Fusão Publicis e Leo Burnett não chega a Portugal
O Publicis Groupe em Portugal vai manter independentes as estruturas das agências criativas, apesar da fusão a nível internacional que cria a rede criativa Leo (na foto)
Daniel Monteiro Rahman
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As agências criativas Publicis e Leo Burnett em Portugal vão manter a estrutura atual, sem fusões nem reestruturações, “garantindo a continuidade do serviço que os clientes já conhecem”, revela ao M&P fonte oficial do Publicis Groupe Portugal, na sequência da fusão internacional das duas agências, na rede criativa Leo.
Questionada sobre o impacto a nível nacional da fusão, a mesma fonte avança que, “a partir de agora, as duas agências podem também contar com uma vasta rede global que une 15 mil criativos, permitindo assim capitalizar o talento global presente no Publicis Groupe para enfrentar novos desafios criativos”.
A nível internacional, a fusão agrega 130 agências com cerca de 15 mil colaboradores em 90 países e a denominação Burnett e Publicis desaparecem na nova marca, que passa a Leo. Segundo a Ad Age, a fusão não implica despedimentos.
Os escritórios da Leo Burnett bem como os da Publicis Worldwide passam a ser designados por Leo, à exceção da Publicis Conseil, sediada em Paris, que mantém o nome. O logótipo da Leo, por seu lado, inclui o nome Leo e o leão da Publicis.
A Leo é liderada pelos copresidentes Marco Venturelli, que acumula o cargo com a direção criativa global da Leo, e Agathe Bousquet, dupla que lidera a Publicis Conseil, vencedora do prémio de Agência do Ano no Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, em 2024.
Gareth Goodall é o diretor de estratégia da Leo, mantendo o cargo de diretor de estratégia da Publicis Creative. Por seu lado, Andrew Bruce, CEO do Publicis Groupe Canada, assume a função adicional de presidente da Leo na América do Norte.
Explorar a criatividade exponencial
A união do talento dos colaboradores da Leo Burnett com os dados e a tecnologia da Publicis Worldwide permite à holding apoiar melhor os clientes a nível mundial e concentrar-se na “criatividade exponencial”, segundo Carla Serrano, diretora de estratégia do Publicis Groupe.
“Consideramos esta união a combinação perfeita de conjuntos de competências, mentalidades e filosofias complementares, num momento em que os nossos clientes realmente o precisam”, explica Carla Serrano, acrescentando que, “numa indústria obcecada com a inteligência artificial e a eficiência, a Leo é uma reformulação da conversa”.
O presidente e CEO do Publicis Groupe, Arthur Sadoun, salienta em comunicado de imprensa que, “ao unificar o espírito e o talento dessas comunidades criativas globais, a Leo será maior, mais forte e com mais portas do que nunca”, aspeto que salienta no vídeo que a Publicis envia aos funcionários para anunciar a nova Leo.
Outro vídeo, também enviado aos funcionários, mostra imagens do fundador da Leo Burnett, publicitário com o mesmo nome, proferido em 1967, quando abandona a agência.
Na época, sugere que a agência retirasse o seu nome da porta quando deixasse de fazer coisas em que acreditava, quando passasse “mais tempo a tentar ganhar dinheiro e menos tempo a fazer publicidade”, por exemplo. No final, o vídeo destaca: “Leo, o teu nome estará em mais portas do que nunca”.