os desafios e oportunidades da nova era empresarial. Além disso, espaços como os Worklabs, Special Sessions e Lab Stage promoverão momentos de partilha de conhecimento e debate. A Cerimónia de Abertura, que pela primeira vez terá lugar no emblemático Palácio da Bolsa, marcará o início de um evento que se promete inspirador e reflexivo.

Masterclass: Um aprofundamento Exclusivo

A par do ano anterior, o evento inclui novamente uma Masterclass exclusiva; este ano sobre “Next Generation Leadership and Organizational Transformation”, conduzida por Adam Kingl, um renomado especialista na área da liderança e inovação. Esta sessão, marcada para 1 de julho no Porto Palácio Hotel, proporcionará uma oportunidade única de aprendizagem e contacto próximo com um expert do setor.

Exposição com Mais de 130 Marcas

A par dos espaços de debate e aprendizagem, o QSP SUMMIT também se afirma como uma plataforma dinâmica de networking e inovação, com uma área de exposição que contará com mais de 130 marcas. Este espaço será uma oportunidade para os participantes conhecerem as mais recentes tendências e soluções do mercado, promovendo a interação entre profissionais e empresas.

O QSP SUMMIT destaca-se como referência incontornável para gestores e profissionais do tecido empresarial, constituindo um espaço de reflexão sobre os novos drivers estratégicos que moldam o futuro das organizações. Com novidades a serem reveladas nas próximas semanas, o evento promete ser uma fonte de inspiração e conhecimento no cenário empresarial contemporâneo.

Para mais informações ou aquisições de passes, pode consultar o website oficial do evento, em www.qspsummit.pt.

 

Sobre o autorBrand SHARE

Brand SHARE

Mais conteúdos
FOTO DR
Marketing

Plot ganha estratégia e criatividade da conta jovem do BPI

“O BPI é um importante cliente para a Plot e a marca Age permite-nos executar a nossa visão 360º do conteúdo, algo que nos diferencia desde o nascimento da agência em 2006”, diz Rui Borges, CEO da Plot. ‘Queres, Podes, Age’ (na foto) é a nova assinatura da conta

A estratégia e a criatividade da Age, a conta jovem do BPI, passam a ser asseguradas pela Plot. A instituição bancária escolhe a agência para trabalhar a marca bancária, criada para o segmento de clientes dos 18 aos 30 anos.

“O BPI é um importante cliente para a Plot e a marca Age permite-nos executar a nossa visão 360º do conteúdo, algo que nos diferencia desde o nascimento da agência em 2006”, refere Rui Borges, CEO da Plot, citado em comunicado de imprensa.

A estratégia de comunicação da Age, marcada pela nova assinatura ‘Queres, Podes, Age’, quer empoderar o público-alvo da conta na fase da conquista da independência financeira e da transição para a vida adulta. O propósito da comunicação é apoiar e descomplicar a vida financeira no início da idade adulta, através de soluções simples, digitais e personalizadas.

“A Age junta o melhor dos dois mundos: a experiência, a confiança e o ‘know-how’ do banco com as vantagens de uma experiência pensada para os jovens: sem comissões, fácil e com vantagens exclusivas”, explica João Cáceres Monteiro, gestor de marketing estratégico que lidera o projeto no BPI, citado no documento.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
Foto DR
Publicidade

Falta de objetividade e de feedback útil está a prejudicar a criatividade

Apenas 30% dos criativos e 27% dos ‘marketers’ revelam ter formação adequada para avaliar ideias, um processo em que há demasiadas pessoas envolvidas e que é descrito como “inconsistente, lento, subjetivo e doloroso”

Apenas 30% dos criativos e 52% dos ‘marketers’ dizem que fornecem feedback claro e construtivo relativamente aos projetos em que estão envolvidos, de acordo com o estudo ‘The BetterIdeas Project’, da consultora de marketing BetterBriefs.

A análise revela que 89% dos criativos e 84% dos profissionais de marketing concordam que a opinião tem um grande impacto na tomada de decisões, o que conduz à falta de objetividade no processo criativo.

Neste sentido, o estudo conclui que é necessária mais formação sobre como avaliar ideias e dar um melhor feedback. De facto, apenas 30% dos criativos e 27% dos profissionais de marketing referem ter formação adequada para avaliar ideias, com os investigadores a descobrirem que são necessárias cinco rondas de desenvolvimento criativo para aprovar uma ideia, em comparação com três rondas registadas numa investigação do Institute of Practitioners in Advertising (IPA) no Reino Unido, em 2007.

A análise, desenvolvida com o IPA e a World Federation of Advertisers, tem por base as respostas de 1034 profissionais criativos e de marketing de 54 países, abrangendo os setores B2C e B2B, e revela a necessidade de simplificar o processo de aprovação de ideias, de modo a garantir que apenas as pessoas realmente responsáveis sejam incluídas no processo de tomada de decisões.

“A criatividade é uma ferramenta poderosa que aumenta a eficácia da publicidade. Embora muitas ideias sejam elaboradas, apenas algumas são aprovadas e concretizadas. Este estudo mostra que a avaliação das ideias é crucial para o nosso setor. Se os ‘briefings’ servem de orientação para o raciocínio das agências, então as ideias são o veículo que impulsiona a eficácia no mundo da publicidade”, argumenta Matt Davies, cofundador da BetterBriefs.

A análise indica que são demasiadas as pessoas, ou as pessoas erradas, envolvidas no processo de tomada de decisão, descrito como “inconsistente, lento, subjetivo e doloroso”. Apenas 23% dos criativos e 56% dos ‘marketers’ concordam que o atual processo de aprovação funciona bem, e apenas 43% dos criativos e 62% dos profissionais de marketing referem que as pessoas que aprovam as ideias são as mais indicadas para tomar a decisão.

O estudo alerta ainda para o facto de as pessoas não avaliarem as ideias criativas em função do ‘briefing’ e dos critérios-chave da marca. Apenas 23% dos criativos e 15% dos ‘marketers’ concordam que os ‘briefings’ são utilizados pelas organizações para avaliar as ideias e somente 10% dos inquiridos concordam que as ideias são avaliadas em função de critérios claramente definidos nas respetivas empresas.

Sobre o autorDaniel Monteiro Rahman

Daniel Monteiro Rahman

Mais artigos
Media

Rui Brás é o novo diretor de crescimento de negócio do Group Gate

“Nesta função poderei dialogar com as marcas a partir desta perspetiva mais abrangente, motivadora e geradora de sinergias, evitando uma abordagem simplista e unidimensional”, salienta Rui Brás (na foto)

Rui Brás assume o cargo de ‘business growth director’ do Group Gate, com o objetivo de dar continuidade ao desenvolvimento e crescimento no mercado nacional e internacional do grupo que detém, entre outras, a agência Digital Gate, onde anteriormente assume a função de diretor-geral.

Com cerca de 20 anos de experiência em marketing, comunicação e tecnologias de informação, Rui Brás faz o percurso profissional em Portugal e em Espanha. Enquanto ‘country manager’ da Digital Group Portugal e responsável da divisão de projetos internacionais, lidera iniciativas para marcas como HBO Max, Radisson Hotels, Bitdefender e Sumup.

“A principal motivação para abraçar este desafio é a convicção de que, hoje, a comunicação não deve ser distinguida entre digital e offline, mas abordada de forma holística e integrada”, diz o novo diretor de crescimento de negócio, que pretende “colocar o Group Gate num patamar de excelência, quer ao nível das metodologias e ferramentas de trabalho, quer na entrega de valor aos clientes”.

“Nesta função poderei dialogar com as marcas a partir desta perspetiva mais abrangente, motivadora e geradora de sinergias, evitando uma abordagem simplista e unidimensional”, acrescenta Rui Brás.

O grupo português multinacional salienta em comunicado de imprensa que o posicionamento estratégico e a experiência inter-relacional do novo diretor de crescimento de negócio do Group Gate são elementos essenciais para liderar a integração e a amplificação das sinergias entre as áreas de comunicação do grupo.

“O Rui combina um vasto conhecimento do mercado com uma visão estratégica que será fundamental para consolidar o Group Gate como uma referência em Portugal e impulsionar o crescimento em mercados internacionais, como é o caso de Espanha”, avança Marta Machado, CEO do Group Gate, citada em comunicado de imprensa.

O Group Gate é constituído por um portefólio de empresas de media e comunicação, como a Media Gate, a Digital Gate, a Creative Gate, a PR Gate, a Events & Sports Gate e a Knowledge Gate. “Este reforço de liderança simboliza mais um passo no fortalecimento das múltiplas valências do grupo, que abrangem não só media e digital, mas também criatividade, conteúdos, ativações de marca e relações públicas”, sublinha o comunicado de imprensa.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
Digital

Amazon apresenta novos embaixadores para 2025

Os três novos embaixadores juntam-se a Madalena Abecasis, Helena Coelho, Catarina Gouveia (na foto, da esq. para a dir.) e Ric Fazeres, que se mantêm como rostos da plataforma de comércio eletrónico

Empenhada em aproximar-se dos consumidores portugueses, a Amazon apresenta um novo grupo de embaixadores para 2025, que se juntam a Catarina Gouveia, Helena Coelho, Madalena Abecasis e Ric Fazeres, os atuais rostos da marca.

A estes nomes juntam-se os de Mónica Vale de Gato, Inês Teixeira e Pedro Flor, que “passam a estar associados a diferentes campanhas da marca, procurando chegar a novos públicos através das suas redes sociais”, indica a plataforma de comércio eletrónico em comunicado de imprensa.

Inês Teixeira e Pedro Flor (na foto, ao centro e à dir.) juntam-se ao youtuber Ric Fazeres (à esq.)

Com este novo grupo de embaixadores, a marca pretende “reforçar a estratégia de dar a conhecer a sua atividade junto dos consumidores portugueses, destacando as vantagens de fazer compras com a Amazon, onde têm uma vasta gama de produtos a preços acessíveis”.

Mónica Vale de Gato é uma das três novas caras

A Amazon.es, disponível em português desde fevereiro de 2021, lançou poucos meses depois em Portugal o Amazon Prime, serviço de subscrição que inclui, por exemplo, envio gratuito até dois dias, entregas também ao fim-de-semana e  acesso a filmes e séries com o serviço de ‘streaming’ Prime Video, entre outras vantagens.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
FOTO DR
Media

Edições impressas do Mirror, Express e Daily Star deixam de ser rentáveis em 2031

Os três jornais serão deficitários em “seis a oito anos”, mas não se equaciona a possibilidade de os suspender, apostando antes nas versões digitais para suportar os custos de produção das edições em papel

Jim Mullen, CEO da Reach, grupo que detém cerca de 120 publicações, diz que as edições impressas dos jornais Mirror, Express e Daily Star deixam de ser rentáveis em 2031. Apesar de a operação poder vir a ser deficitária, o presidente da ‘holding’ aposta numa estratégia digital que assegure a publicação dos títulos para além dessa data.

“Estamos a investir no digital, em estúdios nos nossos principais sites, para a criação de vídeos e de conteúdos para as redes sociais. Contratámos 60 jornalistas digitais para o negócio só no segundo semestre do ano passado”, revela Jim Mullen, citado no The Guardian.

As receitas digitais da Reach crescem 2,1%, para 130 milhões de libras (€153,9 milhões) em 2024, descendo face a 2023. A editora reporta um crescimento de 8,6% no quarto trimestre do ano passado, sendo a taxa mais rápida em três anos.

“Os Estados Unidos e [Donald] Trump são um presente que continua a dar frutos, porque atraem muito tráfego. Quando é que o digital ultrapassa o meio impresso? É difícil de dizer. Mas não tenho de me preocupar com isso neste momento. Quando o digital ultrapassar o ‘print’, suportará os jornais impressos”, realça Jim Mullen.

Na semana passada, a Reach revelou publicamente que a operação de impressão, que abrange a venda de jornais e a exploração publicitária, gerou 406 milhões de libras (€480,7 milhões) em receitas em 2024, o que corresponde a uma quebra de 6% face a 2023.

“Estamos a manter um negócio de impressão muito querido, mas que está em declínio. Estou a falar de rentabilidade, não do fim dos jornais. Pode demorar seis a oito anos”, salienta Jim Mullen.

Embora o número de jornais vendidos pela Reach caia a uma média de 17% nos últimos meses, o CEO da Reach esclarece que os custos da empresa também têm vindo a diminuir devido à redução do número de exemplares, que faz cair os custos da tinta, do papel, do consumo de energia e da utilização de chapas de impressão.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

Luis Batista Gonçalves

Mais artigos
Media

Coca-Cola revê conta de meios nos Estados Unidos. WPP e Publicis são finalistas

Se a empresa de bebidas escolher o Publicis, terá mais uma vez as contas de meios divididas entre várias ‘holdings’, dissociando os meios da criatividade nos EUA. As contas de criatividade, meios, dados e tecnologia de marketing da The Coca-Cola Company estão avaliadas em cerca de €3,7 mil milhões

O WPP e o Publicis Groupe estão na final do processo de revisão das agências de meios da The Coca-Cola Company nos Estados Unidos, noticia a Ad Age. Se não sair vencedor, o WPP perderá a conta de meios conquistada em 2021.

Além dos meios, o WPP detém as contas de dados e tecnologia de marketing, bem como de criatividade da empresa de bebidas, em cerca de 200 países e avaliadas num total de cerca de 4 mil milhões de dólares (€3,7 mil milhões), mas estas não estão em consideração.

Quando conquista a conta da The Coca-Cola Company, o WPP cria a unidade OpenX, dedicada a servir as cerca de 200 marcas da empresa a nível mundial. O Publicis fica em segundo lugar na revisão de 2021, o que leva o WPP a ficar com 90% dos meios de comunicação da The Coca-Cola Company. A Dentsu fica com os restantes 10%.

Se a The Coca-Cola Company contratar o Publicis, terá mais uma vez as contas de meios divididas entre várias ‘holdings’, dissociando os meios da criatividade nos Estados Unidos. Quando o WPP é contratado, em 2021, Manolo Arroyo, diretor global de marketing da Coca-Cola, enfatiza a criação de um modelo de agências centrado no consumidor, considerando que os consumidores “não distinguem a mensagem do meio”. Na época, Manolo Arroyo destaca o alcance multinacional do WPP, admitindo, no entanto, que o Publicis é mais forte na América do Norte.

A The Coca-Cola Company investe cerca de 1,8 mil milhões de dólares (€1,6 mil milhões) em publicidade nos Estados Unidos em 2023, o que representa um aumento de cerca de 17% em relação a 2022, segundo o Ad Age Datacenter. A empresa ocupa o 28.º lugar no ranking da Ad Age dos principais anunciantes nos Estados Unidos em 2024.

Segundo dados da MediaRadar, a The Coca-Cola Company gasta 409 milhões de dólares (€377 milhões) em meios de comunicação nos Estados Unidos nos primeiros nove meses de 2024 e 621 milhões de dólares (€573 milhões) em 2023.

Sobre o autorDaniel Monteiro Rahman

Daniel Monteiro Rahman

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2024 Meios & Publicidade. Todos os direitos reservados.