Bareme Rádio: Liderança continua a pertencer à Comercial
A Rádio Comercial continua a ostentar o título de estação mais ouvida do país numa quarta vaga do Bareme Rádio em que se reduz a distância entre as duas estações no top das preferências dos ouvintes, agora separadas por 1,7 pontos percentuais.
Pedro Durães
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A Rádio Comercial continua a ostentar o título de estação mais ouvida do país numa quarta vaga do Bareme Rádio em que se reduz a distância entre as duas estações no top das preferências dos ouvintes, agora separadas por 1,7 pontos percentuais. A estação agora detida pelo grupo Bauer Media Audio Portugal segue na liderança com uma Audiência Acumulada de Véspera (AAV) na ordem dos 21%, valor que, embora represente um recuo face aos 22% alcançados na última vaga e que constituíram um novo máximo de audiência no consumo de rádio em Portugal, traduz um crescimento de 1,6 pontos percentuais na comparação com os valores registados na vaga homóloga em 2021 (19,4%). O mesmo se passa com a RFM, estação que vê a sua AAV recuar dos 19,7% para os 19,3% entre vagas mas regista igualmente uma evolução positiva na comparação entre a quarta vaga de 2022 e a vaga homóloga no ano anterior, altura em que a AAV da rádio detida pelo grupo Renascença Multimédia se fixava nos 19%.
Com estes resultados, as duas estações mais ouvidas do país encerram a quarta vaga do Bareme Rádio mais próximas, encurtanto para 1,6 pontos percentuais uma distância que na vaga anterior era de 2,2 pontos percentuais. No entanto, analisando a evolução relativamente à vaga homóloga, quando Comercial e RFM estavam separadas por apenas quatro décimas, a estação liderada por Pedro Ribeiro vê a sua liderança ampliada face a igual período de 2021.
O estatuto de terceira estação mais ouvida do país continua também nas mãos da M80, que regista um ligeiro recuo entre vagas, descendo uma AAV de 7,9% para 7,8%. Tal como as duas estações mais ouvidas, cujos valores confirmam a tendência de evolução positiva nas audiências do meio rádio face a 2021, a M80 sobe também, ainda que de forma mais modesta, na comparação com a vaga homóloga, altura em que a estação então detida pela Media Capital Rádios e agora no portefólio da Bauer Media Audio Portugal registava uma AAV de 7,7%. Já a Renascença apresenta uma evolução distinta, aproveitando para encurtar a distância que a separa da M80 ao subir uma décima relativamente à vaga anterior, registando agora uma AAV de 6,4%. No entanto, a tendência ascendente entre vagas não é acompanhada por um reforço de audiência na comparação com igual período do último ano uma vez que a estação do grupo Renascença Multimédia vê a sua AAV recuar duas décimas na comparação com a quarta vaga de 2021, altura em que se fixava nos 6,6%.
A encerrar o top 5 das rádios mais ouvidas do país volta a estar a Cidade FM, cuja AAV de 5,2% nesta quarta vaga do Bareme Rádio representa uma subida de duas décimas relativamente à vaga anterior e vem igualar o resultado alcançado pela estação em igual período de 2021, altura em que assumiu pela primeira vez o lugar até então ocupado pela Antena 1.
A estação pública segue agora na sexta posição, com uma AAV de 4,5%, valor que, embora seja insuficiente para se voltar a aproximar do top 5 (a distância face à Cidade FM é agora de sete décimas, mais uma do que na vaga anterior), representa uma subida de uma décima entre vagas e um crescimento de sete décimas relativamente à vaga homóloga, quando a estação do grupo RTP ficava pelos 3,8% de AAV. Em sétimo lugar permanece a Mega Hits, estação que recua três décimas face aos 3,8% de AAV registados na terceira vaga deste ano, igualando agora os 3,5%. A TSF encurta assim a distância, mantendo-se no oitavo posto mas a apenas uma décima da Mega Hits ao subir dos 3,3% para os 3,4%, valor que fica igualmente uma décima acima do registado pela estação do Global Media Group na quarta vaga do último ano.
A Antena 3, que permanece no nono lugar, sobe três décimas entre vagas, passando de 2% para 2,3% de AAV. Um valor que representa ainda um crescimento de sete décimas quando se analisam os números registados no mesmo período de 2021, altura em que a estação do grupo RTP se situava nos 1,6%. O lugar que encerra o top 10 volta a estar dividido, desta vez com três estações a apresentarem uma AAV de 0,9%. A Smooth FM, que recua quatro décimas, quer face à última vaga quer na comparação com a vaga homóloga, quando estava nos 1,3%, tem agora a companhia da Rádio No Ar, que mantém os mesmos 0,9% da vaga anterior, e da Rádio Observador, que vê a sua AAV subir três décimas face aos 0,6% registados na terceira vaga deste ano.
3,7 pontos percentuais separam os principais grupos de rádio em Portugal
Analisando os resultados de audiência por grupo de media, a Bauer Media Audio Portugal mantém a liderança herdada da Media Capital Rádios. Os novos donos da Comercial, M80, Cidade FM e Smooth FM continuam a liderar as audiências de rádio em Portugal numa vaga em que a Renascença Multimédia consegue reduzir a desvantagem já que, com os resultados alcançados pelas estações que integram o portefólio de cada um dos grupos, a distância que separa os dois principais players do setor da rádio em Portugal cai dos cinco pontos percentuais da vaga anterior para os 3,7 pontos percentuais. Com uma AAV de 30,5%, a Bauer vê a sua audiência recuar 1,7 pontos percentuais face aos 32,2% registados na vaga anterior, enquanto o grupo Renascença Multimédia recua apenas quatro décimas, passando dos 27,2% para os 26,8%.
Já na comparação com a vaga homóloga em 2021, os dois grupos registam evoluções distintas. A Bauer regista um crescimento de cinco décimas relativamente aos 30% alcançados então pela Media Capital Rádios, enquanto a Renascença Multimédia desce três décimas face aos 27,1% obtidos na quarta vaga de 2021. Com 7%, a RTP sobe sete décimas relativamente aos 6,3% vaga anterior, sendo que, na comparação com a vaga homóloga em 2021, este valor representa um crescimento de 1,5 pontos percentuais relativamente aos 5,5% de AAV que as rádios públicas registava nessa altura.
A divulgação dos dados do Bareme Rádio passou a incluir também, a partir da primeira vaga de 2021, um conjunto de estações que não integram o top 10 das rádios mais ouvidas em Portugal. Após as dez mais ouvidas, seguem-se a Rádio Nova Era e a Rádio Meo Sudoeste, ambas com uma AAV de 0,6%, enquanto Antena 2 e Rádio Amália registam 0,5%.