Francisco Teixeira (CEO do GroupM), Manuel Maltez (CEO da WPP Portugal) e José Pedro Dias Pinheiro (chairman do GroupM)
Francisco Teixeira é o novo CEO do GroupM. Dias Pinheiro passa a chairman
Após 25 anos aos comandos do GroupM, José Pedro Dias Pinheiro cede lugar nas funções de CEO da network de agências de meios do grupo WPP a Francisco Teixeira, profissional que passou, há cerca de um mês, a chairman da Hill+Knowlton Strategies.
Pedro Durães
Bolo-rei da Versailles é a estrela do anúncio natalício do Pingo Doce (com vídeo)
Novo Banco patrocina revista dos 40 anos da Blitz
Um terço dos portugueses está a gastar mais em compras online
José Guerreiro reforça departamento criativo da Lisbon Project
Perplexity já permite fazer compras
Cristina Ferreira trava execução de sentença de primeira instância da SIC
BA&N faz parceria com consultora SEC Newgate
António Zambujo é o embaixador dos vinhos da Vidigueira
ERA recorre ao humor para atrair gerações Y e Z (com vídeo)
“Cream é não provar” as novas Amarguinhas Creme
Após 25 anos aos comandos do GroupM, José Pedro Dias Pinheiro cede lugar nas funções de CEO da network de agências de meios do grupo WPP a Francisco Teixeira, profissional que passou, há cerca de um mês, a chairman da Hill+Knowlton Strategies. Depois de ter liderado a agência de comunicação e relações públicas do grupo desde desde 2017, altura em que se deu a fusão com a FxT, Francisco Teixeira assume agora o leme da operação do braço de media do grupo em Portugal, onde estão presentes as agências de meios Wavemaker, MediaCom, Mindshare e Outrider SM, além da consultora de data e tecnologia Acceleration.
“José Pedro Dias Pinheiro desempenhou a função de CEO do GroupM, ao longo dos últimos 25 anos, de forma reconhecidamente exemplar. Acompanhou o evoluir dos tempos, antecipou tendências e preparou há muito o GroupM para a transformação tecnológica que estamos a viver”, começa por sublinhar, em comunicado, Manuel Maltez, CEO da WPP Portugal. “Com a entrada de Francisco Teixeira reforçamos e rejuvenescemos a liderança do GroupM, com a mais-valia de continuarmos a contar com a experiência e a presença do José Pedro, agora na qualidade de chairman”, afirma o responsável.
A nomeação de Francisco Teixeira surge, nas palavras de José Pedro Dias Pinheiro, num “num momento importante da transformação da empresa”. “A sua energia e visão vão contribuir para consolidar um caminho traçado há alguns anos, que visou a preparação das nossas companhias para servir os clientes num mundo cada vez mais complexo e exigente, onde dados e tecnologia desempenham um papel fundamental”, aponta o agora chairman do GroupM.
Para Francisco Teixeira, o grupo WPP e a network de agências de meios que agora irá liderar “são a casa perfeita para quem, como eu, pretende estar permanentemente a aprender e a ser desafiado, a desenvolver e a criar com impacto”. “É um privilégio trabalhar com uma equipa tão multifacetada, robusta e competente como a que integra as agências do GroupM, num mercado cada vez mais desafiante, competitivo e tecnológico”, conclui o novo CEO.
O percurso de Francisco Teixeira começa no jornalismo, onde esteve uma década com passagens pela imprensa, rádio e televisão, nomeadamente em títulos como O Independente e Diário Económico, bem como no canal Económico TV e nas rádios do grupo Renascença Multimédia. Passou depois pela AICEP e fundou a agência de relações públicas FxT, adquirida pelo grupo WPP em 2017, movimento na sequência do qual assumiu a liderança da área de relações públicas do grupo, em Portugal, ocupand nos últimos sete anos as funções de CEO da Hill+Knowlton Strategies.
O GroupM (Wavemaker, MediaCom, Mindshare e Outrider SM) posiciona-se atualmente como a terceira maior central de compra de meios no mercado português, segundo dados MediaMonitor, seguindo-se à Megameios (Initiative, Starcom, Zenith, UM e Reprise), Power Media (Carat, Nova Expressão, Mediagate e comOn) e Havas Media Group (Arena Media, Havas Media e Six:Am). De acordo com este ranking da Marktest, cujos dados correspondem a valores a preço de tabela, as agências de meios do GroupM movimentaram, no seu conjunto, investimentos publicitários na ordem dos 360,8 milhões de euros nos primeiros dois meses deste ano. Em 2022, o GroupM encerrou as contas no quarto lugar, totalizando, a preços de tabela, 2.236 milhões de euros movimentados pelas suas agências de meios em Portugal.