67% dos investidores aprovam estratégias que valorizam ESG
Políticas de governança ambiental, social e corporativa aumentam mais na Europa do que nos EUA e na Ásia. Transição climática continua a ser o fator ambiental mais relevante nas estratégias das empresas e das marcas, com as práticas laborais e a ética empresarial em segundo lugar
Luis Batista Gonçalves
IA beneficia negócios mas leva ao esgotamento, alerta investigação
“IA na construção de marca é dos aspetos mais importantes para o turismo”
90% das agências criativas acham que os ‘marketers’ fazem maus ‘briefings’
Agências cobram pouco, dizem os estrategas de marketing
Ousadia, assertividade e autenticidade dominam tendências do Pinterest para 2025
Deloitte prevê obstáculos na IA, tecnologia e media, em 2025
IA da Google analisa 188 previsões de empresas e traça as principais tendências
Criatividade e IA estão no centro do Boost 2025 sobre marketing de turismo
CES 2025: IA e a redefinição do futuro do marketing
40% dos consumidores já recorre a ferramentas de IA para pesquisar produtos
Mais de três terços dos investidores internacionais (67%) estão a aprovar estratégias que valorizam a governança ambiental, social e corporativa (ESG) das marcas e das empresas, reconhecendo-lhe uma maior importância ao longo dos últimos cinco anos, revela um estudo global da consultora financeira norte-americana Morningstar, a que o M&P teve acesso.
Segundo o documento, o investimento canalizado para estratégias sustentáveis regista um aumento líquido global adicional de 10,4 mil milhões de dólares (cerca €10,2 mil milhões), no terceiro trimestre de 2024, não tendo ainda sido revelado o valor investido no último trimestre do ano.
Ao contrário dos Estados Unidos e da Ásia, onde as verbas alocadas a projetos de ESG se têm mantido reduzidas, a Europa é o continente que mais tem investido em estratégias para minimizar os impactos da atividade empresarial no meio ambiente e na construção de um mundo mais equitativo, através de processos de administração mais sustentáveis.
De acordo com a Morningstar, 84% dos fundos sustentáveis alocados globalmente a políticas de ESG são provenientes da Europa. Os Estados Unidos não vão além dos 11%. Os restantes 5% são distribuídos pelo resto do mundo.
“Embora as entradas líquidas em fundos sustentáveis sediados em território norte-americano se tenham tornado negativas no final de 2022, a sua quota de mercado relativamente pequena não levou a saídas líquidas a nível global, que continuam a ser suportadas pelas entradas contínuas da Europa”, refere o estudo.
Em termos médios, as verbas alocadas a estratégias de ESG aumenta de 29% em 2022 para 34% em 2023, atingindo os 35% em 2024, segundo a Morningstar. Nos investimentos, a transição climática continua a ser o fator ambiental mais relevante nas estratégias das empresas e das marcas, com as práticas laborais e a ética empresarial a secundarem as preocupações dos investidores em termos de questões sociais e de governação.
“Os resultados do inquérito feito a 500 investidores internacionais que serve de base a este estudo indicam claramente que, embora existam diferenças regionais em termos de prioridades e desafios, a tendência global aponta para uma aposta crescente em investimentos mais sustentáveis”, refere a análise.
O estudo da Morningstar revela ainda que 82% dos inquiridos acreditam que a inteligência artificial (IA) vai ser utilizada para promover a ESG nos próximos cinco anos, com 77% a defenderem um maior uso até 2030. Entre os inquiridos, 76% contam utilizar a IA para melhorar a criação de índices de governança, enquanto que 74% consideram usá-la para a construção de portefólios e 71% admitem canalizá-la para a análise de resultados de ESG.