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67% dos investidores aprovam estratégias que valorizam ESG

Políticas de governança ambiental, social e corporativa aumentam mais na Europa do que nos EUA e na Ásia. Transição climática continua a ser o fator ambiental mais relevante nas estratégias das empresas e das marcas, com as práticas laborais e a ética empresarial em segundo lugar

Luis Batista Gonçalves
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67% dos investidores aprovam estratégias que valorizam ESG

Políticas de governança ambiental, social e corporativa aumentam mais na Europa do que nos EUA e na Ásia. Transição climática continua a ser o fator ambiental mais relevante nas estratégias das empresas e das marcas, com as práticas laborais e a ética empresarial em segundo lugar

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Mais de três terços dos investidores internacionais (67%) estão a aprovar estratégias que valorizam a governança ambiental, social e corporativa (ESG) das marcas e das empresas, reconhecendo-lhe uma maior importância ao longo dos últimos cinco anos, revela um estudo global da consultora financeira norte-americana Morningstar, a que o M&P teve acesso.

Segundo o documento, o investimento canalizado para estratégias sustentáveis regista um aumento líquido global adicional de 10,4 mil milhões de dólares (cerca €10,2 mil milhões), no terceiro trimestre de 2024, não tendo ainda sido revelado o valor investido no último trimestre do ano.

Ao contrário dos Estados Unidos e da Ásia, onde as verbas alocadas a projetos de ESG se têm mantido reduzidas, a Europa é o continente que mais tem investido em estratégias para minimizar os impactos da atividade empresarial no meio ambiente e na construção de um mundo mais equitativo, através de processos de administração mais sustentáveis.

De acordo com a Morningstar, 84% dos fundos sustentáveis alocados globalmente a políticas de ESG são provenientes da Europa. Os Estados Unidos não vão além dos 11%. Os restantes 5% são distribuídos pelo resto do mundo.

“Embora as entradas líquidas em fundos sustentáveis ​​sediados em território norte-americano se tenham tornado negativas no final de 2022, a sua quota de mercado relativamente pequena não levou a saídas líquidas a nível global, que continuam a ser suportadas pelas entradas contínuas da Europa”, refere o estudo.

Em termos médios, as verbas alocadas a estratégias de ESG aumenta de 29% em 2022 para 34% em 2023, atingindo os 35% em 2024, segundo a Morningstar. Nos investimentos, a transição climática continua a ser o fator ambiental mais relevante nas estratégias das empresas e das marcas, com as práticas laborais e a ética empresarial a secundarem as preocupações dos investidores em termos de questões sociais e de governação.

“Os resultados do inquérito feito a 500 investidores internacionais que serve de base a este estudo indicam claramente que, embora existam diferenças regionais em termos de prioridades e desafios, a tendência global aponta para uma aposta crescente em investimentos mais sustentáveis”, refere a análise.

O estudo da Morningstar revela ainda que 82% dos inquiridos acreditam que a inteligência artificial (IA) vai ser utilizada para promover a ESG nos próximos cinco anos, com 77% a defenderem um maior uso até 2030. Entre os inquiridos, 76% contam utilizar a IA para melhorar a criação de índices de governança, enquanto que 74% consideram usá-la para a construção de portefólios e 71% admitem canalizá-la para a análise de resultados de ESG.

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Leonardo Rodríguez e Eduardo Cometi reforçam Lola Normajean

“O Leo (na foto, à esq.) e o Edu (na foto, à dir.) trazem uma mistura explosiva de juventude, talento e experiência, não só para a Lola Normajean e para os seus clientes, mas para todo o nosso mercado”, salienta Leandro Alvarez, diretor criativo da agência

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A Lola Normajean aposta numa dupla transatlântica, para reforçar o departamento criativo da agência, com a contratação de Leonardo Rodríguez e Eduardo Cometi. Com percursos marcados pelo desenvolvimento de projetos para marcas como a Heineken, Heinz, Brahma e Netflix, os dois profissionais brasileiros procuram revitalizar as propostas criativas da Lola Normajean.

“O Leo e o Edu trazem uma mistura explosiva de juventude, talento e experiência, não só para a Lola Normajean e para os seus clientes, mas para todo o nosso mercado”, realça Leandro Alvarez, diretor criativo da agência, em comunicado de imprensa.

Ao longo da carreira, Eduardo Cometi, o novo redator sénior da Lola Normajean, trabalha na África, na Oliver Latin America, na Tech & Soul e na Le Pub São Paulo, no Brasil, sendo esta a primeira experiência profissional na Europa. “A conexão que eu e o Leo sempre tivemos, como dupla e como amigos, aconteceu logo na primeira conversa entre nós e o Leandro”, relata Eduardo Cometi, citado no documento.

Já Leonardo Rodríguez, diretor de arte, passa pela AlmapBBDO, pela David São Paulo e pela Soko, antes de rumar a Portugal para integrar o departamento criativo da FunnyHow, de onde transita para a Lola Normajean. “A intenção é pôr em prática aquilo em que acreditamos, sempre com leveza, procurando ideias criativas que atendam às necessidades das marcas”, diz Leonardo Rodríguez, na nota de imprensa.

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Vera Braga reforça realizadores da Bro Cinema

“O seu olhar, particularmente inovador, curioso e perspicaz, tem sido fundamental para entender cada ‘briefing’ como um desafio criativo que tem de gerar mais-valias qualitativas e originais para cada cliente”, justifica a produtora audiovisual

Vera Braga (na foto) reforça a ‘pool’ de realizadores da produtora audiovisual Bro Cinema.  L’Oréal, Unilever e Danone são algumas das empresas com as quais já trabalhou, num percurso iniciado na publicidade. Vive entre Lisboa e Londres, onde realizou a nova campanha publicitária da eBay, exibida no Reino Unido.

“O seu olhar, particularmente inovador, curioso e perspicaz, tem sido fundamental para entender cada ‘briefing’ como um desafio criativo, que tem de gerar mais-valias qualitativas e originais para cada cliente”, explica a Bro Cinema em comunicado de imprensa.

Com formação académica em realização na Universidade Lusófona e na Escuela Internacional de Cine e TV, em Cuba, onde teve os realizadores como George Lucas e Emir Kusturica como professores, Vera Braga apresenta um percurso profissional que inclui passagens pelas produtoras Page Films, Made In Lisbon e Fred Fabrik, bem como colaborações com a Adidas.

“A Vera Braga alia uma vasta experiência multidisciplinar e internacional com clientes de grande escala e impacto publicitário nas áreas da moda, do ‘lifestyle’, da cosmética e do grande consumo a uma paixão por todas as formas de expressão artística, com um lado ‘playful’, ‘joyful’, irreverente e profundamente humano e relacional em todas as campanhas que tem dirigido”, salienta o comunicado.

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M&P 974: Entrevista a Duarte Durão (Nossa)+Super Bowl bate recordes+João Ribeiro (SaTG)

Duarte Durão revela a expansão para Espanha em 2025 e os objetivos para as ‘irmãs’ da Nossa (Mossa e Chlick). Conheça os anúncios do Super Bowl, que custam €8 milhões por 30 segundos, e a campanha que João Ribeiro (SaTG) gostaria de ter feito

Em entrevista publicada na edição 974 do M&P, e no rescaldo de a Nossa ter sido considerada a agência mais reputada entre as marcas de serviços profissionais de comunicação em Portugal e da conquista de dois lotes da Santa
Casa, Duarte Durão, cofundador e sócio-gerente da Nossa, fala sobre as razões que dão à agência a liderança no estudo da OnStrategy e as implicações que as novas contas trazem. Revela ainda o crescimento de 25% da faturação em 2024, a expansão para Espanha em 2025 e os objetivos para as duas ‘irmãs’ da Nossa, a Mossa e a Chlick.

Em vésperas de Super Bowl, que acontece a 9 de fevereiro, especialistas nacionais em marketing desportivo e publicidade partilham a perspetiva das  marcas que investem no mais caro intervalo publicitário de sempre, que nesta edição bate recordes e custa €8 milhões por 30 segundos.

Conheça a campanha que João Ribeiro, cofundador e sócio gerente da Stream and Tough Guy, gostaria de ter feito e que tem um ‘copy’ que impossibilita o ‘skip’.

Na rubrica De Portugal Para o Mundo, dedicada a profissionais expatriados,  Elsa Lourenço, produtora no estúdio Dialogue, em Roma, considera que os portugueses pensam mais fora da caixa do que os italianos.

Na Opinião, Miguel Moreira Rato, diretor-geral da Adagietto, pede coragem para não nos deixemos cancelar. “Sendo os Zês uma geração com excesso de sensibilidade e com uma cultura de cancelamento mais dura do que uma barra de ferro, não é de espantar que o mundo da comunicação esteja a caminhar para um certo marasmo”, diz.

Na coluna Silicon Wood, Pedro Filipe-Santos, codiretor executivo e sócio da Snack Content Portugal garante que nunca é tarde para uma marca entrar nas redes sociais. “Estar nas redes sociais não é só sobre interações, é também sobre ser encontrado – o YouTube é o segundo maior motor de busca do mundo”, salienta.

No dossier sobre agências de comunicação, o destaque vai para a ascensão do lóbi e dos assuntos públicos na comunicação corporativa, apesar de algumas agências de comunicação continuarem a apostar em relações públicas e marketing digital.

 

 

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Há uma nova produtora nacional de filmes e publicidade

Fundada por Inês Ferreira e António Amaral, antigos colaboradores da produtora audiovisual Major West, a Looks:Good apresenta-se ao mercado com um sistema de identidade verbal e visual (na foto) desenvolvido pelo estúdio de design estratégico Poets & Painters

Looks:Good é a nova produtora nacional de filmes e publicidade. Com sede em Lisboa, é fundada por Inês Ferreira e António Amaral, antigos colaboradores da produtora audiovisual Major West, apresentando-se ao mercado com uma equipa “composta por alguns dos melhores realizadores em Portugal e acesso a uma extensa rede de talentos internacionais”, avança a Looks:Good em comunicado de imprensa.

Além de projetos cinematográficos e publicitários para diferentes media e plataformas digitais, a produtora audiovisual, que tem trabalhado com marcas como McDonald’s, Credibom, Worten, Super Bock e Mimosa, também oferece serviços complementares, “em parceria com algumas das mais inspiradoras produções internacionais que acontecem em Portugal”, refere a produtora em comunicado.

O sistema de identidade verbal e visual da Looks:Good é da Poets & Painters, com direção criativa de Pedro Pires e José Mendes. “Inspira-se nas personalidades dos fundadores, bem como em elementos cinematográficos e nos dispositivos de informação usados em audiovisuais, como as claquetes de cinema e os blocos de informação”, explica o estúdio de design estratégico, fundado em janeiro de 2024.

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Catarina Barata é a nova gestora de marca da MediaMarkt

A antiga coordenadora de comunicação de marca da BMW transita para o retalho de equipamentos eletrónicos. “Levo comigo um porta-bagagens cheio de aprendizagens”, refere Catarina Barata (na foto)

Catarina Barata é a nova gestora de marca da MediaMarkt, assumindo o cargo após uma passagem de cerca de cinco anos pela BMW. A antiga coordenadora de comunicação da marca troca a indústria automóvel pelo retalho de equipamentos eletrónicos.

“Foi uma viagem cheia de curvas e contracurvas, retas emocionantes, ‘pit stops’ importantes e conquistas que me ajudaram a crescer, tanto a nível profissional como pessoal. Levo comigo um porta-bagagens cheio de aprendizagens”, relata Catarina Barata, que integrou o júri da última edição dos Prémios Eficácia 2024, na publicação que faz nas redes sociais antes de abraçar o novo cargo.

Com um bacharelato em marketing, no IADE, Catarina Barata tem formação em programação neurolinguística e marketing digital. Ao longo da carreira profissional, passa pela Impala, Havas, Carat, Amnet e Edit, transitando depois para o Lidl, onde coordena o marketing digital, antes de ingressar na BMW.

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Blue Travel volta às bancas. 24 Horas e O Independente preparam regresso

A Essência Company recupera a revista Blue Travel com uma estratégia multiplataforma, numa altura em que um grupo de seis investidores aposta no regresso do jornal 24 Horas em versão digital, ainda este semestre. Mais atrasado está o regresso de O Independente

A revista Blue Travel regressa às bancas no próximo dia 8, com duas capas, passando a estar disponível online, a 27, através de um site que marca a estreia do título no digital. Está também a ser preparado um programa de televisão e um programa de rádio.

“É um projeto ambicioso. Foram dois anos de trabalho intenso”, relata ao M&P Nuno Guedes Vaz Pires, fundador da Essência Company, a editora que recupera o título. Publicada entre 2003 e 2011, a Blue Travel volta com uma edição bimestral, dirigida por José João Santos, editada por Célia Lourenço e produzida por uma equipa de cerca de 20 profissionais. O projeto gráfico, desenvolvido internamente, é coordenado pelo designer João Oliveira.

Além do turismo e da gastronomia, a revista também vai, através de uma estratégia omnicanal, acompanhar a atualidade cultural e as tendências de ‘lifestyle’, design, artesanato e arquitetura. “Avançamos em contraciclo, numa altura em que estão a surgir muitos projetos ligados ao turismo em Portugal que precisam de meios para serem divulgados e, numa altura em que desaparecem títulos relevantes, procuramos ocupar esse espaço”, salienta.

A versão digital da Blue Travel só vai ser comercializada na plataforma digital que a Essência Company está a desenvolver, não estando disponível em quiosques digitais. “Também vamos vender nesse espaço produtos resultantes de parcerias com marcas”, revela Nuno Guedes Vaz Pires.

A apresentação pública do novo título da Essência Company, que publica a Revista de Vinhos em Portugal e a revista Gula no Brasil, teve lugar a 4 de fevereiro, no Porto, numa conferência sobre turismo. A organização de eventos é outra das ambições da publicação. “Temos a ambição de criar uma comunidade para potenciar a marca”, sublinha o ‘publisher’.

24 Horas converte-se em portal informativo

O regresso da Blue Travel acontece numa altura em que o jornal 24 Horas também se prepara para voltar ao ativo. O título, que pertence ao empresário José Paulo Fafe, ex-presidente do Conselho de Administração do Global Media Group e antigo jornalista do Expresso, da Grande Reportagem, da Sábado e do Tal&Qual, vai surgir renovado, com um novo grafismo e um novo posicionamento.

“Vai ser um portal de notícias e entretenimento. Há alguma inspiração do título original, como a irreverência, mas vamos ter diferenças. O 24 Horas, onde estive na década de 1990, na secção de internacional, era assumidamente um tabloide e nesta nova versão, exclusivamente digital, não o será”, avança ao M&P Ana Cáceres Monteiro, que assume a direção-geral da publicação.

As instalações do jornal generalista e multiplataforma, que terá uma equipa de cerca de 20 pessoas, estão a ser remodeladas, em Algés, onde está a ser construído um estúdio. “O objetivo é comunicarmos com todos os públicos, com uma forte componente audiovisual, concorrendo com todos os meios que existem no mercado, ainda no primeiro semestre deste ano”, esclarece.

Publicado entre 1998 e 2010, o 24 Horas regressa numa altura em que o panorama mediático português vive dias agitados. “É preciso muita coragem para investir em media em Portugal, mas achamos que existe mercado e, por isso, vamos ter uma abordagem inovadora e ousada”, refere Ana Cáceres Monteiro. O título regressa pelas mãos de seis investidores, portugueses e estrangeiros, que serão divulgados aquando da apresentação pública do projeto, ainda sem data.

O Independente ainda sem data

A aposta no vídeo marca também o regresso do jornal O Independente, também previsto para 2025, apesar de ter estado parado nos últimos meses. Inicialmente anunciado para abril do ano passado, o projeto foi sendo adiado, com o economista Pedro Melo, que ia investir no título com a empresária Inês Serra Lopes, a abandonar o projeto no verão.

“Ainda não tenho uma data concreta para o relançamento, mas a essência inicial do projeto mantém-se. Vai é ser muito mais pequeno do que eu idealizava, porque o financiamento que consegui ficou aquém do que esperava”, explica ao M&P Inês Serra Lopes, a última diretora da publicação, descontinuada em 2006.

A ambição é modernizar o título, que nos tempos áureos marcou a agenda política. “Pretendo fazer um jornal online, recuperando uma parte da tradição do jornalismo e de reportagem de O Independente, virado para um público mais jovem que, normalmente, não consome jornais”, esclarece Inês Serra Lopes, ciente das dificuldades de investir em media no panorama atual.

“Esta coisa de começar jornais é uma aventura, sobretudo num país onde os media estão como estão. Na verdade, estão assim no mundo todo, mas em Portugal há menos pessoas a ler”, alega a empresária, que, em 2023, adquiriu o título. A designação O Independente ficou disponível após a conclusão do processo de insolvência da Independente Global, empresa que o detinha anteriormente, em 2022.

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Samsung investe em lojas de experiência integrada com IA

O espaço da Samsung no El Corte Inglés de Lisboa (na foto) está transformado numa ‘multi-device experience store’, onde é possível explorar a conetividade de equipamentos. A nova linha da série Galaxy estará em destaque a partir de 7 de fevereiro

A Samsung está a investir em ‘multi-device experience stores’, espaços comerciais adaptados para proporcionar uma experiência integrada de inteligência artificial (IA), através da criação de experiências visuais e interativas que ilustram o potencial da tecnologia na conectividade de dispositivos.

O espaço da Samsung no El Corte Inglés de Lisboa está transformado numa ‘multi-device experience store’, onde os visitantes podem explorar as vantagens da conectividade de equipamentos. A partir de 7 de fevereiro, promove a nova linha da série Galaxy, constituída pelos modelos Galaxy S25, Galaxy S25+ e Galaxy S25 Ultra, que, segundo a marca, “redefinem os padrões da IA móvel, oferecendo experiências mobile mais naturais ao contexto do utilizador”.

Em Lisboa, além de explorarem casos reais através do 360º Map View, com recurso a uma televisão, um tablet e um smartphone, os clientes podem experimentar o Cinema Mode através da televisão, o Security e Home Control através do ‘family hub’ e do smartphone e o modo Energy Saving, através da ligação de eletrodomésticos ao telemóvel.

“Nas lojas Meo de Picoas [Lisboa], Coimbra, Gaia e Rotunda da Boavista [Porto], a experiência concentra-se numa Neo QLED 4K que reproduz o controlo da iluminação LED através de rotinas definidas para vários momentos do dia a dia e num Ring Doorbell que permite ver no ecrã da televisão quem está à porta”, destaca a Samsung em comunicado.

Em outras regiões do país, há mais experiências em curso. “Na Worten do NorteShopping, em Matosinhos, implementamos o conceito conectando televisões, eletrodomésticos, smartphones, aparelhos de ar condicionado e dispositivos parceiros, como o Ring Doorbell”, acrescenta o comunicado de imprensa. A estratégia da empresa para 2025 passa por expandir o conceito de ‘connected home’, proporcionando experiências imersivas aos consumidores dentro de casa em mobilidade, através de ativações de marca.

 

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Rede social de compras portuguesa estreia-se em março (com vídeo)

Com um investimento de €1,4 milhões de financiamento ‘pre-seed’, a Bloop tem a ambição de revolucionar o comércio eletrónico à escala mundial. Até 2026, quer faturar mais de €40 milhões e superar os €300 milhões em vendas, com uma base de dois milhões de clientes

A Bloop, que se apresenta como a primeira rede social de compras do mundo, é um projeto português desenvolvido por antigos quadros da Amazon, Microsoft, Farfetch, Uber e Worten. A chegada ao mercado com uma versão beta está prevista para março, com o início da operação comercial marcado para setembro.

Numa primeira fase, a plataforma que está a ser desenvolvida desde 2022 está disponível em exclusivo para uma comunidade fechada de embaixadores, com a internacionalização a arrancar em 2026. Com um investimento ‘pre-seed’ de €1,4 milhões, incluindo €410 mil através de ‘crowdfunding’ privado junto de 126 investidores, a Bloop tem cerca de 150 investidores, em que a ronda de capital em curso é coliderada pelas empresas portuguesas Monarque Funds e In Sure Broker.

“Estamos a construir o melhor modelo de ‘ecommerce’ do mundo. A Bloop é a primeira rede social de compras porque resolve três questões fundamentais: é para todos. Todos têm os mesmos benefícios, independentemente de serem ou não influenciadores. Além disso, vendemos desde produtos a serviços, oferecendo uma experiência perfeita de rede social, sendo que o nosso modelo de negócio oferece os maiores incentivos do mercado, mantendo os utilizadores envolvidos e ativos ao longo de toda a experiência”, explica Francisco Rodrigues, CEO e fundador da Bloop, citado em comunicado de imprensa.

Com sede em Portugal, a rede social tem a ambição de alcançar mais de dois milhões de clientes ativos, até 2026, com um volume de vendas superior a €300 milhões e receitas de €40 milhões. A partir de 2027, com a entrada nos Estados Unidos e a expansão para outras geografias fora da Europa, a Bloop estima lucros superiores.

O modelo de incentivos do novo ‘marketplace’ permite aos utilizadores ganharem até 10% do valor da compra em créditos na carteira Bloop, ao fazerem uma publicação recomendando o produto, e até 5% por venda gerada através de referências em compras realizadas mediante recomendação. Os créditos acumulados podem ser usados para a compra de produtos e experiências, à venda na plataforma.

“Dentro de dez anos, todos os negócios de ‘ecommerce’ irão convergir para modelos de ‘social commerce’ e os clientes comprarão com base nas recomendações de outros clientes. O ‘social shopping’ é a solução para as baixas taxas de conversão e os altos custos de aquisição de clientes. A Bloop está a transformar o futuro comércio eletrónico, desafiando o ‘status quo’ dos ‘marketplaces’ tradicionais, redistribuindo as comissões de vendas aos utilizadores e alimentando o crescimento impulsionado por eles”, argumenta Francisco Rodrigues.

Segundo o CEO e fundador da Bloop, com a nova rede social, “os vendedores passam a beneficiar de uma poderosa ferramenta de marketing, o poder de influência dos clientes, além de publicidade gratuita na plataforma e da possibilidade de adequarem muito melhor a oferta às necessidades da procura”.

Até dezembro, a Bloop pretende contratar 50 colaboradores. “Ainda este ano, queremos reunir 500 vendedores na oferta de produtos e experiências na plataforma, garantir a próxima ronda de financiamento de ‘venture capital’ e aumentar o atual número de colaboradores, de 15 para 65”, avança Francisco Rodrigues.

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Carolina Afonso na direção de digital e marketing da Estoril 8023

A profissional será responsável pelas áreas de comércio eletrónico, marketing e tecnologia da informação (TI) da empresa de gestão hoteleira após deixar a função de CEO do Gato Preto em Portugal e Espanha. “Chegou a hora de mudar de setor”, declara Carolina Afonso (na foto)

Carolina Afonso assume a direção de digital e marketing da Estoril 8023, que gere os hotéis Valverde e o Intercontinental Cascais-Estoril, entre outros. A profissional será responsável pelas áreas de comércio eletrónico, marketing e tecnologia da informação (TI) do grupo hoteleiro, com o objetivo de impulsionar a transformação digital e fortalecer a presença da empresa em Portugal e nos mercados internacionais.

“É um desafio que faz todo o sentido no meu percurso profissional, desde sempre ligado à alta direção nas áreas de gestão, marketing e TI. Chegou a hora de mudar de setor. É com enorme entusiasmo que me mudo para a avenida da Liberdade e que assumo este novo desafio na Estoril 8023. Acredito que a inovação aliada à tecnologia e ao marketing desempenham um papel crucial no setor hoteleiro, e estou motivada para contribuir para o crescimento e consolidação das marcas do grupo. Estou certa de que, em conjunto com esta equipa de excelência, iremos alcançar grandes conquistas”, declara Carolina Afonso, em nota de imprensa.

Licenciada em ciência política e relações internacionais pela Universidade Nova de Lisboa, Carolina Afonso conta com uma pós-graduação em gestão de marketing e mestrado em marketing, ambos pelo ISEG, concluindo a formação com o doutoramento em marketing pela Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Complutense de Madrid.

A profissional inicia o percurso profissional com um estágio no AICEP em Haia (Países Baixos), ao qual se seguem passagens no BNP Paribas/Cetelem, Câmara de Comércio Britânica e Listopsis/Toshiba. Entre 2008 e 2016, é diretora de marketing da Asus em Portugal, tendo transitado posteriormente para a Konica Minolta, onde ocupa o cargo de diretora de marketing e membro do conselho de administração.

Em 2021, assume a direção de marketing do Gato Preto, onde ascende a CEO em Portugal e Espanha. A par da atividade profissional, Carolina Afonso leciona no ISEG/Universidade de Lisboa e coordena vários cursos do ISEG Executive Education.

“Com a integração de Carolina Afonso, a Estoril 8023 reforça o compromisso com a inovação digital e a excelência no setor da hotelaria de luxo, visando proporcionar experiências únicas e memoráveis aos hóspedes bem como nas insígnias multimarca em que trabalha”, refere a empresa de gestão hoteleira em comunicado de imprensa.

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Cláudio Ramos, Rita Patrocínio e Rute Dias promovem Farmácias Portuguesas

As três personalidades juntam diferentes segmentos fundamentais para a marca: “mães ativas que precisam de comprar tudo para si e para a sua família num local de confiança e consumidores com mais de 40 anos”, justifica Elisabete Alonso, diretora de marketing da ANF

A enfermeira e escritora Rute Dias (na foto, à esq.), o apresentador de televisão Cláudio Ramos (ao centro) e a designer e influenciadora digital Rita Patrocínio (à dir.) são os novos embaixadores da Farmácias Portuguesas, marca criada pela Associação Nacional das Farmácias (ANF).

A aposta no marketing de influência é uma estratégia em que a associação tem apostado, para aumentar o número de subscritores dos dois cartões e para promover os serviços que as farmácias aderentes disponibilizam aos clientes

“Cláudio Ramos e Rute Dias veem a sua parceria de 2024 renovada, após um ano de muito sucesso na publicação de conteúdos criativos, onde foram comunicadas as várias campanhas de benefícios no Cartão Saúda. Já Rita Patrocínio junta-se ao grupo de embaixadores com o objetivo de dar notoriedade à rede de farmácias e divulgar as vantagens do Cartão das Farmácias Portuguesas a ainda mais famílias”, explica Elisabete Alonso, diretora de marketing da ANF, citada em comunicado de imprensa.

A ANF justifica as contratações, argumentando que as três personalidades reúnem diferentes segmentos fundamentais para a marca: “mães ativas que precisam de comprar tudo para si, para as suas crianças e família num local de confiança [Rute Dias e Rita Patrocínio] e consumidores com mais de 40 anos [Cláudio Ramos]”, salienta Elisabete Alonso.

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