Amazon lança ferramenta de IA que otimiza difusão de campanhas em vídeo
A ferramenta Brand+ identifica os clientes com maior probabilidade de conversão em plataformas de ‘streaming’ e na ‘connected TV’. A solução facilita o trabalho dos anunciantes, mas retira algum controlo das mãos das agências
Daniel Monteiro Rahman
“IA na construção de marca é dos aspetos mais importantes para o turismo”
67% dos investidores aprovam estratégias que valorizam ESG
Há otimismo na comunicação social, apesar dos desafios políticos e tecnológicos
DeepSeek ameaça mudar paradigma do marketing
Meta aumenta faturação em 22% para €157,8 mil milhões em 2024
40% dos consumidores já recorre a ferramentas de IA para pesquisar produtos
Elon Musk autonomiza nova ‘app’ para consumidores. Compra do TikTok desmentida
Antigo CEO da Google cria ‘app’ para competir com TikTok
Marcas estão a falhar no planeamento de meios
A Amazon tem uma nova ferramenta baseada em inteligência artificial (IA) na plataforma Amazon DSP, que permite aos anunciantes direcionar campanhas de notoriedade da marca para os consumidores, com base em dados normalmente aplicados ao marketing de desempenho, noticia a Ad Age.
A nova ferramenta Brand+ permite identificar os consumidores que, segundo as previsões, estarão interessados em adquirir um produto ou serviço de uma marca nos próximos três meses.
Os profissionais de marketing podem utilizar o Brand+ para transmitir campanhas em plataformas de ‘streaming’, como a Prime Video e a Twitch, bem como em editoras como a BuzzFeed, a Fox Corp. e a Dotdash Meredith, por exemplo. Além das plataformas próprias, a Amazon também disponibiliza a ferramenta no mercado de ‘connected TV’, através dos dispositivos Fire TV e da loja Amazon Channels, que oferecem acesso a milhões de lares além da Prime Video e da Twitch.
A Amazon e os seus concorrentes estão a desenvolver cada vez mais soluções de publicidade com base em IA, que eliminam parte do trabalho de gestão de campanhas para marcas e agências. As ferramentas de anúncios com IA, como a Performance Max da Google, a Advantage+ da Meta e a Smart+ da TikTok, identificam os clientes com maior probabilidade de conversão, o que significa que esses utilizadores estão preparados para agir com base nos anúncios. Porém, esta solução facilita o trabalho dos anunciantes, mas retira algum controlo das mãos das agências.
A Amazon DSP, que concorre diretamente com o Display and Video 360 da Google e o The Trade Desk, permite agora aos anunciantes apresentar anúncios em vídeo em fluxo contínuo ao público mais adequado. “Os modelos de aprendizagem automática otimizam continuamente a campanha através da análise de novos ‘insights’ e de informações sobre o envolvimento, ajudando a chegar mais cedo a clientes com elevado potencial”, revela Kelly MacLean, vice-presidente da Amazon DSP, citada na Ad Age.