38% dos consumidores considera que uso de IA na publicidade valoriza marcas
Segundo o estudo da LG Ad Solutions, 80% dos inquiridos defendem que a utilização de IA deve ser regulada para evitar abusos e manipulações. 49% acreditam conseguir identificar os anúncios produzidos com esta tecnologia e 74% aprovam a opção por considerarem que permite uma maior personalização
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Luis Batista Gonçalves
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74% dos consumidores sente que o recurso à inteligência artificial (IA) está a permitir a criação de anúncios mais direcionados, avança um estudo internacional da LG Ad Solutions. Além de confirmar que três quartos dos inquiridos valorizam a personalização da publicidade que lhes é dirigida, revela ainda que 49% estão convictos de que conseguem identificar a utilização de IA na produção dos anúncios, com 38% a aprovar essa opção por considerarem que valoriza as marcas. Na faixa etária entre os 35 e os 54 anos, essa percentagem sobe para os 51%.
Apesar de 30% dos 500 utilizadores de televisão conectada entrevistados considerarem que o uso de IA pode melhorar as comunicações publicitárias, 80% defendem, todavia, que a utilização dessa tecnologia deve ser regulada para evitar abusos e manipulações. A ideia é proteger os consumidores, a braços com um aumento crescente do recurso à IA.
“Com recurso à IA, as marcas podem criar campanhas globais altamente personalizadas, utilizando os insights que a tecnologia possibilita. Uma marca da LG Ads analisou as condições climatéricas locais de uma região para determinar o produto mais relevante a ser anunciado nessa área, sem necessidade de recorrer a campanhas separadas e aumento de recursos. São muitas as portas que se abrem, sobretudo em termos de televisão conectada”, sublinha Tony Marlow, diretor de marketing da LG Ad Solutions.