Apenas 22% dos estrategas acham que os clientes estão alinhados na avaliação de ideias criativas
Embora a maioria (79%) dos estrategas de marketing veja o seu papel como um tradutor entre equipas e clientes, parece haver uma falta de alinhamento em determinadas áreas essenciais, de acordo com o relatório ‘Future of Strategy’, do WARC
Daniel Monteiro Rahman
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Apenas 22% dos estrategas de marketing consideram que os clientes estão em sintonia quanto à forma de avaliar as ideias criativas, com 48% a discordarem, de acordo com o relatório anual ‘Future of Strategy’ do World Advertising Research Center (WARC), que analisa as dificuldades e as oportunidades dos estrategas de marketing, bem como os seus sentimentos em relação ao estado da profissão.
O relatório, elaborado a partir de um inquérito a mil estrategas de marketing seniores a nível internacional, revela que embora a maioria (79%) dos estrategas de marketing inquiridos veja o seu papel como um tradutor entre equipas e clientes, parece haver uma falta de alinhamento em determinadas áreas essenciais. A análise salienta que apenas 29% acham que existe um alinhamento sobre a forma de medir a eficácia das campanhas de marketing, com 44% a discordarem.
Existe também uma falta de articulação a nível da linguagem, de acordo com o estudo, sendo que 68% dos estrategas concordam que compreendem a linguagem que os seus clientes utilizam para descrever os seus objetivos comerciais, mas apenas 30% acham que os clientes compreendem a linguagem que os estrategas utilizam para descrever ideias e percepções.
“O relatório anual ‘Future of Strategy’ analisa a forma como a profissão do estratega de marketing está a evoluir, as maiores causas de impacto na função e os valores fundamentais que os estrategas podem trazer, para ajudar os profissionais de marketing a obter uma compreensão mais realista das pessoas e das tendências culturais”, explica Lena Roland, diretora de conteúdos do WARC Strategy.
Embora as hipóteses de desenvolver um bom projeto sejam reduzidas, quando os profissionais não estão de acordo, uma forma de os estrategas ultrapassarem esta lacuna é compreenderem a vertente comercial do negócio do cliente, por isto garantir que estão a trabalhar para as métricas que interessam, aponta o relatório do WARC.