Investimento em solidariedade não aumenta faturação das marcas
Estudo destaca que apenas entre 7% a 11% dos consumidores têm a preocupação de adquirir produtos e serviços a empresas que investem em generosidade. O envolvimento em ações solidárias, no entanto, aumenta a notoriedade das marcas
Luis Batista Gonçalves
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O investimento em ações de solidariedade, através de campanhas, patrocínios e lançamentos de edições colaborativas, não aumenta a faturação das marcas. De acordo com o estudo internacional ‘The Generosity Impact Report’, da consultora estratégica Fold7, apenas entre 7% a 11% dos consumidores globais têm a preocupação de adquirir produtos e serviços a empresas que investem em generosidade.
Desenvolvida em parceria com o YouGov, a análise tem por base um inquérito a dois mil clientes globais de instituições bancárias, companhias aéreas, cadeias de restauração, ginásios, produtoras e distribuidoras de bebidas alcoólicas, marcas de snacks e fabricantes de equipamentos eletrónicos.
“Em praticamente todos esses setores, os consumidores sentem que não há uma única marca que faça verdadeiramente algo por eles”, refere o estudo. A investigação também revela que, apesar de as conceções de generosidade e solidariedade variarem de pessoa para pessoa, uma grande parte reconhece que o envolvimento em ações solidárias aumenta a notoriedade das marcas.
“As nossas descobertas mostram que a generosidade desempenha um papel importante na construção da marca e, quando executada estrategicamente, impacta o fundo da linha. Como o ceticismo do consumidor tende a ser elevado, as marcas devem apostar numa abordagem diferenciada”, conclui o estudo, que recomenda a definição de comunicações adaptadas aos diferentes perfis de consumidores.
“A generosidade funciona, mas a estratégia para a promover não pode ser única”, refere o estudo, que contou com a participação de Richard Shotton, especialista em ciência comportamental. A maioria dos inquiridos considera que serem honestas, tratarem bem os colaboradores e recompensarem a lealdade dos consumidores são as melhores formas de as empresas mostrarem que são generosas e empáticas.