10 campanhas que marcaram o ano
Estes são alguns dos projectos que seguimos com atenção ao longo de 2018. Confira a lista
Rui Oliveira Marques
Salvador Martinha protagoniza campanha da Revolut (com vídeo)
Concorrência aprova venda da Ritmos & Blues e da Arena Atlântico
Bar Ogilvy promove época de festas na Madeira (com vídeo)
JMR Digital traz para Portugal plataforma de automação de marketing
Luisa García e Tiago Vidal assumem novos cargos na LLYC
‘Outlets’ superam retalho nas vendas de produtos de luxo
Google Chrome pode ser vendido por 20 mil milhões de dólares
Bolo-rei da Versailles é a estrela do anúncio natalício do Pingo Doce (com vídeo)
Novo Banco patrocina revista dos 40 anos da Blitz
Um terço dos portugueses está a gastar mais em compras online
Estes são alguns dos projectos que seguimos com atenção ao longo de 2018
1. A melhor de um festival
Apesar da abundância de festivais de música e das milhares de pessoas que arrastam, as suas comunicações não costumam ser memoráveis. O filme a promover o Neopop, festival de música electrónica de Viana do Castelo, foi uma rara excepção ao registar em menos de duas semanas quase 200 mil visualizações e 3500 partilhas no Facebook. O filme mostra a música techno a sair do recinto do festival e a misturar-se com as tradições da capital do Alto Minho. Na base está uma música que mistura o folclore minhoto com a electrónica, da autoria de Moullinex. A criatividade é da Partners, com produção da Show Off e realização de Bruno Ferreira. O festival aproveitou o balanço para promover uma petição para elevar Viana do Castelo a Capital do Techno.
2. A mais polémica
O Bloco de Esquerda questionou o Governo sobre a campanha da Direcção-Geral de Saúde e a associação Capazes apresentou uma queixa na Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género por, segundo os argumentos, recorrer a dois estereótipos “mais redutores da mulher: a menina princesa e a mulher mãe”. Em causa o spot que se baseia na curta-metragem Opte por Amar Mais, da autoria de André Badalo e que conta a história de uma mãe com cancro do pulmão, que continua a fumar. Já debilitada e sem conseguir largar o vício do tabaco, a mãe diz à filha que imita os seus gestos: “Uma princesa não fuma”. A história foi escrita por Fátima Ferraz e Beatriz Silva (alunas de Audiovisual da Escola Profissional de Artes, Tecnologia e Design), tendo sido produzida pela Original Features.
https://www.youtube.com/watch?v=FAeTgXS4sBA
3. A ligada ao futebol
Um “mééééé” (ou ‘maaaaaais’ em francês, se preferirem) que começa na Rússia, chega a Portugal e que só é interrompido quando entra em cena Rui Patrício. A campanha da Galp de apoio à selecção nacional no Mundial de Futebol da Rússia, foi bem recebida pelos adeptos e destacou-se da dos concorrentes que disputam o território do futebol. Assinada pelo O Escritório, foi produzida pela Garage e realizada por Roger Serrasqueiro. No site do M&P foi a notícia sobre uma campanha de publicidade mais lida este ano e ganhou, entretanto, o grande prémio nos Prémios Comunicação M&P 2018.
4. A maior em outdoor
Pode ser considerado o maior outdoor português do ano, ainda por cima apresentado no outro lado do Atlântico. As ondas gigantes da Nazaré foram promovidas pelo Turismo de Portugal num painel electrónico de 30 metros, instalado em Times Square (Nova Iorque). A ideia era posicionar Portugal como destino de surf. Assistiram à activação da campanha o primeiro-ministro António Costa e os recordistas de surf da onda da Nazaré, Garrett McNamara e Rodrigo Koxa. A criatividade teve assinatura da Partners.
5. A da arte urbana
O lançamento da cerveja Coruja esteve a cargo da Solid Dogma, que convocou nove artistas para darem corpo ao projecto através de intervenções em Lisboa, Porto e Braga. Numa fase inicial não foi revelada a autoria das intervenções assinadas pelo colectivo Coruja. Depois a marca revelou a identidade dos artistas e inaugurou uma exposição dos seus trabalhos, dando o pontapé de saída ao arranque de uma plataforma de apoio à arte pública e urbana. Foi ainda instituído o Prémio Coruja para as Artes, que terá periodicidade anual.
6. A do WhatsApp
Descrito como o primeiro WhatsApp bar do mundo, o projecto Jameson St. Patrick’s Bar foi desenvolvido pela Fuel e pela Mindshare e consistia num espaço virtual em que os consumidores podiam ganhar convites para o evento Jameson Arraial St. Patrick’s. Grupos de quatro amigos registavam-se no site, depois um barman convidava-os para irem para o WhatsApp. A participação dos membros do grupo no WhatsApp dava direito a prémios, sendo que aqueles que tivessem mais pontos ganhavam entradas para o festa. O projecto do Primeiro WhatsApp Bar do Mundo tem sido distinguido em vários festivais de criatividade.
7. A do meio televisão
Em comparação com as congéneres internacionais, as marcas portugueses são tímidas em abordar questões sociais ou políticas. Este ano a Fox Life deu um bom exemplo ao criar uma acção que não tinha como objectivo promover a sua programação, mas sim ir ao encontro de uma causa do seu público-alvo. O canal juntou-se ao dicionário Priberam para redefinir o significado da palavra ‘mulher’. A definição que constava no dicionário já não reflectia a evolução do papel da mulher na sociedade, pelo que foi criado o movimento A Palavra Mulher Definida Por Nós e a plataforma digital www.palavramulher.pt para recolher contributos para actualizar o significado. Projecto desenvolvido pela Fox Creative, a unidade criativa dos canais Fox.
8. A do meio imprensa
Não é uma campanha tradicional, mas é demonstrativo da capacidade de reinvenção do meio imprensa. A propósito do 25º aniversário a Visão organizou o evento Visão Fest que decorreu durante dois dias no Capitólio, em Lisboa. A programação, baseada nos conteúdos da revista e nos seus colaboradores, assentou em conversas, debates, concertos, momentos de humor e exposições de acesso gratuito. Havia ainda um espaço Visão Júnior. A Visão não está sozinha neste esforço de levar a publicação aos seus leitores. Sublinhe-se que outras revistas têm promovido eventos e que Público organizou o Festival P em Lisboa em Setembro de 2017 e no Porto em Março.
9. A mais emotiva de Natal 1
Uma história que remete para o imaginário do Natal e com uma imagem próxima da do cinema. O filme de Natal da NOS, desenvolvido pela Havas e produzido pela Ministério dos Filmes, com realização de Marco Martins, transformou o centro de Guimarães num território à medida de uma história com crianças, um rato e uma caixa mágica. Destaque também para a banda sonora de Nuno Maló.
10 A mais emotiva de Natal 2
Questões sociais e familiares como bullying, divórcio e amor na terceira idade já foram tema para as campanhas de Natal da Vodafone. Desta vez a marca entrou num território inédito na publicidade ao colocar a madrasta como figura central da campanha de Natal da Vodafone. O filme, criado pela JWT, com produção da Krypton e realização de Augusto Fraga, conseguiu ser no final do ano dos casos (cada vez mais raros) de colocar os consumidores a falar sobre o seu conteúdo nas conversas de café.