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As campanhas que mais se destacaram no Natal
Naquela que é a altura do ano em que marcas e agências dão tudo nos anúncios de Natal, a redação do M&P elegeu as campanhas que mais se destacaram pelos […]

Sónia Ramalho
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Naquela que é a altura do ano em que marcas e agências dão tudo nos anúncios de Natal, a redação do M&P elegeu as campanhas que mais se destacaram pelos mais diversos motivos, seja por ser a mais inclusiva, a mais saudosista ou a mais divertida.
A mais inclusiva: “Nunca é tarde para ouvires o teu coração”
Vodafone e Wunderman Thompson
Assinada pela Wunderman Thompson, com produção da Krypton Films, realização de Augusto Fraga, direção de fotografia de André Szankowski e acompanhamento da Film Brokers, a campanha de Natal da Vodafone tem como mote “Por mais que se façam ouvir outras vozes nunca é tarde para ouvires o teu coração”. Uma nova versão de “Listen to your heart”, dos Roxette, é o tema que dá tom à campanha que “apela à reflexão sobre a importância da aceitação e do amor, nas suas diversas formas, para o bem-estar de cada um, das relações e da sociedade. Lembra-nos que, mesmo que tardiamente por circunstâncias da vida, preconceitos ou estigmas sociais, é sempre tempo de abrir o coração, reatar ligações e viver a vida com liberdade e verdade”. “Neste Natal, em que quisemos falar de amor, somos desafiados, através do olhar dos jovens, a revisitar a nossa atitude perante o outro. Mas também a relembrar que é sempre tempo de ter a coragem de ouvir o coração nas escolhas que fazemos”, lembrou Leonor Dias, diretora de marca da Vodafone Portugal.
A mais ambiciosa: “Um Beirão de sorte”
Licor Beirão e Mustard
Com criatividade da Mustard, realização de Fernando Mamede, produção da More Maria e implementação digital da 10.Digital, o trailer da série “Um Beirão de sorte” vai buscar inspiração ao sucesso da Netflix ‘Rabo de Peixe’. “Um acidente leva milhares de garrafas de Licor Beirão a desaguar numa ribeira da pequena localidade de Cabeça de Lobo, um sítio remoto onde até o Natal custa a chegar. Esta é a premissa de uma trama que envolve personagens sombrios, perseguições, encontros, desencontros e que mostra a forma como este licor pode mudar tudo”, revelou a marca. A filmagem do trailer decorreu na Lousã e contou com uma equipa de mais de 70 profissionais ao longo de três dias. “Parte do elenco é local, envolvendo dezenas de pessoas da região e dezenas de colaboradores da própria empresa, que entram como figurantes neste projeto”.
A mais divertida: “Jinglebet”
Betclic e Coming Soon
“É a primeira vez que uma marca desafia os portugueses a saírem do armário numa campanha de Natal. Só mesmo uma marca como a Betclic para apostar em algo tão disruptivo”, destaca Marcelo Lourenço, fundador da Coming Soon, a agência criativa responsável pela campanha. “É a maneira Betclic de dizer ‘deixa-te de preconceitos, solta o teu espírito natalício e aproveita as festas com tudo a que tens direito”. Miguel Domingues, brand manager da marca, lembra que “na Betclic, celebramos a época natalícia de forma irreverente e ousada desde sempre – recorrendo à promoção do nosso calendário Jinglebet. Este ano, com a ajuda do Dagu, fomos ainda mais arrojados e esperamos que isso divirta a nossa audiência”. A produção ficou a cargo da Show Off Films, com realização de Alexandre Montenegro e fotografia de Ivo Cordeiro.
A mais comovente: “O presente”
NOS e O Escritório
“Às vezes já temos o presente que mais queremos” é o mote da campanha de Natal da NOS, que procurou uma história simples, capaz de reavivar o espírito original do Natal, para relembrar o que realmente importa: as ligações. “Apesar de vivemos no mundo mais conectado de sempre, a quantidade de contactos nem sempre é sinónimo de força, saúde ou qualidade das relações”, relembra a operadora. “No Natal de 2022 contrapôs ao tema da solidão, a importância da atenção. Em maio de 2023 respondeu ao estado geral de intolerância, acordando a empatia. E, neste Natal, responde ao estado anímico de desalento com um convite à gratidão”, explicou Rita Torres-Baptista, diretora de marca e comunicação da NOS. Com a criatividade da agência O Escritório, foi produzida pela More Maria, com realização de José Pedro Sousa. “Apesar de o Natal ser celebrado em todo o mundo, é diferente em cada casa – nos rituais e formas de o viver. Conseguimos encontrar um denominador comum no espírito do Natal – a gratidão, algo que tem sempre lugar, seja em que casa for”, lembrou Nuno Jerónimo, diretor criativo executivo d’O Escritório.
A mais saudosista: “A notinha dos avós”
Prio e Adagietto
Com criatividade da Adagietto, direção criativa de Gilberto Barros, copywriting de João Rosa, direção de arte de Tiago Monte e design de Miguel Saturnino, a campanha de Natal da Prio revisita as memórias de infância. ‘A notinha dos avós’ foi filmada em Cabeça, em Seia, uma aldeia portuguesa conhecida como Aldeia Natal, e dá a conhecer quatro avós que aguardam, sempre com entusiasmo, a visita dos netos. “Para ajudar a tornar essas deslocações mais frequentes, cada avó recebeu uma nota um pouco diferente das tradicionais para oferecer aos netos. Cada nota equivale a um abastecimento de combustível em postos de abastecimento Prio para ser usado numa próxima visita à aldeia. Focada na importância de estarmos próximos em família, não só nesta época festiva, mas ao longo de todo o ano”, a nova campanha multimeios integra um filme publicitário produzido pela RecOdd, com realização de Ruben Do Valle e edição de Marta Dias Coelho.
A mais intergeracional: “Dá espaço à partilha”
MEO e Dentsu Creative Portugal
Idealizada pela Dentsu Creative Portugal, com copywriting de Cristina Amorim, direção criativa executiva de Ivo Purvis e direção de arte de Orlando Gonçalves, foi materializada pela produtora Ministério dos Filmes, com produção executiva de Alberto Rodrigues, realização de Marco Martins, direção de fotografia de Georgina Ferrer e pós-produção vídeo da Glimpse, para promover Partilha Casa, uma iniciativa nacional intergeracional. Assente numa plataforma digital agregadora, pretende juntar idosos e estudantes universitários que, indo estudar para longe de casa, ficam alojados em quartos disponibilizados pelos interessados. “É um projeto arrojado e audaz, mas este movimento que estamos aqui a iniciar pode ter um grande impacto social”, acredita Ana Figueiredo, presidente executiva da Altice Portugal. “Portugal é o quarto país do mundo com mais pessoas acima dos 65 anos, o preço dos imóveis aumentou 25% e o arrendamento também subiu. Esta é a realidade de alguns, mas é um problema que nos afeta a todos. Ao abraçar esta causa, pretendemos fazer o que melhor fazemos, que é ligar as pessoas através da tecnologia. Não queremos ser os protagonistas, queremos ser os mobilizadores desta iniciativa, associando a nossa marca a esta causa”.
A mais empática: “Fuzzy feelings”
–––Vivendo entre o real e o imaginário, o anúncio de Natal da Apple apela à empatia e à generosidade. “Fuzzy feelings” foi integralmente gravado com um iPhone 15 Pro Max e editado num MacBook Air com um ecrã de 15 polegadas. Com criatividade do TBWA\Media Arts Lab, foi desenvolvido pela animadora e realizadora Anna Mantzaris e explora o quotidiano de uma artista amadora. Lucia Aniello, que já ganhou vários Emmy Awards pelo trabalho em “Hacks”, série da HBO Max que cocriou em parceria com Paul W. Downs e Jen Statsky, realizou o filme publicitário de quase quatro minutos. O making of do anúncio desvenda alguns dos segredos da produção.