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O 'Breakfast at Tiffany's' é um dos mais antigos filmes com uma marca integrada

Deter produtoras de conteúdos audiovisuais é o novo negócio das marcas de luxo

Os maiores grupos de marcas de luxo estão a fechar em si próprios o circuito do marketing e da comunicação, criando de raiz ou comprando empresas produtoras de conteúdos audiovisuais ou agências que representam atores, guionistas e realizadores. O foco? A indústria de Hollywood e a produção de branded content com as suas marcas

Catarina Nunes
O 'Breakfast at Tiffany's' é um dos mais antigos filmes com uma marca integrada

Deter produtoras de conteúdos audiovisuais é o novo negócio das marcas de luxo

Os maiores grupos de marcas de luxo estão a fechar em si próprios o circuito do marketing e da comunicação, criando de raiz ou comprando empresas produtoras de conteúdos audiovisuais ou agências que representam atores, guionistas e realizadores. O foco? A indústria de Hollywood e a produção de branded content com as suas marcas

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O LVMH, grupo que integra a Louis Vuitton, a Dior e a Tiffany, entre outras marcas de luxo, é o mais recente a oficializar a aposta em formatos que desafiam a publicidade tradicional. Este grupo francês acaba de criar uma nova empresa, para capitalizar a indústria do entretenimento nas suas estratégias de comunicação, através de filmes, séries e programas de televisão associados às cerca de 75 marcas que detém. A ideia é desenvolver, produzir e financiar projetos de conteúdos, em parceria com produtoras, plataformas audiovisuais e de áudio, como podcasts.

A nova empresa 22 Montaigne Entertainment, denominação que refere a morada da sede do LVMH em Paris, funciona em parceria com a Superconnector Studios, uma consultora norte-americana lançada em junho de 2023, que conecta marcas a produtoras, celebridades, entretenimento e estúdios de televisão e cinema. Trata-se da mesma consultora que a Nike contrata em 2021, quando cria uma empresa para fazer produções audiovisuais ligadas ao desporto, que mais tarde fecha uma parceria de longo prazo com a AppleTV.

A importância estratégica desta nova unidade, lançada no final de fevereiro, é reafirmada com a nomeação de Antoine Arnault, filho mais velho do fundador do LVMH, para a liderança da 22 Montaigne Entertainment, em conjunto com Anish Melwani, presidente do LVMH América do Norte, o maior mercado de consumo de produtos de luxo.

O LVMH não é iniciante na criação de conteúdos audiovisuais e tem dentro de casa um dos mais antigos projetos de integração de uma marca na narrativa de um filme, com o ‘Breakfast at Tiffany’s’, em 1961, ainda a marca de joias Tiffany não era parte do grupo de luxo francês. No projeto mais recente, a série ‘The New Look’ estreada em fevereiro na Apple TV, a Dior fornece o guarda-roupa dos personagens da série que cruza a história de Christian Dior com as de Coco Chanel, Pierre Balmain e Cristóbal Balenciaga.

Em declarações à Reuters, aquando da apresentação da nova empresa, Anish Melwani, presidente do LVMH América do Norte, garante que a ideia da 22 Montaigne Entertainment não é pagar para ter um filme ou um documentário exatamente como quer, nem acabar com as campanhas de publicidade tradicional. É antes recorrer aos melhores talentos na construção de narrativas que agreguem marcas, certo de que o luxo e o entretenimento são parte integrante do ecossistema da cultura. O LVMH não é o primeiro a fazer uma aproximação declarada a Hollywood e à indústria do cinema e do streaming.

Kering compra agência de talentos de Hollywood

Em setembro de 2023, a holding Artémis, que integra o segundo maior grupo de luxo, o Kering, adquire a maioria do capital da Creative Artists Agency (CAA), a mais importante agência de talentos de Hollywood, que representa os principais atores, guionistas e realizadores da indústria.

Fundada em 1975, ganha dimensão nos anos 1990 em termos do volume de negócios e torna-se uma das mais poderosas no entretenimento, representando atletas e celebridades como Tom Hanks, Beyoncé e a própria mulher do CEO do Kering, a atriz Salma Hayek, por exemplo.

Este acordo aproxima as marcas do grupo Kering, que já têm visibilidade no audiovisual como patrocinadoras do Festival de Cinema de Cannes e outros eventos do universo do entretenimento, abrindo as portas para a criação de branded content com os artistas, realizadores e guionistas da CAA. Aliás, em abril do ano passado, a Saint Laurent (detida pela Kering) já tinha anunciado a criação da produtora Saint Laurent Production, que se estreia no Festival de Cinema de Cannes, em 2023, com o filme ‘Estranha forma de vida’, do realizador Pedro Almodóvar.

Há muito que cada vez mais pessoas procuram, nas plataformas digitais e em formatos alternativos de entretenimento, conteúdos personalizados e que evitem os anúncios e os blocos publicitários. E o luxo – na interseção com o desporto, música, arte e outras manifestações da cultura mais ou menos popular – há muito que se ‘cola’ aos públicos globais e massificados, para lá do consumidor tradicional de marcas de luxo, como de impulsionar as vendas dos seus produtos.

Não é por acaso que a Louis Vuitton nomeia Pharrel Williams como diretor artístico das coleções masculinas, nem que o grupo LVMH patrocina os próximos Jogos Olímpicos, em Paris.

Até recentemente, a aposta no branded content podia ser vista apenas como uma maneira de algumas marcas alcançarem a desejada presença e visibilidade nos meios de comunicação, sem ser com anúncios publicitários ou esperando que os jornalistas ou produtores de programas audiovisuais demonstrassem interesse pelas suas notícias ou projetos.

Hoje é muito mais do que isto e nem as marcas de luxo escapam à evolução deste mercado, assumindo a linha da frente em projetos de conteúdos que não são publicidade pura e dura, mas que também não são isentos nem independentes, como o jornalismo. Há anos que o LVMH trabalha com estúdios de televisão e cinema, destacando-se em projetos como o documentário ‘Dior e eu’, em 2015.

Documentário ‘The Last Dance’ aumenta vendas da Air Jordan

A parceria assinada no final de fevereiro entre a Superconnector Studios e o maior grupo de luxo do mundo é uma forma de oficializar uma estrutura própria dedicada ao branded content audiovisual com as marcas do LVMH, apesar de cada uma delas, individualmente, ter a palavra final na aprovação dos projetos da 22 Montaigne Entertainment.

Curiosamente, os fundadores da Superconnector Studios são o ex-agente da CAA, John Kaplan, e o ex-publicitário Jae Goodman, cujo desafio que têm entre mãos é criar formatos de histórias para televisão, cinema e áudio que, não sendo anúncios, tenham as vantagens da publicidade e dos conteúdos que não são patrocinados. Fica por saber qual é o destino das influenciadoras e criadoras de conteúdos digitais que trabalham as marcas do LVMH, personalidades que nos últimos anos têm sido protagonistas no território do infoentretenimento.

Certo é que há espaço e apelo comercial em Hollywood para filmes ou séries de televisão que tenham por base marcas de grande consumo ou de moda de luxo, como confirma o sucesso do filme ‘Barbie’ e o recente lançamento da série ‘The New Look’. No segmento de desporto, a Nike lança em 2023 o filme ‘Air’ sobre a assinatura do contrato com Michael Jordan e a criação da submarca Air Jordan, depois de a série documental ‘The Last Dance’, sobre o basquetebolista e o Chicago Bulls, ter impulsionado as vendas dos ténis Jordan 1.

O desafio é encontrar as histórias certas e contá-las, mas sem as confundir com publicidade. Nem com um conteúdo isento e independente.

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Millennium bcp estreia-se no TikTok em parceria com a VML

“Com esta presença, pretendemos comunicar de forma autêntica, inovadora e relevante com a geração Z, um segmento fundamental tanto no contexto atual como para a nossa estratégia futura”, explica ao M&P Ricardo Valadares, diretor de comunicação do Millennium bcp

O Millennium bcp estreia-se no TikTok com um vídeo (na foto) desenvolvido em parceria com a VML. A gestão e a criatividade de conteúdos nesta rede social é feita pelo departamento de comunicação digital do banco, em colaboração com a agência criativa.

“A entrada no TikTok surge como um passo importante para estreitar a proximidade com um público mais jovem. Com esta presença, pretendemos comunicar de forma autêntica, inovadora e relevante com a geração Z, um segmento fundamental tanto no contexto atual como para a nossa estratégia futura”, refere ao M&P Ricardo Valadares, diretor de comunicação do Millennium bcp.

‘Trouxemos o banco para o TikTok’ é o nome do primeiro vídeo, protagonizado por colaboradores da instituição bancária. “Os vídeos serão exclusivos para TikTok, onde procuraremos a abordagem autêntica que esta rede social exige, com foco em temas como cibersegurança ou ‘financial wellbeing’. A produção dos conteúdos ficará a cargo da Mind Cut e da Millennium TV, num trabalho que abrangerá várias equipas do banco”, avança o diretor de comunicação.

A aposta no TikTok complementa a estratégia digital do Millennium bcp, que está presente no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube. “O banco tem liderado esta evolução, reforçando continuamente as suas competências internas para responder aos novos desafios. A nossa prioridade visa estarmos sempre onde os nossos clientes estão”, salienta Ricardo Valadares.

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Louis Vuitton junta-se ao portefólio de marcas de luxo da Global

A Global já é responsável pela comunicação de outras marcas do grupo LVMH, como a Dior Beauty, no setor da beleza, ou a divisão de bebidas do grupo, representando marcas como a Moët & Chandon, Hennessy, Veuve Clicquot, Dom Pérignon ou Krug

A Louis Vuitton é a mais recente conta conquistada pela Global para o portefólio de clientes de moda e artigos de luxo da agência de comunicação, relações públicas e estratégia digital. A marca, fundada em Paris em 1854 e parte integrante da ‘holding’ francesa especializada em bens de luxo LVMH, confia à Global a implementação da estratégia de comunicação em Portugal.

“Estamos entusiasmados com esta parceria com mais uma marca do grupo LVMH. A chegada da Louis Vuitton reforça o nosso ‘know-how’ na indústria do luxo e permite-nos trabalhar de perto e aprender com uma marca histórica, reconhecida pelo seu saber-fazer, mas também pela criatividade e inovação”, expressa Isabel Jorge de Carvalho, CEO da Global, em comunicado de imprensa.

A Global já é responsável pela comunicação de outras marcas do grupo LVMH, como a Dior Beauty, no setor da beleza, ou a divisão de bebidas do grupo, representando marcas como a Moët & Chandon, Hennessy, Veuve Clicquot, Dom Pérignon ou Krug.

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Audiências semanais: Consumo aumenta na semana de Carnaval

Na semana de 3 a 9 de março, o consumo de televisão em Portugal aumenta cerca de 24 minutos por dia, atingindo as cerca de seis horas diárias. Os canais FTA – RTP1, SIC e TVI – registam, no entanto, uma tendência decrescente

Na semana de Carnaval, o consumo global de televisão regista um crescimento significativo, aumentando cerca de 24 minutos por dia e atingindo um dos valores mais elevados do ano, cerca de seis horas diárias.

Nas contas do ‘share’ de audiência, os canais FTA – RTP1, SIC e TVI – registam uma tendência decrescente, embora com diferentes variações, ao contrário das tipologias cabo e ‘outros’ (que inclui o visionamento em ‘time shift’, ‘streaming’ e vídeo/jogos), que reforçam quota, com o ‘outros’ a registar a variação mais significativa.

Assim, a RTP1 desce até aos 10,3% de quota semanal. A SIC também quebra e tem agora 13,6% de quota semanal. A TVI segue a mesma tendência decrescente, tendo esta semana 14,1% de quota de audiência.

A oferta de cabo recupera, ainda que de forma ligeira. Tem agora 39,9% de ‘share’, com a tipologia ‘outros’ a reforçar quota de forma mais acentuada, atingido os 20,8% de quota semanal.

Na listagem dos canais cabo mais vistos da semana, CMTV, CNN Portugal e SIC Notícias mantém-se nos primeiros lugares do pódio. Nas posições seguintes, encontram-se Star Channel, Star Movies, Hollywood, Globo, Now, Star Life e SIC Mulher, que encerra esta semana a tabela dos mais vistos da cabo.

 

 

Esta semana, ‘Isto É Gozar Com Quem Trabalha’, o programa de humor das noites de domingo da SIC, ocupa a primeira posição do top de programas mais vistos da semana, seguido por ‘Isto É Gozar Com Quem Trabalha – A Entrevista/Pedro Santana Lopes’, também da SIC.

Nas posições restantes estão o ‘Jornal da Noite’, da SIC, o ‘reality show’ da TVI ‘Secret Story – Desafio Final – Especial’ e ainda o concurso da RTP1 ‘O Preço Certo’.

Em mais uma semana de jogos da Liga dos Campeões, o topo da tabela de programas mais vistos da oferta cabo é ocupado na totalidade por programas desportivos da CMTV dedicados ao encontro entre SL Benfica e FC Barcelona, com a liderança a pertencer a ‘Duelo Final/SL Benfica x FC Barcelona’, seguido por ‘Golos: Segunda Parte/SL Benfica x FC Barcelona’ e por ‘Golos: Primeira Parte/SL Benfica x FC Barcelona’.

Nas posições restantes estão ‘Grande Jornal – Noite’ e mais um programa desportivo dedicado à jornada europeia, o ‘Liga d’Ouro/Champions’, todos eles programas da CMTV.

 

 

Data Insights, Havas Media Network

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O que pode ler na edição 976 do M&P

O Lado B, novo espaço na contracapa do M&P (na foto), é totalmente dedicado à mulher. Fica o convite para começar a leitura desta edição pelo fim, dando prioridade ao muito que há por fazer no equilíbrio da balança de género

Na edição 976 do M&P, Tiago Flores, CEO da Xiaomi em Portugal, explica a estratégia seguida para afirmar a marca chinesa no mercado nacional – onde é a segunda mais vendida em ‘smartphones’, a seguir à Samsung e à frente da Apple – e crescer no segmento ‘premium’, a reboque dos novos modelos da série 15, recém-lançados no Mobile World Congress 2025, em Barcelona. “Mais do que sermos líderes, temos uma ambição maior e acima das vendas”, revela em entrevista exclusiva a Catarina Nunes, diretora do M&P.

Em vésperas do arranque da temporada de Fórmula 1, no Grande Prémio da Austrália, a 16 de março, os jornalistas Daniel Monteiro e Luis Batista Gonçalves, dão a conhecer como é que as audiências televisivas desta modalidade – que ascendem globalmente a 1,6 mil milhões de espectadores e crescem entre os jovens e as mulheres – estão a atrair marcas e a fazer disparar os valores de renegociação dos direitos de transmissão. Marketing gerado por dados e inclusivo marcam a reinvenção da Fórmula 1, enquanto suporte de comunicação.

No rescaldo dos Óscares, Daniel Monteiro escreve sobre a corrida ao espaço publicitário nos intervalos da transmissão televisiva da cerimónia, em que se destaca o vídeo da campanha conjunta da Samsung, L’Oréal Paris, Carnival Cruise Line, Kiehl’s e Mntn, que homenageia os duplos de Hollywood e mostra os bastidores das cenas mais arriscadas dos anúncios.

Na rubrica De Portugal Para o Mundo, dedicada a profissionais expatriados, Ana Relvão, designer industrial e sócia-fundadora do estúdio Relvãokellermann, em Munique, partilha com Catarina Nunes a experiência de liderar um dos estúdios mais premiados na Alemanha.

O dossier especial, assinado por Susana Marvão, é dedicado à nova era na criação de conteúdos para marcas através de ‘branded content’, incluindo a visão dos grupos de media nacionais e das empresas que trabalham este formato, bem como a entrevista exclusiva a Patrícia Weiss, presidenta da Branded Content Marketing Association – BCMA Portugal e América do Sul, associação que promove a segunda edição em Portugal dos Branded Content Awards, que serão entregues em maio.

Na coluna de opinião Silicon Wood, que reflete a indústria das redes sociais e dos criadores de conteúdos – na interseção entre a tecnologia e o entretenimento -, Inês Ramada Curto, codiretora executiva e sócia da Snack Content Portugal, chama a atenção para o novo paradigma que surge, com o crescente ênfase no interesse dos conteúdos publicados, em detrimento de quem cria o conteúdo. Por que razões os algoritmos das redes sociais favorecem temas em vez de influenciadores?

Miguel Moreira Rato, diretor-geral da Adagietto, aborda o Dia Internacional da Mulher e reconhece que as agências de hoje ainda têm elementos da agência de Don Draper, da série ‘Mad Men’. A Adagietto ainda tem nuances desse mundo.

O M&P fecha, desde a edição anterior, com o Lado B, novo espaço na última página do jornal, que apresenta campanhas publicitárias, estratégias de comunicação ou de design de produtos, com o objetivo de fomentar o debate sobre criatividade, sob o lema Fatal, Banal, Genial.

O barómetro de atualidade do melhor e do pior na indústria da publicidade, comunicação, media e marcas, bem como os números que se destacam e os temas e notícias a seguir são outras das rubricas nesta página.

Na edição 976, o Lado B é totalmente dedicado à mulher, com campanhas de agências de comunicação e projetos dirigidos ao Dia Internacional da Mulher, e ao melhor e ao pior em matéria de igualdade de género.

Numa perspetiva de inversão da lógica, fica o convite para começar a leitura desta edição pelo fim, dando prioridade ao muito que há por fazer no equilíbrio da balança de género.

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M&P 976: Tiago Flores (Xiaomi) + A reinvenção da Fórmula 1 + Novo paradigma nas redes sociais

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Na edição 976, o Lado B é totalmente dedicado à mulher, com campanhas de agências de comunicação e projetos dirigidos ao Dia Internacional da Mulher, e ao melhor e ao pior em matéria de igualdade de género.

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Accenture aposta em modelo preditivo com recurso a dados sintéticos

Os dados sintéticos poderão deixar de ser vistos como uma tecnologia experimental e passar a ser considerados uma ferramenta com um papel no futuro do marketing, do desenvolvimento de produtos e da estratégia comercial

A Accenture Ventures, empresa de capital de risco da Accenture, está a investir e a colaborar com a Aaru, empresa que detém um modelo preditivo alimentado por inteligência artificial (IA) agêntica, com recurso a dados sintéticos, noticia o The Drum. Este modelo cria simulações que reproduzem o comportamento humano com elevada precisão.

A Accenture Song planeia integrar o modelo da Aaru no conjunto de ferramentas de IA do grupo de agências, dando às marcas a capacidade de ‘prever’ a resposta dos clientes antes de lançarem campanhas, produtos ou serviços. A medida é indicativa de que os dados sintéticos poderão deixar de ser vistos como uma tecnologia experimental e passar a ser considerados uma ferramenta com um papel significativo no futuro do marketing, do desenvolvimento de produtos e da estratégia comercial.

Isto pode representar o fim da era em que as marcas dependem de estudos de mercado dispendiosos e demorados. “Antecipar as necessidades dos clientes e descobrir novas oportunidades de crescimento através de agentes alimentados por IA é agora uma vantagem estratégica para as empresas”, justifica Baiju Shah, diretor de estratégia da Accenture Song, em comunicado de imprensa.

Cameron Fink, CEO da Aaru, antevê, por seu lado, nesta área a próxima grande mudança na IA. “A simulação é uma ferramenta incrivelmente poderosa e será o fator diferenciador entre as empresas que lideram o mercado e as que ficam para trás na era da IA”, refere.

Se a aposta na Aaru for bem-sucedida, pode reescrever as regras do envolvimento do consumidor, transformando o marketing numa ciência preditiva. Com o apoio da Accenture, é possível que se torne apenas uma questão de tempo até os dados sintéticos se tornarem um elemento essencial do marketing.

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Bain e WPP ponderam separação e venda da Kantar Worldpanel por €5,9 mil milhões

Braço da Kantar que fornece dados sobre o comportamento dos consumidores e que gere painéis de consumidores a nível mundial está a ser preparado para um processo de venda

A Bain & Company e o WPP, proprietários da Kantar, estão a considerar a venda da divisão Kantar Worldpanel por cerca de 5 mil milhões de libras (€5,9 mil milhões), noticia a Sky News. O Financial Times avança, por seu lado, que os proprietários ponderam vender a Kantar por partes.

A Sky News revela que a medida tomada pela Bain & Company e pelo WPP para vender a Kantar Worldpanel, que gere painéis de consumidores a nível mundial, ainda não está concluída e que qualquer negócio nesse sentido tornaria a Kantar numa consultora de estratégia de marca autónoma.

Em janeiro, a Kantar vende a Kantar Media, unidade do grupo dedicada à medição, ‘targeting’ e ‘analytics’ de audiências televisivas, à empresa de gestão de investimentos H.I.G Capital por cerca de mil milhões de dólares (€921 milhões). Em 2021, a Kantar adquire a empresa de dados Numerator, sediada em Chicago, e funde-a com a divisão Worldpanel em janeiro de 2025.

Segundo o Financial Times, a Bain & Company e o WPP já teriam ponderado uma oferta pública inicial para a restante atividade da Kantar, mas agora estão a tentar vender as principais divisões do grupo. Em 2019, o WPP vende uma participação de 60% na Kantar à Bain & Company, avaliando a empresa em 3,2 mil milhões de libras (€2,9 mil milhões).

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Cândido Costa promove coleções masculinas da Salsa Jeans (com vídeo)

Na primeira ativação, uma série de oito vídeos curtos denominada ‘Candy Cam’, o ex-futebolista (na foto) assume o papel de assessor de imagem da Salsa Jeans no Norte Shopping para ajudar os clientes masculinos a escolher as peças mais adequadas ao seu estilo

Cândido Costa é o rosto da nova coleção de ‘joggers’ para homem da Salsa Jeans e de toda a coleção masculina da marca para 2025. Ao longo do ano, a marca de moda vai promover diversas ativações com o ex-futebolista e apresentador do Canal 11, reforçando a ligação da marca ao público masculino.

Na primeira ativação, uma série de oito vídeos curtos denominada ‘Candy Cam’, o antigo jogador de futebol assume o papel de assessor de imagem da Salsa Jeans no Norte Shopping. Nesta iniciativa, os colaboradores da loja recorrem a Cândido Costa para ajudar os clientes masculinos a escolher as peças mais adequadas ao seu estilo, tornando a experiência de compra mais personalizada e dinâmica.

A nova linha de ‘joggers’ da Salsa Jeans para homem já está disponível em todas as lojas da marca e na loja online, com cada modelo a custar €89,95. “Nesta coleção, a Salsa Jeans aposta numa abordagem leve e versátil, perfeita para os dias mais quentes. Com cintura elástica e cordões ajustáveis, os ‘joggers’ garantem um ajuste perfeito para qualquer ocasião”, refere a marca em comunicado de imprensa.

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GRiT Communication & Political Risk e The Bench estabelecem parceria estratégica

Consultoria de comunicação 360º corporativa, desportiva, empresarial, relações públicas e análise de risco político para mercados externos são as especialidades desenvolvidas pelas duas agências, que agora trabalham clientes em conjunto

A GriT Communication & Political Risk, de Gonçalo Ribeiro Telles (na foto, à dir.), e a The Bench, de Francisco Empis (à esq.), associam-se para reforçar o portefólio de serviços, que vão desde a consultoria e assessoria de comunicação 360º corporativa, desportiva, digital e institucional à gestão de crises e análise de risco político para mercados externos.

Os empresários, ex-colegas de turma no ensino secundário, estabelecem a parceria estratégica para alavancar o negócio. “Esta parceria aconteceu de forma espontânea. O Francisco ligou-me para falar de trabalho. Depois de algumas conversas sobre caminhos estratégicos, decidimos juntar forças. Fazia todo o sentido e o mais importante também estava lá: confiança e amizade”, explica Gonçalo Ribeiro Telles, citado em comunicado de imprensa.

O portefólio de clientes resultante desta colaboração conta com a Ei! Assessoria Migratória, a Associação Nacional de Escolas de Condução Automóvel (ANIECA) e a Casa Portuguesa, entre outros. As agências têm a trabalhar consigo mais dois colaboradores, uma para a área de consultoria e pesquisa e outra para a comunicação visual.

“Desta colaboração resultará uma oferta mais multifacetada, com mais ‘know-how’ e uma comunicação eficaz e impactante. Com um foco na consultoria estratégica de comunicação e ‘storytelling’, estamos orientados para gerar resultados constantes e positivos ao lado de cada cliente”, esclarece Francisco Empis, citado no documento.

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WPP reforça na IA ao investir na Stability AI

Os clientes do WPP passam a ter acesso ao modelo de imagens da Stability AI e a outros que produzem vídeo, áudio e objetos 3D

O WPP anuncia um investimento e uma parceria com a Stability AI, empresa por trás da Stable Diffusion, modelo de conversão de texto em imagem que está na origem da atual vaga de modelos de inteligência artificial (IA) generativa. A parceria centra-se na introdução das ferramentas de IA generativa da Stability AI na produção de conteúdos no WPP Open, ‘hub’ tecnológico do WPP.

No âmbito da parceria, o WPP vai fornecer conhecimentos sobre o mercado e sobre o consumidor, ajudando a Stability AI a desenvolver ferramentas empresariais para criativos e marcas, de acordo com o comunicado de imprensa. Esta proximidade com o processo de desenvolvimento de produtos da Stability AI pode, por sua vez, permitir ao WPP oferecer aos clientes acesso antecipado às mais recentes ferramentas de marketing de IA.

Os clientes do WPP passam a ter acesso ao principal modelo de imagens da Stability AI, bem como aos modelos que produzem vídeo, áudio e objetos 3D, segundo refere o WPP na nota de imprensa. Embora as condições financeiras do negócio não tenham sido divulgadas, o WPP descreve o acordo como um investimento minoritário.

Esta parceria surge num momento em que a indústria publicitária tenta integrar cada vez mais a IA para aproveitar as oportunidades criativas que a tecnologia proporciona. Em janeiro de 2024, o WPP compromete-se a investir 318 milhões de dólares (€295 milhões) por ano em IA. Grande parte deste investimento é direcionado para o WPP Open, que a ‘holding’ tem utilizado para servir clientes como a Coca-Cola, a L’Oréal, a Nestlé e a Ford.

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